Terceiro episódio da Caixa-Preta no ar! Ian Black conversou conosco sobre auto-estima e beleza do homem negro. Vem ver.

12 filmes para assistir em janeiro

Porque ainda dá tempo de aproveitar o restinho das férias nas salas de cinema.

  • Nossos atuais Mecenas:
  • 130x50 jpg

A nova princesa da Disney é Moana. E ela é negra.

Eu faço questão de começar a lista por isso porque, bem, a última (e única) da qual tivemos notícias foi Tiana, de "A princesa e o sapo", inspirada pelo conto dos irmãos Grimm. 

Princesa Tiana (2009)

Eu já abri conversas a respeito da representatividade aqui e aqui, e, algumas vezes, a importância da diversidade nesses detalhes afeta questões bem maiores do que nosso olhar é capaz de enxergar. 

"Aos poucos, eu fui me dando conta de que aquelas bonecas pretas que não existiram nas brincadeiras de infância contavam muito mais do que eu podia saber. Elas eram um retrato do que tá escancarado por aí.

Quando se é uma criança negra, crescer rodeada por princesas brancas, de olhos claros e cabelos loiros, acaba criando diversos ideais, inclusive de beleza, que afetam a auto-estima e a identidade. Por que isso é o bonito? Por que nenhuma daquelas atrizes da novela se parecem comigo? Como eu deixo meu cabelo naquele tom?"

Só de pensar na quantidade de meninas que vão poder olhar para as telas do cinema e dizer: "olha, aquela princesa parece comigo!" já dá um brilho a mais no olhar. 

***

Além da estréia de "Moana,um mar de aventuras", 2017 começou com uma ótima lista de filmes. Vem ver alguns dos lançamentos desse mês nos cinemas!

1. Dominação (05/01)

Link do Youtube

Um garoto de 11 anos tem seu corpo invadido por uma entidade muito forte, ganha poderes nunca vistos e precisa de muito esforço para se livrar da possessão demoníaca. Uma força tarefa religiosa é investida para curá-lo, mas os resultados são negativos, até que a única opção é tratá-lo por meio da ciência e entrar em seu subconsciente. 

Pra quem quer começar o ano com emoção, vale assistir esse filme. Dominação é dos mesmos produtores de "Sobrenatural", "Uma noite de crime" e "Atividade paranormal".

2. Eu, Daniel Blake (05/01)

Link do Youtube

"Procurar empregos que não existem. Tudo isso só serve para humilhar"

Daniel Blake é um senhor que sofreu ataque cardíaco e foi proibido por sua médica de voltar a trabalhar. Mas a busca pelos direitos concedidos à pessoas nessa situação pelo governo foi travada como uma guerra. Infelizmente, essa será uma narrativa com a qual muitos brasileiros irão se identificar. Esbarrando em todo tipo de burocracia e dificuldades, como os conhecimentos nulos em informática, ele se vê em uma situação de impotência. 

3. Moana, um mar de aventuras (05/01)

Link do Youtube

Moana é uma princesa sem príncipe. Ela tem 16 anos, é filha do chefe de uma tribo polinésia e navega pelo Oceano Pacífico com o semideus Maui, depois de ter sido escolhida pelo próprio Oceano para salvar seu povo.

Esse é a primeira vez que o filme será totalmente dublado na língua da cultura que inspirou o filme, a taitiana. 

4. O apartamento (05/01)

Link do Youtube

Depois de precisarem deixar seu apartamento às pressas, sob risco de desabamento do prédio em que viviam, o casal Emad e Rana passa a morar em uma casa emprestada. Mas, como muita coisa na vida, o que parecia ruim fica pior: um estranho entra no banheiro da moça que, assustada, acaba se machucando gravemente. A maré ruim e o incidente do intruso causam uma interferência direta na vida dois dois.

5. Passageiros (05/01)

Link do Youtube

Já pensou estar no espaço em sono profundo e, por conta de uma falha em uma das cabines da espaçonave, ser acordado 90 anos antes do previsto? É isso que acontece com Jim e Aurora, os únicos dentre mais de cinco mil pessoas a despertarem e que, mais tarde, descobrem que irão precisar se unir e salvar seus colegas.

6. Assassin's Creed (12/01)

Link do Youtube

Essa é para os mais chegados a games. Na versão cinematográfica do jogo Assassin's Creed, Callum Lynch acorda e descobre que não existe mais. Descendente de um membro da Ordem dos Assassinos, ele consegue presenciar tudo que seu ancestral, Aguillar, viveu no século XV, graças a uma tecnologia que destrava memórias genéticas. Então ele retorna aos dias atuais e inicia uma luta contra os Templários.

7. Assim que abro meus olhos (12/01)

Link do Youtube

"Assim que abro meus olhos" foi considerado o melhor filme sobre a primavera árabe e conta a história de Farah. Ela é uma jovem empolgada com o mundo e disposta a correr riscos para falar das vicissitudes de seu país. Sua mãe, temendo pelas atitudes de Farah frente ao contexto político, toma todas as medidas necessárias para garantir sua segurança.

8. O homem que caiu na terra (12/01)

Link do Youtube

Quando o alienígena Thomas chega à Terra, uma das tarefas mais difíceis para ele é se adequar ao ritmo louco e clima de competição com os quais somos (ou quase) tão acostumados. Tentando se passar por um empresário, ele utiliza todos os macetes possíveis para conseguir água e salvar seu planeta. 

Estrelado por uma verdadeira estrela, assistindo "O homem que caiu na terra" você pode curtir o filme e ainda matar a saudade de David Bowie. 

9. Axé: canto do povo de um lugar (19/01)

Link do Youtube

Esse documentário vem para comprovar que o melhor do Brasil são os brasileiros. Envolvendo pessoas, música e cultura baiana, a produção caminha sob a história do Axé e traz importantes depoimentos acerca de um dos gêneros mais globalizados do mundo. 

10. xXx: Reativado (19/01)

Link do Youtube

Já caminhando para a aposentadoria, o espião Xander Cage, interpretado por Vin Diesel, desiste da decisão depois de ser surpreendido por Xiang, guerreiro que se apossa de uma arma muito potente. A chamada de "Caixa de Pandora" é indestrutível, e o fato de estar nas mãos do vilão faz com que Xander convoque seus melhores homens e trave um plano de destruição.

 11. A espera (26/01)

Link do Youtube

O que era para ser uma espera pelo filho na companhia da nora se transforma em uma relação perigosa.

Jeanne, interpretada por Juliette Binoche, é namorada do filho de Anna, Lou de Laâge, e foi convidada para passar a páscoa com os familiares do rapaz. Mas ele desaparece e elas acabam ficando sozinhas em um casarão, conhecendo uma à outra e se aproximando de uma maneira singular.  

12. Beleza oculta (26/01)

Link do Youtube

"Temos ânsia de amor, queríamos ter mais tempo e tememos a morte"

Dos produtores de Spotlight, filme que fez e aconteceu ano passado, "Beleza Oculta" mostra como um homem bem sucedido lida com um acontecimento trágico que assola sua vida. Interpretado por Will Smith, o empresário manda cartas para o Amor, para o Tempo e para a Morte, e passa a entender os sentimentos que entram na bagagem de tragédias.


publicado em 07 de Janeiro de 2017, 04:10
 mg 4088

Carol Rocha

Leonina não praticante. Produziu a série Nossa História Invisível , é uma das idealizadoras do Papo de Mulher, coleciona memes no Facebook e horas perdidas no Instagram. Faz parte da equipe de conteúdo do Papo de Homem, odeia azeitona e adora lugares com sinuca (mesmo sem saber jogar).


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: