Onde homens que aspiram crescer se encontram? No "Homens Possíveis 2017". Vem ver a programação e garantir seu ingresso. É 09/12, sábado.

Amplie seu mundo por meio da cultura | 23 dias para um homem melhor #18

A curiosidade pode abrir universos. Exercite-a.

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Advertisement
    130x50 jpg

Uma das qualidades mais úteis, do meu ponto de vista, é a curiosidade. A impressão que tenho é de que as pessoas mais interessantes e inteligentes com quem já me deparei na vida eram extremamente curiosas.

Quando digo isso, não me refiro àquela curiosidade infantil e superficial, do tipo “o que você está fazendo aí?” ou quando você quer ver as mensagens no celular do seu namorado ou namorada – isso é ciúme e invasão de privacidade, não curiosidade.

Falo daquele olhar que pergunta sempre “de onde veio isso?”, “qual a razão de ser assim?”, “quem fez isso?”, “foi influenciado por quais condições?” e resolve realmente investigar. Essa pessoa que se sente motivada a fazer isso sempre carrega consigo algumas conexões inusitadas, divertidas e interessantes.

Fora esse aspecto mais social de quem se depara com alguém curioso, tenho a impressão de que essa característica também tende a se mostrar bastante benéfica no sentido de ajudar a expandir o universo de quem a exercita.

Lembro de quando eu era adolescente e comecei a me interessar por música, como quem queria fazer as próprias canções. Nesse momento, eu tive uma profunda curiosidade sobre qual o contexto que os fazia criar daquela forma.

Assim, eu saí de coisas básicas como Iron Maiden, para começar a ouvir Led Zeppelin, depois fui subindo para um Muddy Waters, Leadbelly, Son House, Blind Willie McTell, chegando no Robert Johnson, ouvi até uns compositores de Honky-Tonk que sequer tinham registro próprio, depois fui descendo de volta pra entender como isso se relacionava com o que foi feito depois, até ir obtendo um conhecimento mais geral do rock e suas ramificações.

Isso, só pra citar superficialmente o que dá pra fazer quando você resolve seguir as abas que estão ocultas em qualquer coisa que chegue às suas mãos. Dá pra fazer o mesmo com cinema, por exemplo, se você decidir saber quem é o diretor, quem fez a trilha sonora, o roteiro, de onde aquilo veio, quais outros filmes aquelas pessoas participaram, de que forma influenciam o processo.

Aos poucos, esse olhar pode proporcionar uma visão mais ampla sobre a cultura, as pessoas e de que forma a própria vida dialoga com aquilo que é mostrado.

Na pior das hipóteses, pelo menos tende dar bastante insumo para boas conversas.

Descubra as abas ocultas de algo

Hoje, quando estiver assistindo a um filme, ouvindo uma música, lendo um livro ou notícia, tende entender as abas ocultas por trás daquilo. Se tiver o nome de um autor, o que diz o verbete da Wikipedia sobre ele? Quais outras obras já fez? Qual a sua linha de raciocínio usual? De que forma isso se relaciona com outros artistas? Ele pertence a alguma escola? Dá pra fazer isso com virtualmente qualquer coisa.

As possibilidades são infinitas e, talvez, você entre em um vórtex que vai te levar a algum lugar não pensado inicialmente.

Divirta-se.

* * *

Nota: esse texto faz parte da coleção "23 dias para um homem melhor". Você pode ver a lista com todos os artigos já publicados aqui.

Índice de todos os 23 artigos do projeto:

  1. 23 dias para um homem melhor
  2. Aprenda a parar e cultive mais lucidez
  3. Aprenda a falar e ouvir
  4. Faça um check-up de cuidados pessoais
  5. Substitua um hábito alimentar ruim por um bom
  6. Gaste dinheiro com alguém que não seja você
  7. Transforme seu local de trabalho em um espaço de treinamento
  8. Faça trabalhos manuais
  9. Cultive relações de parceria
  10. Use a moda e o estilo como um recurso
  11. Crie experiências coletivas
  12. Faça um planejamento financeiro que realmente funcione
  13. Seja uma pessoa fácil de se trabalhar em parceria
  14. Use o corpo para se expressar
  15. Seja produtivo usando seu próprio método
  16. Faça check-ups e exames regulares – não deixe para ir ao médico quando estiver morrendo
  17. Aprenda a diferença entre amor romântico e amor genuíno
  18. Amplie seu mundo por meio da cultura
  19. Monte um guarda-roupa básico e matador
  20. Cultive mais autocompaixão, ao invés de mais autoestima
  21. Lembre-se que as relações sempre seguem
  22. Cultive disciplina
  23. Faça uma reserva financeira de emergência

publicado em 16 de Fevereiro de 2015, 00:05
Avatar01

Luciano Andolini

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Facebook e Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: