É possível que seu 13º tenha caído e você tenha visto cifras na sua conta bancária que não via faz tempo. É igualmente possível que essa história de ter dinheiro na conta seja uma lenda pra você. Tipo Papai Noel mesmo.
Não importa.
Se você não for o felizardo ganhador da Mega da Virada, você terá que se preocupar com dinheiro nesse ano novo e é por isso que nós estamos aqui: pra garantir que você vai entrar em 2018 com o pé direito e que nem vai precisar usar cueca amarela, laranja, dourada ou seja lá qual for a cor que supostamente atrai dinheiro. É só seguir as dicas listadas aqui e esclarecer suas dúvidas que, quiçá, esse vai ser o ano que você paga as dívidas ou pelo menos organiza as contas…
1. Utilizo o cheque especial há um ano e meio e não sei o que fazer
Neste artigo, Eduardo Amuri responde dúvida que recebemos por email e explica porque é ruim, mas nem tanto estar devendo pro banco. E porque fazer um empréstimo é melhor do que depender do cheque especial!
2. Quanto vale meu trabalho?
Não importa se você é autônomo, assalariado ou pequeno empresário, é necessário que você aprenda como e quanto cobrar pelo seu trabalho. Afinal, é isso que paga as coisas que você quer depois. Nesse texto, Amuri destrincha o assunto e convida para o debate nos comentários.
3. Cobrei barato e me arrependi. E agora?
Seguindo na mesma linha do texto anterior, nesse Amuri vai mais fundo no que deve ser feito para ajudar a cobrar o justo pelo seu trabalho e mesmo como refazer um acordo caso você tenha percebido que cobrou errado. Ao final, como a cereja do bolo, ainda temos uma série de artigos para complementar o assunto.
4. Qual o preço justo?
Agora vamos pro outro lado da mesa e tentar imaginar junto com o Amuri, sempre ele, qual o preço justo para se pagar por algo. Ele vai explicar que tudo isso depende da necessidade, da disponibilidade, da época e até do seu humor…
5. O que é melhor: comprar ou alugar?
Talvez essa seja a dúvida campeã. Talvez seja uma das mais polêmicas também. Mudar de casa/apartamento está nos seus planos? Então esse texto é pra você!
6. Fiz um financiamento mas tenho uma poupança, vale a pena quitar a dívida?
Outra dúvida campeã é essa: tendo dívida e dinheiro pra pagar, vale a pena quitar? A resposta parece óbvia, né? Mas nem sempre.
7. Como saí do vermelho, depois de dez anos vivendo perigosamente
E por último, como sabemos que motivação é algo que muitas vezes atrapalha as pessoas de resolverem seus problemas financeiros, aqui vai a dose que você precisava para começar a se mexer. Nesse artigo, nossa colaboradora Gabrielle Estevans conta como ela finalmente sanou seus problemas financeiros.
***
Vou seguir o estilo do Amuri e convidar vocês para seguir o debate na caixa de comentários. Contem pra gente: quais são suas dúvidas quando o assunto é dinheiro? O que te assusta? O que te preocupa?
Se alguma coisa não foi contemplada aqui: dá uma olhada no nosso outro percurso financeiro.
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.