O lutador turco Yasin virá da Alemanha para conduzir mais um encontro em nossa jornada nas Artes Marciais. INSCRIÇÕES ABERTAS →
​​​​​

O que ninguém conta sobre morar sozinho – Parte 2

Alberto Brandão

por
em às | Artigos e ensaios, Mecenas, Mente e atitude


Escrevi ano passado um dos meus artigos favoritos, sobre o que ninguém fala a respeito de morar sozinho. Coisas que muitas pessoas vivenciam e acabam não compartilhando por acharem óbvias, mas que são de grande impacto para aqueles que têm um primeiro contato com essa nova realidade.

Quero continuar mais ou menos de onde parei naquele artigo, já que ainda há muito para se falar sobre esse tema. Senti falta no meu próprio texto antigo de uma abordagem que focasse um pouco mais em alguns pontos que influenciam nessa transição e na convivência com outras pessoas.

A verdade é que tudo o que você conhece como realidade muda a partir do momento em que decide deixar a casa de seus pais, quando assume a decisão de ter ser o general do seu próprio QG. Nesse ponto, o sucesso da empreitada depende de vários fatores, desde a escolha do lugar e observação do que existe em volta dele, até a relação que tem com seus amigos e pais

Esse vídeo condensa bem o que falei no primeiro texto:


YouTube

Escolhendo o local perfeito

Já devo ter cometido praticamente todos os erros possíveis na tentativa de escolher o lugar ideal para morar. Apanhei um bocado aprendendo a lidar com imobiliárias, problemas estruturais e exageros na hora de escolher o tamanho do imóvel. Aluguei lugares enormes e caros, pequenos e baratos, fugi do meu orçamento algumas vezes e, em muitos momentos, me arrependi de estar morando onde estava.

Esse tipo de erro faz parte do amadurecimento, alguns deles são até inevitáveis. Sendo assim, eu espero que você erre. Vou tentar diminuir essa curva de aprendizado, te deixando ciente de alguns dos muitos erros que poderá cometer, mas entenda que boa parte do aprendizado só vem com a malícia da experiência.

Todos gostariam de morar em um apartamento como este, mas vamos com calma.

Avaliando a localização

Muitas coisas devem ser levadas em consideração quando escolhemos um lugar para morar. Acabamos nos preocupando só com a qualidade do imóvel, conservação e espaço, mas o ponto mais importante é a qualidade dos serviços que existem em volta da sua casa.

Se não for dono de um carro, um dos principais requisitos deve ser morar perto de um supermercado, a uma distância que seja possível caminhar com 20 sacolas na mão. Transporte público próximo e frequente também é uma necessidade neste exemplo, no qual você não tem um carro.

Também é bom ter restaurantes e bares, para quando você não quiser ou não puder cozinhar ou beber em casa. Quanto menos você precisar sair de perto da sua casa para resolver as coisas, maior será sua qualidade de vida, independente do tamanho do seu imóvel. Ao mesmo tempo, quanto mais opções você tiver de lugares próximos onde pode ir, menos desculpas terá para ficar enfurnado dentro de casa.

Se pretende se mudar para um bairro que não conhece muito bem, aconselho ir para lá num sábado e passar o dia andando pela região. Almoce, vá ao supermercado, visite desde padarias até bancas de revista, tome uma cerveja no fim da tarde. Viva esse dia como se já morasse por lá. Para mim, os itens acima são imprescindíveis. Se não existir essa estrutura de apoio em volta do lugar, nem entro no apartamento.

morarsozinho-quadrinho

Não sei o que você ainda está esperando

O que observar em um imóvel?

Alguém precisa te dizer isso bem cedo: você precisa de bem menos espaço do que acredita.

Quando procuramos apartamento acabamos nos encantando com lugares grandes e com quartos extras que não precisamos. Se você mora sozinho e quer viver tranquilo, um apartamento de um quarto e sala é suficiente. Se optar por algo maior do que isso, saiba que está pagando bem mais do que precisa, por puro luxo. Sem falar que quanto menor o espaço, melhor, mais fácil e mais barato é manter tudo limpo e arrumado.

O estado de conservação engana muito. As imobiliárias são mestres em maquiar imóveis, fazendo você acreditar que está impecável. Compre um caderninho de anotações bem pequeno logo de início e preencha com algumas observações.

Procure sinais de vazamento, ligue todas as torneiras, deixe a agua cair um pouco e veja se não tem nada pingando por baixo. Observe se não existe nenhum vazamento na descarga. Na casa que morei ano passado, passei quase oito meses para observar isso, gastei mais de 3000 reais graças a um vazamento na descarga por uma borrachinha que estava gasta. Teste absolutamente tudo que existe para ser testado. Portas, lâmpadas, interruptores, disjuntores e chuveiro.

Anote absolutamente tudo o que encontrar de estranho, diferente ou errado. Se decidir ficar com o imóvel, deve deixar tudo o que achou de irregular registrado junto à imobiliária. Se você não deixar tudo claro, vão exigir que os reparos sejam feitos por você ao término do contrato.

Procure marcas de vazamento ou infiltração, muitas podem transparecer na pintura nova. Esse tipo de coisa é responsabilidade da imobiliária resolver, mas já fiquei um ano esperando sem ter um resultado satisfatório. Melhor evitar.

Uma coisa bem importante, verifique se há tomadas o bastante. Mesmo eu já tendo alugado vários apartamentos, acabei esquecendo desse detalhe na minha ultima locação. Resultado: no meu quarto atual só existe uma tomada. Dentro do guarda-roupas.

Fique atento às dimensões dos cômodos, tire todas as medidas e anote no caderninho. Saber isso vai ser crucial para não correr o risco de ter algum móvel que não cabe ou saber direitinho qual tamanho dos móveis que deve comprar. Muitos apartamentos menores não possuem mais entrada para fogão, fique atento para não ser pego de surpresa.

Lidando com imobiliárias

Nunca, em momento algum, jamais, sem exceções, mesmo, mesmo, mesmo, confie nas informações que o corretor ou a imobiliária dão para você. Já namorei uma corretora e tenho amigos que já trabalharam no ramo. Ouvi muitas histórias sobre esse mundo. Corretores são apenas vendedores que, a todo custo, vão tentar te empurrar um produto, usando de falsas promessas, mentiras subjetivas e acordos não documentados que, quando solicitados, serão desconversados.

Devem existir exceções, mas desconfie antes, documente tudo que for acordado e se for pra confiar, confie depois de comprovar todo o negócio como positivo.

A burocracia de alugar um apartamento é uma das maiores a que já fui submetido na vida. Existe uma série de exigências que vão variar bastante de imobiliária para imobiliária, mas que no padrão envolve os seguintes itens:

  • Nome limpo
  • Comprovação de renda três vezes maior que o valor do aluguel
  • Dois fiadores com imóveis quitados no estado ou Seguro Fiança

Dentro dessas exigências, existe uma variedade de documentações que podem ser solicitadas. A maior burocracia surge quando usamos fiadores, que precisam fornecer cópia e original de todos os documentos, certidão de casamento, contracheques dos 3 últimos meses até as escrituras dos seus imóveis. Os fiadores devem assinar o contrato e ter tudo autenticado em cartório. Como seguro fiança envolve um gasto a mais, que nem sempre podemos arcar, o mais fácil é sempre apelar para um fiador.

Tudo isso somado ao transtorno de pedir para alguém confiar seu patrimônio na sua responsabilidade de honrar compromissos, nesse caso, pagar o aluguel e conservar tudo para devolução.

Alugar diretamente com o proprietário é uma boa. Eliminando um intermediário, o custo também cai e acertos podem ser feitos de uma forma mais direta, evitando burocracias maiores. Nunca tive oportunidade de fazer um acordo direto, mas amigos que fizeram se mostraram bem satisfeitos.

Mobiliando seu QG

Uma hora você vai se ver assim:

Essa é uma das partes mais difíceis, principalmente para os 99% de nós que têm uma verba limitada. No meu primeiro apartamento, eu tinha apenas um colchão inflável, meu notebook (herança de quando ainda não tinha despesas) e um guarda roupas embutido. Nessa época a pergunta que nunca saia da minha cabeça era:

“Como as pessoas conseguem ter todas essas coisas em casa? Geladeira, micro-ondas, fogão, televisão… é tudo muito caro!”

Descobri depois de velho que pedir ajuda para as pessoas não é uma vergonha e, que no caso de morar sozinho, existe até um protocolo quanto a isso. Quando resolver morar sozinho, já estiver com o lugar alugado e pensar em começar a comprar suas coisas, convoque reforços. Faça um Open House.

Pesquisando por aí você pode encontrar várias dicas de gente fresca para esse evento, mas eu aconselho você a ser autêntico e reconhecer sua condição de fodido. Organize seu “Chá de Casa Nova” de uma forma simples, fazendo uma lista honesta de suas necessidades. Inclua pratos, copos, talheres, alguns eletrodomésticos e móveis. Coloque tudo em uma faixa de preço variada, de barato ao caro. Ninguém tem obrigação de te dar nada, mas as pessoas podem ser surpreendentemente generosas. O que vier, será lucro.

Faça um churrasco para a ocasião, use a casa de algum amigo que tenha espaço. Convide familiares e amigos. Familiares normalmente dão os presentes mais caros, eles querem ajudar na sua expansão, os amigos costumam dar as coisas menores, mas não menos importantes. Ganhei um cortador de pizza que toda vez que uso penso: “Cara que genial”. Também ganhei meu PlayStation 3, geladeira e televisão assim, de amigos.

Depois que estiver instalado no seu novo lar por algumas semanas ou meses, convide cada um deles para conhecer sua casa e saber como você aplicou tudo o que ganhou. É uma forma de estreitar os laços e mostrar gratidão.


YouTube | E não, seus móveis não serão assim

Organizando a festinha da galera

De que adianta ter seu próprio chão se você não pode dar uma festa nele?

Organizar uma festa em sua casa exige um mínimo de estratégia para não comprometer os gastos e acabar transformando uma situação bacana em um transtorno. É preciso ter algumas coisas em mente.

Não adianta querer se enganar (e eu na verdade não conheço muita gente que sequer tente): o sucesso das festas é pelo menos parcialmente proporcional à quantidade de bebidas presentes no recinto. Assim sendo, vamos organizar uma estratégia para levantar este precioso recurso.

Tradicionalmente, pedimos aos amigos, que sabem que somos todos quebrados, que tragam álcool para a festa, e normalmente cada um traz mais ou menos a quantidade que vai beber. Porém, como anfitrião e estrategista, você deve saber que alguns vão esquecer, por isso é interessante cobrir uma parte do consumo alcoólico da festa.

Vale a pena contabilizar uma lata de cerveja extra para cada convidado. (Se vocês bebem outras coisas, calcular de acordo.) Levando em consideração que devem passar no máximo umas 20 pessoas pela sua casa, já que o lugar provavelmente não é tão grande, e que a maioria deve acabar levando a própria bebida, duas caixas de latinha com 12 unidades vão encaixar bem como reserva.

É claro, isso depende do nível de autodestruição dos seus amigos.

Nossa geração também não tem mais costume de oferecer comida em festa, mas ter alguns mordiscáveis espalhados em potinhos para montar um tira gosto ajuda muito no início, quando o pessoal ainda está meio parado, fora do ritmo da festa. Uns cinco pacotes devem funcionar bem para o começo da festa, depois disso, acho que ninguém vai mais pensar de comer. Se for o caso, peça uma pizza rachada entre todos os famintos. Ou corra até o mercado — que, se você seguiu minha primeira dica desse texto, será bem próximo à sua casa — e traga um daqueles pacotes inacreditavelmente gigantes de Ruffles ou Doritos.

E não se esqueça da música. Monte uma playlist, nem que seja no notebook ligado às caixas de som de computador, mas deixe sempre uma música rolando ao fundo. Dependendo da variedade de gostos dos convidados, organize uma boa combinação. Só não esqueça do óbvio: o estímulo sonoro direciona bastante o clima da festa. Musicas animadas, independente do estilo (ou do seu gosto pessoal), ajudam a manter a festa animada.


YouTube | Indicação para festa: Lost Fingers – Lost in the 80’s

Nesses momentos vem bem a calhar, aliás, um daqueles serviços de música por assinatura que o Bracht explicou nesse texto, como o Rdio, o Sonora, ou mesmo o Grooveshark. Com os acervos quase infinitos a que você tem acesso nesses serviços, fica fácil organizar uma playlist coletiva em que cada pessoa pede uma música qualquer na sua vez (e todos podem elogiar ou tirar barato da escolha dela).

Facilitando a vida do brother que mora sozinho

Arrumar tudo isso vai dar trabalho:

Passo por isso com muita frequência, até por ter muitos amigos que ainda moram com os pais e não compreendem como a dinâmica muda um pouco depois que você é dono do próprio teto. Você que está lendo isso e ainda não entende muito, fique ligado: festas na casa do seu bróder significam que enquanto você estiver morrendo de ressaca no dia seguinte, ele vai estar limpando a casa. Sozinho. Enquanto morre de ressaca.

Dependendo do volume de sujeira e bagunça gerado no evento, pode significar uma tarefa realmente trabalhosa. Na maioria dos casos, se você oferecer ajuda para arrumar, é possível que ele negue por educação. Sugiro que assuma alguma tarefa como organizar o lixo e levar pra fora ou lavar a louça. Uma simples ajuda dessas já adianta muito para ele.

Outra situação recorrente é furar a visita. Furar um compromisso já é algo ruim em qualquer contexto que se preze. Quando você marca de visitar alguém que mora sozinho, com a namorada ou até mesmo com outros amigos, pode ser mais grave ainda.

Quando alguém diz que vai me visitar, existe toda uma força tarefa que toma vida. Uma limpeza estratégica é incorporada, os suprimentos como os da festa, cerveja, Doritos e calabresa para fritar são adquiridos emergencialmente para alegrar a ocasião.

Quando você arruma tudo, organiza o boteco e a pessoa simplesmente não aparece, é uma sensação bem frustrante. Normalmente acabo comendo tudo sozinho e me divertindo da mesma forma, mas a sensação que fica é de falta de respeito, ou pelo menos de consideração.

Aprendizado diário

Quando decidimos sair da grande zona de conforto que o ninho materno representa, assumimos uma grande responsabilidade com nós mesmos e com nosso desenvolvimento como homem. A criação de um espaço próprio, que represente um ambiente confortável, que vai ser nossa fortaleza nos melhores e piores momentos, representa uma exploração diária de oportunidades.

Levando em consideração os ciclos mensais, um ano representa apenas 12 tentativas diferentes de organizar suas despesas e seu rendimento. Se pararmos para pensar, conhecemos pessoas bem mais velhas que ainda estão aprendendo a organizar e montar seu próprio espaço.

Cada necessidade nova traz embutido um novo aprendizado, e morar sozinho traz um monte de necessidades novas.

Mecenas: Capital Brás, lançamento da Esser Incoporadora

Você acabou de ter uma ampla visão de como se preparar e do que ter em mente quando for morar sozinho. Agora que tal se mexer pra construir seu apartamento dos sonhos?

Um bom começo é pelo site da Esser Incorporadora, que está com um lançamento para quem pretende comprar o primeiro apartamento.

O edifício Capital Brás tem:

  • ampla área de lazer,
  • academia,
  • piscina,
  • churrasqueira,
  • estação de ginástica ao ar livre,
  • pista de Cooper,
  • quadra gramada,
  • sauna seca e lavanderia coletiva,
  • sala de massagem e de descanso.

Apartamentos de 1, 2 e 3 dormitórios, com 40, 52 e 68 m², respectivamente.

Conheça mais clicando aqui.

Mecenas PdH: Você leu um texto apoiado por uma empresa. Conheça nossa política de transparência e conteúdo livre de amarras.
Alberto Brandão

Escreve no Kuro-Obi sobre artes marciais e no Decimadomuro sobre Parkour. Faixa preta de Taekwondo, azul de Jiu-Jitsu e praticante de MMA e Parkour. Fala sobre treinos em seu blog. Curiosamente, trabalha como analista de sistemas.


Outros artigos escritos por

Somos entusiastas do embate saudável

O texto acima não representa a opinião do PapodeHomem. Somos um espaço plural, aberto a visões contraditórias. Conheça nossa visão e a essência do que fazemos. Você pode comentar abaixo ou ainda nos enviar um artigo para publicação.


EXPLODA SEU EMAIL

Enviamos um único email por dia, com nossos textos. Cuidado, ele é radioativo.


TEXTOS RELACIONADOS

Queremos uma discussão de alto nível, sem frescuras e bem humorada. Portanto, leia nossa porra de Política de Comentários.


  • Leitor

    Eu gastei 30 dilmas pra consertar a mesma borrachinha da descarga.

    • http://about.me/albertobrandao Alberto Brandão

      Eu gastei 5 reais, foi o que mais me irritou. Eu mesmo troquei tudo depois.

      Saber que uma peça tão barata, tão boba me causou um prejuízo tão grande chega a embrulhar o estômago. Quase que literalmente dinheiro jogado no vaso.

      • http://www.facebook.com/people/Isa-Belli/1584206490 Isa Belli

        Mas o aprendizado você leva pra vida toda… Você é esse puta cara bacana, por conta das escolhas que fez. Certamente a escolha de morar sozinho foi uma das mais importantes e mais trasformadoras – (e se fosse tão fácil, não seria tão foda). Fica bastante claro no que você escreve, em como vibra com as conquistas, no quanto acredita em ir além. Sou sua fã.

  • Ricardo Tavares

    Hehehe…. eu lembro que no começo tinha problemas com tudo, não tinha cama, tinha um fogão duas bocas, um frigobar e um notebook… como não aceitava ajuda do meu pai, realmente as coisas foram difíceis no começo….mas porra, como partir pra independencia engrandece, e como até tenho saudades daquele tempo…. era miojo todo dia, mas era também liberdade…

  • jcgjunio

    Muito bom, são dicas bem importantes e já passei por algumas situações semelhantes, a liberdade tem um preço, mas vale muito a pena pagar. Aguardando o terceiro texto, parabéns.

  • Tubino

    As festas são boas pra angariar fundos e móveis, porém se for fazer no seu apartamento, cuidado, podem sujar na parede e dependendo do horário e dos seus vizinhos há o risco de advertências e multas, afetando nosso magro porquinho após os custos da mudança, aluguel, condominio, água, luz, etc…

    • http://about.me/albertobrandao Alberto Brandão

      Por isso entra o primeiro texto, com regras de como não quebrar essa dinâmica oculta da relação com os vizinhos.

    • LorranW

      Eu na minha empolgação tava pensando em fazer uma festa foda com uma carrada de comes e bebes daí um amigo meu chegou e disse: “porra, porque não pega esse dinheiro que vai gastar na festa e compra uma lavadora?”. Faz sentido.

  • http://www.facebook.com/viictor7 Víctor Alexandre

    O cidadão tendo coragem de trabalhar, estudando e tomando suas decisões com planejamento, tem uma chance bem maior de sucesso.
    A realidade é bem essa, nossos pais um dia não estarão mais aqui, e quando isso acontecer, já quero ter minha independência, pro baque não ser tão grande assim.

    Parabéns pelo texto, que venha o terceiro e, com ele, a coragem que me falta…

  • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

    ter morado em república 5 anos me deu uma noção filha da puta disso tudo! hehe

  • http://www.facebook.com/glchaves Guilherme Lima Chaves

    Muito bom, me senti até um cara mais responsável depois do texto pois muitos detalhes citados sobre a escolha do imóvel eu havia decidido fazer por conta própria. No meu caso é muito difícil arrumar um fiador, vim para outro estado, sem família e amigos só os que fiz aqui. Além dos serviços já citados no texto vale a pena lembrar de ver outras coisas também que variam de região para região, por exemplo:

    gás encanado
    mais de uma opção de internet
    valor do iptu, pois as vezes mesmo um lugar mto pequeno pode ter um iptu caro. Não sei como é nos outros lugares, mas aqui no rio percebi que tem-se o costume de cobrar do locatário e não do proprietário.

    • http://about.me/albertobrandao Alberto Brandão

      Cara, isso foi algo que deixei de fora, talvez entre em um próximo. Quando aluguei meu segundo apartamento, por algum motivo o iptu era comercial, morri em um iptu de 2800 reais para um apartamento de 40m2.
      Aqui em Brasília quem arca com os custos de iptu é o locatário.
      Se existir uma terceira parte, vou englobar os “custos invisiveis” no texto.

  • http://www.facebook.com/people/Isa-Belli/1584206490 Isa Belli

    Interessante sua opinião, Alberto. Mais que interessante, útil, motivadora. Gostaria apenas, de fazer uma ressalva. Quanto ao contato com corretores e imobiliárias… acho q os cuidados são válidos, porém, creio que a visão passada é bastante limitada. Podem ter sido suas experiências e não lhe tiro seus motivos. Por outro lado, imagine se fosse dono de um imóvel e fosse alugá-lo a alguém q nunca viu. O que vc pediria como garantia? O que pensaria do fato de a pessoa não ter nenhum parente ou familiar disposto a confiar na capacidade dela de honrar compromissos? Vc seria capaz de imaginar como a inquilino ia cuidar do seu patrimônio? Se as pessoa consideram constrangedor pedir a um amigo que confiem nas suas responsabilidades de arcar com aluguéis e outras despesas… imagina o risco do proprietário ou imobiliária em entregar um bem imóvel nas mãos de um completo estranho? Sem saber como ele foi criado, que costumes têm, como trata seus amigos e compromissos, sem saber se é um sonhador que vive de ilusões, um trabalhador ou um bandido que usará o imóvel como cativeiro? Sei, vocÊ pode me responder que estou exagerando e que essa pessoa recebe por isso. Mas isso é tudo?! E aí te respondo que não é verdade, que a pessoa recebe pelo tempo que você utiliza o bem dela enquanto ele está privado da coisa, tão somente. Ela entrega algo a você de imediato. Muitas vezes, um patrimônio de uma vida. Algo que só ela sabe com que esforço e privações conseguiu construir ou adquirir. A coisa não é tão simples quanto parece…. e por isso é algo burocrático. infelizmente proecisa ser assim. Há uma lei especial que rege a locações de bens imóveis.
    As imobiliárias também sofrem muito com os clientes, proprietários ou inquilinos. São prestadoras de serviço. Estão dentro de um mercado. Precisam de imóveis para negociar e na maior parte das vezes também não tem condições de assegurar todas as coisas que digam respeito ao imóvel. Há defeitos que são ocultos. Há outros que simplesmente aparecem um dia, e pioram muito quando quem mora não toma as devidas providências. Muitas vezes o problema nasce por mal uso de quem locou. Outras, por utilização de material ruim (que pode ter sido pago como se fosse bom), outras por incompetência ou desleixo de quem construiu (e também recebeu pra fazer corretamente). Sim, há os espertalhões e desonestos em qualquer mercado. Na venda de carros, conserto computadores, materias e serviços de construção e manutenção, imóveis, roupas, publicidade, mídia, medicina, enfim… enquanto houver seres humanos no mundo, estaremos fadados a correr este risco.
    Uma imobiliária idônea é responsável por intermediar e administrar a locação, fazer o contrato de locação (de acordo com a lei do inquilinato) e principalmente, zelar pelo fiel cumprimento dos termos acordados e do que a legislação prevê. Não me parece tão ruim… acha?
    Sou advogada, pós graduada em direito civil, com especialização em direito imobiliário – atuo neste mercado há dez anos e, neste período já vi coisas que certamente a maoria das pessoas não seria capaz de imaginar. Também sou sócia de uma imobiliária, advogo e dou assessoria para imobiliárias, e para proprietários e inquilinos que alugam diretamente (no primeiro problema, eles correm p/ alguma imobiliária pedindo socorro e recebem minha indicação). Nesses casos, nem sempre há muito o que fazer, ou o trâmite é muito mais complicado e custoso, pois é frequente que cláusulas sejam nulas, expressamente proibidas pela lei, o contrato não preencha os requisitos legais, e em algumas vezes, é meramente verbal.

    Adorei o texto, penso que todas as pessoas deviam ter a experiência engrandecedora de morar sozinhas em algum monento na vida e, em especial, os homens. Em razão da profissão e das experiências/vivências que tenho na área, me senti na obrigação de ampliar a discussão e fornecer outros pontos de vista. Obrigada pela oportunidade, Alberto. E prometo que nunca mais te chamo de Luciano! Rs.
    Bjs.

    • http://twitter.com/rodriguesigor Igor Rodrigues

      Só um detalhe. Aluguei apartamentos em 6 países diferentes, alguns muito pobres e pouco desenvolvidos, outros muito mais evoluídos.

      Em nenhum deles achei metade da burocracia que encontrei no Brasil. Normalmente o acordo é fechado rápido e sem muita documentação. E os riscos são os mesmos. O problema é a cultura burocrática mesmo.

      • http://www.facebook.com/people/Isa-Belli/1584206490 Isa Belli

        Igor, realmente o Brasil é um país burocrático. Outros países estão muito a nossa frente nos transportes públicos, na educação, na saúde, na cidadania. Imagine, que eu uma vez voando de Los Angeles a Columbus ( Eua), tive minhas malas extraviadas. Em Columbus, fazia treze graus negativos. Estava com mais umas 7 pessoas que também tiveram suas malas extraviadas. Pegamos um táxi, e seguimos desnorteados para o hotel. Mnha bagagem de mão tinha uma troca de roupas íntimas, uma camiseta e produtos de higiene pessoal. Era tudo o que eu tinha. Ao sair do táxi (pago por um colega) agarrada a ela e tremendo de frio, nem me dei conta de que esqueci a minha bolsa nele. Com todos os cartões, dinheiro e documentos. Sabe o que aconteceu? Quando consegui entrar no quarto e ligar para a central de taxis, soube que o próprio motorista (um angolano) já havia passado um rádio dizendo que tinha encontrado uma bolsa e ia voltar ao hotel para devolvê-la. Desci correndo p/ o saguão para recebê-lo pensando em dar-lhe alguma recompensa, mas cheguei tarde. Ela já tinha deixado a bolsa e nem quis esperar a recepcionsita interfonar. A bolsa estava intacta. Havia 3 mil doláres em dinheiro dentro dela, vários cartões e não faltava nenhum centavo. Liguei no dia seguinte para a empresa, dizendo que gostaria de recompensá-lo. Ele não estava, mas me retornou horas mais tarde, agradecendo minha preocupação e dizendo que ficava feliz por ter sido útil nos levando ao hotel, e por ter entregue a bolsa rapidamente, poupando meu desespero. Insisti e ele negou, dizendo que já havia perdido alguém especial e sabia o quão dificil é perder coisas que precisamos. Por isso considerava uma dádiva poder devolver algo perdido por alguém e que essa recompensa lhe era mais do que suficiente. Chega a ser difícil de acreditar e me emociono cada vez que lembro. Há muito o que mudar nesse país, mas a maioria das coisas, está em nós mesmos. O mundo em que vivemos e a maneira pela qual nos relacionamos, é um reflexo de nós mesmos. Penso que a burocracia, seja a materialização da nossa resistência, não acha?

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=706126393 Augusto Antonio Paixão

      Isa, você diz em confiar num completo estranho, que o locador desconhece a moral e o bom costume daquele que a aluga. Que deve realmente existir toda a burocracia. E que o locador alugo o bem de uma vida.
      Me diga quantas pessoas você conhece que alugaram o único bem que tinham? Quem aluga vive disso, tem mais de um imóvel e vive de razoavelmente a incrivelmente bem!
      São tantos os gastos e pedidos que torna-se extenuante o aluguel de um simples quarto-sala. Fora as exigências, de fazer o inquilino pagar IPTU e defeitos no imóvel.

      • http://www.facebook.com/people/Isa-Belli/1584206490 Isa Belli

        Augusto, não quis defender nenhuma das partes, apenas deixar claro que há o outro lado da história. Não sou a favor da buracracia, apenas ressalvei que a locação ou venda de um bem imóvel não é igual qualquer outra por determinação legal, e pelos riscos que implicam. Não sou a favor da burocracia, mas isso não é uma escolha pra nós, por enquanto. No nosso sistema é assim, independentemente de ser bom ou ruim. Não é criação e nem chatice de imobiliárias. É lei e há uma razão pra isso.
        Conheço pessoas que alugam sim o único bem que têm e são muitas. Conheço outras que têm dois ou três, e vivem em um e alugam outros. Não vivem tão razoavelmente muito menos incrivelmente bem, pois dependem daquela quantia para cumprir seus compromissos. Dessa forma, um atraso de uma semana de um inquilino ou uma desocupação repentina, podem provocar terremotos na vida pessoal e nas finanças de quem depende de aluguel. Imóveis são um tipo de investimento como qualquer outro. Tente ver dessa maneira e me diga, se investiria em imóveis. Avalie o capital empregado na aquisição de um imóvel. O aluguel mensal seria o rendimento bruto. Que porcentagem isso significa? Não se esqueça de abater os custos ( previsíveis e imprevisíveis) – porque o aluguel não é o rendimento líquido. IPTU, IR, manutenção, prejuízos com falta de pagamento e danos, ações, seguro, taxa de administração, acidentes, períodos em que o imóvel ficou vazio (condominio, água, luz, por conta do prop.)..
        Não estou defendendo nenhuma parte. Apenas tentando mostrar que para se chegar a uma conclusão do que seria razoável, há de se olhar para os dois lados. E um dos lados foi ignorado nesta análise.

    • http://about.me/albertobrandao Alberto Brandão

      Isa,
      Entendo todos esses pontos, e talvez na tentativa de ser enfático demais nesse ponto, tenha deixado transparecer alguma falta de respeito e, para não alongar demais, não contextualizei diretamente.
      O modelo de negócios da corretagem, principalmente na área de vendas(lançamentos) incentivam que os corretores acabem se desesperando e abusando da boa fé dos compradores, que estão ali, tentando conquistar um sonho.
      No caso do exemplo dos lançamentos, ser 100% comissionado cria um tipo de instabilidade, você pode vender 3 apartamentos gigantescos e ter uma boa comissão para se manter pelo ano todo ou pode passar 1 ano sem vender absolutamente nada, chegando à uma condição de preocupação e dividas. Acompanhei essa realidade bem de perto, de pessoas que acabam ficando muito tempo sem vender acabar dando informações ambíguas para convencer uma venda. Que no caso do corretor, seria a resolução de todos os problemas financeiros.
      No caso da locação os problemas são um pouco diferentes, como não existe essa gana pela comissão e desespero, o maior problema que encontramos é uma omissão. É bem comum ter algo que já veio deteriorado de uma locação anterior, e que passou despercebido, não ter o reparo feito. O “mau uso” existe sim, mas muitas das vezes (como no exemplo da borrachinha no texto) ele é um argumento falho. Quando entrei no apartamento a borrachinha já estava ruim, morando sozinho minhas contas vinham quase 200 reais por mês, mas só fui achar estranho o dia que veio uma de 500, quase 6 meses depois. Recorri à imobiliária e me disseram que foi mau uso meu, e que eu deveria arcar com o reparo, de uma peça que estava ruim quando mudei pra lá.

      Brasília tem um mercado imobiliário bastante aquecido, com cidades inteiras surgindo nos últimos 10 anos, com centenas de prédios para venda e locação. Talvez essa oferta toda tenha projetado uma quantidade de profissionais pouco qualificados e se aproveitando disso. Por isso minha percepção.

      Abraços e espero que não tenha ficado chateada.

      • http://www.facebook.com/people/Isa-Belli/1584206490 Isa Belli

        De maneira alguma me senti chateada! Acho demais que alguns temas venham à tona, especialmente com o intuito de motivar pessoas a crescer e assumir responsabilidades. Você é fantástico nisso, Alberto. Seus textos são motivadores. Entendo perfeitamente seus motivos, e sei que pessoas passam por situações traumáticas com imóveis. Essas situações são causadas por vários fatores, que incluem a eventual negligência, ganância ou desonestidade de terceiros, mas também a inexperiência de quem aluga, seja em alugar, em manter uma casa, em assumir responsabilidades, uma mudança radical de vida, a abdicação de confortos aos quais nó facilmente nos acostumamos. Quando se tem um imóvel próprio, a pessoa ou não cuida dele e não reclama- e ele se deteriora, ou cuida com sacrifícios e gastos extras maiores do que gostaria, mas com uma motivação íntima diferente – a de cuidar do que é próprio. Quando o imóvel é do outro, isso acaba sendo motivo para jogar a responsabilidade ou culpa da nossa própria inexperiência, ou incapacidade em outro. Há pessoas que ligam histéricas para imobiliárias porque uma lâmpada queimou, um vaso entupiu ou porque encontraram uma barata no imóvel e querem deixar de pagar aluguel por conta deste tipo de episódio.

  • http://twitter.com/damorais Daniel Morais

    Muito bom o texto! Comecei esta empreitada em maio e, por enquanto, tudo bem! Bom, só vale ressaltar um ponto importantíssimo: Aprenda a fazer pequenos reparos! Eles salvam vidas…

    • http://about.me/albertobrandao Alberto Brandão

      Salvam o bolso!

  • Luciana_Marques

    Muito boas as dicas!!! E como esposa eu digo: (em relação a casamentos ou afins) nada melhor do que casar com um lindo que já morou sozinho… rsrsrsrsrs.

  • João Araújo

    Pedindo a opinião de vocês… Eu tenho 15 anos, vou fazer 16 já já…

    È muito cedo para começar a me preocupar com essas coisas? Porque eu venho me preocupando com isso, em ter a tão sonhada independência, de não ter que viver as custas do meu pai e da minha mãe. Assim, o mercado imobiliário daqui tá crescendo muito rápido, os imóveis estão ficando mais caros e isto é o que me preocupa mais…

    • http://about.me/albertobrandao Alberto Brandão

      João,

      Eu acho um pouco cedo, mas mas não ruim, se preocupar em sair de casa aos 15 anos.

      O bom de ter isso em mente é se capacitar para conseguir um emprego razoável logo cedo, bem jovem. Ter um trabalho é um pouco diferente de ter um trabalho que consegue pagar as contas. Eu não tive escolha, fui catapultado para fora de casa devido aos problemas de saúde da minha mãe. Mas mesmo tento muito orgulho de tudo que construí a partir dessa situação de emergência, também acho que podemos nos segurar um pouco na segurança dos pais, para sairmos de casa com uma condição que facilite o processo.

      Seja formado ou com um bom emprego.

    • Matheus Gomes

      Cara, pensa em entrar pelo menos numa faculdade decente primeiro. Lembre-se que se você for um cara fodão e ficar rico muito cedo, a sua última preocupação vai ser as despesas com imóveis…

    • Bruno

      Então João, seguinte.
      Eu também namorava a ideia la pelos 15 ou 16 anos.A parte engraçada(ou não, já que também fui “catapultado” de casa) é que aos 18 eu comecei a morar sozinho, e pelo menos tive a sorte de conseguir um imóvel que pertencia a um parente, isso barateou um pouco os custos.Os dois artigos são ótimos pra te dar uma base sobre o que é morar sozinho, mas ainda assim é um aprendizado praticamente empírico, você rala bastante até se dar bem com a situação.A liberdade é boa?Sem duvida alguma.Mas o preço dela é bem alto.Não quero colocar medo em você,mas se eu soubesse de algumas coisas antes de sair de casa(a grande maioria delas esta nesses artigos) minha vida teria sido muito mais fácil.Com relação ao mercado imobiliário que te preocupa: não esquente muito com isso, pois no fim das contas não há muito o que fazer.A menos que você tenha um “sentido aranha” pra economia e suas frequentes oscilações, se preocupar com isso agora é só esquentar a cabeça a toa.Coloca teu foco em outra coisa como por exemplo fazer um curso técnico(muitos tem duração de 2 anos ou pouco mais e são excelentes) que,como foi dito, vai te garantir um salario capaz de te sustentar ou boa parte dele.Ou então comece a guardar grana desde ja, estude corra atras.Se tem uma coisa que eu aprendi nesse tempo é que nada acontece se você não correr atras.
      Acho que é só isso, ja ficou longo demais o texto e deveria ter sido só um adendo.

  • Lucas Carvalho

    Eu morei um ano sozinho e, agora, moro com outro cara, para dividir despesas. O que não deixa de continuar sendo “morar sozinho”, já que eu praticamente não vejo ele.

    No geral, eu entrei “com KY” nessa vida, porque arranjei um imóvel ótimo, barato e extremamente bem localizado em SP por intermédio de parentes de um brother meu. Quando eu estava entrando na loucura da procura (e, o que é pior, procurando à distância, pois ainda estava finalizando meu trabalho em outra cidade), surgiu a oportunidade de conhecer esse local e foi excelente. Além disso, usei a grana da recisão do outro trabalho para comprar vários dos móveis antigos da antiga moradora, de forma que eu já me mudei para uma casa semicompleta. Hoje, a minha casa não parece nem a pau a casa de um solteiro que foi pra essa vida há um ano.

    Enfim, mesmo assim, eu passei por perrengues épicos. Lista de alguns problemas (e respectivas dicas) que eu enfrentei nesse um ano e que teriam sido mais fáceis de lidar se açguém tivesse me avisado antes como é e como eu resolvia.

    1) Antes de mudar pra um lugar, pergunte ao corretor ou tente investigar com vizinhos se há problemas com baratas. Eu não estou falando de uma baratinha esporádica entrando na tua casa vez ou outra, estou falando de PROBLEMAS COM BARATAS, em caixa alta. Por isso, entenda 5 ou 10 dessas te visitando toda semana. Eu já cheguei a 30. Não se enganem por estarem indo morar num bairro bom: eu moro pertíssimo do metrô vila mariana, que é uma região de classe média-alta, e tive esse perrengue. Além de extremamente nojento e espantador de visitas, baratas passam a te deixar extremamente puto. Comecei a ficar extremamente irritado com a situação, chegando a berrar palavrões toda vez que surgia uma. Aquela merda entrando em casa fazia eu me sentir “afrontado” – principalmente quando, por exemplo, eu acordei com uma andando na minha cara. Caso você só descubra o problema depois de morar na casa, não fique gastando dinheiro com soluções paleativas, como sprays e armadilhas pequenas.
    Se você não tiver nenhum bicho de estimação (caso contrário, esqueça, porque ele vai lamber o chão envenenado e morrer), compre logo um desses venenos em pós fortíssimos e espalhe pela casa toda. Eu não lembro o nome do que eu uso, mas foi a antiga moradora que me indicou. Eu coloco isso na casa toda e barata nenhuma chega perto por mais de um mês.
    Juro que a ausência de baratas melhorou muito meu humor.

    2) GASTE MAIS pra morar melhor. Foda-se que você só vai poder comprar poucas roupas, não vai ter o gadget da apple do ano, vai ter de ir em menos festas ou só vai poder beber cachaça de 4 conto o litro. Morar num lugar em que você se sente seguro e que é perto de regiões centrais é ESSENCIAL para a qualidade de vida, mesmo – principalmente se a gente estiver falando de grandes capitais. Só quem vive isso sabe: muito tempo de trajeto para chegar ao trabalho ou a outros locais de interesse DESTRÓI o seu humor.

    3) PESQUISE EXAUSTIVAMENTE NA INTERNET sobre qualquer problema funcional da casa. Se seu pai ou seus tios forem parceiros, ligue pra eles. A chance de você ser extorquido por quaisquer consertinhos bestas é enorme. Trocar um chuveiro ou uma resistência é simples, aprenda assim que puder.
    Da mesma forma, RECONHEÇA SEUS LIMITES. Não se meta a mexer com coisas complexas envolvendo o sistema elétrico (você pode morrer), encanamento (você pode ter um encanamento que vai foder toda a sua vida) ou do fogão/gás. Se você conseguir alguém de confiança pra mexer nessas coisas, não pise na bola e mantenha o relacionamento. Aliás, dica importantíssima pra quem mora em SP: se tu conseguiu um prestador de serviço de confiança e do qual você gosta, agrade-o e mantenha-o fiel a você, porque vai ser difícil achar outro. Faça isso com diaristas, encanadores, entregadores, eletricistas, pintores, marceneiros etc.

    4) Compensa sacrificar dinheiro gasto com lazer com dinheiro gasto com diarista. Faxinas bem feitas são estrondosamente demoradas e vão tomar todo o seu sábado. Não adianta ter dinheiro pra gastar se você não tem nem tempo e nem disposição para fazê-lo. Eu odeio tanto fazer faxina que, até mesmo quando eu termino, a sensação é de tempo perdido, e não de vitória e de dever cumprido. Vai estar tudo sujo e fedido de novo daqui a uma semana.

    5) Conteste todas as regras que você aprendeu na casa dos pais e na casa dos outros. Coisas absolutamente normais pra todo mundo podem deixar de ter sentido pra você num passe de mágica, te liberando de preocupações, gastos e dispêndio de tempo. Exemplos práticos que aconteceram comigo: quão limpa minha casa deve estar o tempo todo; pra quê mesmo que eu preciso de cera pro chão e de lustra-móveis; pra que gastar tempo arrumando a cama; pra que eu uso condicionador de cabelo se eu mal tenho cabelo; pra que ter tapetes; por que comprar tanto óleo de cozinha; por que descongelar a geladeira toda semana; POR QUE LIGAR A TV QUANDO CHEGA EM CASA etc etc. Acho que uma parte importantíssima de amadurecer e de viver sozinho é, justamente, contestar as regras e hábitos aos quais você sempre foi exposto e decidir quais delas realmente possuem sentido prático na sua vida.

    6) Leia sobre primeiros socorros. Saiba como estancar sangramentos, o que tomar pra que tipo de dor e pra onde ligar em caso de emergência. A partir de agora, é você e você mesmo tomando conta da situação em caso de emergência médica (corte com faca de cozinha, eletrocutamento na tomada, queda do banco ao trocar a lâmpada) etc. Sei que o mundo inteiro prega que é feio e mau se auto-medicar, MAS TENHA um estoque de remédios básicos.

    7) Um aspecto muito importante que não foi falado nem na parte 1 desse texto diz respeito a alimentação. E, nesse caso, é um baita aprendizado com o tempo, mesmo. Neste um ano eu ainda estou construindo a minha “compra ideal” no supermercado – mas já estou melhor do que há um ano atrás, onde eu cheguei a fazer uma compra de 300 pilas e chuto que pelo menos 30% de tudo que eu comprei estragou/venceu antes de eu consumir. Hoje em dia, há alimentos que, por mais que eu goste, não compro mais, pois sei que não consumirei há tempo. O pão de forma é um exemplo, eu nunca termino um pacote antes do vencimento. Com o tempo, você consegue até estabelecer uma alimentação funcional e não tão podreira e baseada em congelados. Há ingredientes chave que eu nunca deixo faltar em casa, porque sei que vão sempre me salvar: macarrão de boa qualidade (tipo barilla), lata de tomates pelados (é barato e muito melhor que molho pronto), ervas desidratadas, vários tipos de tempero em pó, alho, arroz, azeitonas, palmito, queijos duros (que demoram bem mais pra estragar), hambúrgueres caseiros (faço em casa, é rápido e dá pra congelar por anos), castanhas e frutas desidratadas, sucos concentrados (tipo maguary), cebolas (não estragam tão rápido quanto parecem), chocolate em pó, leite condensado etc. Para momentos de extrema preguiça e extrema fome, o básico: biscoitos, miojos e salgadinho.
    Enfim, cada um constrói a compra ideal com o tempo. Há muito o que ir acertando em relação ao que entra no carrinho e, principalmente, em qual quantidade. Fora que aprender a comprar produtos de limpeza e higiene é uma outra jornada por si só.

    8) Tente não pirar, não entrar em depressão. Faça amigos, convide-os pra ir na sua casa, saia sozinho e se divirta sozinho, tenha um videogame, passe a gostar mais de ler, de ver filmes e de ver séries. Esse, na verdade, foi o principal ponto pra mim até agora e eu não me sinto apto a dar dicas porque ainda sofro muito com ele e ainda não aprendi a lidar bem com a solidão.

    E chega de falar. Reforço a ideia do Brandão sobre fazer um “chá de casa nova” e convidar o maior volume possível de tias e mulheres, porque elas lembram de coisas muit úteis que você nunca vai lembrar de comprar sozinho. Fiz isso e é só por isso que eu tenho um sempre útil escorredor de macarrão e os extremamente necessários panos de prato.

    • http://about.me/albertobrandao Alberto Brandão

      Excelente lucas! Obrigado por agregar tanto conteúdo ao texto, essa troca de experiência é muito importante para quem entra nesse mundo.

      Abraços.

    • http://www.facebook.com/nathalie.sterblitch Nathalie Sterblitch

      Mandou bem demais da conta com esse adendo. Show.

    • Danielle

      Excelente Lucas e Alberto. Muito importante tb bater papo com seus futuros vizinhos. Não tenha medo, quando for ver algum apê, bata a campainha, pergunte como é a vizinhança, se tem internet coletiva o prédio, TV a cabo (isso pode sair barato, por ser coletivo e tal), se tem problemas com insetos, nossa, eu morei num lugar que tinha escorpião, fui saber depois que pisei…no meu quarto. Tenso.
      A dica de verificar tudo no apê é ótima, não sei como é em outros lugares, mas aqui na minha cidade a vistoria é realizada junto, isso é importante. Teste tudo antes.
      Quanto a burocracia, olha, já sai chorando de imobiliária, eu tinha fiador com renda alta (mas só um), sou funcionária pública e mesmo assim, mesmo com nova lei de inquilinato, as imobiliárias abusam da nossa paciência. E o tal cheque caução que nem mais cheque é? Dinheiro vivo depositado.
      Eu acho qye antes de sair de casa, precisa fazer planejamento sério, economizar uma graninha, pq os pepinos aparecem nos primeiros meses.

      • Lucas Carvalho

        obrigado :) e eu me achando muito problemático com as minhas baratas (nego já me apelidou de joe, até), mas escorpião é triplamente mais tenso. tu pisou nele, foi picada e tudo mais?

    • Aline Quinco

      Quanto a lista do supermercado, vale a pena estar atento as promoções…ajudam na economia. E no caso de ser mulher morando sozinha…conservar amigos que lidam bem com pequenos reparos é ótimo…

    • Amanda

      Cospi chá no monitor quando você falou das baratas. Já passei pelo mesmo problema, certa vez fui pegar a vassoura pra varrer a casa e umas 30 saíram correndo de dentro dela.

    • http://www.facebook.com/luiz.augusto.14 Luiz Augusto

      Show de comentário, brother. Meus parabéns!

    • LorranW

      Excelente as dicas Lucas! Principalmente a parte da diarista que é um assunto que eu bato o pé porque arrumar uma vez ou outra beleza, mas já ouvi amigos falarem que com o tempo você desleixa e nem almoço/janta faz mais.

    • Guest

      Ótimo post. Esse da barata é terrível, a primeira vez que eu fui morar “sozinho” (na verdade foi com um brother meu) a casa era completamente infestada de barata, principalmente nos armários da cozinha. Se eu deixasse um prato sujo na pia logo lotava de barata. Era complicado.

  • Nesken

    Cara, morarei sozinho ainda esse mês, os dois artigos serão de grande ajuda… Obrigado!

  • http://www.notsosweet.com.br/ Magê Ciconello

    Fui jogada na vida de morar com 18 anos recém-completados, quando vim estudar em SP. A vida mudou quando parei de pedir pra minha mãe ir comprar meu chocolate favorito depois do trabalho e tive que começar a ir no supermercado comprar detergente e pesquisar até o preço do papel higiênico. Fora os quatro anos sem internet e TV a cabo, pra guardar dinheiro pra me sustentar em SP.

  • http://www.facebook.com/JeanKassio Jean Kassio Almeida Cheib

    Quando me mudei da casa de meu pai errei em:
    -Aluguei uma casa grande demais
    -Cara demais
    -Festas aonde os amigos levavam bebidas e nunca ganhei nada
    -a bagunça do dia seguinte era eu que arrumava (eu fui i primeiro da turma a morar sozinho, não tinha como fazer festa em casa de outro amigo)
    -Seguinte foi ter que pedir a meu pai para almoçar e jantar na casa dele por falta de dinheiro por 1 ano e 2 meses
    -Namorada da época ir morar comigo (e triplicar as despesas)
    -Falir 2 anos depois e ir morar com o irmão em outra cidade (o que dura até hoje nós 2 juntos dividindo despesas)

    Isso que dá não seguir as “regras” hahaha

  • Punisher

    Se você tem amigos ou familiares que podem te dar um Play 3 de presente e é tão fracassado a ponto de precisar dar um openhouse para comprar meia dúzia de copos, você é um completo idiota. Saia da internet e use seu tempo pensando em como ser uma pessoa mais decente.

    • http://about.me/albertobrandao Alberto Brandão

      Cara,

      Não fez o mínimo sentido isso.

    • Jânio

      Não faz muito sentido o que vc escreveu, mas eu gostaria de dizer que acho esse papo de openhouse uma mendicância comparável a lista de presentes de casamento.

      • Bruno

        Isso faz parte daquela velha mentalidade brasileira de que é vergonhoso fazer tal coisa, ou é vergonhoso comprar tal coisa pois tem gente que passa fome.Quando você começa a morar sozinho não tem a minima noção do que precisa ou não, só lembra do extremamente basico e olhe lá.Independente da grana o “openhouse” nao é uma mendicancia, mas simplesmente algo necessario pois tem coisas que só quem administra uma casa sabe que precisa.Ou vai me dizer que descanso de copo é a primeira coisa que te vem a cabeça quando sai de casa?Acho difícil, e existem “n” variáveis que ajudam a se sentir confortável dentro de casa e que você não da a minima importância quando mora na casa dos pais, como ferro de passar roupa, maquina de lavar cortina de banheiro.Você precisa dessas coisas pra viver com mais conforto, mas quando mora com os pais é totalmente alheio a elas (e isso é normal).Dai a importância de chamar suas tias ou amigas que tem mais experiencia nesse departamento(por experiencia pessoal vi que homens que moram sozinhos tendem a ignorar essas coisas por muito tempo então, a principio, aposte nas mulheres).Não é pela grana, um escorredor de pratos custa uns 5 reais em qualquer casa china da vida, pra quem da é algo irrelevante, mas pra quem mora sozinho e se fode sempre por não ter e nunca lembrar de comprar é uma grande ajuda.E sobre o ps3, é muita estupidez achar que um brother que deu um presente bom( e que custa 800 conto no máximo) ta te mimando, provavelmente o cara vai jogar junto contigo e vocês terão muitas horas de jogatina regada a cerveja e risadas, alem de salvar em muitas horas de solidão.E pra finalizar, é uma estupidez maior ainda querer mandar alguém sair da internet e fazer algo de útil, sendo que o artigo é patrocinado(tem grana rolando ora porra) e mais importante: ele É algo de util pois, mesmo eu que moro sozinho a mais de 6 anos, consegui extrair bons conselhos dele e tenho muita certeza que outras pessoas tambem.
        By the way Alberto, otimo texto.

    • http://www.facebook.com/marcelo.delphi Marcelo R. R.

      lol pelo visto o Alberto Brandão tem um fã dedicado que insiste que ele é um nerd-gordo e coisa tal…

  • Thatá

    Eu achei o texto maximo, mas acho que o seu primeiro texto sobre o lado psicologico da coisa foi melhor. Fico feliz em saber que não são somente as mulheres, que tem que tomar o cuidado para “não enlouquecer”. E claro que as festas são boas e realmente elas existem, mas não fazemos festas de domingo a domingo, e estar complemente sozinha – (me, myself and I) é o que realmente pega e eu ainda estou nesse processo. E por mais que dividamos experiencias e dicas, esse momento é complemente UNICO! Mas todo esse aprendizado, conhecimento proprio, crescimento pessoal, sem dizer em: pintar, pendurar, limpar, reclamar dos servicos, levantar sofa sozinha, lavar roupa e tudo mais com certeza nos transformam em pessoas melhores! Faria tudo de novo!
    Barreta, eu continuo lendo o papo de homem!!! beijos Thatá!!

  • http://about.me/albertobrandao Alberto Brandão

    Ninguém comentou do vídeo, que é mais legal que o texto haahha

  • http://twitter.com/JABE36 joao alberto borelli

    eu estou contando o tempo para ir morar sozinho, não sei o motivo de voceis saírem de casa, mas cansei de morar com os meus pais eles estão chatos e enjoados mesmo vivendo como se fosse num “hotel” como o autor cita, mas logo irei da o fora de casa, só não saio agora por que se não irei virar morador de rua vulgo mendigo então vou aguentando sendo que a minha paciência já esgotou a muito tempo.

  • http://www.facebook.com/maira.ferreirapessanha Maíra Ferreira Pessanha

    muito boas as dicas!!! vejo que quem mais se manifesta são as pessoas que “decidem” morar sozinhas, para sair da casa dos pais, ser independentes. O meu caso, essa “independência” foi forçada, porque eu morava com a minha mãe, e esta veio a falecer, o que me forçou a morar sozinha ( o que é terrivelmente assustador aos 19 anos!). Adorei as dicas, pois pude ter algumas ideias de como me virar. O bom de tudo é que ja tenho um apartamento próprio (ja facilita meio caminho do percurso).
    Abraços.

  • Guest

    Tenho 21 anos, nunca tinha pensando nessa alternativa de morar sozinho. mas depois de ler o texto, algo dentro de mim ja começou a me cobrar por isso o quanto antes. O mais interessante é que vi uma matéria na Globo News hoje sobre pessoas que mora sozinho e isso é tipo tendencia, e o maior problema enfrentando pelas pessoas como fala o texto é a solidão. Li os dois post e muito bacana, ja vou começar a pensar planejar minha vida morando sozinho.

  • http://www.facebook.com/elsonsanttos Elson Santtos

    Tenho 21 anos, nunca tinha pensado na vida de morar sozinho. Mas depois de ler o texto, algo dentro de mim ja começou a me cobrar por isso o quanto antes. O mais interessante é que vi uma matéria na Globo News hoje sobre pessoas que mora sozinho que segundo vi a matéria o numero de pessoas que mora sozinho só aumenta, e o maior problema relatado por pessoas que mora sozinho e como fala o texto é a solidão. Li os dois post achei muito bacana, ja vou começar a pensar planejar minha vida morando sozinho e quando me me sentir preparado tomar a iniciativa.

  • http://www.facebook.com/and.carlos.pereira Anderson Pereira

    Cara, muito bom!
    Moro sozinho há 4 anos, já passei por São Paulo, Curitiba, Londrina.. atualmente moro em Florianópolis. Me identifiquei com o texto. hahaha Com o tempo a gente acaba ganhando experi, mas no começo nada é fácil. Aqui em Floripa um primo me acompanhou e dividimos apto, e é bem isso, a galera acha que vai sair de casa e vai morar numa mansão, mas não é assim que funcionam as coisas! hahaha
    Hoje moro no apto que pensei morar logo quando sai do aconchego do lar da mamãe e do papai, mas foram 4 anos pra isso. Morando em pousada, dividindo apto com vários brother, não me arrependo!! Pra quem deseja sair da casa dos pais, apesar da saudade, recomendo!!

  • http://www.facebook.com/luiz.augusto.14 Luiz Augusto

    Mais uma vez parabenizo o Lucas pelo coment abaixo. Vivi muito desses aprendizados ao longo dos 04 anos nessa mesma jornada (há 03 moro sozinho, antes de já ter dividido o ap por 01 ano com um amigo). Apesar da indiscutível liberdade e autonomia adquiridas em morar sozinho, as dificuldades mencionadas fazem dessa experiência um fase importante de auto-conhecimento e crescimento pessoal. As dicas são extremamente válidas, mas fique certo que só o tempo vai ser o senhor para superar os perrengues e tornar esse experiência mais construtiva. Por experiência pessoal, reforço as dicas sobre “localização da moradia”, “alimentação” e “como driblar o ócio e a solidão” (arrume alguma coisa pra fazer e tente manter o seu ap bem frequentado).

    Boa sorte pra quem tá começando a viver isso também!

  • http://www.facebook.com/luiz.augusto.14 Luiz Augusto

    Ah, já ia esquecendo! Uma DICA SUPER VALIOSA: NÃO DEIXE DE POSSUIR UMA MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS, logo que possível. Não dar pra usar com tudo (edredon, por exemplo, é inevitável jogar numa lavanderia), mas vai quebrar muito galho e o seu uso é extremamente fácil (basta separar as roupas, colocar sabão e amaciante, escolher o modo de lavagem e a quantidade de água, apertar “enter” e esperar). A roupa já sai lavada, cheirosa e (o melhor) semi-seca. Raramente, você vai ter que remover alguma mancha manualmente. Nesses casos, tenha em mãos um removedor de manchas, que é barato e funciona.

    • Guest

      Realmente, Luiz Augusto, uma maquina de lavar roupas muda a vida de quem mora “sozinho”. Eu fiquei 2 anos lavando roupas na mão, de meias a calças, e afirmo com toda propriedade: “existe uma vida antes e uma depois de adquirir uma lavadora”. Fica tudo mais limpo, mais cheiroso e mais seco e vc com menos calos nas mãos…

  • d

    Morar fora de casa é a melhor coisa do mundo! separa os homens dos meninos!

  • Li

    Muita massa os móveis… mas no dia-a-dia, e depois de velhos, deve ser um arrependimento igual a alugar um apto grande!!

  • http://twitter.com/becoldasice Alexandre Wiechers Vaz

    Brandão, simplesmente sensacional, tanto esse post como a primeira parte. E veio em hora certa, a pouco tempo me peguei olhando nos classificados uns preços de aluguel…

    Pode me dizer qual a média de gastos por mês que você tinha com as primeiras casas em que morou?(Ou só da mais baratinha mesmo, quarto e sala.). Queria ter uma noção pra já começar a guardar e me planejar.

  • http://www.facebook.com/people/Taiguara-Almeida/100000509380157 Taiguara Almeida

    Gostei da parte em que o mecenas da vez apresenta um produto que é o contrário do que sugere o post.

  • Henrique

    Uma pergunta: Como saber se você ganha (ou não) o suficiente pra se arriscar a morar sozinho?
    Tá que isso é variável (aluguel, iptu, imóveis, região, seu estilo de vida e etc), mas se fosse pra colocar uma faixa média, qual seria? R$ 2.000? Mais? Menos?

    • http://about.me/albertobrandao Alberto Brandão

      Henrique,

      Não existe muito disso, na real mesmo. Tudo isso vai depender realmente do estilo de vida que você está disposto a assumir enquanto as coisa não melhoram.

      eu comecei a morar sozinho ganhando 800 reais por mês. Me fodia de verde e amarelo todos os meses, mas não morri por causa disso.

      Com 2000 reais, seria uma média razoável para viver sozinho sim, sem luxo, mas também sem maiores problemas.

  • http://www.facebook.com/caioagoncalves Caio Gonçalves

    Parabéns pelo publieditorial.
    bem escrito, informativo e consistente com a marca.

  • LorranW

    Eu tô entrando nessa (mas com um aditivo a mais, uma mulher) de morar fora da casa dos pais. Não sei se foi azar mas a primeira casa que procurei pediram TANTA coisa – até das partes dos fiadores -, fiquei receoso e cai fora.

    Eu e a pequena estamos organizando o famoso “chá de panela” e antes da data marcada já ganhamos bastante coisas (ATÉ GELADEIRA!) por parte dos familiares e amigos. Não sei como vai ser essa experiência, mas essas dicas já ajudam bastante. Valeuzão.

    • http://about.me/albertobrandao Alberto Brandão

      “Eu tô entrando nessa (mas com um aditivo a mais, uma mulher) de morar fora da casa dos pais. Não sei se foi azar mas a primeira casa que procurei pediram TANTA coisa – até das partes dos fiadores -, fiquei receoso e cai fora”

      É assim mesmo cara, eu sempre fico chocado com as exigências absurdas que fazem, rola um receio sinistro.

      O chá de panela é uma ideia excelente, a gente sempre se surpreende com o que as pessoas podem fazer por nós.

  • Pingback: Guia para achar que morar sozinho é sensacional | PapodeHomem

Papo de homem recomenda

Assine o Papo de homem

Curta o PdH no Facebook
  • 4342 artigos
  • 589965 comentários
  • leitores online

Lifestyle Magazine