Dr. Drinks ensina o Sidecar e a técnica Sour

  • Nossos atuais Mecenas:
  • 130x50 jpg

Sour é uma família tradicional de drinks misturados e consiste em produzir cocktail com sabor levemente azedo, como Margarita, Daiquiri Whisky Sour e o que vamos apresentar: o Sidecar.

Aprenda como fazer:

Se sua conexão for lenta, desative a opção HD. Se não for, divirta-se em tela cheia.

Técnica Sour

Essa técnica foi descrita pela primeira vez por Jerry Thomas em 1862 no livro How to mix drinks. Pra quem não conhece, Jerry é uma lenda dos bares, sendo considerado o pai da coquetelaria americana. Foi barman de grandes saloons e hotéis do "faroeste" americano e criou alguns cocktails clássicos como Tom Collins e Blue Blazer, além da técnica sour, aplicada em uma vasta gama de drinks.

A técnica sour consiste em misturar uma parte de um destilado, uma parte de suco de frutas cítricas e uma parte de uma base licorosa adoçante (normalmente tripple sec ou um xarope como grenadine) em uma coqueteleira com bastante gelo. Misture bem e sirva coado sem as pedras de gelo.

Origem do drink

O drink de hoje chama-se Sidecar e é uma variante sour feita com brandy, suco de limão e tripple sec.

Reza a lenda que este drink surgiu em 1922 quando um capitão do exército americano, destacado em Paris, atormentado pela I Guerra Mundial pegou sua moto (na I Guerra todas as motos americanas tinham sidecar) e adentrou de assalto um bistrô à procura de um drink. No tal bistrô nosso capitão americano invadiu o balcão e criou esta singela e deliciosa mistura afim de dar uma relaxada na tensão causada pelos tiros e explosões da guerra e o risco iminente de morte.

Não se sabe seu nome ou se a história é verídica, mas caso o seja tenho certeza que este capitão deveria estar muito mais a fim de estar no Brasil, que neste ano promovia a 1ª Semana de Arte Moderna, do que em meio a alvos e bombas da guerra.

Resumo da receita Dr. Drinks para o Sidecar

Ingredientes:

• Brandy / Cognac

• 2 limões

• Tripple sec ou grenadine

• Gelo picado

Modo de preparo:

• Espremer os limões

• Adicionar 2 doses de cognac e 2 doses de tripple sec

• Misturar bem

• Coar e servir sem as pedras de gelo

Envie suas sugestões e perguntas para drdrinks@papodehomem.com.br


publicado em 18 de Setembro de 2009, 18:00
63c64bb52a2d6969065166dcd39cd9b8?s=130

Junior WM

Um grande apreciador de história e histórias. Vive a vida de forma que seja lembrada como honrada e humana. Ama os prazeres da vida e sua família. Escreve sobre passar pelo mundo com dignidade e alegria. Contribui com a revolução digital por acreditar em seu caráter humanitário e num mundo melhor.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: