Estou em crise de família e financeira por causa da quarentena. O que faço? | Mentoria PdH #78

Estou com medo de minha família desmoronar junto com o Corona. Alguém mais passando por isso? Como estão lidando? Toda ajuda será muito bem-vinda.

"Olá, a minha situação estourou com a quarentena.

Acompanho o PdH faz uns anos, então resolvi arriscar participar da Mentoria. 

O ano começou bem, estava crescendo na agência de viagens onde trabalhava, recém promovido. Minha filha completou quatro anos em fevereiro, festinha em casa com a família toda, nenhum problema com ela na escolinha. Minha esposa também indo bem no emprego dela. Moramos em São Paulo.

Aí veio a pandemia. Eu fui demitido e ela agora trabalha de casa, onde passamos todo o tempo com nossa filha, já que não tem escola mais. 

Apesar das coisas estarem indo bem profissionalmente, as contas não estavam tão equilibradas, tinha uma dividazinha no cartão que eu vinha parcelando. Minha poupança não vai durar nem mais dois meses. Tá um estresse horroroso porque a gente tá prestes a se endividar mais, eu e minha mulher brigamos várias vezes nas últimas semanas, nem sei dizer se é só dinheiro, ou se tá misturando a pressão do dia inteiro num apê pequeno.

"Até que as dívidas nos separem" | Foto por Ehud Neuhaus no Unsplash

Sendo sincero, fazia anos que a gente não tinha essa convivência de passar 24 horas por dia juntos.

Assumi a maior parte dos cuidados domésticos da casa e da nossa filha, já que tô desempregado. Às vezes acho que a situação toda tá me deixando meio depressivo, não sei bem como conseguir emprego depois da crise, sou um ótimo gestor de clientes e projetos, mas a área que mais domino parece que vai demorar um bom tempo até se reerguer.

Estou com medo de minha família desmoronar junto com o Corona. Alguém mais passando por isso? Como estão lidando? Toda ajuda será muito bem-vinda.

Obrigado."

Como responder e ajudar no Mentoria PdH

(leia para evitar ter seu comentário apagado):

  • comentem sempre em primeira pessoa, contando da sua experiência direta com o tema — e não só dizendo o que a pessoa tem que fazer, como um professor distante da situação
  • não ridicularizem, humilhem ou façam piada com o outro
  • sejam específicos ao contar do que funcionou ou não para vocês
  • estamos cultivando relações de parceria de acordo com a perspectiva proposta aqui, que vai além das amizades usuais (vale a leitura desse link)
  • comentários grosseiros, rudes, agressivos ou que fujam do foco, serão deletados

Como enviar minha pergunta?

Você pode mandar sua pergunta para posts@papodehomem.com.br .

O assunto do email deve ter o seguinte formato: "PERGUNTA | Mentoria PdH" — assim conseguimos filtrar e encontrar as mensagens com facilidade.

Posso fazer perguntas simples e práticas, na linha "Como planejo minha mudança de cidade sem quebrar? Como organizar melhor o tempo pra cuidar de meu filho? Como lidar com o diagnóstico de uma doença grave?" ?

Queremos tratar também de dificuldades práticas enfrentadas por nós no dia-a-dia.

Então, quem tiver questões nessa linha, envie pra nós. Assim vamos construindo um mosaico mais amplo de assuntos com a Mentoria.

Essa Mentoria é incrível. Onde encontro as perguntas anteriores?

Basta entrar na coleção Mentoria PdH.

H., um presente pra você:

Vamos te enviar por email o ebook "As 25 maiores crises dos homens — e como superá-las", produzido pelo PdH.

Se deseja adquirir ou presentear alguém que possa se beneficiar, compre a sua edição aqui.

 
 
 
 
 
 
 

Para conhecer mais sobre o conteúdo do livro e tudo que vai encontrar lá dentro, leia esse texto.

Ao comprar o livro, você também ajuda a manter o PapodeHomem vivo.

Nosso rendimento com anúncios caiu drasticamente nos últimos dois anos, assim como aconteceu com toda a indústria jornalística, no Brasil e no mundo (a verba agora se concentra no Facebook e no Google). Como o que fazemos é para vocês e não para gerar o maior número de clicks com textos vazios, essa ajuda é essencial para nossa sustentabilidade.


publicado em 18 de Maio de 2020, 12:22
Logo pdh png

Redação PdH

Mantemos nosso radar ligado para trazer a você notícias, conversas e ponderações que valham o seu tempo. Para mergulhar na toca do coelho e conhecer a visão editorial do PdH, venha por aqui.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura