Papo de Homem

Somos um grupo de caras espalhados pelo Brasil, com gosto por tudo o que a vida oferece de melhor. Relatamos aqui eventos, produtos, ideias e o que mais a imaginação alcançar. Lifestyle Magazine.

O que é pior: Sexo ou paixão?


Publicado por Atila Iamarino em 18.11.2008 às 14:26 em Principal, Sexo e Relacionamentos

image

Será que a evolução pode explicar o ciúme humano?

Situação hipotética 1:

sua namorada chega de viagem e lhe conta que, durante aquele feriado que vocês não se viram, ela foi para a praia com as amigas e aconteceu algo que não deveria ter acontecido. Ela foi para a balada, ficou de lado enquanto as amigas arrumavam companhia, acabou conversando com um cara, bebeu bastante, e se despediram.

No dia seguinte, eles se encontraram na praia, passaram o dia conversando e se conheceram bem. Não rolou nada físico, mas ela acabou se apaixonando por ele. Depois de muito refletir, ela não quis abrir mão do relacionamento com você e desencanou do cara.

Situação hipotética 2:

sua namorada chega e lhe conta que, durante aquele feriado que vocês não se viram, ela foi para a praia com as amigas e aconteceu algo que não deveria ter acontecido. Ela foi para a balada, ficou de lado enquanto as amigas arrumavam companhia, acabou conversando com um cara, bebeu bastante, e acabou transando com ele.

No dia seguinte, ela percebeu a besteira que fez, se arrependeu completamente e nunca mais falou com o fulano.

Em qual das duas situações você se vê desculpando sua namorada mais facilmente? Se você é homem e tivesse sensores em seus dedos, como aqueles de máquinas detectoras de mentira, certamente teria registrado bem mais stress e nervosismo na segunda situação.

- Apaixonar tudo bem, mas dar pra alguém nunca!

Mas pergunte para sua amiga – recomendo que não pergunte para sua namorada, mulher ou afins, sob risco de ser mal compreendido – qual das duas situações ela acha pior. A maioria das mulheres responderá que acha que, o homem se apaixonar por outra é muito pior do que transar apenas uma noite.

Quem vai nos ajudar a entender o porquê disso é o pai orgulhoso da foto aí embaixo:


- Orgulho do papai, meu filhão herdou tudo de bom da minha família, tem o tamanho do avô!

O filhote aí em cima é um cuco. Já o pai dele não, pelo menos o “pai” que cuida e alimenta ele. Na verdade uma fêmea do cuco deixou um ovo no ninho de uma outra espécie, o filhote dela nasceu antes, jogou todos os outros para fora do ninho, e agora aproveita sozinho a casa.

Estão entendendo onde quero chegar?

Por mais batido que seja falar isso, homens e mulheres são diferentes. Física e mentalmente, fomos selecionados para finalidades diferentes, a mulher para ter e cuidar dos filhos, e o homem para se reproduzir e garantir provisões para a mulher e os filhos. Sei que os tempos são outros, as mulheres são muito mais independentes, e esse texto pode estar soando machista. Mas se aceitamos que os corpos feminino e masculino mostram essa diferença, temos que aceitar que o cérebro também deve refletir isso.

Homens e mulheres que não deram o melhor de si para se reproduzir simplesmente não deixaram nenhum descendente para contar a história. Dito isso, vamos pensar nas consequências. Quando uma mulher engravida, ela tem certeza que é a mãe – isso pode parecer meio óbvio agora, mas garanto que vai ser relevante.

Durante os últimos meses da gravidez, e os primeiros anos da(o) filha(o), pelo menos até a criança poder andar relativamente bem, ela vai depender muito do companheiro para conseguir mais alimento e proteção – pense na mulher das cavernas, representante de milhares de anos da nossa história, não na empresária com uma babá.

Com isso em mente, pense nos problemas trazidos pela infidelidade do marido.

Se ele apenas (um apenas bem grande) transou com outra, problema dela e da família dela se engravidar. Contanto que ele invista o tempo e o cuidado dele em você, não existem grandes problemas. Agora se ele está apaixonado por outra, isso quer dizer que ele vai deixar de investir o tempo e o cuidado dele em você, para investir naquela maldita.

E você, homem zeloso que leu o texto até aqui, o que tem a ver com isso?

Sua mulher tem certeza de que é a mãe, agora e você, quem lhe garante que é o pai? Olhou de novo para o cuco ali em cima? Qual a conseqüência da sua mulher se apaixonar por outro, se não rolou nada? Quase nenhuma.

Agora, se ela transou com outro… Se ela transou com outro, quem garante que o filho, no qual você vai investir todo seu tempo e dinheiro, ou pelo menos investiria nos últimos milhares de anos sem teste de paternidade, vai te trazer o retorno esperado e passar os seus genes adiante?

- Ah Capitu! ; Machado, esse sim entendia da coisa

O prejuízo da infidelidade sexual feminina é muito maior do que o inverso.

Nesse caso, os pais que criaram filhos de outros homens não deixaram seus genes na população. Enquanto os Ricardões e os ciumentos garantiram seu sucesso.

Como efeito disso, em boa parte das culturas, a traição feminina é punida com separação, violência, prisão, e até mesmo a morte. Enquanto a masculina geralmente não é nem mencionada.

Já casos de assassinato dificilmente têm um peso diferente de acordo com o gênero. Em muitos casos de estupro feminino, os homens das mulheres violentadas são mais traumatizados do que elas, chegando ao ponto de alguns preferirem que elas tenham marcas de violência, como forma de demonstrar que houve resistência.

Theodore Dobzhansky, biólogo evolucionista, declarou:

“- Nada em Biologia faz sentido, a não ser sob a luz da evolução.”

E, quem diria, ele acertou até na dor-de-corno!



Obs1: A discussão do texto é sob o ponto de vista evolutivo, infelizmente generalizações se fazem necessárias.

Obs2: O Gustavo me avisou que, por coincidência saiu recentemente um texto sobre o mesmo tema, do Contardo Calligaris [para assinantes apenas]. Um ótimo contraponto ao texto.

Obs3: Fonte e bibliografia recomendada: “The Red Queen: Sex and the Evolution of Human Nature” de Matt Ridley, sem tradução no Brasil.

Blog Widget by LinkWithin

Foto do autor

Atila é um biólogo viciado em informação e ciência. Autor do excelente blog Rainha Vermelha e editor do Science Blogs Brasil, o primeiro condomínio de blogs de ciência brasileiro. Vá lá expandir seus horizontes!

Outros artigos escritos por Atila Iamarino

  • Marcel
    Esses evolucionistas e suas tosquices. Evolução só existe para os animais, o homem é produto de uma coisa chamada liberdade e esta é algo concedida por Deus a humanidade.
  • Eliana
    Atila, lendo seu texto eu diria que nunca li nada tão masculino. Masculino e não machista pois você até faz um esforco para tentar entender a alma das mulheres, mas infelizmente está a anos luz distante desse entendimento.
    Com os anos descobri que o desejo sexual da mulher nao tem nada a ver com biologia, teoria da evolucão e reproducão. Isso é para bicho, nós mulheres somos humanos e nossa diferenca é que não temos sexo e sim sexualidade e a morada da sexualiade reside na psique e não na biologia. Por isso dizer que homem é diferente de mulher é uma grande bobagem, porque no que diz respeito a sexualidade somos todos únicos e com necessidades bastante individuais, independente do nosso sexo.
  • Kaka
    PQP até quando os biolgogos vão fazer de contas que cultura, força social, instutuições e todos os afins sociologicos e antropologicos não exitem...

    Vc's deveriam estar putamente envergonhados de públicar algo tão machista, mediocre e limitado tanto do ponto de vista teórico quanto empírico!!!!

    O pior texto de vc's!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • Rosária em 29.11.09 19h
    A dor da infidelidade em ambos sexos são iguais, depende muito se eles se amam mesmo.Com filho sem filho, só sexo ou não, não importa. Cada uma situação são vistas em momentos diferentes da vida.
    Se acontece a traição mas, o que você sente é tão grande que possa perdua-lo, perdoe.
    Se estava levando o relacionamento com a barriga...aproveite e dê um bom Pê na bunda!
    Já passei por isso, a primeira não perduei. A segunda perduei.
    Foram momentos diferentes na minha vida...a decisão depende muito de como está nossa vida no momento da traição.
    Parabéns!!!!!!!
  • John Rambo
    Eu sempre passo aqui... gostei do texto e de certa forma ja sabia que as mulheres (algumas) ainda aceitam com mais facilidade uma traição sem sentimentos, só uma transa e nada mais da parte do homem, mas sobre perdoar, eu não faria isso não em nenhum das situações porque quem trai uma vez, trai 2, 3, 4 ....
    Nunca mais vou confiar e ai? se não tiver confiança acaba.....

    Abraços!
  • gustavo
    parabens pelo trabalho! excelentes textos .. da forma que eu penso: por mais que isso soe machista, é pura ciência.

    eu não escolhi biologia como carreira e não tenho conhecimentos aprofundados, então é realmente legal ler alguem mais especializado no assunto.

    sobre esse texto:
    são coisas que eu sempre pensei .. mulher trai menos porque corre mais riscos. e se preocupa mais com o companheiro traindo sexualmente do que sentimentalmente.

    lindo, o texto. parabens!
  • D.Jr.R.N
    Aí foi bom viu... Confiar tá dificil hoje em dia. Em uma situação dessas, quando você infelizmente deixa sua mulher (com amigas solteiras ainda é pior), você pensa bem no seguinte: Se ela tiver oportunidade de ir pra cama com outro (tendo a certeza de que vc não vai descobrir) ela vai... Se apaixonar acho que é mais dificil... Bem, a não ser que você seja um cara tapado que acha que sua mulher é seu objeto. Homem que é homem de verdade faz a mulher lebrar que você a faz bem. E que vai ser dificil existir um igual a você. Mas na situação do sexo é foda por que ela pode fazer no seguinte pensamento: "Eu não trocaria o relacionamento que tenho por uma noite de sexo, contudo ninguém vai saber.. e é só uma noite".... aí as amigas botam pilha e ela vai.

    Por isso acho que a noite de sexo é pior por que tá fora de controle. Diferente do caso da paixão por outro, bem, se você não dá o que sua mulher recisa e outro pode dar... perdeu meu irmão. Seja bom que ela não te deixa nem a pau.
  • TonTM
    Bom, todos nós somos cornos e traidores em potencial. Para aqueles que não acreditam em fidelidade, ela existe sim, e trata-se de uma coisa ensinada em todas as culturas, muito desejada por todos, mas há muito esquecida pela humanidade: RESPEITO. Perdemos o respeito pelo próximo e estamos perdendo por nós mesmos.

    A traição, tanto a carnal quanto a sentimental é horrível, tem efeitos catastróficos e suas consequências dependerá tão somente de cada pessoa. A educação tem muita influência sobre o como enfrentaremos essa situação e que peso terá cada situação apresentada, mas o ponto crucial é a estrutura psicológica de cada um. É vc quem melhor sabe o que é pior pra vc: ela se apaixonar por outro ou dar pra outro e continuar te amando.

    Dizem que pai é quem cria e a foto do cuco lá em cima mostra exatamente isso. Mas criar um filho de um FDP do inferno infeliz que comeu sua mulher e a engravidou tbm nos deixa a sensação de impunidade e insegurança. Quem garante que ela não vai dar para outro ou se apaixonar por outro? Somos educados segundo a premissa de que amor e sexo andam juntos, mas dentro de nós, são coisas que andam em direções opostas e em vias diferentes. Mesmo que ela te ame muito e prometa não mais trair, vc nunca vai saber se ela te traiu ou te trai, mesmo se ela cumprir sua promessa, o cristal do amor foi trincado e a confiança começa a definhar.

    E, somente com as situações apresentadas, é impossível saber o que é pior ou em quem botar a culpa. O autor do texto se coloca apenas como observador, mas coloca o corno como se fosse um coitado. Mas, para chegar nessa situação, seja de paixão ou de uma foda rapidinha, algo aconteceu antes. Será que a mina foi traída ou desconfiou que foi? Será que o corno se distanciou, se tornou frio? Quem não dá assistência, dá chance à concorrência e quem com ferro fere, com ferro será ferido.
  • brother
    muito interessante o texto,é incrivevel o nosso comportamento psicologico quando ó lemos,lir e me coloquei nesta situação e estou ate agora sem saber qual seria minha decisão.
  • neochanlee
    apesar de não ser evolucionista, achei o texto bem escrito. Porém eu expus as duas hipóteses para um amigo e ele ficou em dúvida...
    Devo concluir que meu amigo está em dúvida sexual ou que o texto acerta muito na teoria e acerta pouco na prática?
  • Renata
    Brizza concordo com você.
    Realmente, os homens INVOCAM/ OCULTAM TEORIA DA EVOLUÇÃO QUANDO OS CONVÊM.
    Todos os homens que conheço adoram dividir a conta, se a mulher reclamar eles falam: OS DIREITOS E OBRIGAÇÕES SÃO IGUAIS. Mas o homem não tem o histórico papel de provedor? Vcs não se sentem humilhados em não ter capacidade suficiente para sustentar uma mulher? cadê o instinto? Isso sem contar o imenso número de cafajestes que são ou desejam ser sustentados por mulheres sem constrangimento algum.
    Agora se o assunto for traição e alguma coitada se atrever a falar em direitos iguais a resposta é: HOMENS E MULHERES SÃO DIFERENTES se a mulher pensa em sexo como homem é porque é PUTA, simples assim.
    Homens, a modernidade tem seus encantos, vocês adoram aproveitar a parte boa, mas em se tratando de colocar ou levar chifre nunca vão se deligar do tempo da cavernas. Estou errada?
  • Briza
    Não sou feminista, mas defendo as mulheres, não trai e não traio
    prefiro jogar limpo e terminar o relacionamento. Agora este papo machista do tempo das cavernas do sustento e da caça feita pelos homens, está pra lá de ultrapassado. Basta ver as pesquisas no que diz respeito reprodução. A gande maioria dos homens de hoje não conseguem nem sustentar a eles, basta ver nos encontros com mulheres querem sempre ou na maioria das vezes dividir as despesas e colocam a culpa em nós mulheres que queremos ser independentes então devemos contribuir, mentira papo furado de quem não tem grana para apresentar. Com estes argumentos eles vão perdendo tempo e as parceiras certas para reprodução do herdeiro do famoso " saco roxo". Estamos chegando no tempo das mulheres fazerem cadastros de homens para doarem seus semens, para efetuarem fecundação por inseminação artificial. Assim como o fazem em sites de relacionamentos. Mas tudo juridicamente reconhecido, o site de relacionamento é piada pq ali todos são " SUPER STAR".
  • Hevilly M.
    Homem é pele mulher é coração!!

    É muito mais facil de um homem enguliir que a namorada teve uma breve paixonite, mas seu ego de macho não foi afetado com um belo de um chifre
    Do que imaginar ela transando com um cara desconhecido, e ele ganhando um belooo par de chifres!
    já a mulher sabe que o homem na maioria das vezes pensa só com a cabeça de baixo...
  • Dudu
    Pior é ela dar pro cara e depois se apaixonar. Mas o pior de td mesmo é ter sentimento por alguma menina, bom mesmo seria que o relacionamento fosse só sexo, sem paixão, sem amor... so tesão.
  • Ihhh... juridicamente falando, essa coisa de não saber quem é o pai pode dar um probleeema...
    Hoje em dia existem também os alimentos gravídicos. Os namorados que se cuidem (e os infiéis també, rs)
  • MARCOS GONÇALVES DE SOUZA
    BOM ESSE ASUNTO E BOM POREM COMPRICADO DIVICIL DE ENTENDER MAS SE EXISTI COISA MELHOR Q FASER SEXO EU NAO CONHEÇO AINDA MAS SE FOR COM QEM VC AMA AI SIM Q FICA BOM ,EU ADORO FASER AMOR DE TODAS AS FORMAS
  • solange
    pensa bem homem
  • pensa nisso
    ola
  • Nossa! O texto é de arrepiar. Principalmente pelo fato de eu ter vivido isso a pouco tempo.
  • jorge
    Eu não sei indentificar o q é paixão porem eu tenho um sentimento muito antigo a mais de 10 anos oque será isso sou casado hoje.
  • Carolina
    eu e meu marido somos casados a 5 anos e temos uma relação bem aberta, ele era tarado por uma japonesa do serviço dele e me contou que queria fazer um menage, mas eu tinha acabado de ter bebe e meu corpo não estava assim como ele era antes, por vergonha dela, eu liberei ele pra transar sozinho com ela... ele não quiz alegando que achava imoral, acabo que meses depois eu já estava recuperada e fizemos o menage... acho que as pessoas são livres, mesmo juntas, elas são livres, penso que a alma da obsessão está na repressão, se eu tivesse dito pra ele não transar provavelmente teria o feito e eu não teria me divertido depois....
  • Cara... agora tudo faz sentido... rs
  • semnome
    não tinha lido o texto .

    muito bom e correto .

    me lembrou minhas aulas de antropologia e psicologia .

    o único povo da história , que criava sem alardes o filho dos outros era o escandinavo , até mudar seus conceitos com o contato com os cristões .

    nos estados unidos o número de bastardos criados como filhos legítimos é aprocimadamente 20 por cento e na alemanha 18 .
    no resto do mundo é aprocimadamente 10 por cento .

    um velho provérbio materno diz os filhos de minhas filhas , meus netos serão . os filhos de meus filhos , é um mistério .
  • Rodrigo Fantini
    Quem nasceu primeiro: o Ovo ou a Galinha..??
  • Marcela Alves
    Diferença entre ambos concerteza existem, mas ainda sim tenho certeza que nenhum ser humano gosta de ser trocado sentimentalmente.Por mais machistas que os homens sejam, há um coração dentro deles.
    Mas de qualquer forma tanto um quanto o outro causam grandes conflitos, o bom seria não ter que passar por nenhuma das situações claro!

    Smacks!
  • Lyla
    Euzão
    A gente já vive na idiocracia. Tem alguma dúvida disso??
  • Rose
    Não estou dizendo que alguém tem motivo pra trair, não está satisfeito, pica a mula. Traição é errado pros dois lados, é falta de comprometimento, respeito como o próximo e caráter.

    Se apaixonar por outra? ninguém controla isso. Mas terminaria, pois nesse caso não tem porque estar com uma pessoa que está pensando e desejando outra. Mesmo sem fato consumado.

    Transou com outra? Tchau, vai correr atrás. Me desrespeitou, já era!!!
  • Rose
    Uma coisa não muda nunca, nem com a evolução. A CULPA É SEMPRE DA MULHER!!!

    Se ela trai, vagabunda, traiu o pobre coitado com confiou nela.
    Se ela é a traída, a outra é a vagabunda que seduziu o pobre coitado do namorado dela.
    E assim os homens estão sempre com a razão, seja por ser um bobocão que não deu assistência e abriu pra concorrência, seja porque é garanhão e pega todas e não respeita quem confia neles.
    A sociedade é uma M mesmo.
  • Você tem razão. Somos diferentes homens e mulheres. Isso é tão óbvio, não é mesmo.
    A realidade é que será sempre assim, embora tudo tenha melhorado um pouco. A mulher não pode trair, mas pode assumir papéis ( ditos ) masculinos, não vejo tantos homens achando ruim a colaboração financeira de suas esposas. Para tudo continuar como antes...a gente deveria apenas trabalhar para nós mesmas.
    Portanto meu querido.
    A gente só se ferra. E isso não é feminismo não...imagine. Isso é realidade.
  • Por essas e outras diferenças de evolução e missão biológica que homens e mulheres sempre se engalfinharão quando o assunto for traição. A lógica feminina é uma porque seu objetivo é um, a lógica masculina é outra porque seu objetivo é outro. E quem haverá de dizer que não existe razão, olhando do ponto de vista de cada um? Não esqueçamos que cada ponto de vista é um, se visto de cada ponto.
    Assunto para muita lenha na fogueira e com certeza foi, para muitas, a própria lenha da fogueira.
  • Jodevan
    Rapaz, Átila, tu se garantiu. Parabéns pelo post. Fazia tempo que um post não prendia a minha atenção de verdade. Você conseguiu explicar uma coisa que eu acha quase inexplicável :P

    Parabéns, mesmo.
  • Caroline
    acredito que os dois motivos são suficientes para término de relacionamento, mas entre as duas opções para mim seria mais fácil perdoar a paixão dele por outra. Eu não me sentiria enganada se ele viesse e dissesse: me apaixonei por outra e dai terminassemos o relacionamento, demonstra respeito. Paixão é sentimento, ninguém controla, não é culpa de ninguém se fulano se apaixonou por outra. Sexo é traição, é você jogar fora todo um respeito construido por uma noite de sexo selvagem com algum ou alguma que conheceu por ai.
    Em nenhum dos dois casos eu perdoaria, pois o primeiro não há o que perdoar e no segundo é questão de não merecer perdão.
  • wesley
    sexo é a consumação inequívoca da traição, sendo assim: pénabundadequemfor
  • Daniela Basstos
    DISCORDOOOOOOOOOOOO!!!

    Eu sou mulher e acharia muito pior ele transar com outra!

    Se ele se apaixonar com outra, e não rolou nada, então não vai passar disso! Se passar, ele transou com ela e voltamos na segunda situação.

    SEXO para mim é a pior traição, é imperdoável. É fimd e relacionamento NA HORA. Pq se ele apaixonar por ela mesmo, vai ter SEXO! Vai sim! Mais cedo ou mais tarde. Traição para mim é isso. E ponto final.
  • Adorei o texto.

    É machista com certeza, mas todos nós somos machistas. É ruim , mas é assim que nós nos acostumamos a ser.

    Mas o problema é que, para a mulher , na maioria das vezes (o que não quer dizer que seja em todas) o sexo é a conseqüência da paixão, e por isso, talvez, seja mais dificil para os homens perdoar tal fato.

    E sabemos que, o retrato de Bill Clinton, dizendo que só traiu a mulher porque teve a oportunidade já traduz todo o universo masculino, que simplesmente se deixa levar pela oportunidade, pelo momento, pelo impulso e , como se estivesse ludibriados e hipnotizados, não se importam com as conseqüências que a traição pode trazer.


    Ótimo texto. Ótimo ponto de vista.
  • Se a infidelidade acontece - seja ela física ou mental - quer dizer que alguma coisa não está certa. Se alguma coisa não está certa, quer dizer que a(o) outra(o) não completa. Se a(o) parceira(o) não completa, por que estar junto então?
  • Euzão
    O que o povo não entendeu é que, se a Teoria da Evolução se aplicasse ao humano civilizado, então, nós viveríamos na IDIOCRACIA.
  • Euzão
    O que o povo não entendeu é que, se a Teoria da Evolução se aplicasse ao humano civilizado, então nós viveríamos na IDIOCRACIA.
  • Wesley
    sem mais delongas

    Opção 1: Pé na bunda (6)
    Opção 2: Pé na bunda (6)
  • alguem..
    Opção 1: Pé na bunda (5)
    Opção 2: Pé na bunda (5)

    Entre a merda (1) e o depósito de merda(2), prefiro uma saída pela esquerda! (5)

    é complicado vc afirmar qual das duas vc ficaria mais chateado, pois todas duas são imperdoaveis..
    pois se ela se apaixonou por outro é q ñ gosta mais de mim....
    ou se ela der pra outro é q ñ me acha bom o suficiente pra ela...
    tamto pro homem quanto pra mulher..

    pois quando to carente precizando de dar uma azarada eu ligo pra minha gata e tento conquista-la mesmo já tendo ela como minha..
    agora se to com vontade daquele sexo animal pra sair da rotina pego a minha gata e vou pra um lugar diferente dos q costumamos ir para ter uma noite de sexo selvagem..

    é a minha opinião...........
  • Novartis
    "Enquanto a masculina geralmente não é nem mencionada."

    Desde quando?
  • Texto perfeito. Seria ótimo se o Átila virasse colaborador regular.

    Abs!
  • Lyla
    Tem um livro que cuja leitura recomendo, que diz o seguinte:

    " ...as mulheres buscam o fecundador perfeito que lhes dará maior chance de procriar com sucesso, seja pro critérios de força , saúde, inteligência, tradição cultural ou riqueza.
    Os homens por sua vez, usufruem a benesse da monogamia, a partir da qual terão direito a uma mulher sem ter que enfrentar a cruel e destrutiva competição daqueles que, sendo mais dotados em qualquer dos critérios acima, poderiam tomar para si quantas mulheres quisessem.
    Para haver paz, em dadas condições de 'demanda e oferta' cada sociedade (a cada geração) trataria de encontrar as melhores condições possíveis...para assegurar melhores níveis de paz social."
    (A alma imoral - Nilton Bonder - Editora Rocco, 1998)

    A peça também é imperdível, está em cartaz até dezembro.
  • Sinceramente fiquei na dúvida sobre qual seria pior... mas seja uma trepada ou uma paixão eu pensaria o mesmo: "o que esse filhadaputa viu nessa vaca do inferno??"

    Mas culturalmente concordo com você, o prejuizo, se é que pode-se chamar assim, é de fato maior para o homem do que para uma mulher quando houve sexo.

    É um texto para refletir, porque a evolução nessa área, masculina ou feminina parece estar ainda há séculos, se é que irá acontecer.

    Beijos!!
  • sabugo
    bom ninguém está isento de que a outra pessoa se apaixone ou dê ou coma outra (o). Fazer o quê?

    tontos os que acreditam existir uma eterna fidelidade.

    embora o discurso evolucionista esteja correta, a ótica é outra é a da cultura, embora pareça papo de viado intelectual a questão é bem complicada:

    1) todo mundo sente tesão, atração, interesse por outras pessoas além daquela que escolhemos para viver, conviver

    2) a cultura é fator que determina que devemos seguir apenas com uma pessoa. Para isso temos de reprimir nossos mais profundos desejos pelos outros.

    3) se vamos nas idéias dos anos 60, ok vamos aceitar que aquela pessoa possa sair com outros (as) porque vc também vai sair. Bom então para que ter alguém fixo seja namorado, marido

    4) será que se todos fizerem assim, seremos mais felizes?

    5) não deu certo nem com os hippies, nem com os existencialistas franceses, além de outras experiências.

    o fato é que a humanidade vai tentando, tentando, quem sabe um dia conseguiremos um equilibrio.
  • Concordo com o comentário da Ruiva Sedutora: ambos os casos, para mim, resultariam em um pé na bunda. Posso até parecer ingênua, utópica, mas se o cara que está comigo se apaixona ou "apenas" transa com outra, é porque o encanto entre a gente se quebrou... Sem meio-termo...
  • Rodrigo
    Renatinha,

    Homens conseguem ser fieis sim. Namorei por 2 anos e em nenhum momento traí minha namorada. A questao de posar de gostoso é normal PRA TODA PESSOA.

    todo mundo gosta de se sentir desejado, mesmo q já tendo conquistado a pessoa que ama e td mais...


    Só q em geral, homens q exageram nessa marra de garanhao e talz estão apenas exteriorizando uma insegurança absurda que os obriga a tentar se convencer o tempo inteiro de q ainda conseguem conquistar uma mulher...
  • ANDRÉ DEDÉ
    VOU RESPONDER A SUA PERGUNTA COM OUTRA:
    QUEM É VIADO? QUEM COME OU QUEM DA A BUNDA?

    AGORA RESPONDENDO A SUA PERGUNTA: P MIM SERIA UMA MERDA QUALQUER UMA DAS SITUAÇÕES SUGERIDAS NO TEXTO DO AUTOR. MINHA ATITUDE SERIA UM PÉ NA BUNDA ( OU MELHOR UM PORRADA DE CANHOTA ESTILO ROBERTO CARLOS). NÃO EXISTE MEIA TRAIÇÃO NEM TRAIÇÃO E MEIA.
  • Renata
    Se fizer, faça bem feito... Quando perde o respeito, já era... É melhor conhecer novas pessoas e seguir a vida.
  • Renatinha
    aiaia só mais um comentário..

    homens conseguem ser realmente fiéis rsrs??
    além do fisico lógico , sexo e pegação... mas digo isso pois observo meus amigos comprometidos, mesmo os que alegam amar a companheira.. não perdem uam oportunidade de dar em cima ou posar de garanhão para as mulheres próximas.... ai tem os que relamente chegam a trair , mas boa parte fica só no joguinho de sedução parece uma forma de auto afirmação ou tentativa de saber se mesmo estando comprometido ainda é desejado por outras mulheres ...

    bom essa é uma mera observação feminina, mas que causa bastante insegurança em relação a fidelidade masculina...
  • Renatinha
    1ª vez aqui e já não resisti e vou comentar...


    Fidelidade, tema complexo ainda mais atualmente onde valores são oscilantes...

    TEXTO BRILHANTE..principalmente por abordar mais uma diferença gritante entre homens e mulheres, concordo plenamente que seria mais chocante saber que meu parceiro se apaixonou por outra ( e ai entra vários motivos, 1° mulher é competitiva, ou seja me sentiria diminuída em relação a outra por quem ele se apaixonou, e encararia como uma derrota decorrente de ela ser melhor que eu, ridículo isso mas é real, 2° e concomitante afetaria minha auto estima e o emocional , daí entra toda a parte dramática que só mulher sabe fazer e sofrer ), diferente de saber que meu parceiro simplesmente me traiu por uma noite de pegação( não iria perdoar tb pois prezo a fidelidade, mas concordo que iria ser bem menos chocante e doer bem menos, pois encararia como mera canalhice masculina ..
  • Átila,

    Não seria porque se deu, deu e não tem mais jeito;
    enquanto que se apaixonar... pode desapaixonar e fica o dito pelo não dito?
  • Felipe Malagueta
    ha... Comigo isso não aconteceria, mulher minha não sai com as amigas, fica acorrentada ao pé da cama quando não estou perto!
  • Felipe Malagueta
    O texto ta legal... Mas que passarinho filho da puta esse hein!
  • Priscila
    Euzão,

    Não, você não está errado. Mas tem uma coisa: apesar de sermos (em tese, pelo menos) civilizados, racionais etc., não deixamos de pertencer ao reino animal por causa disso. Apesar de não sermos completamente regidos pelo instinto, não quer dizer que ele não exista e não se manifeste de alguma forma.

    Sobre o assunto do post, claro que a teoria da evolução não explica completamente o ciúme. Tem a questão da cultura monogâmica, etc. Mas que é possível que tenha sim um componente biológico aí no meio, ah, isso é.

    Posso estar errada mas acho que é isso...

    Abraço :)
  • Optimus
    É sério que as pessoas ainda acreditam em amor romântico, fidelidade e casamento? Mesmo com pesquisas apontando que a esmagadora maioria dos casamentos são infelizes e com o, cada vez maior, número de divórcios?
    É sério que continuam se privando da vontade de ter outros casos só pra o cônjuge também não ter. Essa é a política? Eu me boicoto pra você também se boicotar? Por que não: eu serei livre e você também? Por que as pessoas vivem inseguras e com medo, prendendo umas às outras, se privando de gozar a vida?

    Acabou o casamento em que a mulher dependia do homem pra sobreviver. Com a independência feminina, tornou-se mais difícil a fidelidade delas. A masculina nunca existiu.
    O ser humano não é monogâmico. Ponham isso na cabeça. A falsa monogamia (que o homem nunca respeitou) é uma invenção dos homens pra terem certeza de que são os pais dos filhos de suas mulheres. As mulheres, por sua vez, aderiram à propaganda e à imposição dos homens por séculos e ainda têm dificuldade de se livrar dela. As mães são os seres mais machistas que existem.

    Até quando as pessoas vão mentir pra si mesmas com a baboseira hipócrita da fidelidade só por que tem medo do que a sociedade vai pensar dalas se forem traídas?

    É muita insegurança! Com insegurança e auto-boicote não se pode ser plenamente feliz.
  • Euzão
    Se a Teoria da Evolução explicasse o comportamento humano dentro da civilização (ou seja, fora do mundo selvagem) logo já teríamos adentrados nos mundos idiocráticos a muito tempo. (algumas gerações após o advento das primeiras civilizações).
  • Euzão
    Como as pessoas de baixo QI e de baixo nível de cultura e informação deixam mais Descendentes, e isso não frusta o progresso - muito pelo contrário, nos últimos anos o progresso tem sido positivamente incrementados em progressão geométrica (nos últimos 110 anos saímos dos cavalos para os ônibus espaciais), logo concluo que a Teoria Evolucionista só tem aplicação no SER HUMANO quando o mesmo vivia fora da civilização.


    ESTARIA EU ENGANADO?
  • Paty
    Nossa quanta imaginação fertil kkkkkkkkkkkk
  • Igor
    Caso 1: Se ela acabou apaixonado-se por outro tão depressa assim (desculpe, mas eu não acredito nessa coisa de 'amor' a primeira vista), ela não gostava de mim e 'relacionamento estável' não é desculpa para ir com algo que vai acabar em traição de novo (de ambos). Se traiu uma vez, pode trair uma segunda. E se trair um segunda, com toda certeza vai trair uma terceira.

    Caso 2: Se ela transou com outro cara, eu tive culpa. Apesar de todos serem possíveis infiéis em potencial, QUALQUER pessoa (independente de credo, gênero, nação e blablabla) vai procurar outro alguém para dar aquilo que falta (amor ou sexo, como nessa questão).

    Enfim, se fosse comigo, seria adeus em qualquer uma das hipóteses.
  • Rosana
    Não sei porque ainda me surpreendo quando leio um texto aqui no PdH e parece que foi escrito pra mim.

    Tô passando por uma situação dessas no momento e tá tudo uma droga. Terminei namoro faz uns dois meses e eu e ele acabamos nos envolvendo com outras pessoas. Eu numa festa, nada complicado, tinha bebido muito e fiquei com outro. Ele não chegou a ficar, mas parece ter se envolvido (não admite, claro), mas chegou até a mandar flores pra ela.

    Dificil pra ele aceitar que eu fiquei com alguém, mas ainda mais dificil entender o porque de eu me sentir muito, mas muito magoada por ele ter "apenas" se envolvido.

    Vou mandar o artigo pra ele, talvez sendo escrito por um homem vá entender o que se passa na minha cabeça.

    Brigaduuuuuu PdH!!!!!!
  • sabugo
    O Gen Gis Khan um guerreiro bem antigo foi o cara que mais espalhou o seu gen pela Europa. Por onde passava e conquistava as aldeias mandava trazer as moças e uma a uma passava a vara. Calcula-se que ele emprenhou mais de 4.000 mulheres. Esse sim espalhou o seu gen.

    E nem dá para chamá-lo de Ricardão.
  • sabugo
    Bom as duas situações são ruins. A paixão deixa vc na dúvida se na hora que ela está com vc. ou pensando em como poderia ser se estivesse com o outro. Uma merda isso.

    Sexo. Porra vai que o cara tinha um bem maior que o seu. Ou se a situação propiciou alguma coisa muito melhor. Na hora que vc vai beijar fica imaginando se ela chupou o cara, se ele gozou na boca.

    Se entrou nessa neura cai fora e parte para outra (que também já chupou um monte e já engoliu, cuspiu etc), mas ela não estava
  • Jean Paresoto
    O fato dela ter se apaixonado por outro foi pq vc......homem lerdo, não quis passar seu fds tranquilo escutando as fofocas das amigas dela........ela ficou sozinha , na praia, as amigas só reclamando na cabeça dela, queimando seu filme.......é óbvio q ela ficou carente e deu mole pro primeiro homem que passou na frente........entretanto, ao retornar para os braços do seu homem esquece tudo rapidinho do ricardão alheio.
    Agora, o fato dela ter ficado d papo com outro cara, encher a lata, e dar pra outro.......isso sim, é o fim, pois se isso aconteceu, quem garante q ela não irá fazer isso novamente.........q confiança vc dá pra ela sair novamente com as amigas malditas. Terminaria com ela com certeza!!!
  • Thiago Bernardes
    SEXO é sem dúvida pior!

    Texto muito bom, porém com um pequeno erro no final: "Estupro feminino" é pleonasmo, tendo em vista que o homem não pode ser sujeito passivo do crime de estupro.

    Estupro = conjunção carnal, mediante violência ou grave ameaça.

    Conjunção carnal = sexo VAGINAL.

    Falei.. espero não ser mal compreendido. O senso comum nos prega algumas peças.

    Thiago Bernardes
  • Paty
    Em qualquer uma das situações eu também terminaria!
  • S.E.X.O
  • Priscila
    Isso é difícil. Difícil mesmo.

    Em qualquer uma das situações eu me sentiria péssima, e provavelmente terminaria.
  • nickname
    Olá

    Não acredito ser errado a mulher conhecer outras pessoas, isso pode até ajudar no relacionamento pois devemos estar com alguém porque somos livre, e escolhemos este alguém mesmo com todas as outras opções existentes.

    Mesmo o sexo sendo um ato e a paixão um sentimento, pensar que não há auto-controle sobre estas coisas é um erro cometido por 95% das pessoas. Temos controles sobre isso sim, é algo que podemos decidir se queremos ou não.

    Seja sexo ou paixão, se a pessoa já comprometida com alguém se permite a isso com outra pessoa, nesse caso existe a falta de um valor que está em outro nível: este chama-se INTEGRIDADE.
  • vizoio
    a cada dia me impressionando mais com esse blog a mais pura realidade e pra complementar o artigo HOMEM NÃO TRAI mais que perfeitos se lidos um após o outro como li é praticamente o código redondo rs... das mulheres
  • Acho que se algum amigo meu falar que conhecue uma menina que conversou o dia todo com ela na praia e não deu nem um beijo ... eu chamo ele de banana !! ahhaha
  • Dr Health
    É aquela história, ambas situações abrem um precedente perigosíssimo.

    Aí vc fica andando na corda bamba. Uma hora VAI cair.

    É como comprar pneu recauchutado, uma hora tu vai se ferrar, não tenha dúvida. Vai ali na Michelin, pega um novo e resolve o problema
  • Tabaquara
    Opção 1: Pé na bunda (4)
    Opção 2: Pé na bunda (4)

    Entre a merda (1) e o depósito de merda(2), prefiro uma saída pela esquerda! (4)

    O problema de todas as situações hipotéticas, é que invariavelmente tu acaba saindo com a galharda na cabeça.
    Então o melhor é aquele pé na bunda da pessoa que fez isso com você, seguido de um final de semana bebendo com os amigos e pra ficar com aquelas amigas mais atiradas (e de preferência as mais gatas destas)!
  • Paty
    Eu acho esse lance de escolha muito relativo, depende da personalidade de cada um, eu por exemplo que sou mulher me irritaria mais com a transa, apesar da paixão ser ruim também.
  • Cigano
    .., a primeira situação é bem dificill de acontecer, não tem como se apaixonar assim. A garota conheceu o cara em uma festa com bastante bebidas e azaração, ai no dia seguinte conversa mais um pouco com ele e já se apaixona ??!...no maximo rola uma ''paixonite'' ou uma ''quedinha'' ...mas nada de se apaixonar ao ponto de deixar o namorado. (tá assistindo muita comédia romantica, meu chapa :D)

    Mas as duas situações não são nada boas, se realmente fosse pra escolher.
  • Dr Health
    Dawkins rules!!!
  • CACHORRÃO
    De qualquer maneira, a piranha teria que nadar em outro aquário...
  • Rafael
    Texto muito bem escrito.
  • Do caralho o texto!
    Senti um pouco de Dawkins nisso tudo, acho do caralho isso.
    Quer ver mais textos do Átila aqui. ;)
  • Carla,

    Mulheres e homens infiéis são bem freqüentes. Tive um professor que tinha uma clínica de aconselhamento genético. Ele nos disse que uma porcentagem significativa dos pais não eram pais realmente, mesmo quando o teste que levaram o filho para fazer não era de paternidade (ou seja, eles descobriam que o pai não era pai e não podiam contar pq não era o objetivo do teste.
  • Ainda acho que o ponto central da teoria , e seja ela na natureza ou humana, é o lance de ficar sabendo....Se o pai ou a mãe vê a mãe Cuco botar o ovo em seu ninho, a primeira coisa que faz, ou é ABANDONAR o ninho, ou tentar saber qual ovo é o DIFERENTE. O ser Humano pra mim é a mesma coisa.Por isso, negue...sempre... ou nunca conte!Porque também temos a "responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam"

    ps:.existe um conto de Luis Fernando Verissimo chamado "Farsa" que exemplifica muito bem essa relação.Eu humildemente recomendaria a vocês.
  • Mamed
    Comentário perfeito:

    Benjamm Tannus comentou em 18.11.2008 às 17:17
    "Começa que deixar namorada passar feriado com as amigas (sempre tem aquela piriguete no meio) é pedir pra levar o Zig…"
  • Dr Health
    "Guerra de Esperma", como o Gaylherme falou, é um livro que trata da sexualidade humana num contexto evolutivo.

    Choca ao ler, verdade.

    Mas quando vc se dá conta que aquilo não é mais que um puta retrato do mundo.... Medo!
  • Ruiva Sedutora
    Se apaixonar por outra = pé na bunda dele
    Transar com outra= pé na bunda dele


    Para mim, não há nada mais simples!!
  • Carla
    Atila,

    (i) é verdade, me convenceu. Ele propagou seus genes. Mas aí caímos no mesmo que eu disse lá em cima: precisamos de mulheres infiéis para que haja a propagação dos genes, pois o ricardão não terá como sustentar todos (pensando no "homem das cavernas") e precisará de outros para sustentarem sua prole, e aí temos uma putaria generalizada;

    (ii) bom, se foram estupradas, acho que não podemos usar esse exemplo como forma de comprovação da teoria da evolução!
  • Carla:

    (i) Se o marido tivesse muitos filhos com a mulher, um filho de outro homem não faria diferença, mas imagine um casal que tenha dois ou três filhos, se um deles for de outro homem já faz uma grande diferença. Imagine agora uma situação onde um homem tem um filho com a esposa dele e mais outros três com outras mulheres, ele terá pelo menos o dobro de chances de manter seus genes na população.

    (ii) As chances são de 100% de que ele tenha estuprado e/ou escravizado a maioria absoluta delas.
  • Começa que deixar namorada passar feriado com as amigas (sempre tem aquela piriguete no meio) é pedir pra levar o Zig...
  • Carla
    Atila,

    ok, entendi seu ponto de não serem mais evoluídos, mas 2 perguntas:

    (i) não entendi por que o ricardão tem mais chances de deixar seu gene na população, já que ele terá relações com a mulher em menor número de vezes do que o próprio companheiro dela, não é verdade? a única diferença entre o ricardão e o traído é que este último sustentará a prole, o que não significa que ele deixará menos genes para a posteridade do que o ricardão, não é isso?;
    (i) quais as chances de os descendentes de khan terem estuprado essas mulheres? (no caso de khan eu realmente não sei como se deu a conquista de tais territórios, mas estupros como forma de subjugação dos povos conquistados não são tão incomuns, como sabemos).
  • Fred
    Opção 1: Pé na bunda (3)
    Opção 2: Pé na bunda (3)

    Entre a merda (1) e o depósito de merda(2), prefiro uma saída pela esquerda! (3)

    Se corneou uma vez vai cornear DE NOVO!!!!!!!!

    Então é melhor partir p/ outra
  • Carla
    Guilherme,

    mas para que possam existir tais "ricardões", é necessário que existam mulheres infiéis. Quer dizer, estamos justificando tanto a infidelidade masculina (que busca propagar sementinhas) quanto a feminina, que existe porque o ricardão é mais evoluído e consegue atrair mulheres comprometidas!!! Chamem-me de ingênua, mas ainda tenho alguma esperança na humanidade... Ah! vou ler esse livro só pra ver se me convencem do contrário. depois te falo!
  • Algumas respostas para a discussão nos comentários:

    Daniel Sugui
    "Por outro lado, eu não tenho certeza de que o evolucionismo seja totalmente aplicável à nossa sociedade moderna."

    Carla
    "então estamos assumindo que a biologia considera mais apto em termos de evolução o “ricardão”"


    - Por mais que todos tenham chance de ter filhos hoje em dia, seguindo a linha de raciocínio do texto, quando um Ricardão engravida a mulher de outro, ele está aumentando a quantidade de seus genes na população, sem ter o custo de criar o filho - custo de tempo e recursos.
    Isso não quer dizer que ele é mais evoluído, apenas que tem mais chances de que seus genes permaneçam na população. Num exemplo extremo, temos os descendentes de Gengis Khan e seus sucessores, que na época engravidaram muitas mulheres dos locais conquistados, e hoje em dia seus genes são encontrados em milhares de orientais.
  • MagoCego
    A opção 1 é pior que a 2, porém as duas opções terminam sem separação!
  • Guilherme Nascimento Valadares
    "Porque se a resposta for a primeira, então estamos assumindo que a biologia considera mais apto em termos de evolução o “ricardão”, que conseguiu espalhar suas sementes e o traído não."

    Exatamente, Carla.

    Dá uma olhada nesse texto que publiquei aqui mesmo no PdH há um bom tempo atrás:

    http://papodehomem.com.br/guerra-de-esperma-de-...
  • Guilherme Nascimento Valadares
    Daniel Sugui,

    "Explico: hoje em dia, mesmo os mais ineptos têm a chance de gerar prole."

    link interessante, relacionado ao evolucionismo e onde ele pode nos levar:

    http://www.carloscardoso.com/2007/12/07/voce-ac...
  • Mamed
    Opção 1: Pé na bunda (2)
    Opção 2: Pé na bunda (2)

    Entre a merda (1) e o depósito de merda(2), prefiro uma saída pela esquerda! (2)

    Disse tudo!
  • Carla
    Só uma coisa que não ficou clara pra mim. Em termos de evolução, o problema da traição feminina é o cara ter que sustentar filho de outro ou ele não conseguir espalhar "sementes"? Porque se a resposta for a primeira, então estamos assumindo que a biologia considera mais apto em termos de evolução o "ricardão", que conseguiu espalhar suas sementes e o traído não. Mas, se for a segunda, o cara traído muito provavlmente deixará descendentes próprios, pois a mulher engravidará novamente. No fim das contas, o texto leva à conclusão que o "ricardão" é o mais evoluído!! Sei lá, tá meio confuso.
  • A teoria realmente faz sentido às vistas do evolucionismo. Por outro lado, eu não tenho certeza de que o evolucionismo seja totalmente aplicável à nossa sociedade moderna.
    Explico: hoje em dia, mesmo os mais ineptos têm a chance de gerar prole. A medicina garante que os portadores de genes deficientes sobrevivam por tempo o suficiente para ter seus filhos, os desprovidos de capacidade intelectual se reproduzem como coelhos, e os cornos, que segundo o texto seriam passados pra trás pelos ricardões na corrida evolutiva, passam sua herança genética adiante para pelo menos um filho, que será tão banana quanto o pai.
    Se considerarmos a taxa de crescimento da humanidade nos últimos 50 anos, período em que os fatores mencionados se tornaram mais frequentes, podemos imaginar a quantidade de "mutações" que ocorreram no ser humano e que, não sendo eliminadas pela seleção natural, perpetuam um sem número de variações comportamentais incompatíveis com as teorias do evolucionismo.
  • Fernando
    Nas duas opções: Pé na bunda!

    Já que o código penal diz que é crime meter um tiro na safada, digo, adultera.
  • Dr Health
    Opção 1: Pé na bunda
    Opção 2: Pé na bunda

    Entre a merda (1) e o depósito de merda(2), prefiro uma saída pela esquerda!
  • Guilherme Nascimento Valadares
    Peraí, Rocky, explica isso direito.

    Como assim "passaram" por essa experiência?? Ela não termintou, te traiu, saiu de casa, torrou seu cartão de crédito, nada?
  • Allan e Barbara Pease escreveram isso há MUITO tempo atrás.

    Recomendo todos os livros deles. Geralmente custam menos de 30 reais e a leitura é bastante rápida e descomplicada.
  • Acho que foi o melhor texto que já li no PdH.

    Concordo muito com essa diferença. Aliás minha esposa e eu passamos pela experiencia de eu fazer sexo com outra mulher assim com de eu me apixonar por outra mulher. Óbvio que ela ficou menos zangada só com o sexo.
    ;)
  • kell
    Concordo com o texto quando este explica a diferença básica entre homens e mulheres.
    Mas devo admitir que o comportamento de ambos diante de traição (sexo ou paixonite) deve ser o mesmo: rua!
    E isso é só minha opinião.
    Quem complica uma decisão como essa, tornará tudo complicado no futuro.
  • Stewie
    Respondendo a questão:

    A segunda situação me deixaria muito mais puto, mas seria a primeira que me faria terminar com ela.

    Por que? Porque na segunda foi uma trepada e nada mais. Daria um tempo, certamente. Mas se realmente achasse que foi apenas um deslize provocado pela bebida e que ela vale a pena, não terminaria.

    Já a primeira foi algo mais profundo e, penso eu, se ela se apaixonou pelo cara é pq não tinha mais tanto sentimento assim por mim. Então fim. (ponto final)
  • Sendo sincero?
    Sou homem e hetero
    A minha resposta foi ela se apaixonar por alguém

    Mas tenho meu harbeas corpus de prontidão:
    "Realmente penso assim mas...
    Se mesmo assim souber que ela engravidou minha apaixonite vai para a merda e penabundeio ela para nunca mais ve-la"

    Sou assim mesmo: grosso
  • Leandro.o
    Pqp.. Animal o texto.

    Nunca tinha refletido dessa forma, mas faz todo o sentido.

    Com certeza absoluta a situação 2, é muito pior para qualquer homem, e o inverso é verdadeiro para as mulheres.

    Homens e mulheres são diferentes, é isso que algumas feministas-que-usam-viseira-de-cavalo não entendem.

    Nunca uma mulher será igual a um homem, mas isso não quer dizer que as mulheres são piores.. Significa que são diferentes, apenas isso!

    Sei lá, mas as feministas são um pé no saco.. desabafei!!
  • Francisco
    também gostei do texto, indiferente de qualquer filosofia, homens e mulheres sempre foram e sempre serão essencialmente diferentes.

    claro que isso não é desculpa pra agir como um babaca, com contraceptivos por aí ninguém mais transa certo de que vai ter gravidez, mas esses comportamentos estão sim inscritos em nosso DNA, e talvez muito mais inscritos em padrões culturais.

    Esses a gente pode ir mudando aos poucos, na medida do que nos deixa mais feliz.
  • Lyla
    "O prejuízo da infidelidade sexual feminina é muito maior do que o inverso. "
    De que tipo de prejuízo o autor está falando?
    Se for emocinal, acho que é o mesmo. Dói igualzinho para os dois.
    Se contar que hoje a tolerância das mulheres com isso é muito menor.

    Se for financeiro... É, o cara pode se ver obrigado a criar um filho de outro cara. Mas se está mesmo desconfiado, pode requerer um exame de DNA e retirar seu nome da certidão de nascimento, caso o pior seja confirmado.

    Pelo lado da mulher, se vem outra e diz que o até então virtuoso e fiel marido a engravidou, o filho bastardo (que melodramático!) tem direito aos bens do marido, igualzinho aos filhos legítimos. E lá se vai o patrimônio da família...
    Que me corrijam os advogados de plantão.

    Quanto ao "não existem grandes problemas" com essa situação, depende da personalidade da fulana. E se ela for do tipo Gleen Close em "Atração Fatal"?

    Acho que temos que tomar cuidado com esse ponto de vista da evolução. É um tanto reducionista. O homem não é só mais biológico, mas também histórico, social, econômico... y otras cositas más.
  • jumento
    em qq situação, pau na muleira dela.
  • Wlademyr
    Sempre pensei nisso... ouvi essa visão dos relacionamentos sobre o ponto evolutivo quando estava na oitava série...

    Mecheu com a minha cabeça...

    Tudo fez sentido a partir daquele dia...
  • Rodrigo Almeida
    Muito bom o texto. Mas assustador ao mesmo tempo hehehe
  • Aeueahuaehu ! Complicada a situação. Por via das dúvidas eu prefiro não liberar minha namorada pra sair sozinha nunca. Só comigo ou com alguém que eu confie junto \o/ ! Quem se previne não se queima. Escrevi um post sobre ciume no nosso blog. Nele eu falo que confiança é a alma do negócio. E é verdade.


    Matheus

    http://www.oultimoromance.wordpress.com
  • Juli
    É por todas estas grandes diferenças...que as relações são verdadeiro quebra-cabeça :S
  • Prefiro SEXO !!!
  • Prefiro Sexo !!!

    http://www.tretando.com
blog comments powered by Disqus

© 2006-2010 Papo de Homem - Lifestyle Magazine . Conteúdo publicado sob Licença Creative Commons . Anuncie . Política de Acessibilidade .