Kendrick Lamar deixou o mundo do rap e da música pop em polvorosa ontem, com o lançamento de seu último clipe, da música "ELEMENT.".

Quarta canção de seu último disco, o bem falado "DAMN.", "ELEMENT." é a terceira faixa do álbum a ganhar um videoclipe. E que videoclipe, andam dizendo por aí. 

Os três minutos e trinta segundos de vídeo são suficientes para criar uma das produções audiovisuais mais potentes do ano. Fruto da direção de Jonas Lindstroem e do próprio Kendrick, que tem a parceria de Dave Free sob o pseudônimo de Little Homies, o trabalho apresenta cenas fortes de violência, relações parentais e uma vida conturbada na rua, com gangues e brigas.

​O retrato de uma masculinidade não só possível mas também ainda tão comum. A violência que nasce pelos braços de nossos pais, ao ensinar a bater "pra se defender". Que continua na brincadeira com os amigos, de armas, violência. E segue na vida adulta, ao escolhermos o punho como a melhor maneira de resolver alguns de nossos problemas. 

Não demorou muito para perceberem que as imagens do vídeo também fazem referência ao trabalho de Gordon Parks, celebrado cineasta afro-americano que cobriu a vida cotidiana dos negros norte-americanos, a pobreza e a luta por direitos civis que aconteciam nos Estados Unidos da década de 40. 

Diversas cenas do vídeo de "ELEMENT." fazem clara alusão as fotografias de Gordon Parks.

​Kendrick nos entrega então um trabalho que não só dá mais vazão a um dos trabalhos musicais mais comentados do ano, mas também nos conecta com a construção de nosso própria identidade. 

Com aquilo que faz parte de nossa formação como homem. Pro mal ou pro bem. 

Para se aprofundar no tema: 

Kendrick Lamar’s ELEMENT. Recreates images by the pioneering photojournalist Gordon Parksda Crack Magazine

Leia também  Apenas sentar | Mente de Principiante #5

Letra de ELEMENT., no Genius

Quando foi que os meninos se perderam?, escrito pelo Fred Mattos

Sexo, dinheiro, força e poder: as prisões masculinas, escrito pelo Fred Mattos

Como os homens se transformam? (PdH no TEDx), escrito pelo Guilherme Valadares

Redação PdH

Mantemos nosso radar ligado para trazer a você notícias, conversas e ponderações que valham o seu tempo.