Leia mais de 20 textos sobre masculinidades no canal de Natura Homem no PdH.

Experimento radical de empatia no TED

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Advertisement
    130x50 jpg

Uma das melhores palestras que eu já vi. Sam Richards pega na mão de cada um da plateia (agora qualquer um de nós que dedicar 18 minutos para ouvi-lo) e explode por dentro o autocentramento. Genial, do começo ao fim.

Sam Richards é doutor em sociologia, trabalha como professor na universidade da Pennsylvania e coordena o World In Conversation Project. Todo semestre, cerca de 720 alunos se registram em seu curso para aprender sobre relações étnicas. Essa palestra aconteceu no TEDxPSU, em 2010.

Link TED Talk (versão em HD) | Por enquanto a tradução mais próxima é para o espanhol. Quer traduzir essa palestra?

Para nós, brasileiros, há um experimento a mais ao ver a palestra, já que primeiro temos de nos identificar com os americanos para depois fazer o experimento proposto.

Além disso, o foco é entre americanos e iraquianos, mas poderíamos fazer isso com absolutamente todos os mundos, grupos e identidades. Um cara enxergando a realidade como mulher. Um corintiano virando palmeirense. Um ateu vestindo a pele de um cristão...

Essa é uma das melhores partes

Mais para treinarmos empatia:

* Agradeço ao Douglas pela indicação.


publicado em 09 de Maio de 2011, 12:15
Gustavo gitti julho 2015 200

Gustavo Gitti

Professor de TaKeTiNa, colunista da revista Vida Simples, autor do antigo Não2Não1 e coordenador do lugar. Interessado na transformação pelo ritmo e pelo silêncio. No Twitter, no Instagram e no Facebook. Seu site: www.gustavogitti.com


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: