Protocolos éticos de pesquisa seguidos no projeto | Meninos: sonhando os homens do futuro

Quais os maiores desafios, necessidades, medos, sonhos e potências dos meninos de hoje? Do que eles mais precisam, em suas próprias palavras? Essa pesquisa quer responder essas perguntas.

"Meninos: Sonhando os homens do futuro", tem um objetivo realmente grande, que é pensar o futuro e o desenvolvimento positivo de meninos, numa sociedade movida pela equidade e não violência a nenhum tipo de pessoa. Para isso, nos propusemos a escutar meninos e meninas de 13 a 17 anos; pais, mães e pessoas responsáveis por meninos dessa mesma faixa etária e; homens e mulheres com mais de 18 anos.

Um dos nossos desafios foi desenvolver protocolos éticos para realizar essa escuta de forma online e coletando autorização e consentimento, mas garantindo o anonimato dessas respostas. O desafio foi vencido e desenvolvemos o questionário eficaz nesses aspectos. Para conhecer mais, leia abaixo nosso protocolo de ético de segurança.

 

Protocolos éticos de pesquisa seguidos no projeto "Meninos: Sonhando os homens do futuro"

Esse é um projeto de escuta dos meninos adolescentes. Queremos entender em profundidade seus desafios, experiências, inseguranças, sonhos e necessidades. A pesquisa é anônima e seu preenchimento é rápido.

Vamos também escutar a visão de todas as outras pessoas sobre eles. Portanto, essa é uma pesquisa que pode ser respondida por qualquer pessoa. Jovens meninos e meninas, homens e mulheres adultos, pais, mães e responsáveis por meninos. A participação de crianças com 12 anos ou menos não é permitida.

Nosso objetivo é ajudar os meninos adolescentes a desenvolverem mais inteligência emocional, melhores relações no cotidiano e maior capacidade de lidar com os problemas da adolescência nos tempos atuais.

Os resultados do estudo serão públicos e vão nos ajudar a produzir um filme sobre os maiores desafios dos meninos adolescentes.

Se você for um menino de 13 a 17 anos, poderá se inscrever para ter uma chance de ser selecionado para participar de uma expedição na natureza, guiada pela Outward Bound Brasil, que possui décadas de experiência nessa área e garante total segurança aos jovens. Fique atento! O link para inscrição só aparece após você preencher todo esse questionário e você vai precisar da autorização direta do seu pai, mãe ou responsável para entrar na seleção.

1. Essa é uma pesquisa anônima? Como os dados serão utilizados?

A pesquisa é 100% anônima. Nenhum dado pessoal será armazenado e não temos como saber quais pessoas responderam. O questionário pode ser preenchido em alguns minutos.

Você vai poder receber o relatório completo da pesquisa e o filme resultante, em primeira mão, caso deseje.

Os resultados da pesquisa serão públicos. Qualquer pessoa ou instituição poderá ter acesso integral a eles, inclusive você. Os resultados vão nos apoiar na realização de um filme e também na construção de uma ferramenta pedagógica pública, voltada para ajudar os meninos a terem mais inteligência emocional, estabelecerem melhores relações, maior capacidade de lidar com os desafios da adolescência e mais bem estar em sua vida.

2. Por que é uma pesquisa segura para adolescentes?

Caso você seja o responsável legal por um(a) adolescente que vá preencher o questionário, deve autorizar sua participação.

Caso você seja adolescente, é essencial que peça a seu pai, mãe ou pessoa responsável por você que autorize sua participação.

Essa é uma pesquisa desenvolvida sob padrões éticos internacionais para estudos com jovens. Nosso questionário segue as boas práticas da ESOMAR e da ABEP. 

Estamos em conformidade com as recomendações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para pesquisas anônimas. Nosso questionário se apoia no entendimento do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) sobre adolescência, nas recomendações do Instituto Federal de São Paulo para pesquisas online e nas recomendações da Resolução 466/2012 e da Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. 

O questionário foi verificado também pelo Pacto Global da ONU no Brasil.

3. Por que estamos focando nos meninos nesse projeto?

Entendemos que meninos e meninas merecem todo amor, atenção e carinho em seus processos de desenvolvimento. Em nossa perspectiva, trabalhar com as meninas beneficia os meninos e vice-versa, é uma relação de interdependência e ganha-ganha. Temos notado uma carência de projetos focados em compreender os desafios, dores e necessidades dos meninos nos tempos atuais, diante do que é e será esperado deles, como futuros homens. Como temos 16 anos de experiência sendo um espaço de formação, reflexão e transformação para meninos e homens, decidimos colocar o que sabemos fazer de melhor a serviço da sociedade. Há cada vez mais organizações maravilhosas focadas nas meninas, como a ONU Mulheres, Serenas e Girl Up, cujo trabalho recomendamos fortemente.

4. Quem está realizando essa pesquisa?

O Instituto PDH / PapodeHomem e as organizações de pesquisa Zooma Inc. e TALK, com apoio do Pacto Global da ONU no Brasil. Temos uma equipe ampla, diversa e interseccional. Caso tenha alguma dúvida, pode falar diretamente conosco pelo e-mail meninos@papodehome.com.br.

5. Como faço para ter chance de participar da expedição na natureza com outros meninos, conduzida pela Outward Bound Brasil?

Basta seguir as instruções que aparecem ao final do questionário, para acessar um formulário específico, que é separado dessa pesquisa, para realizar sua inscrição e ter a chance de ser selecionado. Essa inscrição exige o consentimento do seu pai, mãe ou responsável. Veja aqui outras expedições realizadas por eles.

Um grande abraço!

Equipe Instituto PDH / PapodeHomem


publicado em 09 de Agosto de 2023, 17:47
93facd7c099dffcde6ae28211fa17fb8?s=130

Equipe PapodeHomem

Identidade coletiva do PdH.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura