Kiangan é uma região montanhosa ao norte das Filipinas, com decendentes de uma tribo com mais de dois mil anos, os Ifugao. Resistentes à colonização, foi só no começo do século 20, com o envio maciço de tropas americanas à região, é que os Ifugao acabaram se rendendo, mas seguiram sua cultura de isolamento do resto do mundo e, hoje, são um povo que vivem entre o antigo e o novo, transitando lá e cá todo o tempo.

https://www.redbull.tv/video/AP-1MSBEXUPH2111/gotad-ad-kiangan?playlist=AP-1MSBEXUPH2111

O festival Gotad-Ad Kiangan mostra suas tradições em disputas e roupas, momento em que eles passam seus costumes e cultura de maneira mais aprofundada para as próximas gerações.

"Quando era pequeno, eu via os mais fortes competindo na queda de braço. Eles me inspiraram e eu disse 'um dia vou ser capaz de fazer isso".

— do garoto de 21 anos, atual campeão de queda de braço

Na queda de braço deles, não se apertam as mãos, mas de cruzam os punhos de modo a ficarem enganchados. A outra mão vai na orelha (se soltar os dedos do lóbulo, perde a luta) e manda bala. Força bruta.

Além do braço de ferro, eles também disputam durante o festival lutas parecidas com as greco-romanas e uma espécie de cabo-de-guerra, claro, sem proteção nas mãos e descalços. 

Mas uma das disputas mais aguardadas é carinhosamente chamada de "briga de galinhas", em que dois combatentes entram no ringue com uma perna e os braços presos, precisando combater o oponente com peitadas ou empurrões com os ombros. Quem cai, obviamente perde e, o que fica de pé, se sagra vencedor.

Vivendo até os dias de hoje da agricultura de arroz, o festival acontece para homenagear os ancestrais que construíram todo o terreno para as plantações, mesmo com os problemas decorrentes das mudanças climáticas e do abandono dos costumes por parte das gerações mais novas.

Leia também  Os programadores são os bruxos do nosso tempo

Muitas das batalhas de antigamente serviam para resolver problemas, estabelecer limites. Hoje, nos festivais, além das disputas há, claro, a utilização de roupas tradicionais e danças típicas em agradecimento aos deuses e ancestrais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A provável maior batalha dos Ifugao no Gotad-Ad Kiangan é mesmo o de fazer seguir as tradições, os costumes, a maneira peculiar com que seus antepassados, isolados, gostariam de ver as coisas acontecendo. 

Do Archaic Festivals, já publicamos o primeiro episódio, o Um rugby com 7000 homens"Cascamorras", um homem contra dez mil e Descer uma montanha do Japão em uma tora de dez toneladas. Nas próximas semanas, daremos sequência na série.

* * *

Obs.: Este texto foi produzido do outro lado do mundo, no Japão! Estou em viagem na terra do sol nascente e escreverei daqui pelos próximos dias, com a ajuda da Seta Viagens, que me botou aqui. Acompanhem meus próximos artigos lá na minha página de autor.

Jader Pires

É escritor e colunista do Papo de Homem. Escreve, a cada quinze dias, a coluna <a>Do Amor</a>. Tem dois livros publicados