Bom, nós já sabemos que o Quentin Tarantino não é nada criativo.

Tomado nota desse detalhe importante, fica mais fácil perceber que ele adora repetir atores em seus filmes. São amigos de cena, colegas de set, pessoas com as quais o diretor sente atração, afinidade, carinho cinematográfico.

Claro que ele não é o único. Martin Scorsese amava trabalhar com Robert De Niro e, depois, com Leonardo DiCaprio. Não há surpresa alguma quando o Tim Burton anuncia que Johnny Depp será protagonista de algum projeto novo. Christopher Nolan chama a mesma galera pra fazer filmes diferentes.

Logo, isso não faz do Tarantino um cineasta diferenciado ao trazer as mesmas pessoas para seus novos trabalhos.

Estou querendo diminuir a importância dele?

Jamais.

Eu estou é tentando elevar a sua.

Enfim. O ilustrador e designer gráfico israelense Timor Barshtman fez um vídeo/infográfico muito bonito e estiloso que mostra a evolução e transformações que passaram — o Tarantino e seus amigos —  nos seus oito filmes.

Link Vimeo

Para quem ainda ficou confuso

Alguns são bem óbvios (Samuel L. Jackson, o próprio Tarantino), ams vale a pena reforçar quem são os amigos do Tarantino:

Christoph Waltz

Ele estava em "Bastardos Inglórios" e, recentemente, em "Django Livre"
Ele estava em “Bastardos Inglórios” e, recentemente, em “Django Livre”

Michael Parks

"Kill Bill" 1 e 2, "À Prova de Morte" e "Django Livre" (além de ter feito também o "Um Drinque no Inferno", com participação do Tarantino como ator)
“Kill Bill” 1 e 2, “À Prova de Morte” e “Django Livre” (além de ter feito também o “Um Drinque no Inferno”, com participação do Tarantino como ator)

Michael Madsen

Começou em "Cães de Aluguel" e passou nos dois "Kill Bill", vol. 1 e 2.
Começou em “Cães de Aluguel” e passou nos dois “Kill Bill”, vol. 1 e 2.

Harvey Keitel

"Cães de Aluguel", "Pulp Fiction" e emprestou sua voz em "Bastardos Inglórios"
“Cães de Aluguel”, “Pulp Fiction” e emprestou sua voz em “Bastardos Inglórios”

Zoe Bell

zoe-bell-USE
Ah, você conhece ela sim. Ela foi dublê da “noiva” em “Kill Bill” 1 e 2, estava em “À Prova de Morte”, foi dublê também em “Bastardos Inglórios” e usava um pano na cara em “Django Livre”

Michael Bowen

"Bah, não acredito!". Acredita sim. Antes de ser o vilão de Breaking Bad, ele já trabalhou com o Tarantino no "Jackie Brown", "Kill Bill, Vol. 1" e "Django Livre"
“Bah, não acredito!”. Acredita sim. Antes de ser o vilão de Breaking Bad, ele já trabalhou com o Tarantino no “Jackie Brown”, “Kill Bill, Vol. 1” e “Django Livre”

Samuel L. Jackson

O Samuel L. fez todos os filmes do Tarantino, estava no casamento dos pais do Tarantino, pagou o primeiro porre do Tarantino e, todo final de ano, ele vai à casa do Tarantino cantar "Hallellujah" com o tarantino e tomar eggnog com uísque
O Samuel L. fez todos os filmes do Tarantino, estava no casamento dos pais do Tarantino, pagou o primeiro porre do Tarantino e, todo final de ano, ele vai à casa do Tarantino cantar “Hallellujah” com o tarantino e tomar eggnog com uísque

Quentin Tarantino

O Quentin Tarantino tá com ele desde o começo
O Quentin Tarantino tá com ele desde o começo

Faltou a Uma!

O cara me bota a dublê e esquece a Uma Thurman, estrela de "Pulp Fiction" e "Kill Bill", volumes 1 e 2
O cara me bota a dublê e esquece a Uma Thurman, estrela de “Pulp Fiction” e “Kill Bill”, volumes 1 e 2

Jader Pires

É escritor e colunista do Papo de Homem. Escreve, a cada quinze dias, a coluna <a>Do Amor</a>. Tem dois livros publicados

Leia também  Greg Packer: o homem mais citado de todos os tempos