Já conversamos sobre o experimento radical de empatia de Sam Harris e agora podemos seguir o papo em cima de 6 palestras sobre empatia, compaixão e generosidade no TED.

Minha sugestão: vamos liberar um pouco de tempo e deixar que eles dinamitem nossos mundinhos e coloquem nossos umbigos em perspectiva.

Sasha Dichter sobre seu experimento de generosidade

O cara passou um mês dizendo “Sim” a todo pedido de ajuda que recebeu. O Fabio Rodrigues convidou o Luciano Ribeiro a fazer mesmo, relatar na Cabana e depois publicar um texto sobre o experimento brasileiro aqui no PapodeHomem. Vamos ver se ele vai topar.

Link TED

Jeremy Rifkin sobre a civilização empática

Link TED

Uma verdadeira aula sobre empatia e sobre o ponto em que estamos como humanidade.

Joan Halifax para as mulheres

Link TED

Joan Halifax trabalha ajudando as pessoas a morrerem melhor. Nessa palestra do TED Woman, ela fala só para mulheres.

Me lembrei de uma frase do Mahabharata, o grande épico indiano: “Qual é a coisa mais assombrosa do mundo, Yudhisthira?” E Yudhisthira respondeu, “A coisa mais assombrosa do mundo é que ao redor de nós as pessoas podem estar morrendo e não percebemos que isso pode acontecer conosco.”

Robert Thurman sobre a compaixão

Link TED 

Esse é o caminho. Você pega qualquer ser que seja estranho a você, e tenta ver como eles podem lhe ser familiares. Você continua fazendo isso até realmente sentir isso. Sentir a familiaridade em todos os seres. Ninguém parece estranho. Eles não são “outros”. Você reduz o sentimento de estranheza das pessoas.

Robert Wright sobre a evolução da compaixão

Leia também  Percursos de aprendizagem: onde você aprendeu o que sabe?

Link TED

Se existe uma coisa que eu posso encorajar todos a fazerem, políticos, líderes religiosos, e nós, seria o que eu chamo de expandir a imaginação moral. Isso quer dizer que sua habilidade de colocar-se no lugar de pessoas em circunstâncias muito diferentes. Isso não é o mesmo que compaixão, mas isso conduz à compaixão.

Robert Thurman quebrando tudo

Confie em mim. Passe pelos quatro minutos iniciais, ignore o que não entender ou discordar, e chegará em uma das falas mais brilhantes que eu já vi. Para quem não sabe, Bob Thurman é um dos maiores acadêmicos do budismo, foi aluno de Sua Santidade o Dalai Lama e é pai da bela Uma Thurman.

Link TED

O Dalai Lama sempre gosta de dizer — ele diz que quando você deixa nascer em sua mente a idéia de compaixão, é porque você percebe que você mesmo e suas dores e prazeres são um teatro muito pequeno para sua inteligência. É realmente muito monótono se sentir assim ou assado, ou como seja, você sabe – e quanto mais você foca em como você se sente, diga-se de passagem, pior fica.

Então você decide, bem, estou cansado de mim mesmo. Vou pensar em como outras pessoas podem estar felizes.