A gente não quer falar muita coisa não. Vamos privilegiar a sua experiência de assistir a esse vídeo antes de saber qualquer coisa a respeito. Afinal de contas, apesar de todo o contexto envolvido, a beleza da produção audiovisual já vale a pena seus três minutos de atenção.

Link Youtube

Agora que você já está com a musiquinha e a mensagem na cabeça, clique no replay, abaixe um pouco o volume e veja bem.

A música Survivor foi gravada originalmente pelo grupo Destiny’s Child, formado por Kelly Rowland, Michelle Williams e Beyoncé em 2001. Na época, a canção já alcançou grande sucesso ganhando, inclusive, o prêmio de Melhor Vídeo R&B no MTV Video Music Award do mesmo ano.

Nesta sexta-feira, 13 de novembro de 2015, a música ganhou uma nova versão na voz de Clarice Falcão e um novo contexto. A letra fala sobre a sobrevivência e a independência das mulheres e agora ganha potencial para se transformar num símbolo da causa. 

A ideia da cantora surgiu na página do Facebook do grupo Talk Olga. A própria Clarice pediu para que as mulheres interessadas em participar de uma regravação do videoclipe entrassem em contato com ela. A partir daí, 73 mulheres mandaram email e se juntaram a sua mãe e irmã que também participaram das gravações no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro.

Lançado hoje, o vídeo já conta com mais de 200 mil visualizações no Youtube e alçaram o nome de Clarice aos trending topics do mundo no Twitter. Mais do que ‘espalhar a palavra’, o sucesso do vídeo pode ajudar a causa feminista financeiramente. O lucro da venda da música pelo iTunes será revertido para a ONG Think Olga, que já citamos outras vezes aqui no Papo de Homem.

Leia também  Como criar um ambiente mais equitativo no pós parto, na prática?

Portanto, cara, desfrute da arte das garotas e pense a respeito. Faz bem pra você, pra elas e pra nós.

Breno França

Editor do PapodeHomem, é formado em jornalismo pela ECA-USP onde administrou a <a>Jornalismo Júnior</a>