Como preservar o meio-ambiente sem frescuras – Parte III: O Paradigma do Consumo

Thiago Oshiro Campi

por
em às | Debates, Frentes


3º MANDAMENTO: A filosofia dos três “Rs”

O terceiro artigo da série “Como preservar o meio ambiente sem frescuras” está sendo publicado numa data especial.

Hoje é um Blog Action Day, um dia em que todos os blogs do mundo estão convidados a publicar um texto relativo a um assunto específico. A bola da vez é o meio ambiente.

Como hoje é um dia especial, nosso artigo também o será. O que havia sido planejado para fechar a série por ser um texto que trata de questões relativas à mudança de conceitos e hábitos, será apresentado hoje, afinal, é um dia único!

latinha

Você sabe o que fazer com isso?

O assunto está intimamente relacionado ao tema segregação do lixo, mas sob um olhar mais profundo, negando certos conceitos que temos como ideais e propondo metas a longo prazo. Diz respeito aos nossos padrões de consumo e aos nossos valores sociais, pois devemos começar a refletir sobre o desejo de incluir os excluídos no esquema de consumo como o consideramos ideal visando o nosso conforto.

Dizem por aí que se todo ser humano adulto e habilitado a dirigir tivesse um carro, estaríamos perdidos, pois o planeta não “suportaria” a quantidade de gases emitidas, a oferta de combustível jamais atingiria quantidades suficientes e as vias urbanas jamais suportariam o fluxo de veículos.

Philippe Pomier Layrargues, conclui em seu artigo O Cinismo da Reciclagem, que “numa sociedade materialista e devotada à cultura do consumismo, a frugalidade rima com sacrifício, privação, renúncia, já que a posse de bens materiais caracteriza a felicidade proporcionada pelo consumo”. São esse valores encravados no nosso estilo de vida, que devemos começar a questionar… “sem dor” ou grandes sacrifícios…apenas iniciar um pensamento…

Eu não costumo gostar muito de frases prontas, ditados populares, dogmas, etc. Mas tenho que concordar que as vezes certos “chavões” nos ajudam a lembrar das coisas. É o caso dos 3Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Para quem trabalha na área ambiental a expressão 3Rs é sim um chavão, mas se você nunca ouviu falar deles, é com muito prazer que eu apresento a salvação (qualquer semelhança com discursos religiosos é mera coincidência)! Essa linha de pensamento é a nossa oportunidade de modificar nossos hábitos de consumo e nossa produção irracional e absurda de lixo.

Preste muita atenção nisso, pois no dia em que as coisas funcionarem assim, estaremos no caminho certo: Essa deve ser a meta e nessa ordem: Reduzir, Reutilizar e Reciclar . Isso mesmo, reciclar deveria ser a ÚLTIMA alternativa. Não fique decepcionado. Eu sei que criou-se um cenário ao redor da reciclagem que faz com que a tenhamos como a solução dos nossos problemas com relação aos resíduos, mas liberte-se dessa crença e vamos começar a pensar mais racionalmente.

Pensando RACIONALMENTE

“Racional”, significa usar da razão ou raciocinar, habilidade essa privilégio dos seres humanos (apesar de alguns ainda não a utilizarem). “Racionalizar” significa tornar racional (matemáticos: por favor sem piadas), ou tornar processos mais eficientes. Com relação aos resíduos domésticos, que são um grande “abacaxi” para qualquer administração pública, o que há de mais racional além de não produzí-los? Absolutamente NADA.

lixo-separado

Só separar o lixo não resolve

REDUZIR

No entanto é impossível não produzir nenhum tipo de lixo e dessa forma o que é possível é tentar produzí-lo nas mínimas quantidades possíveis, ou seja, REDUZIR a produção.

Existe um exemplo clássico para ilustrar esse primeiro e mais importante “R”. Você já reparou a quantidade de embalagem utilizada numa camisa social masculina? Vamos supor que você vai comprar uma camisa. Chegando na loja, você escolhe modelo, tamanho, estilo…enfim, escolhe o produto. A camisa que você está levando vem com uma lâmina de papelão para mantê-la alinhada enquanto dobrada, uma tira de plástico na gola e alfinetes por todos os lados para mantê-la quase em pé e pequenas peças plásticas nas mangas e ponta das golas.

Acabou? Não. Tudo isso é envolto num belo papel de seda. Todo o conjunto é envolto num plástico e tudo isso finalmente é colocado dentro de uma caixa. Acabou? Ainda não. Embrulha-se tudo com papel de presente, coloca-se um belo laço vermelho e tudo isso dentro de uma sacola plástica. Agora acabou.

Assim ocorre com diversos tipos de produtos, nos quais a quantidade de embalagens é assustadora e gera uma quantidade de lixo realmente desnecessária.

REUTILIZAR

Quando não dá pra reduzir, na ordem da racionalidade das coisas devemos tentar REUTILIZAR. Seja o copo de requeijão ou a embalagem retornável de refrigerante, ambientalmente reutilizar é muito melhor do que reciclar.

O exemplo clássico é o extermínio das embalagens retornáveis.

O que acontece na verdade é que é muito mais prático e barato para as empresas utilizarem as embalagens descartáveis em detrimento das retornáveis e o marketing acaba vendendo essas coisas para as pessoas como “modernidades”. Dessa forma, garrafas de vidro ou de plástico retornáveis tornam-se aos nossos olhos sinônimos de tecnologias ultrapassadas e nos vemos seduzidos a adquirir sempre embalagens descartáveis, que na verdade muitas vezes nem cabem direito nas nossas geladeiras, são desajeitadas e muito espaçosas.

Em compensação, “alguém” deixou de gastar com o transporte e a limpeza das embalagens caso fossem retornáveis e o lucro “dele” aumenta consideravelmente. Bom pra esse “alguém”, pois o mico do lixo quem pagará são os consumidores, ou seja, nós, os cidadãos comuns…a não ser que você seja o tal “alguém”. Meu pai sempre disse uma frase que sintetiza essa situação: “Capitaliza-se o bônus e socializa-se o ônus”, ou seja, criam-se meios para pouquíssimos lucrarem muito mais, mas o preço ambiental ou social disso é enorme e quem paga esse preço somos todos nós.

Pense a respeito. Veja se consegue se sentir confortável sabendo que a grana que você paga como contribuinte está sendo gasta em demasia na limpeza pública e na gestão do lixo que é produzido em excesso para poucos lucrarem mais… se conseguir, parabéns! Acho que acabamos de encontrar o papai noel.

RECICLAR

Finalmente o terceiro, último e mais polêmico “R”. Tocar nesses assuntos é quase como mexer em vespeiro, mas vamos lá, afinal via web não dá pra receber socos, pontapés, tomates, vaias e afins.

Deve-se tomar muito cuidado com o discurso atual sobre a reciclagem, pois ele não é real. Quando se trata de lixo, apresenta-se a reciclagem como a melhor maneira de “proteger a natureza”, entretanto essa não é a realidade.

Na verdade, reciclar atende outros interesses que vão muito além da conservação dos recursos ambientais. Trata-se mais de uma questão técnica e econômica do que uma questão socioambiental como defendem por aí. Reciclar costuma ser muito mais vantajoso para as indústrias do que reduzir ou reutilizar produtos.

Analisemos o caso das latinhas de alumínio como exemplo: Segundo a Associação Brasileira do Alumínio – ABAL, em 2006 o Brasil reciclou 94,4% das latas de alumínios produzidas, o que nos torna pela quinta vez consecutiva líder mundial nesse segmento. Isso é muito bonito, mas o discurso ambiental que se faz por trás é que é muito hipócrita. Na verdade, a razão para os índices altos é puramente econômica a favor da indústria do alumínio.

Reduz-se muito o custo das produtoras de latas, reciclá-las ao invés de produzí-las. Para reciclar uma latinha de alumínio, gasta-se apenas 5% da energia que se gastaria ao fabricar o alumínio primário a partir do minério de origem, a bauxita. 95% de economia energética parece ser bom para o bolso…

Talvez você esteja me achando um chato e se perguntando “qual o problema disso, uma vez que é bom para o meio ambiente e bom para o empreendedor?”. O problema é que provavelmente não reciclar as latas e partir para outros tipos de embalagens retornáveis é muito melhor ambientalmente e economicamente para a sociedade como um todo. Se a intenção em “preservar a natureza” é verdadeira por parte das indústrias, porque os índices incríveis de reciclagem não se repetem para o caso do papel e papelão ou para o PET?

papel-lixo

Engraçado, o papel não faz tanto sucesso quando o assunto é reciclagem…

No caso dos papéis, segundo o CEMPRE reciclou-se em 2005 apenas 46,9% da produção. Porque isso acontece se a reciclagem desse material é muito mais fácil e barata? Será que a tal “consciência ecológica” é maior para a preservação da bauxita do que a das árvores? No caso do PET, reciclou-se pífios 47%. Os outros 53% estão lotando os aterros sanitários, poluindo os cursos d’água ou entupindo as galerias de águas pluviais. Quem paga o concerto disso somos nós e não os produtores das embalagens.

E então? O que fazer?

Percebe-se nessas questões que existem interesses difusos em relação à reciclagem, pois passam longe das melhores intensões ao meio ambiente. Devemos prestar muita atenção no que nos é passado pela propaganda ou pelos discursos que dignificam a reciclagem, pois estes podem criar um efeito ilusório, tranqüilizante na consciência dos indivíduos, que podem passar a consumir mais produtos, sobretudo descartáveis, sem constrangimento algum, pois agora são recicláveis e, portanto, ecológicos.

Esse raciocínio não está correto, pois como eu disse certa vez em outro post, isso me parece muito com o mal do cristão pecador: depois vai se confessar e fica com a consciência tranquila. No fundo o que ele fez não mudou em nada, mas a ilusão do perdão faz bem para a pessoa, o que a faz pecar de novo…afinal é só pedir perdão mesmo…

Isso não significa que deve-se deixar de reciclar os materiais, mas sim que deve-se utilizar da reciclagem somente quando não é possível REDUZIR ou REUTILIZAR os resíduos. A energia gasta na reciclagem de materiais precisa mesmo ser gasta? Será que utilizando embalagens retornáveis o ganho ambiental e conseqüentemente econômico à sociedade a longo prazo não será bem maior?

A reciclagem é uma ótima ferramenta, mas não pode ser a primeira alternativa e muito menos a única. Na verdade, digamos que nossos critérios estão “descalibrados”. Devemos ter em mente que muitas vezes a moda e a propaganda provocam uma deformação das funções primárias dos produtos e fazem com que consumamos sem raciocinar.

Nesse contexto, um grande exemplo disso são os celulares. Um telefone celular não é somente um telefone celular. É um símbolo de status e de satisfação pessoal, pois muitas vezes troca-se de aparelho apenas para satisfazer a necessidade de consumir o novo, o “mais moderno”. O receio de ficar ultrapassado faz com que o indivíduo consuma as novidades de forma compulsiva e espontânea sem raciocinar sobre a sua real necessidade.

Depende unicamente de nós as mudanças culturais, basta começarmos a incorporar ao nosso dia-a-dia essa filosofia dos 3Rs. Apenas sair da inércia que as incríveis técnicas de marketing proporcionam e iniciar um pensamento bem racionalizado sobre os produtos que nos rodeiam e dos quais necessitamos.

kids-playing

A gente preserva. As gerações futuras agradecem.

Coisas pequenas podem iniciar as mudanças: ao comprar algo, recusar sacolas plásticas quando não há necessidade, não imprimir documentos desnecessários, preferir embalagens retornáveis ao invés das descartáveis, usar copos ou canecas no escritório ao invés dos copinhos plásticos, utilizar suas próprias sacolas no supermercado, pensar duas vezes sobre a necessidade de substituição de produtos que estão lhe satisfazendo perfeitamente, etc.

O importante é sempre analisar se existe a possibilidade de nessa ordem, reduzir a geração de lixo, reutilizar o produto ou embalagem e por fim reciclar esse resíduo. Se você quer ir além (o que seria muito desejável), lhe digo que o verdadeiro cidadão não é aquele que apenas escolhe consumir produtos recicláveis ou se engajar em programas de reciclagem.

O verdadeiro cidadão é aquele que cobra do Poder Público, por meio da coletividade (leia-se: opinião pública), que aniquile de vez com essa cultura da obsolescência de produtos planejada e também a descartabilidade das coisas.

E aí? Vamos tentar mudar nossos conceitos? Essa frase pode parecer meio “brega” mas é real: NOSSOS FILHOS E NETOS AGRADECEM.

Até a próxima!

Pra quem perdeu o primeiro mandamento: Separe o Lixo

Pra quem perdeu o segundo mandamento: Utilize o álcool combustível

Thiago Oshiro Campi é Engenheiro Civil formado pela UNICAMP, atualmente a serviço do Governo do Estado de São Paulo, atuando na área ambiental. Além disso é guitarrista de carteirinha com Heavy Metal nas veias.

Thiago Oshiro Campi

Thiago Oshiro Campi é Engenheiro Civil formado pela UNICAMP, atualmente a serviço do Governo do Estado de São Paulo, atuando na área ambiental. Além disso é guitarrista de carteirinha com Heavy Metal nas veias.


Outros artigos escritos por

Somos entusiastas do embate saudável

O texto acima não representa a opinião do PapodeHomem. Somos um espaço plural, aberto a visões contraditórias. Conheça nossa visão e a essência do que fazemos. Você pode comentar abaixo ou ainda nos enviar um artigo para publicação.


EXPLODA SEU EMAIL

Enviamos um único email por dia, com nossos textos. Cuidado, ele é radioativo.


TEXTOS RELACIONADOS

Queremos uma discussão de alto nível, sem frescuras e bem humorada. Portanto, leia nossa Política de Comentários.


  • Pingback: Dia de Ação dos Blogs (Blog Action Day): MEIO-AMBIENTE | 30 & Alguns

  • spirit

    Alguém sabe se ainda vendem as embalagens retornáveis de vidro?
    Até pq coca de vidro é bem mais gostosa.

  • spirit

    Alguém sabe se ainda vendem as embalagens retornáveis de vidro?
    Até pq coca de vidro é bem mais gostosa.

  • spirit

    Alguém sabe se ainda vendem as embalagens retornáveis de vidro?
    Até pq coca de vidro é bem mais gostosa.

  • spirit

    Alguém sabe se ainda vendem as embalagens retornáveis de vidro?
    Até pq coca de vidro é bem mais gostosa.

  • http://www.marcusoliveira.com/journal Marcus Oliveira

    Opa, valeu pela citação do post do Blog Action Day!

  • http://www.marcusoliveira.com/journal Marcus Oliveira

    Opa, valeu pela citação do post do Blog Action Day!

  • http://www.marcusoliveira.com/journal Marcus Oliveira

    Opa, valeu pela citação do post do Blog Action Day!

  • http://www.marcusoliveira.com/journal Marcus Oliveira

    Opa, valeu pela citação do post do Blog Action Day!

  • spirit

    Vcs sabia que dá pra reutilizar as garrafas pets pra fazer um monte de coisas?
    Tem gente que faz barco, casa, mas o mais legal é fazer poltronas ecologicamente corretas. Dá um estilo legal pra sua casa, e vc ainda paga de ecologicamente responsavel.

  • spirit

    Vcs sabia que dá pra reutilizar as garrafas pets pra fazer um monte de coisas?
    Tem gente que faz barco, casa, mas o mais legal é fazer poltronas ecologicamente corretas. Dá um estilo legal pra sua casa, e vc ainda paga de ecologicamente responsavel.

    • AGC Esporte

      É isso mesmo, spirit! Sr. Ecologicamente CORRETO. Você me deu uma ideia…

  • spirit

    Vcs sabia que dá pra reutilizar as garrafas pets pra fazer um monte de coisas?
    Tem gente que faz barco, casa, mas o mais legal é fazer poltronas ecologicamente corretas. Dá um estilo legal pra sua casa, e vc ainda paga de ecologicamente responsavel.

  • spirit

    Vcs sabia que dá pra reutilizar as garrafas pets pra fazer um monte de coisas?
    Tem gente que faz barco, casa, mas o mais legal é fazer poltronas ecologicamente corretas. Dá um estilo legal pra sua casa, e vc ainda paga de ecologicamente responsavel.

  • http://meandmysecretlife.wordpress.com/ B. – Me & My Secret Life

    Ótimo texto Thiago, parabéns. Fechou com chave de ouro.

  • http://meandmysecretlife.wordpress.com/ B. – Me & My Secret Life

    Ótimo texto Thiago, parabéns. Fechou com chave de ouro.

  • http://meandmysecretlife.wordpress.com/ B. – Me & My Secret Life

    Ótimo texto Thiago, parabéns. Fechou com chave de ouro.

  • http://meandmysecretlife.wordpress.com B. – Me & My Secret Life

    Ótimo texto Thiago, parabéns. Fechou com chave de ouro.

  • http://meandmysecretlife.wordpress.com/ B. – Me & My Secret Life

    Spirit, vende sim, mas acho que apenas a coca pequena e a de 1250ml, não tem mais a de 1l

  • http://meandmysecretlife.wordpress.com/ B. – Me & My Secret Life

    Spirit, vende sim, mas acho que apenas a coca pequena e a de 1250ml, não tem mais a de 1l

  • http://meandmysecretlife.wordpress.com/ B. – Me & My Secret Life

    Spirit, vende sim, mas acho que apenas a coca pequena e a de 1250ml, não tem mais a de 1l

  • http://meandmysecretlife.wordpress.com B. – Me & My Secret Life

    Spirit, vende sim, mas acho que apenas a coca pequena e a de 1250ml, não tem mais a de 1l

  • Pingback: Noosfera e biosfera no Blog Action Day — Não Dois, Não Um

  • http://www.ladybugbrazil.com/ Lucia Freitas

    Maravilhoso o post, Thiago. Recheado, gostoso, claro. lavei a alma.

  • http://www.ladybugbrazil.com Lucia Freitas

    Maravilhoso o post, Thiago. Recheado, gostoso, claro. lavei a alma.

  • Elisa

    Ufa! Pode deixar, vou cuidar do lixo com mais carinho. Antes era por obrigação. Esse artigo foi o melhor de todos, parabéns!

  • Elisa

    Ufa! Pode deixar, vou cuidar do lixo com mais carinho. Antes era por obrigação. Esse artigo foi o melhor de todos, parabéns!

  • http://www.papodehomem.com.br/ Thiago Oshiro Campi

    SPIRIT: Há muitos anos que não vejo mais embalagens retornáveis de muitas coisas. Refrigerante de 1L então nem pensar… Entretanto, algumas empresas de outros segmentos andam priorizando os refis. Não vou citar nomes, mas uma de cosméticos em especial…isso é bem legal.

    Sobre esse lance de fazer camiseta, barco, casa, hidroelétrica ou pirâmides no egito, é sim muito bonitinho, porém é muito fantasioso imaginar que a oferta pós-consumo atual para esse tipo de plástico será consumida nessas atividades. Não dá nem graça. Ninguém fala muito, mas na Alemanha que é o grande exemplo de reciclagem no mundo, eles simplesmente incineram o excedente de plásticos e geram energia (vale ressaltar que os sistemas de controle de emissões modernos, são excelentes e não poluem como antigamente). Na minha opinião, isso sim que é funcional.

    B: Muito obrigado! Mas esse não é o último artigo não. Era para ser, mas mudei de idéia por causa do Blog Action Day. Na verdade a proposta é escrever 10 artigos…se eu conseguir.

    LUCIA: Muito obrigado! Fico muito feliz quando gostam do que escrevo, pois é com muito gosto que faço isso.

    ELISA: Para você não preciso nem falar nada aqui, pois AGRADECEREI PESSOALMENTE. Um beijão!!!

  • http://www.papodehomem.com.br Thiago Oshiro Campi

    SPIRIT: Há muitos anos que não vejo mais embalagens retornáveis de muitas coisas. Refrigerante de 1L então nem pensar… Entretanto, algumas empresas de outros segmentos andam priorizando os refis. Não vou citar nomes, mas uma de cosméticos em especial…isso é bem legal.

    Sobre esse lance de fazer camiseta, barco, casa, hidroelétrica ou pirâmides no egito, é sim muito bonitinho, porém é muito fantasioso imaginar que a oferta pós-consumo atual para esse tipo de plástico será consumida nessas atividades. Não dá nem graça. Ninguém fala muito, mas na Alemanha que é o grande exemplo de reciclagem no mundo, eles simplesmente incineram o excedente de plásticos e geram energia (vale ressaltar que os sistemas de controle de emissões modernos, são excelentes e não poluem como antigamente). Na minha opinião, isso sim que é funcional.

    B: Muito obrigado! Mas esse não é o último artigo não. Era para ser, mas mudei de idéia por causa do Blog Action Day. Na verdade a proposta é escrever 10 artigos…se eu conseguir.

    LUCIA: Muito obrigado! Fico muito feliz quando gostam do que escrevo, pois é com muito gosto que faço isso.

    ELISA: Para você não preciso nem falar nada aqui, pois AGRADECEREI PESSOALMENTE. Um beijão!!!

  • http://meandmysecretlife.wordpress.com/ B. – Me & My Secret Life

    Melhor pra nós, Thiago, este foi teu melhor texto! Está cada dia mais objetivo e a linguagem utilizada, como sempre agradável e nada pedante. Beijocas!

  • http://meandmysecretlife.wordpress.com B. – Me & My Secret Life

    Melhor pra nós, Thiago, este foi teu melhor texto! Está cada dia mais objetivo e a linguagem utilizada, como sempre agradável e nada pedante. Beijocas!

  • Erika

    parabens!!!!!!!!!!!!!o texto e melhor que esta tendo!!!!!!

  • http://......... Erika

    parabens!!!!!!!!!!!!!o texto e melhor que esta tendo!!!!!!

  • gaby

    é um ensino munto reforsado sobre a reciclagem

  • http://preservaao gaby

    é um ensino munto reforsado sobre a reciclagem

  • Mamed

    Thiago,

    Sem dúvida que seu texto merece reflexão. Melhor: merece ser levado a efeito por todos.

    Não resta dúvida que o “mercado”, em sua busca desmedida pelo lucro, só procura investir naquilo que lhe é mais rentável. Penso que aqui nossa atitude como consumidor deva ser contudente: não adquirir produtos, salvo extrema necessidade, que não tenha a responsabilidade ambiental, a começar pela embalagens descartáveis.

    De qualquer modo, é dever nosso tomarmos tais atitudes, bem como dissuadir nosso círculo de amizades para que façam o mesmo.

  • Mamed

    Thiago,

    Sem dúvida que seu texto merece reflexão. Melhor: merece ser levado a efeito por todos.

    Não resta dúvida que o “mercado”, em sua busca desmedida pelo lucro, só procura investir naquilo que lhe é mais rentável. Penso que aqui nossa atitude como consumidor deva ser contudente: não adquirir produtos, salvo extrema necessidade, que não tenha a responsabilidade ambiental, a começar pela embalagens descartáveis.

    De qualquer modo, é dever nosso tomarmos tais atitudes, bem como dissuadir nosso círculo de amizades para que façam o mesmo.

  • Pingback: Ajude você também! « Long Live, Rock’n Roll

  • Lindete Garcia

    Que tal nos ajudar a trocar a miséria por campos verde e repletos de alimentos puros?Veja como visitando nosso orkut.

  • Lindete Garcia

    Que tal nos ajudar a trocar a miséria por campos verde e repletos de alimentos puros?Veja como visitando nosso orkut.

  • andreia

    essi texto rsrsrsrsrsrsrs vai mim ajuda no prabalho da escola hauhaahuaa

  • andreia

    essi texto rsrsrsrsrsrsrs vai mim ajuda no prabalho da escola hauhaahuaa

  • http://cartoonnetwork.com.br/ Larah

    adorei esse documentário!! inclusive, tinhamos q fazer um cartaz falando sobre a preservaçao do meio ambiente na escola, e eu peguei algumas dicas daqui..e adivinha quanto eu tirei no trabalho????

    isoo mesmo:

    100

    valeu pelas dicas!! Thiago!!

    bjaum

  • http://cartoonnetwork.com.br Larah

    adorei esse documentário!! inclusive, tinhamos q fazer um cartaz falando sobre a preservaçao do meio ambiente na escola, e eu peguei algumas dicas daqui..e adivinha quanto eu tirei no trabalho????

    isoo mesmo:

    100

    valeu pelas dicas!! Thiago!!

    bjaum

  • http://www.papodehomem.com.br/author/thiago-oshiro-campi Thiago Oshiro Campi

    Larah, fiquei muito feliz em saber que usaram meu texto como base para o trabalho da escola e tiraram a nota máxima! ;-)

    Acho que esse tipo de coisa gratificande dá mais sentido ao que eu penso e com o que eu trabalho. É sensacional saber que efetivamente estamos ajudando a melhorar alguma coisa por aqui, seja produzindo algo, seja na cabeça das pessoas.

    Um beijo para você também e boa sorte!

    Thiago

  • http://www.papodehomem.com.br/author/thiago-oshiro-campi Thiago Oshiro Campi

    Larah, fiquei muito feliz em saber que usaram meu texto como base para o trabalho da escola e tiraram a nota máxima! ;-)

    Acho que esse tipo de coisa gratificande dá mais sentido ao que eu penso e com o que eu trabalho. É sensacional saber que efetivamente estamos ajudando a melhorar alguma coisa por aqui, seja produzindo algo, seja na cabeça das pessoas.

    Um beijo para você também e boa sorte!

    Thiago

  • Caroline

    Bem consciente seu artigo
    hoje, é o dia mundial do Meio Ambiente e é mais do que necessaria a preservação.
    Não dá mais pra simplesmente olhar para o próprio umbigo, porque as mudanças batem a nossa porta.
    Sou estudante de Jornalismo e estou redigindo um folhetim informativo na faculdade como trabalho, sobre o tema Agrotóxicos, e estava pensando em um modo de encaixar a preservação ambiental junto a esse material. Esse artigo foi uma excelente inspiração.
    Parabéns pelo texto!
    e muito sucesso

    ;*

  • Caroline

    Bem consciente seu artigo
    hoje, é o dia mundial do Meio Ambiente e é mais do que necessaria a preservação.
    Não dá mais pra simplesmente olhar para o próprio umbigo, porque as mudanças batem a nossa porta.
    Sou estudante de Jornalismo e estou redigindo um folhetim informativo na faculdade como trabalho, sobre o tema Agrotóxicos, e estava pensando em um modo de encaixar a preservação ambiental junto a esse material. Esse artigo foi uma excelente inspiração.
    Parabéns pelo texto!
    e muito sucesso

    ;*

  • http://www.papodehomem.com.br/author/thiago-oshiro-campi Thiago Oshiro Campi

    Caroline,

    Muito obrigado pelo elogio e muito sucesso para você também! Se o tal folhetim tiver versão para web eu gostaria muito de conhecer, ok?

  • http://www.papodehomem.com.br/author/thiago-oshiro-campi Thiago Oshiro Campi

    Caroline,

    Muito obrigado pelo elogio e muito sucesso para você também! Se o tal folhetim tiver versão para web eu gostaria muito de conhecer, ok?

  • Pingback: Noosfera e biosfera no Blog Action Day | Não Dois, Não Um: Um blog sobre relacionamentos lúcidos

  • Lugnete

    Oi Tiago, tudo bem.

    Olha gostei muito dos seus artigos, por isso gostaria de saber se pode ser republicado com seu nome é claro.

    Obrigada,

    Lugnete

  • Lugnete

    Oi Tiago, tudo bem.

    Olha gostei muito dos seus artigos, por isso gostaria de saber se pode ser republicado com seu nome é claro.

    Obrigada,

    Lugnete

  • Lugnete

    Oi Tiago, tudo bem.

    Olha gostei muito dos seus artigos, por isso gostaria de saber se pode ser republicado com seu nome é claro.

    Obrigada,

    Lugnete

  • Lugnete

    Oi Tiago, tudo bem.

    Olha gostei muito dos seus artigos, por isso gostaria de saber se pode ser republicado com seu nome é claro.

    Obrigada,

    Lugnete

  • http://www.papodehomem.com.br/author/thiago-oshiro-campi Thiago Oshiro Campi

    Lugnete, fique à vontade. A intensão desse tipo de texto é justamente passar para frente no intuito de orientar e plantar uma pulga atrás da orelha das pessoas. Só realmente faço questão que minha autoria o acompanhe, afinal, não é o conto “como pegar minha vizinha gostosinha ” ou “o dia em que o “curintia” perdeu a final do brasileirão”…rs. Pode não parecer, mas dá um trabalho danado escrever textos técnicos, sem linguagem técnica. E se a intenção é orientar,não pode ser diferente.

    Me avise se o utilizar. Gostaria de ter acesso: thiagocampi@gmail.com

    Um grande abraço e tudo de bom!

    Thiago

  • http://www.papodehomem.com.br/author/thiago-oshiro-campi Thiago Oshiro Campi

    Lugnete, fique à vontade. A intensão desse tipo de texto é justamente passar para frente no intuito de orientar e plantar uma pulga atrás da orelha das pessoas. Só realmente faço questão que minha autoria o acompanhe, afinal, não é o conto “como pegar minha vizinha gostosinha ” ou “o dia em que o “curintia” perdeu a final do brasileirão”…rs. Pode não parecer, mas dá um trabalho danado escrever textos técnicos, sem linguagem técnica. E se a intenção é orientar,não pode ser diferente.

    Me avise se o utilizar. Gostaria de ter acesso: thiagocampi@gmail.com

    Um grande abraço e tudo de bom!

    Thiago

  • http://www.papodehomem.com.br/author/thiago-oshiro-campi Thiago Oshiro Campi

    Lugnete, fique à vontade. A intensão desse tipo de texto é justamente passar para frente no intuito de orientar e plantar uma pulga atrás da orelha das pessoas. Só realmente faço questão que minha autoria o acompanhe, afinal, não é o conto “como pegar minha vizinha gostosinha ” ou “o dia em que o “curintia” perdeu a final do brasileirão”…rs. Pode não parecer, mas dá um trabalho danado escrever textos técnicos, sem linguagem técnica. E se a intenção é orientar,não pode ser diferente.

    Me avise se o utilizar. Gostaria de ter acesso: thiagocampi@gmail.com

    Um grande abraço e tudo de bom!

    Thiago

  • http://www.papodehomem.com.br/author/thiago-oshiro-campi Thiago Oshiro Campi

    Lugnete, fique à vontade. A intensão desse tipo de texto é justamente passar para frente no intuito de orientar e plantar uma pulga atrás da orelha das pessoas. Só realmente faço questão que minha autoria o acompanhe, afinal, não é o conto “como pegar minha vizinha gostosinha ” ou “o dia em que o “curintia” perdeu a final do brasileirão”…rs. Pode não parecer, mas dá um trabalho danado escrever textos técnicos, sem linguagem técnica. E se a intenção é orientar,não pode ser diferente.

    Me avise se o utilizar. Gostaria de ter acesso: thiagocampi@gmail.com

    Um grande abraço e tudo de bom!

    Thiago

  • mykaelle

    oiii quem quiser mim add mno orkut é myka_sousa@hotmail.com

  • mykaelle

    oiii quem quiser mim add mno orkut é myka_sousa@hotmail.com

  • mykaelle

    oiii quem quiser mim add mno orkut é myka_sousa@hotmail.com

  • mykaelle

    oiii quem quiser mim add mno orkut é myka_sousa@hotmail.com

  • http://www.meioambientepreservado.com.br/ patrícia mirelles santos barbo

    eu acho que o meio ambiente tem que ser mais respeitado pelos seres humanos então gente vamos cuidar do nosso meio ambiente por sempre vamos presisar dele para viver respirar etc…

  • http://www.meioambientepreservado.com.br/ patrícia mirelles santos barbo

    eu acho que o meio ambiente tem que ser mais respeitado pelos seres humanos então gente vamos cuidar do nosso meio ambiente por sempre vamos presisar dele para viver respirar etc…

  • http://www.meioambientepreservado.com.br/ patrícia mirelles santos barbo

    eu acho que o meio ambiente tem que ser mais respeitado pelos seres humanos então gente vamos cuidar do nosso meio ambiente por sempre vamos presisar dele para viver respirar etc…

  • http://www.meioambientepreservado.com.br patrícia mirelles santos barbosa

    eu acho que o meio ambiente tem que ser mais respeitado pelos seres humanos então gente vamos cuidar do nosso meio ambiente por sempre vamos presisar dele para viver respirar etc…

  • http://www.meioambientepreservado.com.br/ patrícia mirelles santos barbo

    quem quiser me add é patty.do@hotmail.com

  • http://www.meioambientepreservado.com.br/ patrícia mirelles santos barbo

    quem quiser me add é patty.do@hotmail.com

  • http://www.meioambientepreservado.com.br/ patrícia mirelles santos barbo

    quem quiser me add é patty.do@hotmail.com

  • http://www.meioambientepreservado.com.br patrícia mirelles santos barbosa

    quem quiser me add é patty.do@hotmail.com

  • elisabete fernandes

    oi tiago! gostei do muito do seu artigo, me ajudou muito pra criar o meu trabalho de escola. valeu!!! bom se todos pensase assim como você! parabéns pelo texto.

  • elisabete fernandes

    oi tiago! gostei do muito do seu artigo, me ajudou muito pra criar o meu trabalho de escola. valeu!!! bom se todos pensase assim como você! parabéns pelo texto.

  • elisabete fernandes

    oi tiago! gostei do muito do seu artigo, me ajudou muito pra criar o meu trabalho de escola. valeu!!! bom se todos pensase assim como você! parabéns pelo texto.

  • http://papodehomem.com.br/author/thiago-oshiro-campi Thiago Marcel Oshiro Campi

    Olá Elisabete! Fico contente que o artigo tenha lhe ajudado no trabalho da escola. Espero que tenha aprendido bastante! Um abraço

    Thiago

  • http://papodehomem.com.br/author/thiago-oshiro-campi Thiago Marcel Oshiro Campi

    Olá Elisabete! Fico contente que o artigo tenha lhe ajudado no trabalho da escola. Espero que tenha aprendido bastante! Um abraço

    Thiago

  • elisabete fernandes

    olá Thiago! semana passada encontrei seu texto e gostei muito e me ajudou no meu trabalho, aprendi muito com ele e com as outras idéias de meus amigos, tanto que estou aqui pra agradecer novamente e te dizer que a sua filosofia deveria ser os” 4RS”. faltou o R de Respeito. pois se não ouver respeito pelo meio ambiente, do que vale os outros 3 RS.Um abraço pra você também!

    Elisabete

  • elisabete fernandes

    olá Thiago! semana passada encontrei seu texto e gostei muito e me ajudou no meu trabalho, aprendi muito com ele e com as outras idéias de meus amigos, tanto que estou aqui pra agradecer novamente e te dizer que a sua filosofia deveria ser os” 4RS”. faltou o R de Respeito. pois se não ouver respeito pelo meio ambiente, do que vale os outros 3 RS.Um abraço pra você também!

    Elisabete

  • elisabete fernandes

    olá Thiago! semana passada encontrei seu texto e gostei muito e me ajudou no meu trabalho, aprendi muito com ele e com as outras idéias de meus amigos, tanto que estou aqui pra agradecer novamente e te dizer que a sua filosofia deveria ser os” 4RS”. faltou o R de Respeito. pois se não ouver respeito pelo meio ambiente, do que vale os outros 3 RS.Um abraço pra você também!

    Elisabete

  • elisabete fernandes

    olá Thiago! semana passada encontrei seu texto e gostei muito e me ajudou no meu trabalho, aprendi muito com ele e com as outras idéias de meus amigos, tanto que estou aqui pra agradecer novamente e te dizer que a sua filosofia deveria ser os” 4RS”. faltou o R de Respeito. pois se não ouver respeito pelo meio ambiente, do que vale os outros 3 RS.Um abraço pra você também!

    Elisabete

  • http://papodehomem.com.br/author/thiago-oshiro-campi Thiago Marcel Oshiro Campi

    É isso aí, garota! Lembrando que nós também fazemos parte desse “meio ambiente” e, portanto, devemos nos respeitar em primeiro lugar. Não adianta plantar árvore no parque e buzinar freneticamente na orelha alheia, encarando as pessoas como impecilhos à nossa passagem no trânsito. Isso degrada as relações sociais e prejudica nossa qualidade de vida.

    Um abração

    Thiago

  • http://papodehomem.com.br/author/thiago-oshiro-campi Thiago Marcel Oshiro Campi

    É isso aí, garota! Lembrando que nós também fazemos parte desse “meio ambiente” e, portanto, devemos nos respeitar em primeiro lugar. Não adianta plantar árvore no parque e buzinar freneticamente na orelha alheia, encarando as pessoas como impecilhos à nossa passagem no trânsito. Isso degrada as relações sociais e prejudica nossa qualidade de vida.

    Um abração

    Thiago

  • http://papodehomem.com.br/author/thiago-oshiro-campi Thiago Marcel Oshiro Campi

    É isso aí, garota! Lembrando que nós também fazemos parte desse “meio ambiente” e, portanto, devemos nos respeitar em primeiro lugar. Não adianta plantar árvore no parque e buzinar freneticamente na orelha alheia, encarando as pessoas como impecilhos à nossa passagem no trânsito. Isso degrada as relações sociais e prejudica nossa qualidade de vida.

    Um abração

    Thiago

  • http://papodehomem.com.br/author/thiago-oshiro-campi Thiago Marcel Oshiro Campi

    É isso aí, garota! Lembrando que nós também fazemos parte desse “meio ambiente” e, portanto, devemos nos respeitar em primeiro lugar. Não adianta plantar árvore no parque e buzinar freneticamente na orelha alheia, encarando as pessoas como impecilhos à nossa passagem no trânsito. Isso degrada as relações sociais e prejudica nossa qualidade de vida.

    Um abração

    Thiago

  • erica

    oieeeeeeeeee acho isso uma falta de respeito ao ser humano todos clamarao com a poluicao mais menhum sou jogar seu lixo no cesto xermmmmmmmm meu orkut ericajesus19@hotmail.com

  • erica

    oieeeeeeeeee acho isso uma falta de respeito ao ser humano todos clamarao com a poluicao mais menhum sou jogar seu lixo no cesto xermmmmmmmm meu orkut ericajesus19@hotmail.com

  • erica

    oieeeeeeeeee acho isso uma falta de respeito ao ser humano todos clamarao com a poluicao mais menhum sou jogar seu lixo no cesto xermmmmmmmm meu orkut ericajesus19@hotmail.com

  • http://ericajesus19@hotmail.com erica

    oieeeeeeeeee acho isso uma falta de respeito ao ser humano todos clamarao com a poluicao mais menhum sou jogar seu lixo no cesto xermmmmmmmm meu orkut ericajesus19@hotmail.com

  • rafael

    pô velho tabem acho o planeta e nosso

  • rafael

    pô velho tabem acho o planeta e nosso

  • http://naotenho rafael

    pô velho tabem acho o planeta e nosso

  • carmem

    Olá tiago adorei seus artigos, e bom saber que existam pessoas assim
    como você verdadeiramente preocupadas com o meioambiente e escrever desta forma para fazer-nos raciocinar e racionalizar de maneira lógica.tiago vou utilizar seu trabalho para um seminário que irei apresentar na facudade cujo tema é do lixo au” luxo” um
    contexto ético e bioético na biosseguraça profissional.

  • carmem

    Olá tiago adorei seus artigos, e bom saber que existam pessoas assim
    como você verdadeiramente preocupadas com o meioambiente e escrever desta forma para fazer-nos raciocinar e racionalizar de maneira lógica.tiago vou utilizar seu trabalho para um seminário que irei apresentar na facudade cujo tema é do lixo au” luxo” um
    contexto ético e bioético na biosseguraça profissional.

  • carmem

    Olá tiago adorei seus artigos, e bom saber que existam pessoas assim
    como você verdadeiramente preocupadas com o meioambiente e escrever desta forma para fazer-nos raciocinar e racionalizar de maneira lógica.tiago vou utilizar seu trabalho para um seminário que irei apresentar na facudade cujo tema é do lixo au” luxo” um
    contexto ético e bioético na biosseguraça profissional.

  • carmem

    Olá tiago adorei seus artigos, e bom saber que existam pessoas assim
    como você verdadeiramente preocupadas com o meioambiente e escrever desta forma para fazer-nos raciocinar e racionalizar de maneira lógica.tiago vou utilizar seu trabalho para um seminário que irei apresentar na facudade cujo tema é do lixo au” luxo” um
    contexto ético e bioético na biosseguraça profissional.

  • http://papodehomem.com.br/author/thiago-oshiro-campi Thiago Marcel Oshiro Campi

    Carmem, sinta-se à vontade. Citando a fonte, tá tudo certo.
    Precisando de mais algum material específico, entre em contato.

    Um abraço

    Thiago

  • http://papodehomem.com.br/author/thiago-oshiro-campi Thiago Marcel Oshiro Campi

    Carmem, sinta-se à vontade. Citando a fonte, tá tudo certo.
    Precisando de mais algum material específico, entre em contato.

    Um abraço

    Thiago

  • http://papodehomem.com.br/author/thiago-oshiro-campi Thiago Marcel Oshiro Campi

    Carmem, sinta-se à vontade. Citando a fonte, tá tudo certo.
    Precisando de mais algum material específico, entre em contato.

    Um abraço

    Thiago

  • carmem

    oi tiago tudo bem quero te agradecer por deixar usar seu artigo
    para o meu trabaiho.
    vocE TEM ALGUM ARTIGO QUE FALE SOBRE O LIXO DE SALÃES DE BELEZA E CLINICAS DE ESTÉTICAS? EX: O QUE FAZER COM SACOS DE PLÁSTICOS QUE EMBALA AS TOALHAS,CAIXAS DE COLORAÇÃO PARA CABELOS, A QUELE RESIDUO DE TINTA, ALISANTE E DESCOLORANTE QUE É JOGADO NA REDE DE ESGOTO QUE TIPO DE MALEFÍCIO OU IMPACTO PODE CAUSAR PARA O MEIOAMBIENTE? ISTO ME PREOCUPA EXISTE ALGUM MEIO PARA EVITAR OU AMENIZAR QUE NÃO TENHA QUE MUDAR DE PROFISSÃO? TE AGRADEÇO DESDE JA UM ABRAÇO CARMEM

  • carmem

    oi tiago tudo bem quero te agradecer por deixar usar seu artigo
    para o meu trabaiho.
    vocE TEM ALGUM ARTIGO QUE FALE SOBRE O LIXO DE SALÃES DE BELEZA E CLINICAS DE ESTÉTICAS? EX: O QUE FAZER COM SACOS DE PLÁSTICOS QUE EMBALA AS TOALHAS,CAIXAS DE COLORAÇÃO PARA CABELOS, A QUELE RESIDUO DE TINTA, ALISANTE E DESCOLORANTE QUE É JOGADO NA REDE DE ESGOTO QUE TIPO DE MALEFÍCIO OU IMPACTO PODE CAUSAR PARA O MEIOAMBIENTE? ISTO ME PREOCUPA EXISTE ALGUM MEIO PARA EVITAR OU AMENIZAR QUE NÃO TENHA QUE MUDAR DE PROFISSÃO? TE AGRADEÇO DESDE JA UM ABRAÇO CARMEM

  • carmem

    oi tiago tudo bem quero te agradecer por deixar usar seu artigo
    para o meu trabaiho.
    vocE TEM ALGUM ARTIGO QUE FALE SOBRE O LIXO DE SALÃES DE BELEZA E CLINICAS DE ESTÉTICAS? EX: O QUE FAZER COM SACOS DE PLÁSTICOS QUE EMBALA AS TOALHAS,CAIXAS DE COLORAÇÃO PARA CABELOS, A QUELE RESIDUO DE TINTA, ALISANTE E DESCOLORANTE QUE É JOGADO NA REDE DE ESGOTO QUE TIPO DE MALEFÍCIO OU IMPACTO PODE CAUSAR PARA O MEIOAMBIENTE? ISTO ME PREOCUPA EXISTE ALGUM MEIO PARA EVITAR OU AMENIZAR QUE NÃO TENHA QUE MUDAR DE PROFISSÃO? TE AGRADEÇO DESDE JA UM ABRAÇO CARMEM

  • carmem

    oi tiago tudo bem quero te agradecer por deixar usar seu artigo
    para o meu trabaiho.
    vocE TEM ALGUM ARTIGO QUE FALE SOBRE O LIXO DE SALÃES DE BELEZA E CLINICAS DE ESTÉTICAS? EX: O QUE FAZER COM SACOS DE PLÁSTICOS QUE EMBALA AS TOALHAS,CAIXAS DE COLORAÇÃO PARA CABELOS, A QUELE RESIDUO DE TINTA, ALISANTE E DESCOLORANTE QUE É JOGADO NA REDE DE ESGOTO QUE TIPO DE MALEFÍCIO OU IMPACTO PODE CAUSAR PARA O MEIOAMBIENTE? ISTO ME PREOCUPA EXISTE ALGUM MEIO PARA EVITAR OU AMENIZAR QUE NÃO TENHA QUE MUDAR DE PROFISSÃO? TE AGRADEÇO DESDE JA UM ABRAÇO CARMEM

  • Aline Nunes

    Olha gostei muito dos seus artigos, por isso gostaria de saber + sobre embalagens de surpe mercado até q ponto pode prejudicar o meio ambiente.

    • Maelizinha99

      maely :legal

    • Maelizinha99

      maely :legal

  • Aline Nunes

    Olha gostei muito dos seus artigos, por isso gostaria de saber + sobre embalagens de surpe mercado até q ponto pode prejudicar o meio ambiente.

  • Aline Nunes

    Olha gostei muito dos seus artigos, por isso gostaria de saber + sobre embalagens de surpe mercado até q ponto pode prejudicar o meio ambiente.

  • Aline Nunes

    Olha gostei muito dos seus artigos, por isso gostaria de saber + sobre embalagens de surpe mercado até q ponto pode prejudicar o meio ambiente.

  • nanci navarro

    Meu querido Thiago, esse texto é fantastico,sou uma vovó que estou de volta aos estudo,estava precisando fazer um trabalho sobre o meio ambiente e como preservar, achando que escrever sobre reciclagem estaria falando tudo e mais alguma coisa.
    Aprendi,agora em diante vou me reeducar,obrigado e que Deus te conserve com esse seu geito de transmitir as verdades

  • nanci navarro

    Meu querido Thiago, esse texto é fantastico,sou uma vovó que estou de volta aos estudo,estava precisando fazer um trabalho sobre o meio ambiente e como preservar, achando que escrever sobre reciclagem estaria falando tudo e mais alguma coisa.
    Aprendi,agora em diante vou me reeducar,obrigado e que Deus te conserve com esse seu geito de transmitir as verdades

  • nanci navarro

    Meu querido Thiago, esse texto é fantastico,sou uma vovó que estou de volta aos estudo,estava precisando fazer um trabalho sobre o meio ambiente e como preservar, achando que escrever sobre reciclagem estaria falando tudo e mais alguma coisa.
    Aprendi,agora em diante vou me reeducar,obrigado e que Deus te conserve com esse seu geito de transmitir as verdades

  • nanci navarro

    Meu querido Thiago, esse texto é fantastico,sou uma vovó que estou de volta aos estudo,estava precisando fazer um trabalho sobre o meio ambiente e como preservar, achando que escrever sobre reciclagem estaria falando tudo e mais alguma coisa.
    Aprendi,agora em diante vou me reeducar,obrigado e que Deus te conserve com esse seu geito de transmitir as verdades

  • Lúcio Resende

    Grande Thiago, seu texto é maravilhoso, Parabéns e continue escrevendo novos. até a próxima.

  • Lúcio Resende

    Grande Thiago, seu texto é maravilhoso, Parabéns e continue escrevendo novos. até a próxima.

  • Lúcio Resende

    Grande Thiago, seu texto é maravilhoso, Parabéns e continue escrevendo novos. até a próxima.

  • guilherme gomes

    Olá Sr.Thiago; é muito satisfatório ter contato com uma pessoa como você.Seu Matérial é muito importe para todos que gostam, práticam e amam o meio ambiente.Sou acadêmico do curso de Gestão Ambiental,e estou montando um grupo de colaboradores para um projeto ambiental,nome é AÇÃO & ATITUDE AJUDE O PLANETA.e gostaria muito de contar com sua ajudar em informações e conhecimento.Desde de já agradeço. Guilherme-Manaus-AM.

  • guilherme gomes

    Olá Sr.Thiago; é muito satisfatório ter contato com uma pessoa como você.Seu Matérial é muito importe para todos que gostam, práticam e amam o meio ambiente.Sou acadêmico do curso de Gestão Ambiental,e estou montando um grupo de colaboradores para um projeto ambiental,nome é AÇÃO & ATITUDE AJUDE O PLANETA.e gostaria muito de contar com sua ajudar em informações e conhecimento.Desde de já agradeço. Guilherme-Manaus-AM.

  • guilherme gomes

    Olá Sr.Thiago; é muito satisfatório ter contato com uma pessoa como você.Seu Matérial é muito importe para todos que gostam, práticam e amam o meio ambiente.Sou acadêmico do curso de Gestão Ambiental,e estou montando um grupo de colaboradores para um projeto ambiental,nome é AÇÃO & ATITUDE AJUDE O PLANETA.e gostaria muito de contar com sua ajudar em informações e conhecimento.Desde de já agradeço. Guilherme-Manaus-AM.

  • thiago

    nos temos que cuidar do nosso planeta

  • thiago

    nos temos que cuidar do nosso planeta

  • http://ddg thiago

    nos temos que cuidar do nosso planeta

  • miriene

    que coisa boa ainda tem gente neste mundo que pensa no futuro dos outros
    obrigada por colocar este texto
    xD

  • miriene

    que coisa boa ainda tem gente neste mundo que pensa no futuro dos outros
    obrigada por colocar este texto
    xD

  • miriene

    que coisa boa ainda tem gente neste mundo que pensa no futuro dos outros
    obrigada por colocar este texto
    xD

  • http://google miriene

    que coisa boa ainda tem gente neste mundo que pensa no futuro dos outros
    obrigada por colocar este texto
    xD

  • Elza Braz dos Santos

    Caro thiago,sou professora de Ensino Religioso com graduação em Teologia e Pós-graduada em Recursos Humanos.Seu artigo é bastante interesante. Gostaria de acrescentar que, antes de tudo ,conscientizar é necessário desenvolver a senssibilidade no indivíduo com mudanças de atitude é mais difício.O que está impregnado se torna irreversível.Você ,como eu ,não gosta de frases prontas mas, como algumas nos chama a atenção para refletir e somos persistentes ” Água mole em pedra dura tanto bate até que fura “. Beijos! ELZA BRAZ.

  • Elza Braz dos Santos

    Caro thiago,sou professora de Ensino Religioso com graduação em Teologia e Pós-graduada em Recursos Humanos.Seu artigo é bastante interesante. Gostaria de acrescentar que, antes de tudo ,conscientizar é necessário desenvolver a senssibilidade no indivíduo com mudanças de atitude é mais difício.O que está impregnado se torna irreversível.Você ,como eu ,não gosta de frases prontas mas, como algumas nos chama a atenção para refletir e somos persistentes ” Água mole em pedra dura tanto bate até que fura “. Beijos! ELZA BRAZ.

  • Elza Braz dos Santos

    Caro thiago,sou professora de Ensino Religioso com graduação em Teologia e Pós-graduada em Recursos Humanos.Seu artigo é bastante interesante. Gostaria de acrescentar que, antes de tudo ,conscientizar é necessário desenvolver a senssibilidade no indivíduo com mudanças de atitude é mais difício.O que está impregnado se torna irreversível.Você ,como eu ,não gosta de frases prontas mas, como algumas nos chama a atenção para refletir e somos persistentes ” Água mole em pedra dura tanto bate até que fura “. Beijos! ELZA BRAZ.

  • Elza Braz dos Santos

    Caro thiago,sou professora de Ensino Religioso com graduação em Teologia e Pós-graduada em Recursos Humanos.Seu artigo é bastante interesante. Gostaria de acrescentar que, antes de tudo ,conscientizar é necessário desenvolver a senssibilidade no indivíduo com mudanças de atitude é mais difício.O que está impregnado se torna irreversível.Você ,como eu ,não gosta de frases prontas mas, como algumas nos chama a atenção para refletir e somos persistentes ” Água mole em pedra dura tanto bate até que fura “. Beijos! ELZA BRAZ.

  • grazi

    thiago estou fazendo uma pesquisa sobre o meio ambiente e as clinicas de estetica,gostaria de ter uma opinião sua e o que as esteticista podem fazer para ajudar alem de implantar os 3R’s. obrigada

  • grazi

    thiago estou fazendo uma pesquisa sobre o meio ambiente e as clinicas de estetica,gostaria de ter uma opinião sua e o que as esteticista podem fazer para ajudar alem de implantar os 3R’s. obrigada

  • grazi

    thiago estou fazendo uma pesquisa sobre o meio ambiente e as clinicas de estetica,gostaria de ter uma opinião sua e o que as esteticista podem fazer para ajudar alem de implantar os 3R’s. obrigada

  • grazi

    thiago estou fazendo uma pesquisa sobre o meio ambiente e as clinicas de estetica,gostaria de ter uma opinião sua e o que as esteticista podem fazer para ajudar alem de implantar os 3R’s. obrigada

  • maria nascimento

    isso e maravilhoso mas tem que entrar em pratica de alguma maneira parabens pela materia

  • maria nascimento

    isso e maravilhoso mas tem que entrar em pratica de alguma maneira parabens pela materia

  • maria nascimento

    isso e maravilhoso mas tem que entrar em pratica de alguma maneira parabens pela materia

  • maria nascimento

    isso e maravilhoso mas tem que entrar em pratica de alguma maneira parabens pela materia

  • João

    Isso é muito bom gostei!!
    Sempre preserve á natureza!!

  • João

    Isso é muito bom gostei!!
    Sempre preserve á natureza!!

  • João

    Isso é muito bom gostei!!
    Sempre preserve á natureza!!

  • João

    Isso é muito bom gostei!!
    Sempre preserve á natureza!!

  • Pingback: Dia de Ação dos Blogs (Blog Action Day): MEIO-AMBIENTE | 30 & Alguns

  • http://www.webs.karyne.com.br/ karyne

    vc divia fazer um texto de como preservar o mundo em que vivemos

  • http://www.webs.karyne.com.br/ karyne

    vc divia fazer um texto de como preservar o mundo em que vivemos

  • http://www.webs.karyne.com.br/ karyne

    vc divia fazer um texto de como preservar o mundo em que vivemos

  • http://www.webs.karyne.com.br karyne

    vc divia fazer um texto de como preservar o mundo em que vivemos

  • luis eduardo

    nao basta falar q preserva o meio anbiente, tem sim q agir! começando em sua casa, em sua lixeira, em seu quintal. falo isso porquê em meu bairro mesmo, tem muito terreno cheio de mato e por estar tao sujo as pessoas acham q devem jogar lixo. tolos acham q nao vao prejudicar a si mesmo!. eduardo – caceres mt 04/01/10

  • luis eduardo

    nao basta falar q preserva o meio anbiente, tem sim q agir! começando em sua casa, em sua lixeira, em seu quintal. falo isso porquê em meu bairro mesmo, tem muito terreno cheio de mato e por estar tao sujo as pessoas acham q devem jogar lixo. tolos acham q nao vao prejudicar a si mesmo!. eduardo – caceres mt 04/01/10

  • luis eduardo

    nao basta falar q preserva o meio anbiente, tem sim q agir! começando em sua casa, em sua lixeira, em seu quintal. falo isso porquê em meu bairro mesmo, tem muito terreno cheio de mato e por estar tao sujo as pessoas acham q devem jogar lixo. tolos acham q nao vao prejudicar a si mesmo!. eduardo – caceres mt 04/01/10

  • http://....................... luis eduardo

    nao basta falar q preserva o meio anbiente, tem sim q agir! começando em sua casa, em sua lixeira, em seu quintal. falo isso porquê em meu bairro mesmo, tem muito terreno cheio de mato e por estar tao sujo as pessoas acham q devem jogar lixo. tolos acham q nao vao prejudicar a si mesmo!. eduardo – caceres mt 04/01/10

  • michele

    nossa adorei esse txto parabens hemm
    bju
    continue assim hem

  • michele

    nossa adorei esse txto parabens hemm
    bju
    continue assim hem

  • michele

    nossa adorei esse txto parabens hemm
    bju
    continue assim hem

  • michele

    nossa adorei esse txto parabens hemm
    bju
    continue assim hem

  • Pingback: Dia de Ação dos Blogs (Blog Action Day): MEIO-AMBIENTE | 30 e Alguns

  • Fernanda

    Parabens.. li suas materias e fiquei impressionada.. continue assim!!

  • marielly fernanda

    obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Thiago Campi

    Há um vídeo simplesmente sensacional que traduz muito do que escrevi neste artigo de uma forma elucidativa e até engraçada. Vale a pena!

    A versão em português chama-se ” A historia das coisas”:
    http://videolog.uol.com.br/video.php?id=353307

    Abraços!

    Thiago Campi

  • Thiago Campi

    Há um vídeo simplesmente sensacional que traduz muito do que escrevi neste artigo de uma forma elucidativa e até engraçada. Vale a pena!

    A versão em português chama-se ” A historia das coisas”:
    http://videolog.uol.com.br/video.php?id=353307

    Abraços!

    Thiago Campi

  • Dessarockmusic

    e qual é a diferença?

Papo de homem recomenda

Assine o Papo de homem

Curta o PdH no Facebook
  • 5154 artigos
  • 647790 comentários
  • leitores online