Informações gerais sobre o projeto | Meninos: Sonhando os homens do futuro

Pesquisa internacional mapeia os medos, dores, desafios e sonhos potências dos meninos de hoje.

SONHANDO JUNTO COM OS MENINOS

Aqui você encontrará uma série de informações sobre esse projeto que tem nos feito trabalhar cada vez mais efetivamente, sonhando um mundo melhor para todas as pessoas e no qual os meninos sejam realmente acolhidos e ouvidos.

O que é o projeto?

Primeiramente, “Meninos: Sonhando os homens do futuro” é um projeto de escuta dos meninos. Essa é a coluna vertebral do projeto: poder ouvir os meninos de 13 a 17 anos e buscar entendê-los para, a partir daí, desenvolver ferramentas que sejam acolhidas e façam sentido para eles. Está na proposta de “Meninos”, não somente mapear as dores e alegrias de meninos, mas também buscar, ouvir outros grupos de pessoas com foco em meninos, identificar quais questões têm origem nos meninos e quais não. Para chegarmos a resultados concretos organizamos o projeto de uma forma sempre propositiva orientados por diversos especialistas.

 

ETAPAS DO PROJETO

“Meninos” é um projeto grandioso e que conta com uma equipe de ouro! O trabalho segue etapas importantes, como diálogos, pesquisa qualitativa, quantitativa, estudo dos dados e levantamento de principais achados. Conheça mais sobre as etapas do projeto!

Pesquisa Quali

A pesquisa, idealizada pelo Instituto PDH e Papo de Homem, para tornar “Meninos: Sonhando os homens do futuro” possível, é intensa e contínua. Na etapa qualitativa, foram ouvidos um grupo grande e interseccional. Meninos de Brasil, México e Argentina, negros, brancos, de periferia, da zona rural, da zona urbana, de quebrada, com deficiências ou não, além de, pais e mães de meninos. Essa etapa do projeto foi conduzida pela TALK, referência na área de pesquisas do Brasil e América Latina.

Pesquisa Quanti

Para dar seguimento ao projeto, somamos forças à ZOOMA INC., que também foi nossa parceira no projeto “O Silêncio dos Homens” (2018). Ficou sob responsabilidade da Zooma, a condução de uma ampla e profunda pesquisa com o objetivo de ouvir um grupo bem diverso de meninos de 13 a 17 anos, do Brasil, do México e da Argentina, negros, brancos, de periferia, da zona rural, da zona urbana, de quebrada, com deficiências ou não. Além dos pais, mães e outros tipos de responsáveis por meninos, nessa etapa também serão ouvidas meninas de 13 a 17 anos.

* Todos os dados coletados nas pesquisas, serão disponibilizados para que quaisquer outras pessoas ou instituições possam ter acesso e gerar novas análises.

 

“Meninos: Sonhado os homens do futuro”, o documentário

“Meninos: Sonhando os homens do futuro” é mais que um documentário, é um grande sonho vivido por uma equipe coesa e determinada a tocar o coração de cada menino e de cada pessoa espectadora. Enquanto instrumento técnico, o doc trará parte dos dados coletados na pesquisa quanti e as observações de profissionais das mais diversas áreas que têm pensado garotos de 13 a 17 anos. Enquanto instrumento humanístico, o filme documental “Meninos” quer tocar profundamente as pessoas, fazendo-as pensar sobre si mesmas e sobre como tudo pode ser diferente daqui pra frente, a partir de um maior cuidado também com os meninos.

 

 

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

Criamos uma rede forte e coesa para fortalecer o projeto “Meninos”. Cada um, a partir da sua área, têm empreendido esforços pensando o quanto a sociedade ganha ao colocarmos os meninos também sob as luzes do cuidado e do acolhimento.

Conheça quem apoia o projeto “Meninos: Sonhando os homens do futuro”:

Chancelas

Natura (viabilizadora)

Pacto Global da ONU no Brasil (apoio institucional)

 

Parcerias estratégicas

ChildHood Brasil

LIV

Ser Cabra Macho

Serenas

 

Apoiadoras

CIPÓ Comunicação Interativa

Coletiva Akani

Doulas de Adoção

 

Quem está por trás

  • Instituto PDH

O Instituto PDH (Instituto de Pesquisa & Desenvolvimento em Florescimento Humano) realiza estudos e desenvolve treinamentos e tecnologias sociais em territórios como: masculinidades, diversidade, inclusão, equidade interseccional, diálogo em tempos de polarização, futuro do jornalismo, compaixão e saúde mental. Atua na interseção dos campos de comunicação, educação e pesquisa – com 16 anos de experiência nesses territórios.

  • Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Líder no setor de venda direta no Brasil, com mais de 1,7 milhão de consultoras. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação B Corp no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes.

  • Pacto Global da ONU no Brasil 

O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje é a terceira maior rede local do mundo, com mais de 1,5 mil membros. Os mais de 40 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação.

 

DÚVIDAS FREQUENTES

Porque meninos?

Devido a uma série de estereótipos sobre homens, desenvolveu-se uma falsa ideia de que meninos não precisam de cuidados. Além disso, a maioria esmagadora das pesquisas e estudos sobre crianças e jovens não priorizam meninos, elas são ou partem dos cuidados com as meninas e mulheres. Focamos em  meninos, não ignoramos o volume de injustiças e dores que cercam meninas e mulheres, mas sim para observar as dores, dificuldades e potências desses jovens. Ouvi-los para gerar reflexão e fazer perceber que os cuidados com os meninos podem impactar positivamente as próximas gerações de homens e na redução das violências sentidas por todas as pessoas

O que significa sonhar o futuro dos meninos?

As subjetividades dos homens foram colocadas dentro de uma caixa cheia de regras e normas. Durante muito tempo isso era aceito, mas a questão é que isso está mudando. Cada vez mais percebemos a necessidade de se desvencilhar desses moldes para que os homens vivam suas individualidades. Sonhar o futuro dos meninos é sonhar com uma realidade onde cada um deles possa ser quem é, de verdade, sem sofrimento e sem amarras lançando mão de toda a sua potencialidade. Sonhar o futuro dos meninos é sonhar liberdade e equidade.

De quais meninos estamos falando?

Não queremos falar de um menino só, mas de vários tipos de meninos. Defendemos a importância de dialogar com diferentes perfis, considerando a faixa etária de 13 a 17, de todos os estados do Brasil, residentes ou não dos grandes centros urbanos, de diferentes classes sociais, diferentes composições familiares, diferentes identidades. Além de meninos de 13 a 17 anos, ouviremos ainda meninas, mães e pais ou outros tipos de responsáveis e homens que não são pais (mulheres que não são mães?).

O que não é o projeto?

Apesar de surgir a partir de percepções e diálogos sobre homens identificada em projetos anteriores como “Precisamos Falar com Homens” e “O Silêncio dos Homens”, não tem a pretensão de confirmar nada; não deseja reforçar nada. Partimos da escuta dos meninos e formulamos ideias. Queremos simplesmente ouvi-los e entender como eles se veem e o que sentem, para só em seguida idealizar propostas.


publicado em 09 de Agosto de 2023, 16:27
Logo pdh png

Redação PdH

Mantemos nosso radar ligado para trazer a você notícias, conversas e ponderações que valham o seu tempo. Para mergulhar na toca do coelho e conhecer a visão editorial do PdH, venha por aqui.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura