Margarita: Dr. Drinks mostra como se divertir com tequila

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Advertisement
    130x250 1 jpg

Marginalizada em seu próprio país (como acontece com a cachaça por aqui), a tequila ganhou ares nobres e hoje é o ingrediente de um dos drinks mais consumidos no mundo: a Margarita. Discretamente, esse drink de origens controversas foi conquistando mais e mais admiradores devida sua versatilidade de combinar bem com diversos sabores.

Inicialmente a mistura a licor de laranja e suco de limão era pra disfarçar o sabor da tequila, até então considerada uma bebida grosseira e de ardência em excesso. Com a melhoria nos processos de produção e destilação, a tequila ganhou respeito tornando-se uma base espiritual refinada e admirada no mundo todo. Aprenda agora como fazer uma Margarita clássica:

Link YouTube | Playlist com todos os 26 vídeos do Dr. Drinks

Receita Dr. Drinks para uma boa Margarita

Numa rápida busca na internet, encontrei pelo menos oito versões diferentes para a história da Margarita. Conto a mais aceita: na região de Tijuana, no México, a atriz Marjorie King, alérgica a bebidas alcoólicas (coitada!), experimentou tequila pura no restaurante Rancho La Gloria e detestou. Por ironia do destino, tequila era a única bebica que seu organismo tolerava sem reagir alergicamente. Foi então que o barman da casa, Carlos "Danny" Herrera, misturou alguns "atenuantes" para disfarçar o sabor da tequila para Marjorie. Como era um excelente barman e possuía grande conhecimento sobre técnicas de mixologia, não hesitou em criar um sour com tequila.

Se essa é a história verdadeira ou não ninguém sabe, mas o fato é que a Margarita é um dos drinks mais consumidos no mundo hoje e nos EUA até comemora-se em 22 de fevereiro o "Dia Nacional da Margarita".

Pra fazer uma boa Margarita você vai precisar de:


  • Uma taça de Martini gelada (ou uma taça wide bowl própria para Margarita como essa abaixo)

  • Tequila prata (cujo sabor de agave azul é mais puro. As tequilas ouro são envelhecidas em barril de carvalho e isso altera o sabor final, consequemente alterando o sabor da clássica Margarita)

  • Licor de laranja (Contreau ou um tripple sec de sua escolha)

  • Limão

  • Gelo

  • Um pires

  • Sal

Assim como para beber tequila pura, para a Margarita também devemos cumprir o ritual fisiológico de abrir as papilas gustativas com sal e fechá-las com limão. Como o drink já contém suco de limão, tudo o que você precisa fazer é passar um salzinho na borda do copo. Para fazer o sal grudar na borda do copo, passe suavemente uma fatia de limão em toda a borda e mergulhe a taça no sal. Não precisa espremer o limão, senão a taça ficará com muito sal e isso certamente estragará seu drink.

Depois ponha bastante gelo na coqueteleira, 3 doses de tequila, 1,5 dose de licor de laranja e suco de um limão. Bata até gelar a parede da coqueteleira e sirva o drink na taça previamente gelada. As proporções oficiais do drink, segundo a International Bartenders Association, é 7:4:3, o que pode traduzir-se como sendo 70 mL de tequila para 40mL de licor para 30mL de suco de limão. Fica excelente, mas se você não tiver como medir com toda essa exatidão faça como ensinei que não tem nada de muito diferente.

Caso queira fazer uma Frozen Margarita, ao invés de bater os ingredientes numa coqueteleira, faça-o em um liquidificador e deixe o gelo triturar bem. Se você for usar frutas, use-as sempre frescas e com o licor do mesmo sabor.

Um drink versátil

Você certamente já ouviu falar da Frozen Margarita, ou também já viu aquelas misturas semi-prontas de diversas cores. Por isso a Margarita é um drink tão democrático, pois ao contrário de muitos outros drinks que tem tradições e receitas rígidas, a Margarita permite e combina com diversos ingredientes.

Para os mais aficcionados pelo drink, existe uma infinidade de possibilidades variando-se o licor ou o suco, o que permite criar-se Margaritas de melão, com o licor japonês Midori, ou de framboesa, com o francês Chambord, e até mesmo de amêndoas, com o italiano Amaretto.

Margarita Frozen de melão | Fonte: ScienceofDrink.com

Como beber Margarita

Existem três formas de consumir este drink:


  • Shaken: batida entre 20 e 30 vezes com gelo na coqueteleira e servida coada na taça. è a mais tradicional.

  • On the rocks: também batida na coqueteleira, porém serve-se com duas pedras de gelo na taça. Como o drink logo ficará aguado, é aconselhável aos que tem menos resistência à bebida.

  • Frozen: é uma espécie de "raspadinha", pois trata-se de uma mistura do drink com gelo triturado no liquidificador. Igualmente saboroso e uma bela pedida para a beira-mar num dia de calor.

Ganhando espaço na gringa

Pra vocês terem noção do espaço conquistado pela Margarita busquei algumas estatísticas nos EUA, mercado onde mais cresce seu consumo:


  • Em 2008, 18% dos drinks bebidos em bares nos EUA eram Margaritas (Cheers On-Premise Handbook 2008)*

  • Na média, 185.000 Margaritas por hora foram consumidos pelos americanos em 2008 (Brown-Forman, 2008)*

  • Os Estados Unidos são o maior mercado consumidor de tequila no mundo, ultrapassando o México onde ela é a bebida nacional. (Cheers On-Premise Handbook 2008)*

Estes dados foram fornecidos pelo depto. de PR da Tequila Herradura e referem-se ao ano de 2008 devido o fato de que os de 2009 ainda estão sendo tabulados pelos institutos de pesquisa e estatística citados.

Literatura sobre Margarita

Se os números acima ainda não lhe forem suficientes pra mostrar o quanto este drink tem seu valor, existem livros dedicados exclusivamente a receitas de Margaritas, dos quais cito alguns que admiro:

Toma! Margaritas!: The Original Guide to Margaritas and Tequila

, de Robert Plotkin


The Great Margarita Book
, de Al Lucero


101 Margaritas
, de Kim Haasarud

Atalho para o sucesso

Acho que não existe drink melhor para impressionar e ao mesmo tempo proporcionar uma alta e discreta ingestão de álcool para seus convidados do que a Margarita. Suave, levemente adocicado e sem perder a rusticidade marcante da dupla tequila e limão, se eu tivesse de dizer pra você escolher um drink no qual se especializar seria esse, pois como uma infinidade de frutas e licores disponíveis em nosso país, nem imagino quantas receitas de Margaritas seria possível criar.

Por isso convido vocês a criarem suas próprias receitas de Margarita e vamos discutir sobre elas aqui nos comentários durante esta semana.

Dr. Drinks por um dia

Mandem fotos ou vídeos dos drinks que vocês têm criado, pois estou fazendo um post especial só com receitas de leitores e quero muito conhecer o que vocês andam aprontando.

Quem quiser seguir o Dr. Drinks no Twitter, meu perfil é @juniorwm. Eu compartilho muita coisa sobre bebidas e drinks por lá. Além dos comentários, vocês também podem entrar em contato comigo pelo email drdrinks@papodehomem.com.br. Tenho recebido muitos emails (muitos mesmo!) e por isso peço a compreensão e paciência de vocês. Aos poucos estou respondendo a todos.

Um beijo e até semana que vem!


publicado em 19 de Março de 2010, 09:13
63c64bb52a2d6969065166dcd39cd9b8?s=130

Junior WM

Um grande apreciador de história e histórias. Vive a vida de forma que seja lembrada como honrada e humana. Ama os prazeres da vida e sua família. Escreve sobre passar pelo mundo com dignidade e alegria. Contribui com a revolução digital por acreditar em seu caráter humanitário e num mundo melhor.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: