Em geral, o primeiro contato que temos com as pessoas é visual. Pensar nesses termos envolve diversos fatores como beleza, peso, altura, cor dos olhos, formato do corpo. E, claro, a forma como você se veste.
Suas roupas falam antes mesmo que você possa abrir a boca. Elas podem evidenciar qualidades ou extrapolar defeitos e podem ser usadas para destacar ou equilibrar características físicas.
Se você compreende os benefícios que pode obter, refletir sobre o seu estilo vai além de ser uma preocupação superficial.
Para muita gente, aprender a usar as qualidades significativas e físicas das roupas a seu favor requer anos de estudo, mas com uma boa dose de observação é possível avançar bastante nessa meta. Um pouco de leitura e teoria pode ajudar, mas não existe termômetro melhor do que o bom senso.
Entender qual é a sua relação com suas roupas é o primeiro passo para definir como elas podem trabalhar a seu favor.
Alguns exemplos:
Normalmente, quem tem cargos mais altos, costuma usar roupas mais formais. Trocar a sua camiseta de todo dia por uma polo ou camisa com mangas dobradas pode ser uma forma rápida de parecer mais responsável. Porém, não vai funcionar a longo prazo se seu comportamento não corresponder à mensagem. Seria o equivalente a se vestir de Batman e achar que já pode combater o crime em Gotham. Não é assim, tão simples.
As suas roupas ajudam a passar uma mensagem sobre você, como no ambiente corporativo, mas não podem, sozinhas, transformar quem você é.
A boa notícia é que, se notou que precisa amadurecer o seu guarda-roupa, talvez você também esteja amadurecendo. O passo seguinte seria tomar uma atitude para seu visual acompanhar o seu crescimento.
Lembre-se: as suas roupas podem passar uma ótima primeira impressão mas não podem falar por você por muito tempo.
A primeira vez que vamos a um encontro, sempre procuramos passar a melhor imagem possível. Escolhemos as melhores roupas, o melhor tecido, checamos se tudo está limpo, cheiroso e bem passado. Adotar esse mesmo pensamento todas as vezes que for sair, até que se transforme em algo automático, vai dar um upgrade no seu estilo sem você perceber.
Os cuidados com a aparência também são uma forma sutil de mostrar cuidado e respeito.
Por fim, treinar o seu olhar para refletir sobre o que as pessoas ao seu redor estão usando (seja na rua, no trabalho, na roda de amigos, nas revistas e sites) é uma forma de aprimorar o seu estilo e começar entender o que você quer passar e como passar da melhor forma.
Enxergue as roupas como ferramentas poderosas à sua disposição para conseguir transmitir a sua mensagem de forma mais orgânica.
Qual significado você gostaria de transmitir com o seu estilo?
“Você só estará se vestindo bem se a combinação de roupas que estiver usando conseguir transmitir a mensagem que quer passar para o grupo específico de pessoas que almeja alcançar. Pode parecer redundante, mas não é. Portanto, tenha em mente que só sabendo exatamente quem deseja atingir é que você conseguirá o resultado esperado.” –Bruno Passos em “Como saber se estou bem vestido”
Como exercício prático, gostaria de sugerir que pense um pouco a respeito de que tipo de significado você pode atualmente estar passando. Será que você não está transmitindo algo contraditório em relação às suas aspirações? O passo seguinte seria pensar a respeito de qual significado gostaria de ver expresso no seu estilo.
Aproveita e compartilha com a gente nos comentários quais qualidades gostariam de evidenciar e que atitudes pretendem tomar para isso.
Aqui mais material para se aprofundar:
- Como saber se estou bem vestido? | A qualidade significativa
- A qualidade física: 40 dicas para ajudar na hora de se vestir
- “Eu não ligo pra roupa” (Ou: o complexo de macheza tupiniquim)
- Livro O Sexo e As Roupas
- Livro O Império do Efêmero
* * *
Nota: esse texto faz parte da coleção “23 dias para um homem melhor”. Você pode ver a lista com todos os artigos já publicados aqui.
Índice de todos os 23 artigos do projeto:
- 23 dias para um homem melhor
- Aprenda a parar e cultive mais lucidez
- Aprenda a falar e ouvir
- Faça um check-up de cuidados pessoais
- Substitua um hábito alimentar ruim por um bom
- Gaste dinheiro com alguém que não seja você
- Transforme seu local de trabalho em um espaço de treinamento
- Faça trabalhos manuais
- Cultive relações de parceria
- Use a moda e o estilo como um recurso
- Crie experiências coletivas
- Faça um planejamento financeiro que realmente funcione
- Seja uma pessoa fácil de se trabalhar em parceria
- Use o corpo para se expressar
- Seja produtivo usando seu próprio método
- Faça check-ups e exames regulares – não deixe para ir ao médico quando estiver morrendo
- Aprenda a diferença entre amor romântico e amor genuíno
- Amplie seu mundo por meio da cultura
- Monte um guarda-roupa básico e matador
- Cultive mais autocompaixão, ao invés de mais autoestima
- Lembre-se que as relações sempre seguem
- Cultive disciplina
- Faça uma reserva financeira de emergência
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.