Às vezes, você olha pra sua vida e não sabe nem por onde começar.
A idade adulta pode ser bem complicada. Toneladas de contas a pagar, mil atividades, cursos, obrigações familiares, sem contar o peso imenso que o trabalho tem na agenda. Mal sobram algumas horas pra espairecer e sentir um pouco de espaço.
Assim, não é de se impressionar que acabemos nos dedicando ao entretenimento mais barato que conseguimos, afinal, as energias já esvairam. Sobra a autoindulgência.
Nada de errado em relaxar de vez em quando e tentar fugir da imensa dor de cabeça da vida cotidiana. Porém, uma existência pautada só em entorpecimento acaba sendo puramente insatisfatória, reduzindo nossas oportunidades de crescimento.
O Alberto Brandão é um autor da casa já velho de guerra. O primeiro texto dele data de 2011. É um bom tempo compartilhando seus aprendizados.
Esse ano, entre idas e vindas, o Brandão começou uma série na qual ele falava sobre seu percurso para simplificar a vida, contando tudo o que aprendeu e teve de fazer para viabilizar uma mudança de carreira e vários outros pequenos planos que tinha.
O resultado foi a série "Simplifica", que até aqui tem 8 textos, os quais agora vão organizadinhos nesse percurso.
A ideia inicial era que fosse uma série de 12 artigos, os quais já estão planejados, mas o nosso querido autor não senta para escrever. Vocês querem o resto? Dêem a ele o devido incentivo nos comentários. 😉
Enquanto isso, aqui a lista:
Por que simplificar a vida
No primeiro artigo da série, o Brandão explica alguns motivos que podem fazer com que a ideia de simplificar a vida seja útil pra você.
Construindo uma relação mais saudável com o trabalho
O trabalho consome a maior parte do nosso tempo na vida adulta. Se deixar, acabamos nos focando demais nele e esquecemos de outros aspectos importantes. Aqui vamos aprender a deixar nossa relação com o ganha-pão um pouco mais saudável.
Como viver uma vida mais real
Temos muita coisa disputando nossa atenção a todo momento. Como lidar com as distrações e estar mais presente?
Como lidar com a sensação de abstinência
Depois que você se livra do excesso de estímulos, não é raro surgir uma sensação de que falta algo. Como lidar com isso?
Os sofrimentos modernos e como lidar
Somos ensinados a incentivados a estar insatisfeitos. Será que tem algum jeito de fugir disso?
Assumindo o controle do próprio corpo
Hoje, até cuidar do corpo se tornou uma tarefa complexa. Há milhões de suplementos, roupas, acessórios e atividades que você supostamente deveria conhecer e fazer. Mas não precisa ser assim. Quais os caminhos mais simples?
Assumindo um olhar mais objetivo
Quando um problema surge, muitas vezes ele já é complicado o bastante e, ainda assim, pioramos tudo colocando nossos obstáculos dentro do caldeirão.
Organizando as finanças
Quando pensamos em problema, normalmente, o que vem à mente são dificuldades com finanças. Este é um pequeno guia com dicas para não se deixar mais cair na desorganização financeira.
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.