Alguns dias atrás recebi um desabafo de um advogado, dizendo que entrou em uma reunião por videoconferência e uns dos participantes encontrava-se com trajes inadequados. Na real, ele conta que a pessoa se apresentou de pijamas, com o cabelo desarrumado, barba por fazer e rosto amassado.

Me fez pensar que, por conta do isolamento social, muita gente teve um baque ao ter de trabalhar de casa — tanto os gestores quanto os funcionários.

O mundo do home office instaurado assim, de uma hora para outra, é novo para muitos e a pergunta que fica é: Como se apresentar numa vídeo-chamada? Deveríamos seguir o vestuário a risca, como se estivéssemos no escritório? 

Foto por Valery Khan

Quem já trabalhava de casa alguns dias por semana não deve ter grandes dificuldades, mas para muitos que tiveram de virar a chave da noite para o dia, o desafio pode ser grande. O homeoffice é uma tendência que vem se espalhando e, por isso, esse guia vale não só para esse período de quarentena, mas também para o futuro próximo.

(Neste texto o Luciano Andolini fala sobre como trabalhar a distância em situações de emergência)

Vamos agora às questões de como se apresentar diante da reunião online. Sua imagem comunica algo sobre você e a intenção é te ajudar a manter o equilíbrio entre estar bem vestido, passando uma imagem com credibilidade, sem abrir mão do conforto e bem estar. Assim, se o seu chefe te pedir para entrar numa reunião às pressas, você não vai passar a vergonha de não ter trocado o pijama ainda.

Vai fazer reuniões?

Para aqueles que precisam manter reuniões com gestores, clientes e colegas de trabalho, vale a pena prestar atenção na imagem que você passa pela videochamada, como se fosse em uma reunião normal, ao vivo.

Estabeleça seu horário de trabalho e se programe para estar vestido e asseado a partir deste momento. A regra com menor erro possível seria respeitar a vestimenta do trabalho, mesmo em casa. Acontece que, principalmente para quem trabalha em ambientes muito formais, de terno e gravata, seguir o costume pode ser desconfortável. 

Já trabalhava vestido casualmente?

Foto por Wes Hicks

Se você trabalha casualmente na sua empresa, estando em casa garanta alguns cuidados: tome um banho, coloque pelo menos uma camisa casual ou camiseta que iria trabalhar, e na parte de baixo, uma calça ou até um moletom bacana, já que você vai aparecer somente com a parte de cima no vídeo. 

Vale também perguntar para seu gestor, que tipo de roupa você poderia continuar vestindo trabalhando de casa. Se é uma reunião com um cliente, por exemplo, acredito que uma roupa básica, passada e limpa, e uma cara de quem não acabou de acordar, resolvam com louvor.

Leia também  Como acumular milhas com cartão de crédito para viajar de graça

Trabalha em um ambiente formal?

Foto por Bruce Mars

Se o dresscode da sua empresa for algo mais formal —como por exemplo no segmento de advocacia, no qual muitos escritórios ainda exigem o uso do social completo e também gravata — perguntar ao gestor é muito importante para saber se durante reuniões por videoconferência, também é necessário usar gravata, por exemplo.

Em muitos casos, acredito que uma combinação igual, mas tirando a gravata faz com que você ainda continue transmitindo seriedade e credibilidade para tais obrigações. 

Seu "cenário" faz parte da imagem:

Essa dica não é relacionada a vestimenta, mas sim a imagem que estará sendo exibida para as pessoas da sua reunião.

Foto por Pedro Enrique Santos

Tenha um ambiente organizado e limpo

Estar em uma mesa de trabalho bacana, organizada e limpa, não só te ajuda a passar uma boa imagem, como também favorece sua organização e sensação de bem-estar.

Estar bem asseado e fazendo vídeo chamada em um lugar desorganizado, faz com que os pontos se contradigam e não criam uma imagem positiva. Para a grande maioria, quem não tem um escritório ou biblioteca decorada, cuide para que a imagem ao fundo seja ao menos neutra e limpa.

Preste atenção aos ruídos:

Cuide para que a reunião possa fluir sem interrupções, ative o modo silencioso do celular, feche a porta e, se for o caso, às janelas. É muito compreensível que haja barulhos incontroláveis, no entanto, assim como é importante que o profissional mostre domínio sobre o tema com o qual trabalha, esse tipo de cuidado é uma demonstração de preparo e atenção aos detalhes mesmo em situações adversas. 

Mantenha uma postura atenta

Assim como numa reunião presencial, tenha atenção à sua linguagem corporal.

  • Sente-se corretamente na cadeira: Não é preciso estar tenso, mas mostre disposição para a chamada. Evite recostar-se demais ou deixa-se cair. 
  • Mantenha a atenção e o olhar voltado para a chamada. Evite olhar e-mails ou fazer coisas que tirem seu foco da chamada.

Estar dentro de casa pode fazer com que a gente se distraia mais facilmente. O foco sempre é saber separar a hora de descanso, da hora do trabalho.  Vestir-se e organizar um ambiente próprio para o trabalho é uma forma, não só de passar credibilidade e seriedade, mas algo que te ajude a entrar no clima da labuta e focar nas suas prioridades do dia-a-dia. 

No final das contas, o home office veio em uma época que foi obrigatório para muita gente, mas provavelmente ele continuará sendo, ao menos parcialmente, uma realidade para várias empresas após a quarentena.

Vamos aprender juntos a como lidar com esta situação? Qual sua dica para manter a imagem profissional com conforto durante o isolamento social?

Rodolfo Kanematsu