Na série Breaking Bad, a metanfetamina é, claro, um pano de fundo para uma história bem mais profunda de frustração e drama humano e familiar. Dito isso, é fácil perceber que a glamorizarão da droga pode ser estupidamente assimilada por algumas (ou muitas) pessoas que não percebem o poder negativo e devastador desse resultado químico.
Pessoas tão frustradas e perdidas quanto Walter White podem achar o máximo a escalada do protagonista da série no mundo do narcotráfico, da produção da droga quase perfeita (todos se lembram dos 92% de pureza). Se você não se recorda, ao se lembrar da série, do quão pesado pode ser o consumo ou a produção de metanfetamina, por favor, não continue lendo esse post. Se você não faz ideia do que seja a droga que foi motivo de tanto apego em cinco anos de série (ou se simplesmente nunca viu Breaking Bad), lá vai uma explicação inicial.
A metanfetamina (MA) é uma droga estimulante do sistema nervoso central (SNC), muito potente e altamente viciante, cujos efeitos se manifestam no sistema nervoso central e periférico. A metanfetamina tem-se vulgarizado como droga de abuso devido aos seus efeitos agradáveis intensos tais como a euforia, aumento do estado de alerta, da auto-estima, do apetite sexual, da percepção das sensações e pela intensificação de emoções. Por outro lado, diminui o apetite, a fadiga e a necessidade de dormir.
Não há uso médico da metanfetamina. Drogas da família das anfetaminas, como o metilfenidato, são usados para tratamento de algumas doenças, como a narcolepsia, e o Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade em crianças e adultos. Porém, o potencial de dependência do metilfenidato é muito baixo.
A metanfetamina possui um grande potencial de dependência, e a sua utilização crônica pode conduzir ao aparecimento de comportamentos psicóticos e violentos, além de outros transtornos mentais como depressão, e principalmente, dependência química de díficil tratamento.
Informações dadas, apenas leitores espertos lendo esse post de final de semana. Vamos em frente.
Vi, por esses dias, uma receita da metanfetamina produzida pelo Walter White, em Breaking Bad, que dá pra fazer em casa. É claro que se trata de um doce, mas que fica com a mesmíssima aparência da Blue Magic da série.
Leitura Sugerida:
- “Breaking Bad e a Metanfetamina” (Série Maníacos);
- “Breaking Bad” e as novas regras da televisão” (Brainstorm9).
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.