Em agosto de 2019 estreou o documentário O silêncio dos homens, um dos projetos mais ambiciosos da história do PdH.

O Silêncio dos Homens estreou simultaneamente em dezenas de cidades do Brasil. Não em salas de cinema, mas em salas de aula, em salas de casa, em centros culturais, garagens e teatros locais nos quais homens e mulheres, voluntariamente, se reuniram para assistir ao filme e discutir os diversos temas relacionados ao que é ser homem.

Antes de acabar, o filme deixa um convite: que homens tomem  iniciativas neste movimento de transformação, que reflitam sozinhos, que se reúnam entre amigos, em grupos, pequenas comunidades para, juntos, caminharem por rotas mais construtivas.

O Grupo Hora.H, coordenado por Felipe Requião, foi um dos que surgiu próximo à estreia do documentário e, um ano depois, eles se reuniram com a equipe da nossa produção para conversar sobre os desdobramentos desse percurso.

A reunião contou com a mediação de Felipe Requião, com Ismael dos Anjos, grande articulador do projeto, Luiza de Castro e Ian Leite. Se você também foi impactado por O silêncio dos homens, há um ano atrás, pegue um fone e venha mergulhar nesta conversa:

O documentário foi precedido de uma pesquisa com mais de 40 mil pessoas (a qual se desdobrou em um livro-ferramenta) e chegou ser reproduzido mais de 1 milhão de vezes no YouTube.

Como bem colocou o Ismael dos Anjos, longe de ser uma obra que dá conta de tudo, o documentário reúne em sua 1 hora de duração um compilado de temas essenciais: masculinidades, pressões sociais, paternidade, violência de gênero, sexualidade, racismo entre outros assuntos que atravessam a vida dos homens todos os dias.

Leia também  Cotidiano perdido: os pequenos lutos que não reconhecemos

“Serviu de fagulha para criar o Hora.H e também para criar vários outros grupos ao redor do Brasil, serviu de fagulha para que várias conversas aconteçam e o propósito era esse”

– Ismael dos Anjos.

Mantemos nosso radar ligado para trazer a você notícias, conversas e ponderações que valham o seu tempo.