Presente pra namorada, pra mulher, presente de fim de ano: O que dar de presente?

Everton Maciel

por
em às | Guias, Mulheres


Outubro nem havia terminado e várias lojas já abusavam das decorações natalinas. Eu, ateu, despreocupado com a família nuclear e com relações sociais superficiais de utilidade duvidosa, sinceramente nunca estive nem aí para isso. Mas ninguém passa liso do maior compromisso tácito desse período natalino: dar presentes. Eu chamo isso de um belo pé no saco.  O caso é que os homens só existem para agradar as mulheres. Então, resolvi expor alguns detalhes a respeito da ciência de presentear mulheres. Eu dei todos os presentes errados para todas as mulheres erradas até os 15 anos de idade.

Aprender com seus próprios erros é virtuoso. Aprender com os erros dos outros é mais virtuoso ainda.

Mas quando se acerta o presente, dá pra saber na hora

Pessoalmente, não sou um bom presenteador de final de ano. Acho que o presente honesto e sincero não precisa de época. Presente bom é aquele que você olha e se lembra da mulher. Algo original e muito pessoal. Daí você compra e leva, mesmo sendo um presente de carnaval ou dia dos finados. Datas a gente inventa, sem critério algum. O próprio dia dos namorados foi inventado com critérios comerciais. Mas presente bom não tem como inventar.

Onde não comprar presentes para mulher

É bom saber onde não procurar presentes. E o lugar menos propício para encontrar um bom presente é numa loja de presentes. As lojas de presentes são magazines de quinquilharias aleatórias, abastecidas sem critérios objetivos e sem pensar no gosto geral das pessoas e nas particularidades de cada um.

Lá estão os presentes da moda. Se você estiver com pressa para levar algo à casa do seu sogro no dia do aniversário dele, pode passar numa tabacaria dessas que vendem de tudo e comprar um cortador de charutos. Mesmo que o velho não fume. Mas não pode fazer isso com uma mulher! Então, fique longe da Wall Street Posters.

Raciocínio simples

Cada vez que um idiota diz que as mulheres são complicadas, o filme Lagoa Azul é reprisado na tarde da televisão aberta. É óbvio que mulheres são complicadas! Justamente por isso o comportamento delas é tão previsível e fácil de ser mapeado quando o assunto é dar presente. Se você tiver uma informação genérica a respeito de todas as mulheres do mundo, você pode presentear qualquer uma delas sem medo de errar. Comece por um raciocínio genérico abrangente: mulheres, desde que nascem até o último suspiro, adoram se preocupar com roupas.

Agora afunile para um raciocínio mais objetivo e se pergunte a respeito da personalidade da mulher que você vai presentear. Nada de camisetas ou baby looks de filmes ou coisas nerd-fode-mal. A margem de erro aumenta muito, se você não conhece a mulher como a palma da sua mão. Não se preocupe com a dúvida “ela vai usar isso?”. Essa é uma pergunta estúpida.

Ela vai gostar, ela vai usar

A maioria das roupas que as mulheres têm não são usadas mais do que duas vezes na vida. Não tente dar para ela algo que ela tenha vontade de usar todos os dias. Esse artigo não existe. Se escolher dar uma roupa, prefira as peças de cima ou algo difícil de errar no tamanho certo. Calças e saias são artefatos complicados por causa de uma coisa que as mulheres chamam de “caimento”. Isso não interessa agora. Mas, se você prestar atenção no tamanho das blusas, já terá atingido metade do objetivo. Eu, descaradamente, bisbilhoto nas etiquetas para descobrir o tamanho. É difícil errar. Não se esqueça que trocar presentes é um saco. Então, cuidado.

Joias e bijuterias

Uma boa forma de acertar na hora de comprar uma joia ou bijuteria para uma mulher é observar o estilo que ela geralmente adota nesses produtos. O formato desses adornos é dividido em dois tipos e todo o resto é um conjunto de frescuras envolvendo cores e detalhes difíceis de fazerem sentido para o cérebro masculino. Então, saibam que o mundo das joias e bijuterias é dividido entre: peças arredondadas e peças compridas.

Se o rosto da mulher é arredondado, as joias de pescoço e brincos compridos ficam melhores. Se ela tem um rosto comprido é o contrário. Simples, né? O princípio é muito semelhante ao das roupas: ela jamais usará aquele presente para passear na feira todos os dias. Mas, todas as vezes que ela pegar, vai se lembrar de quem deu. Essa gratidão inútil e sentimentalóide é muito importante para as mulheres. Outra coisa importante é observar os tipos de anéis, brincos e colares que a mulher prefere usar.

Basicamente, ou elas escolhem entre peças prateadas ou douradas. Elas não costumam misturar os dois tipos de metais ao mesmo tempo. No caso de uma mulher de olhos claros, junte todas essas informações a alguma pedra azul, verde ou castanha clara. A sentença “lembrei-me dos teus olhos quando vi” funciona como um ataque de grilos no estômago para qualquer mulher. O bom design de joias custa caríssimo. Mas é possível encontrar algo descente com paciência. Bom gosto sempre vai custar caro.

Lingeries

Olha só: estamos utilizando o gif hipnotizante justamente para você prestar muita atenção nessa parte do texto. Atenção!

Se você vai dar um presente para sua namorada, ela vai adorar isso. Se for só um caso, é possível que ela adore mais. Se for só um caso e você quer firmar um compromisso mais sério, não existe presente mais adequado. É fácil de acertar no tamanho dos lingeries. Hoje existem calcinhas boxes que ficam ótimas para as mais gordinhas.

Elas adoram.

Mulher, se não for totalmente malcomida, se sente valorizada com lingeries. Lembrem-se: roupas de dormir também podem ser compradas em lojas de lingeries. Baby-doll é uma coisa que a maioria das mulheres adora. Mesmo que não use. Existe uma lenda que diz que homem dá lingerie com segundas intenções. É verdade, e daí? Se você não tiver medo de ser mal interpretado, responda o dilema com a coisa mais meio-termo da história dos presentes: meias.

A diferença entre dar uma meia para um homem e uma mulher é que o universo das meias femininas é amplo e cheio de alternativas. Com um pouquinho mais de confiança é possível montar conjuntos interessantes. E as mulheres valorizam esse tipo de atenção. Cuidado com calcinhas fio-dental. A maioria gosta, mas é escandaloso e descarado demais para dar de presente. Pense em algo que ela se sentirá confortável usando: tecidos de algodão ou tecidos frios.

O que não dar de presente

Coisas para o lar - Estamos falando de presentes para mulheres. Não presentes de casamento. Eu já dei um botijão de gás de presente de casamento. O noivo adorou. Era um detalhe óbvio que ele tinha esquecido de colocar na lista de noivado. A noiva também gostou, mas só foi entender depois que a casa estava montada.

Coisas para o lar são presentes inapropriados, porque as mulheres querem descobrir o que precisam ter dentro de casa por conta própria. Depois que elas descobrem, o natural é pedir, caso tenham real interesse de ter um determinado utensílio. Dar um jogo de panos-de-prato é o equivalente a dizer “crie vergonha na cara e dê um jeito naquela montoeira de louça suja”. Não funciona.

Ursinhos e porcarias de pelúcia - Todo mundo já deu um ursinho de presente para a namorada. É um presente tão antigo quanto São Valentim. O caso é que um animal de pelúcia é o mesmo que outro animal de pelúcia. E mulheres quererem algo mais mentalmente elaborado.


Link YouTube | Claro que não pode-se generalizar, mas normalmente não é de bom tom dar um pinto na caixa de presente

Flores -  Eu trago uma rosa para casa toda vez que passo por um cara que vende flores na frente da Redenção em Porto Alegre. Mas é um péssimo presente para aniversários, festas de final de ano e eventos aleatórios. As flores podem ser um bom presente de formatura e só.

Bibelôs -  Obrigar uma mulher a conviver com um objeto é uma ideia completamente idiota. Bibelôs e presentinhos de viagens sempre serão um incômodo. A maioria das coisas nas lojas de presentes gira em torno desse mundo brega. Só serve pra juntar pó.

Quinquilharias eletrônicas - Não dê um rádio-relógio da Hello Kitty para nenhuma mulher. Jamais.

Sapatos - As mulheres escolhem os sapatos levando em conta o tipo de roupas que têm no armário, um ideal de beleza interno à alma do sapato e o período do ano de acordo com o calendário maia. É impossível acertar. Não tente.

Relógios - As mulheres gostam menos de relógios que os homens. Existem peças lindas que podem ser consideradas verdadeiras joias, mas a forma de escolher um modelo varia muito. Então não arrisque. Além disso, relógios bons custam uma pequena fortuna, e você não quer ver uma mulher desamparada sem saber as horas com um presente vagabundo.

Perfumes - As mulheres adoram perfumes, eu sei. Por mais que você conheça a mulher de cima para baixo, a escolha dos perfumes envolve um conjunto de informações completo sobre o ciclo menstrual de todo o período fértil de uma mulher durante toda a sua existência, a posição da lua com relação à constelação de antares e a influência das últimas 50 comédias românticas que a mulher assistiu. Então, a não ser que você queira substituir um vidro de perfume que notou que a mulher adora e está acabando, não tente escolher um perfume aleatoriamente. A vendedora da loja vai querer te empurrar qualquer coisa cara.

Se você parar para pensar a respeito do que você pensa, vai notar que dar presente para uma mulher é uma atividade que atinge a mesma área do cérebro responsável por acabar com o vazamento em uma torneira. É um evento que requer um pouco de observação e mais um pouco de esforço. Use os ouvidos. Preste atenção no que as mulheres falam quando estão passeando diante de vitrines.

Sua vida ficará mais fácil.

Everton Maciel

Everton Maciel é gaúcho e não suporta bairrismo. Só tolera bares que não permitem camisas polo. Nasceu jornalista, mas fez mestrado em Filosofia e mantém um blog próprio, o Blog do Maciel. Tem Facebook e Twitter


Outros artigos escritos por

Somos entusiastas do embate saudável

O texto acima não representa a opinião do PapodeHomem. Somos um espaço plural, aberto a visões contraditórias. Conheça nossa visão e a essência do que fazemos. Você pode comentar abaixo ou ainda nos enviar um artigo para publicação.


EXPLODA SEU EMAIL

Enviamos um único email por dia, com nossos textos. Cuidado, ele é radioativo.


TEXTOS RELACIONADOS

Queremos uma discussão de alto nível, sem frescuras e bem humorada. Portanto, leia nossa Política de Comentários.


  • Julia

    que tal uma lista de presentes para homens? Vcs conseguem ser tão complexos qt nós qd o assunto é presente! Não sei mais o que inventar pra dar de presente!

    • http://www.facebook.com/alexandre.minetto.7 Alexandre Minetto

      Julia, minha namorada diz que é dificil pra caramba comprar presente pra mim.

      Mas quer uma dica: veja o que o cara gosta, e pronto.

      O cara gosta de video-game? Compra um jogo, ou algum acessório.

      O cara joga futebol? Um meião, uma chuteira, ou uma camisa podem ser legais.

      O cara joga tennis? Uma camiseta do jogador favorito dele, ou um boné legal.

      O cara curte filmes/seriados? Um DVD, ou um box de algum seriado legal.

      Ou alguns presentes mais genéricos? Camisetas básicas, um bom calçado (uma havaianas dessas mais descoladas é um ótimo presente, e não custa muito), uma carteira nova (esse é um item quase que essencial pra um homem).

      Via de regra, o cara vai lembrar da pessoa com carinho quando ver ou usar aquele presente. Então, compre algo que seja útil e prático.

      Já ganhei havaianas da minha sogra (um chinelo massa, com tira de pano, e tal, bem estiloso), que gostei demais. Bom pra usar naqueles dias quentes sem compromisso. Presente que tá aí na faixa de 40~50 reais, mas que é muito legal. Já ganhei uma carteira que eu uso até hoje, pq gostei mesmo. Ganhei uma que NUNCA usei, pq é grande demais, e eu uso carteiras pequenas. Já ganhei camisetas que usei, e outras que dei pro meu irmão, pq não fazem meu tipo.

      E todo homem tem suas particularidads. Eu por exemplo não gosto perfume. Só uso um (Mont Blanc Presence, a quem interessar, um perfume muito bom, com cheiro bem fraco, mas muito bom. Apesar do preço alto, recomendo), e em algumas ocasiões. No dia-a-dia, não uso perfume, e uso desodorante com o cheiro mais fraco possível. E todo aniversário eu ganho uns 2 ou 3 perfumes, daqueles parentes mais distantes, que malemal sabem da sua vida, mas aparecem no seu aniversário. Resultado? Meu irmão tem perfume de sobra, pq ele herda todos que eu ganho.

      Ou seja, se você conhecer um pouquinho que seja do cara, dá pra ter idéias de presentes bacanas e úteis.

      Qualquer coisa pergunta aí!

      • http://twitter.com/edegar EDEGAR NEUMANN

        Eu tenho um problemão com presentes. Eu nunca lembro de quem eu ganhei… my bad!

    • http://www.facebook.com/kelly.camilo Kelly Camilo

      Isso!! Acho que o PdH podia dar umas dicas pra gente também. Eu já ouvi dizer que homem é fácil de agradar, basta o presente ser algo útil… mas será que todos se enquadram nisso? Eu acho que não.

      PdH, quais são os melhores presentes? E os mais escrotos???

      • Marvin

        Kelly, esse texto foi escrito por um homem baseado em sua experiência em dar presentes. Por quê não agora uma mulher fazer o mesmo? Seria BEM mais interessante pois nos comentários haveria a discussão dos homens que concordam e que não concordam. E também das mulheres que tiveram êxito ou falhas nas tentativas de darem presentes.

        E convenhamos: as discussões nos comentários do PdH são a real intenção dos textos aqui escritos.

      • Angelo

        “Mas será que todos se enquadram nisso? Eu acho que não.” Não tente complicar as coisas,dê para um homem um presente relacionado a qualquer coisa que ele goste.Se ele gosta de videogame dê um jogo novo,se ele gosta de futebol dê uma camisa do time dele,simples assim.

      • Camila

        Não é tão simples. Existem milhares de videogames e quem não entende fica MUITO perdido. E com camisetas de time, elas são sempre chamativas, você fica se perguntando (em casos de gente não fanática, claro) se ele gosta o suficiente do time para usar a camiseta por aí, etc… sempre surgem umas dúvidas cruéis assim.

    • brabul
    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      o presente mais legal que eu ganhei de uma mulher (foi da minha irmã) foi um “vale luthier” pra minha guitarra. Simplesmente cheguei em casa numa segunda e a guitarra não estava no quarto. Sexta ela estava linda, regulada e de cordas novas.

  • http://leobetosouza.com/ Leonardo Alberto Souza

    Já arranquei aquela carinha do primeiro gif mais de uma vez com chocolate. Seja de amigas seja de namoradas.

    É um bom curinga na hora da dúvida. Passa numa loja de chocolates bons e compra algum que combine com a ocasião e o nível de intimidade que você tem ou quer ter.

    Se ela não for uma daquelas complexadas com peso, a não ser que não goste de chocolate mesmo, grandes chances de você mandar bem.

    Só não tem aquele efeito dela lembrar de você quando ver, pois o chocolate obviamente vai ser comido e acabar.

    • brabul

      chocolates são seeeeeeeeeempre bem-vindos!

    • Luana

      Aee…Agora sim, uma opinião dada da forma correta: “eu já arranquei vários sorrisos dando chocolate”. Boa idéia de curinga

  • Priscila

    Sinceramente, prefiro as flores.

    • Amanda

      Ainda bem que nunca ganhei flores no dia dos namorados, não ia gostar. Acho brega quando mandam entregar no trabalho ou na faculdade.

      • Priscila

        Hahah, isso também acho brega, mas curto as flores em si. Uma vez ganhei rosas de um namorado no NATAL (!!!), rs… e achei lindo! ;-)

  • http://www.facebook.com/duda.trindade Eduarda Trindade

    Olh

    • http://www.facebook.com/people/Jefferson-Mello/100002062506317 Jefferson Mello

      Se o cara der um par de óculos ou lentes de contato, ainda é batido o “lembrei dos seus olhos”?

    • everton maciel

      Não existem mulheres nascidas durante ou depois da década de 90. Logo, meu texto fala de presentes para mulheres.

  • http://www.facebook.com/marciosmelo Marcio Melo

    Excelente post. Estou no caminho certo mas sinto que, as vezes, ainda não acerto em cheio. Falta pouco pelo visto.

  • Mariana

    Gente, meia? “A maioria” gosta de calcinha fio dental? Não, por favor, não!

    Quando você não tem a menor ideia do que dar, uma boa dica é optar pelo básico e/ou clássico. Uma sapatilha preta, por exemplo, não tem erro!

    E se não souber o número que a guria veste, uma dica é comprar algo um número menor do que aquele que imagina. Preferimos ter o trabalho de trocar do que ser chamada de “gorda” com uma blusinha “M” quanto se usa “PP”.

    • Luana

      Acho que todos deveriam de dar dicas tão “determinísticas” por aqui. Não dê assim, não dê desse tamanho, não…Poxa gente. Tudo DEPENDE. Eu sou uma pessoa que sou magra, e ADORO roupa mais larga. Blusa, vestido, etc. Quem me conhece VAI preferir me dar um M ou G do que um P. Parem de fazer isso…os homens estão ficando ainda mais confusos

  • Pingback: Presente pra namorada, pra mulher, presente de fim de ano: O que dar de presente? | Mugango

  • Skeeter

    A Intenção do Post é ótima, mas certas citações e até mesmo como o autor se define em sua assinatura, tende mesmo que não pareça à todos os olhos, a no mínimo, ao machismo. Pense!

    • Priscila

      Também achei. Estava pensando se seria eu a única. Ainda bem que não. :)

    • Leandro Garcia

      “No mínimo” foi bastante polido da sua parte.

    • everton maciel

      Sim, anônimo. Eu sou o mais machista entre todos aqui. Meu machismo é tanto que espanco a mulher com o pano de prato molhado só por ter que lavar a louça todo dia.

  • Alexandre

    Muitas vezes só o fato do cara ter se esforçado para procurar um bom presente já deixa a mulher contente. O esforço é o mais importante.
    Ao contrário do autor, eu digo: sempre dê flores, mas nunca dê só flores. As flores são uma preparação; valorizam o momento de dar o presente (faça da coisa toda um evento, em experiência para os sentidos)
    No caso de roupas, mas importante do que comprar é onde comprar. Sempre vá numa loja da preferência dela (pode ser uma loja que ela nunca teve coragem de entrar mas adoraria). Isso porque a chance dela querer trocar a roupa é grande. Aliás já facilite e compre algo que não sirva mesmo sabendo o tamanho certo. Assim você dá um presente e uma oportunidade de sair para as compras.

    • fernanda

      nossa, tava lendo os comentarios antes de mandar o meu e ia dizer a mesma coisa. A melhor coisa é receber flores. Mas não só flores né! uma vez ganhei do meu namorado flores de presente de natal. fiquei muito triste!! seria legal ganhar flores de dia dos namorados + alguma coisa! aí sim!

  • http://www.facebook.com/vivian.paixao Vivian Paixão

    O melhor presente que eu já ganhei do meu namorado foi… UM EDREDOM!!!! (vermelho de coraçõezinhos, e o melhor, muito, mas muito confortável!!! durmo com ele até no verão…)
    Usem a criatividade, rapazes!! Heheheh

    • http://www.facebook.com/kelly.camilo Kelly Camilo

      Olha aí, gente! Adorei! =)

  • Lívia

    Sensacional! hahahaha

  • Braulio Langer Fernandes

    Ah, não existem regras pra dar presente.

    “fique longe do wallstreet posters” e “nunca dê utensilios pra casa” é meio nada a ver no meu caso.

    A minha namorada está montando o apartamento dela, então o que eu com certeza darei é presentes pra casa. =P Talvez uns quadros ou, ironicamente, posters.

  • http://www.facebook.com/kelly.camilo Kelly Camilo

    Eu não concordei com tudo, mas me diverti lendo este texto, haha… ”Como assim você deu de presente um botijão de gás? – eu li que foi presente de casamento, MAS… o.O hahaahahah

    Homens geralmente têm a fama de não prestar atenção no que nós, mulheres, estamos falando. Então, quando o cara dá um presente baseado em alguma conversa (que ambos tiveram sabe-se lá quando) é de brilhar os olhos.

    Eu mesma, tava conhecendo um cara e em um de nossos longos papos sobre tudo, falei que anos atrás eu gostava muito de desenhar, mas que havia parado porque não tinha mais tempo por causa da faculdade, etc e tal. Desenhar era importante pra mim, mas eu não enfatizei isso na conversa… Não me perguntem como, mas ele sacou isso e um dia, do nada, me deu um livro foda sobre desenho. Eu fiquei tipo, paralisada e emocionada [eu nem lembrava mais que havia contado tal coisa]. *-*

    Este cara se tornou meu namorado. E foi o primeiro a realmente me dar presentes memoráveis. Os outros davam presentes clichês – que eu até gostava, mas não eram significativos. E há quem possa ler e falar ‘Ai, nada mais clichê do que um livro’. Mas aí que tá, não era simplesmente um livro, era um detalhe importante da minha vida que havia ficado pra trás.

    * O ‘cara’, meu namorado, é o Fabio Bracht aqui do PdH. =). Que aliás, devia escrever um post sobre como agradar uma mulher, porque ele de fato sabe. ;)

    • Eduardo Amuri

      Orgulho do grande Bracht.

    • http://www.facebook.com/fabiobracht Fabio Bracht

      Tu também acerta muito nos presentes. Esse comentário, por exemplo. <3

  • http://twitter.com/Simo_Pas Simone Pasinatto

    E S P E T A C U L A R!!!!! Mto bom texto. Parabéns, eu concordo com absolutamente tudo o que vc disse.

  • brabul

    como assim, NUNCA dar sapatos?? Sapato é SEMPRE bem-vindo, galera! Quer NÃO ERRAR? Dê sapato ou bolsa. Se der os dois, ÓTIMO!!! Homem que dá um sapato é um homem diferenciado. Além de mostrar que conhece a parceira,ainda reforça o lado feminino de uma mulher que “sempre precisa de sapatos novos”. ;-)

    Chocolates acompanhando um presente também são muito bem-vindos, e ainda servem de remedinho anti-estresse na hora da TPM.

    • Luana

      Bem, eu discordo um pouco. Sapato é uma coisa que eu gosto de comprar. Gosto de artefatos de qualidade, diferenciados, e sei encontrá-los por bons preços. A regra é sempre: não seguir regras. Para qualquer presente, para qualquer pessoa, para qualquer idade, dar presente só tem uma regra: conheça do que a pessoa gosta e COMO gosta, e o perfil de presente dela estará dado. Por exemplo…sei lá…ela adora viajar, e já disse que está procurando um saco de dormir, porém, se mostra super exigente quanto a isso. Você vai dar um saco de dormir para ela? Não! Agora, ela diz que está com receio de passar sufoco quanto a desconforto nas viagens e acha que vai comprar aqueles travesseirinhos de pescoço. TODOS eles são iguais. Dê um de uma cor prática, com vibratório e deu. Sempre essa deve ser a pergunta: O QUE ele/ela gosta? COMO ele/ela gosta?

  • Lúcia

    De boa… tô pra ver uma amiga falar que gosta de calcinha fio dental ou que usa no dia-a-dia. A compra de lingerie é muito particular, e você pode correr o risco de comprar uma apertada. Nada pior do que se sentir um colchão amarrado.

  • Luaana

    Olha, geralmente eu gosto dos seus textos, e fiquei surpresa quando descobri que esse tinha sido você. Não faça isso. Sério. Fazer um tipo de post assim, e principalmente, tão desacertado, e indo contra o que você está falando (mulheres são complicadas), é dar um pelo tiro no pé. Você está simplesmente criando uma fórmula para algo que não existe, e esta fórmula é o caminho ideal para que seus leitores que buscam uma forma de acertar o presente da namorada, errem de forma épica. Então, sério, não faça mais isso. rs…É por causa de homens como você, que acham que já sabem tudo de mulheres, que nós, mulheres, continuamos a receber presentes ruins (e outras coisas mais). Você pode editar o texto colocando que, deu presentes errados até hoje, e não somente até os 15, e que, caso continue seguindo esta linha de pensamento vai continuar errando. O fato de as mulheres do seu círculo social se sentirem apreciadas com suas dicas, não significa que essas dicas sejam, de fato, válidas.

    E…lingerie? Me desculpa, mas não tem presente mais canalha que este. Prefiro ganhar um fogão lindo e sofisticado do que ganhar lingerie.

    A não ser que você tenha feito uma pesquisa com mais de 500 mulheres de nacionalidades, idades, e perfis diferentes, e tenha correspondido ás expectativas de todas elas; não considere-se expert em assunto como dar-lhes presentes.

    Fica a dica.

    • everton maciel

      Eu também prefiro um fogão lindo e sofisticado de 5mil reais a uma lingerie, Luana. Meu natal será muito melhor. Muito obrigado pela correção.

  • Angelo

    “Olha só: estamos utilizando o gif hipnotizante justamente para você prestar muita atenção nessa parte do texto. Atencão!” Não funcionou não,passei meia hora olhando o gif e quase esqueço de ler o texto.

  • fernanda

    OK, a intenção do texto é muito boa. Um guia para homens não errarem no presente = um sonho! E existem vários guias para acertar presentes masculinos na internet, já me baseei neles e não errei.

    Bom, já disseram ali embaixo, mas se existe uma fórmula, a fórmula é simples: conheça a mulher! Repare nela.

    Se ela só usa short curto, não dê uma bermuda comprida. Se ela só usa salto alto, não dê uma rasteirinha. Se ela só usa coisa dourada, não dê um acessório prateado. Se ela só usa bolsa grande, não dê uma bolsa pequenininha. Se ela nunca usou um vestido ou uma saia na sua frente, não dê nenhum desses. Se ela não usa blusa de alcinha, não dê uma pra ela.

    É tão simples que vocês nem iamginam!! Homem tem tanta noção de tamanho pras coisas (“ah, essa parede deve ter uns 2 metros e 33 centímetros e 5 milímetros”), mas na hora de reparar se a mulher usa brinco longo ou comprido, não consegue. E nunca ouvi essa história de que quem tem rosto longo usa brinco redondo e quem tem rosto redondo usa brinco longo. NÃO TEM REGRA! Cada uma usa oq agrada, tenho amigas q nem orelha furada tem.

    O interessante, como até a Kelly disse, é um homem que repara no que você diz. A mulher dá dica o tempo todo, que mulher que não comenta uma ou outra coisa que tá precisando comprar (sem segundas intenções de q isso vire presente) pro namorado?

    Bom, agora com o pensamento ao contrário. Se ela gosta de lê, dê um livro. E se ela ama ler, tem trocentos livros em casa, que tal dar algo pra enfeitar sua estante de livros? Que tal dar um quadro ou um pôster com a citação do seu autor favorito? Coisas pra casa proibidas são: pano de prato, espremedor de fruta, liquidificador, etc. Não tem uma mulher q não gosta de decoração!

    E se ela não gosta de ler, que tal fazê-la passar a gostar? Dê um livro interessante, peça ajuda ao cara da livraria.
    Se ela tem amor declarado por maquiagem (eu, por exemplo, coleciono!!), é só ir em qualquer Boticário e comprar o livro de maquiagem que tem lá. É uma obra de arte e algo muito pouco óbvio (tipo, não é um simples batom).

    Se você sabe que o 212 dela acabou, por que não repõe? Dar perfume não é problema algum. É só você saber um que ela tem e dizer para a moça da perfumaria (ou pra outra pessoa q entenda bem de aromas), que eles te indicam um semelhante, com grandes chances de acerto.

    Agora PFVR, meia não!! Enquanto sapato e bolsa é sempre bem vindo.

  • http://www.facebook.com/gogoulartbio Guilherme Orlandi Goulart

    Cara, vou falar que teus textos são sempre ótimos, esse não foi diferente. Parabéns!

  • Ana

    Hahahaha!

  • http://www.facebook.com/cardoso.luciano Luciano Cardoso

    Se tratando de mulheres, não existe regra. O último presente que dei a minha mulher foi um relógio e foi sucesso, inclusive rendendo elogios de várias amigas dela até mesmo semanas depois. Mas foi um relógio de uma marca que eu sei que ela adora, praticamente jóia. Roupas fazem sucesso, mas vc tem que conhecer muito bem o estilo da pessoa. Sapatos fazem sucesso sim, discordando do que você disse, só não vá comprar um sapato baixo ou um tênis, mas um salto alto com um pouco de bom gosto sempre dá certo.

    • Luciana

      Luciano, eu gosto de sapatos baixos, tipo sapatilhas. Não curto salto alto e também não sou daquelas que perdem horas em vitrines de sapatos/roupas/bolsas. Sim, existe exceção! :)

  • Eduardo Amuri

    Achei a ideia de organizar algumas dicas bacana, mas muito tradicional, muito quadradinha.

    Prefiro algo nessa linha aqui: http://papodehomem.com.br/o-verdadeiro-presente-que-elas-querem/

  • everton maciel

    Ouvert! Quem quiser extrair uma regra do meu texto, se apegue no último parágrafo. Só ele é uma regra sem variação. Mas, pra chegar lá… Lembre-se: meu problema são mulheres em geral. Não a namorada de ninguém. Todo cara que acha que conhece muito a própria mulher é o primeiro na fila da distribuição de aspas.

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100001031948832 Tchaianny Ávila

    E agora cade a lista de presentes para homens? É muuuuito mais dificil acertar no presente de vocês!!
    Geralmente eu acho bebidas uma boa pedida. Se o homem gosta de cervejas, por exemplo, acho legal montar um kit com algumas importadas…. mas quero dicas para variar ehehehehe

    • everton maciel

      Com certeza, alguém deveria se preocupar com uma variação desse problema. Ainda mais levando em conta que o público feminino do site é muito grande. Você mesmo poderia pensar a escrever sobre suas experiências de presentear e mandar para publicação, tendo em vista que mostra ter talento em observar o comportamento masculino. Depois te mando meu endereço pra receber as cervejas. :)

  • Pablo

    Obrigado, cara. Salvou meu natal.

    • everton maciel

      eu não. O PdH salvando natais desde o tempo que só se comemorava o solstício.

  • Karla

    cara, uma dica para não errar: ESCUTE a mulher que está do seu lado! durante TODO o ano damos dicas do que queremos ganhar… a frustração feminina diante de um presente “nada a ver” não é com o presente em si, é com a constatação de que o cara não presta atenção no que ela diz. eu, por exemplo adoro perfumes e sapatos e quem está ao meu lado conhece bem o estilo que pode me agradar.

    • Pablo

      O problema é quando querem VARIAS coisas, minha namorada por exemplo, queria muito um sapato, quando eu comprei o sapato, no mesmo dia ela disse que nao queria mais e tava querendo uma bolsa(antes de eu contar que comprei um sapato)

  • http://www.facebook.com/orlandocastilho Orlando C. Neto

    Muito bom o texto, só discordo um pouco da parte do perfume, eu já dei um perfume de presente pra minha namorada, uma vez nós fomos ao shopping e ela viu um perfume na vitrine e comentou que adorava aquele perfume, memorizei o nome e quando chegou o dia do aniversário dela não tive muita dificuldade pra escolher. Prestar atenção no que sua garota diz e faz é a forma mais fácil de saber o que ela quer.

  • http://www.facebook.com/rafael.fontoura.96 Rafael Fontoura

    Assunto interessante. Perfumes, minha namorada adora :) É só ser criativo. Flores, sempre é bacana fazer um agrado e sapatos, vai por mim, se puja que vale a pena. Até hoje dei sorte nos que dei de presente pra minha gata. A dica é ver como ela se comporta nas vitrines. Pra mim funciona.

    Botijão de gás foi hilário….rs. Parabéns pela matéria!

  • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

    Compre qualquer coisa. Se o cartão não agradar, você pode dar uma Ferrari que ela ficará emburrada por “não se atentar ao que importa”!

  • http://www.facebook.com/danisbittencourt Daniela Bittencourt

    “A maioria das roupas que as mulheres têm não são usadas mais do que duas vezes na vida. Não tente dar para ela algo que ela tenha vontade de usar todos os dias. Esse artigo não existe.” Pura besteira! Generalizar é perigoso, né… ;)

    • Priscila

      Hahahahah adorei o facepalm no avatar… complementa perfeitamente o comentário =D

    • Camila

      Exatamente! Eu tenho coisas que eu uso faz 5 anos, semanalmente. Se ainda serve e está em boas condições, não tem para que dar embora. A melhor coisa para presentear uma mulher é, de fato, conhecer ela e prestar atenção. Se você conhece mal ela, pode ficar tranquilo que ela já não esperava grande coisa de você.

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100001582825858 Gabriel Queiroz

    Boas dicas! No fim dá sempre pra resumir tudo em “escute a pessoa e preste atenção nos detalhes”, mas ter um guia ensinando a escapar das armadilhas e citando bons caminhos não tem preço.

    Agora só falta unir esse a um artigo ensinando como presentear bem todo mundo gastando na medida certa.

  • everton maciel

    Encontrei um manual muito mais eficiente que o meu para presentear mulheres. Sexualmente: muito mais eficiente. O problema é que está num livro muito ruim de ser ler e tão pobre quanto o pior da literatura contemporânea. Mas essa imagem resume e economiza o tempo de quem não tem paciência para ler coisas ruins.

    • Ana Luiza

      Você é muito limitado.
      obs: mulher que lê cinquenta tons de cinza não deveriam ter a opinião levada a sério.

      • everton maciel

        Claro que eu disse que mulher que lê o livro deve ser levada a sério. Claro que disse exatamente isso. Claro que não critiquei o livro. Claro, claro.

  • http://www.facebook.com/gustavohenrique.avallonedebrito Gustavo Henrique Avallone de B

    Olha, sinceramente eu nem prestei muita atenção no texto por causa dos belos gifs. Mas uma coisa eu posso dizer… faz tempo que não passa Lagoa Azul!!

  • Letícia

    Eu diria.. que presente bom é aquele que é a cara da pessoa, e só so conhecendo ela bem ou prestando muita atenção nos detalhes vc garante 100% de satisfação… mas uma dica que acho q funciona bem… é um “mini dia de spa” ou um dia completo… sempre tem uma clinica estética perto da casa de qq um… uma hidratação, pé e mão, e massagem relaxante sempre fizeram bem às mulheres =)

  • paulistanaa

    O texto é engraçado, mas generaliza demais. Por exemplo, não acho muito seguro dar perfume. Perfume é algo que depende do gosto pessoal da menina, e eu já ganhei uns perfumes muito nojentos. Relógios e jóias são interessantes, sapatos também. Mas o mais arriscado é dar lingerie . Ela vai adorar ganhá-la, mas muitas mulheres consideram isso despeito, como se você estivesse dando a lingerie para ter um presente somente para você, homem: vê-la vestindo o conjunto. Se der uma lingerie, dê outro presente acompanhando.

    • everton maciel

      Então, a não ser que você queira substituir um vidro de perfume que notou que a mulher adora e está acabando, não tente escolher um perfume aleatoriamente.

      • paulistanaa

        É, Everton, é menos arriscado, mas também não é muito criativo… Acho que o bom presente é aquele que traduz a essência da pessoa que o recebe. E isso só é possível depois de conhecer muito bem a pessoa. E conhecer bem alguém , por sua vez, só é possível com um relacionamento longo, ou muita perspicácia. ;)

  • Rodrigo Cambiaghi

    Ainda sou mais a minha lista.
    Sem ofensas.
    http://papodehomem.com.br/o-verdadeiro-presente-que-elas-querem/

    • everton maciel

      Sua lista em um alvo bem mais objetivo, Cambiaghi. E eu não a conhecia antes de escrever isso. Não posso sequestrar a dona Edite do cafezinho no meio da tarde. Nem posso dar uma lingerie pra ela. Claro que esse tipo de discernimento exige mais do que dois textos meramente perceptivos e pessoais.

    • Ana Luiza

      Mas você, Rodrigo, é definitivamente mais inteligente, né?

    • http://www.facebook.com/people/Cristiana-Menezes/100002137082377 Cristiana Menezes

      A sua lista me emocionou, é linda. Foi um dos primeiros textos do papo de homem que eu li, e e graças e ele e mais alguns outros é que eu sempre acompanho a página. Essa aqui só me deixou irritada, muito ruim tentar generalizar as coisas.

  • http://www.facebook.com/lucio.joaquimmaia Lúcio Joaquim Maia

    Certa vez eu dei um CD de uma banda muito boa para minha namorada. Já havíamos escutado várias músicas e ela realmente estava gostando da banda porém a reação dela foi “Oh! Um CD. Obrigado amor…” e um breve sorriso amarelo. Bijuterias e camisetas deram resultados muito melhores mas também recomendo jantares em bons restaurantes. Não deem chocolate; chocolate = flor. Ela vai comer e vai esquecer do presente ;D

    • Priscila

      Vai nada, pelo menos no que diz respeito às flores. No Natal (veja bem, no NATAL, rs) de 2005 eu ganhei uma linda dúzia de rosas do meu então namorado e me lembro disso até hoje. ;-)

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      cara, se me derem um CD de uma banda muito boa eu fico feliz por uns 15 anos e meio. Ah, mas eu não sou mulher! =P

  • Leandro Garcia

    Texto legal como guia de bolso para presentear mulheres que não conhece bem, mas tá meio pretensioso ao dizer que pode ajudar a escolher algo para esposa, namorada e afins :]

    Em tempo: um machismo desnecessário o permeia.

  • nean

    dê sexo.

    • everton maciel

      Sim. Sim. + Flores = + boquetes. Sonha que a pepsi paga.

  • Raulzito Rafael

    @evertonmaciel:disqus Foi corajoso heim!!! Porque listar presentes que devem ou não serem dados as mulheres, é como a última fase de um jogo!
    Precisa de muita atenção e aplicação.

    Bom texto.

    • everton maciel

      Usar os olhos e ouvidos mais que os dedos realmente parece ser a dificuldade inclusive nos grandes jogos de VG.

  • Marina

    Kkkkkkkkkkkk, realmente o texto é mto divertido… e vou pensar em copiar sua idéia do botijão de gás… muito util mesmo, e poucos pensam! Imaginei o presente chegando com um laço grandão bem bonito… rs

    Algumas coisas eu nao concordei, pois nem todas as mulheres são iguais, e tao previsiveis assim.
    Uma delas é sobre joia ou bijuteria… o ideal é reparar na mulher mesmo, pois o tamanho do presente vai de gosto, e nao de formato de rosto.
    E assim, nao sei de que mulher doida vc tá falando, pq eu uso muitoooo minhas roupas, bem mais que duas vezes… rs

    O presente legal, é aquele que faz com que as pessoas se conheçam mais, fazer uma pessoa observar mais a outra, dessa forma as vezes até criando mais admiraçao e respeito, dessa maneira o presente é facil.

    Concordo muito que não seja necessário ter data, presentear é gostoso! Mais até do que ser presenteado não?!

    Mas no geral as dicas foram legais, mas ng melhor que dar dicas q uma mulher mesmo… rs, pq por mais previsiveis que sejamos, e tão óbivias, vcs continuam errando poxa…. kkkkkk

  • Pedro

    Muito bom o texto. Alias o pdh podia fazer uma promoção de natal.

  • Fran Zanette

    Eu acho que se tentar, mas tentar de verdade agradar, não é tão difícil acertar. E se tá tããoo difícil compre alguma coisa cara, e que ela saiba que é cara, pelo menos assim, se o presente for péssimo, da pra trocar por alguma coisa legal.

  • Ana

    No geral, textos com fórmulas de como agradar /como fazer / como acontecer são sempre falhos. Eu ia parar de ler lá no “malcomida”, mas dei um voto de confiança ao texto.
    Eu salvaria apenas a parte sobre ouvir o que a mulher diz e observar suas ações. Eu sou bem comida, conheço várias e acho que muitas delas odiariam ganhar lingerie. Já ganhei sapatos que usei até onde consegui, de tão gastinho! É uma questão de sensibilidade!

    Tenho uma amiga que namorou um cara por quase um ano, eles eram amigos há pelo menos uns 8, e mesmo assim ele deu de presente uma blusa com a parte das costas totalmente transparente, sendo que ela NUNCA usou nada parecido com aquilo…

  • http://www.facebook.com/people/Cristiana-Menezes/100002137082377 Cristiana Menezes

    Quanta besteira.

  • Jonas

    Eu concordo que é bem díficil escolher um presente pra namorada, só não concordo com a parte dos perfumes, toda mulher adora perfume. Falando nisso, sempre comprei perfumes em uma loja na internet e agora eles estão com uma promoção de natal, vão sortear 2 kits de perfumes, é só curtir a página deles no facebook https://www.facebook.com/aromatta e participar, quem sabe o presente da minha namorada já não saí daí, hahahah!!!!

  • Alan Bonner

    Puta que pariu, enrolou isso tudo pra dar as dicas mais manjadas do universo???

  • may

    “Mulher, se não for totalmente malcomida, se sente valorizada com lingeries” => mas pra que isso, rapaz.

  • Marina

    Meias deveriam estar na lista do que NÃO DAR.

  • Victor

    Nossa, eu por exemplo adoraria se minha namorada pagasse um polimento e cristalização pro meu carro, ou se ela comprasse um jogo de farol de milha, lanternas fumês e etc…
    melhor que dar roupas, sapatos e etc, eu com certeza lembraria minha vida toda dela quando olhasse o par de farol dianteiro fumê que ela me deu

Papo de homem recomenda

Assine o Papo de homem

Curta o PdH no Facebook
  • 5154 artigos
  • 647787 comentários
  • leitores online