Papo de Homem

Somos um grupo de caras espalhados por todo o Brasil, com gosto por tudo o que a vida oferece de melhor. Relatamos aqui descobertas, eventos, produtos, idéias e tudo o mais que nossa imaginação alcançar. Lifestyle Magazine.

Como fazer Arroz, passo-a-passo


Publicado por Dr. Gourmand em 25.2.2008 às 10:39 em Gastronomia, Principal

arroz

Agora que você já sabe fazer o molho de tomate, vamos ao básico do básico na refeição do brasileiro - vamos aprender de uma vez por todas a fazer arroz.

Antes de mais nada, aquela dica básica: quando for comprar alho ou cebola (e se você ainda está na casa da mamãe, dê a ela esta dica, pois ainda que ela já saiba disso vai ficar orgulhosa de você), ele deve estar sem pretos ou amassados e com uma consistência firme.

Uma curiosidade é que se você cortar transversalmente a cabeça de alho, vai ver que há um gominho no meio. Esse gominho que é responsável pelo cheiro forte e consequentemente pelo mau hálito e a gastrite.

alho

Cabeças de alho, dente de alho e gominho do alho. Você já sabe tudo sobre ele.

A Receita

As medidas de hoje serão simples, pra não gerar dúvidas: o copo é o clássico, de requeijão, 350ml.

A receita vai ser para 3 pessoas só porque as medidas do copo se encaixam melhor, mas, se você quiser, é só diminuir nas proporções (para duas pessoas, no caso do copo de arroz, por exemplo, você vai colocar 65% do volume do copo).

Os ingredientes:

1 copo de arroz

1 dente de alho amassado ou [muito bem picado]²

Opcional: 1/6 de uma cebola média, picada

3 copos de água

Sal

10 ml de óleo (de novo, lembre-se: o suficiente pra melar o fundo da panela).

Enquanto você coloca a água pra ferver, vá descascando e picando (ou amassando, no caso do alho) a cebola e o alho. Em outra panela já pré-aquecida de leve, você vai dourar os dois (lembre-se da ordem alho-cebola) no óleo.

Caso você já tenha visto sua mãe lavando o arroz, aqui vai uma informação: eu perguntei a uma doutoranda em nutrição e ela me confirmou que não há necessidade em fazer isso.

escorredor-arroz

Vamos aposentar o escorredor de arroz.

O objetivo dessa lavagem seria tirar o pó que gruda na superfície do grão, porém saiba que algumas pesquisas comprovam que nessa lavagem perde-se nutrientes (proteínas, potássio e vitaminas do complexo B).

Se até agora você não acreditou, leia na embalagem do produto, ou procure por estas informações no SAC ou no site da marca. No caso da marca Tio João (a mais vendida do Brasil) está aqui: http://www.josapar.com.br/duvidas.asp?link=2#3.

Voltando a receita: refogue o arroz no alho e na cebola por 2 a 3 minutos e acrescente a água (que a essa altura já deve estar fervendo).

Dê uma mexida, só pra desgrudar o arroz do fundo da panela, diminua o fogo e vá colocando o sal, experimentando até chegar ao ponto do seu gosto.

Deixe a água ir evaporando até você não ver mais ela sobre o arroz e quando isso acontecer, desligue o fogo e tampe bem a panela: não abra nos próximos 20 minutos, pois o calor vai terminar de cozinhar. Terminado este tempo, seu arroz está pronto.

Bom apetite, senhores!

Dr. Gourmand.

Foto do autor

Outros artigos escritos por Dr. Gourmand

Aproveite para assinar nossos feeds e visitar nosso fórum

117 comentários ↓


  • #1 - Olocomeu em 25.02.08 at 11:01 am
  • Adeus Arroz-Papinha
    Adeus Arroz-Durinho
    Adeus Arroz-SemGosto
    Adeus Arroz-Aguado
    Adeus Arroz-MuitoTemperado
    Adeus…
    Vá…
    Não hesite!


  • #2 - Zebu em 25.02.08 at 11:07 am
  • boa DR.
    xD
    agora eu posso fazer macarrao com arroz
    :D
    cada dia mais, aprendendo a culinaria maldita…
    HAHAHAHA


  • #3 - Sebastian em 25.02.08 at 11:19 am
  • Como meu arroz fica sempre papado, fica mais fácil deu fazer risoto.


  • #4 - Thiago Oshiro Campi em 25.02.08 at 11:22 am
  • Eu tenho uma variação:

    Após dourar o alho, acrescentar a cebola e depois fritar tudo com o arroz eu acrescento dois copos de água fria apenas (e não três de água fervendo) e tampo imediatamente a panela. Deixo em fogo baixo até a água sumir da superfície e deixo descansar para terminar o cozimento. Fica perfeito também!

    Dr. Gourmand, serei frequentador assíduo da sua coluna ;-) Adoro cozinhar!


  • #5 - Thiago em 25.02.08 at 11:23 am
  • excelente. não posso deixar minha mãe ver isso senão ela vai me por pra fazer arroz no lugar dela.

    ontem já queria que eu fizesse macarrão. haja!

    quando ensinar a fazer feijão e lasanha, serei um homem completo pra morar sozinho.

    miojo, arroz, feijão, macarrão e lasanha. não há necessidade de mais nada no meu cardápio!

    //espelhando - http://www.espelhando.com.br


  • #6 - SaintCahier em 25.02.08 at 12:30 pm
  • Essa receita é de arroz pilaf ou pilah, e é a mais gostosa. Existe uma receita “preguiçosa” que consiste em fazer ferver uma boa quantidade de água com sal (1 L para cada 100g de arroz cru é uma margem segura), jogar o arroz quando fever, e escorrer depois de uns 10-15 minutos (convêm testar a maciez dos grãos).

    No fim é bom misturar ao arroz escorrido uma manteiguinha e umas fines herbes, para não ficar uma gororoba muito intragável.

    Volto a dizer, o pilaf é bem mais gostoso, mas esta receita “européia” é horrivelmente prática, e eu acabava fazendo muito.

    * * *

    Sempre ouvi essa história de tirar o germe do alho, especialmente se ele estiver velho, mas desconfiei que fosse mais uma “old wives tale”.


  • #7 - Nel em 25.02.08 at 12:30 pm
  • Para ficar ainda mais apetitoso, 2 colheres de cenoura ralada no momento que está refogando o arroz… :)


  • #8 - Mamed em 25.02.08 at 1:20 pm
  • Aqui no Norte, como variação, acrecentamos uma pitada de colorau. Dependendo da quantidade, ele ficará mais avermelhado, ou menos.

    É uma delícia.


  • #9 - Bender em 25.02.08 at 1:44 pm
  • Não precisa de alho. Não precisa de cebola. Não precisa de água quente. Não precisa fritar o arroz. Isso é tudo coisa de mulherzinha.

    Coloca 1 parte de arroz, 2,5 partes de água fria, sal à gosto, um pouco de óleo e deixa cozinhar até secar (10-15 min).

    Aliás, nem sal precisa.


  • #10 - Fabio Brito - PsychoPenguin em 25.02.08 at 2:51 pm
  • Se alguém acha descascar alho uma coisa difícil, a pouco tempo atrás eu fiz um videozinho mostrando uma manha para descascá-lo mais rápido.


  • #11 - Fabio Brito - PsychoPenguin em 25.02.08 at 2:52 pm
  • Putz! “descascar alho” ficou extremamente cacofônico! hehehehehe. Sorry!


  • #12 - Yanes em 25.02.08 at 3:44 pm
  • Olá…

    quando faço o meu arroz… a principal diferença é que eu NÃO tampo a panela.

    V não pode deixar descoberta, mas deixar ela TOTALMENTE tampada faz com que o arroz inche, pois a agua não tem muito por onde ir.

    o ideal é colocar a tampa e deixar ela “inclinada”, permitindo que o vapor saia da panela.

    Apenas uma humilde sugestão de um jovem solteiro.

    Até


  • #13 - Roberta em 25.02.08 at 5:18 pm
  • Ñ cozinho ainda, mas Yanes… isso é verdade msm. Minha mãe sempre deixa a tampa inclinada, ou ela só tampa por completo qdo usa uma tampa c/ abertura.
    Fabrio Brito… kkkkkk ri demais
    Legais as dicas do Dr. Gourmand… pq ñ sei cozinhar naaaaada =/
    Ainda bem q sou nova, tenho tempo pra aprender antes de casar (SE eu casar, claro!).


  • #14 - H@$hid_SJ em 25.02.08 at 6:53 pm
  • Para quem é muito ocupado( ou preguiçoso que nem eu ) vale tambem , refogar uma quantidade maior de arroz tipo uns 3 ou 4 copos , apos refogar congelar em porções separadas de 1 ou1/2 copo e cozinhar quando quiser, só acrescentando água ( na proporção) e degustar um arroz fresquinho sempre.
    Vale tambem, acrescentar algo na hora do cozimento para dar um sabor diferenta (cenoura , cheiro verde , pimentão , tomate, coloral, açafrão, ervilha, ou algo que seja de rapido cozimento ou pre pronto. ), ou acrescentar algo ao refogado( frango desfiado , bacon, linguicinha, presunto ou algo que nescessite de uma certo preparo prévio)
    Vale tambem o famoso mexido, mistura tudo na mesma panela só pra esquentar, mexe e taca no prato é meio gororobento mais na fome e ena pressa , salva.


  • #15 - RodrigoC em 25.02.08 at 8:22 pm
  • Espero que o próximo artigo seja sobre como fazer um feijão bem temperado, pq aí já teria uma refeição decente pra fazer aqui em casa hehehe… arroz, macarrão e ovo não dá mais.

    Eu deixo logo é uma panela de arroz refogado na geladeira, aí é só cozinhar na hr de comer… mais prático.

    Que venha o próx. artigo.

    Show d bola Dr. Gourmand


  • #16 - João em 25.02.08 at 10:05 pm
  • Ótimo Post, agora falta fazer um ensinando de como fazer Feijão a Mineira ! haha


  • #17 - lastikas em 25.02.08 at 11:28 pm
  • O arroz o Bender é só pra guerreiro bárbaro…

    Mas não sei não hein? Acho que precisaria de uma receita um pouco mais detalhada pra eu acertar isso aí.

    O que eu aprendi a fazer e é muito simples> pizza fechada….

    Farinha, água, fermento biológico e sal + recheio.


  • #18 - Johnny C em 26.02.08 at 12:58 am
  • putz… completamente estrelado, compartilhado e favoritado! vou guardar esse post por toda a vida e assim que tiver a oportunidade vou imprimir pra fazer assim que voltar pra casa poder testar! hahaha

    vou fazer arroz pela primeira vez na vida =p quando fizer volto pra deixar meu feedback! =D


  • #19 - BJ em 26.02.08 at 9:46 am
  • Quer simplificar? Está sem tempo? Arroz na panela de pressão.

    Coloque o dobro da quantidade de água (mais um chorinho por causa da evaporação) para ferver em uma chaleira. Frite o alho e a cebola na panela de pressão. Coloque o arroz lavado (eu já fiz sem lavar e fica um lixo) depois que o alho e a cebola já tiverem mudado de cor. Deixe o arroz fritar por uns dois minutos, mexendo sempre para não gurdar no fundo da panela. Quando a água estiver fevendo, coloque tudo na panela de pressão. Coloque sal a gosto. Não se esqueça de empurrar com a colher o arroz que ficou grudado nas paredes da panela para o fundo. Feche a panela de pressão. Quando começar a fazer barulho (o que demora mais ou menos um minuto e meio) conte seis minutos e desligue. Espere mais cinco minutos para o arroz descansar e pode servir.


  • #20 - Laércio Pessetti em 26.02.08 at 10:47 am
  • Nossa…
    Aprendi a fazer arroz, agora só falta aprender feijão…
    Pq ovo mexido eu sei fazer… sahusahuasuhuhas

    Aí já era… miojo, arroz, feijão e ovos mexidos é o cardápio perfeito…

    por isso amo a sadia e a perdigão com várias delicias congeladas… nem fogão precisa, taca no micro-ondas e aperta o botão…

    Mas a pedida do Feijão é sério… queria aprender… sahusahuasuhsauh


  • #21 - Fabio Brito - PsychoPenguin em 26.02.08 at 11:41 am
  • Tenho visto que tem uma demanda muito grande para saber como cozinhar feijão.

    Atendendo a pedidos: Receita de feijão preto com legumes!


  • #22 - J@de em 26.02.08 at 12:11 pm
  • “Para ficar ainda mais apetitoso, 2 colheres de cenoura ralada no momento que está refogando o arroz”
    Nel, às vezes eu ponho cenoura ralada, às vezes ponho vagem cortada bem fininha, às vezes salsa!!

    Mamed, minha tia avó que é do interior do Rio também usava colorau no arroz, eu uso em outras comidas, prefiro arroz branquinho!!

    Yanes a dica da panela é ótima e vale também prá macarrão, quando a panela tá completamente tampada a água sobe, entorne, faz uma sujeira danada!!

    Adoro arroz!! Hoje por conta da saúde não uso mais, antigamente eu fazia com gordura de porco!! Também lavava o arroz, hoje na própria embalagem diz que não precisa lavar, a melhor coisa do mundo!!

    Acho que só faltou falar que existe arroz branco e parboilizado, porque tem gente que prefere um e outro né? Eu uso arroz Tio João, e atualmente eles também têm os dois tipos!!

    Dá logo a receita do feijão!! Esses meninos precisam se alimentar bem, senão fica todo mundo anêmico!! hehehehe!!

    Dr. Gourmand, acho que agora ninguém mais vai errar!!

    Beijos!!


  • #23 - Paulo Cesar em 26.02.08 at 12:18 pm
  • Nossa, obrigado! Era o que eu precisava, uma receita clara, direta e sem frescuras… aparentemente fácil de seguir!

    Abraço…


  • #24 - Irene Mara em 26.02.08 at 12:22 pm
  • hehehehe arroz é assim, cada um gosta de um jeito.
    Meu arroz é bem lavado, depois deixo secar ( para ficar soltinho)
    e só refogo com óleo e sal, porque gosto do sabor neutro do arroz, agora o feijão sim, tem que ser bem temperadinho.


  • #25 - Vivi em 26.02.08 at 3:16 pm
  • quanto a tampar ou não a panela, acho que até desligar o fogo ela fica semi-tampada. vou perguntar ao dr…

    também nunca fiz esse método de deixar terminar de cozinhar sozinho, mas vou testar.

    Arroz com nozes (beeeeem picadas) fica uma delícia. E arroz de carreteiro é muito pride. hauhuahu


  • #26 - Carlos Eduardo Rosenthal em 26.02.08 at 5:46 pm
  • Realmente arroz cada um gosta de um…


  • #27 - Irene Mara em 26.02.08 at 7:06 pm
  • Para o Rodrigo e Laércio: Uma receitinha de Feijão preguiçoso…rs : Lavar bem o feijão,colocar para cozinhar com tablete de caldo de carne e um pouco de óleo.( na panela de pressão) Se tiver com tempo refogue o feijão com o óleo,alho e o caldo de carne.
    Eu costumo fazer temperadinho, mas em caso de pressa ….rsrsrs
    esse também fica bom…rsrsrs Agora feijão à mineira..hummmm
    Mamed - como é o feijão aí de todo dia?


  • #28 - n@mer em 27.02.08 at 9:40 am
  • experimentei a receita e posso dizer que funciona magistralmente. O lance de colocar a água já fervente é incrível, acho que é o diferencial da maneira como eu fazia. Não grudou, ficou “al dente”.

    perfeito!


  • #29 - Laércio Pessetti em 27.02.08 at 11:10 am
  • Nossa…
    Muito obrigado Fabio!!!

    Vivi, vou acrescentar nozes picadas para ver como fica, logo após te falo o que achei!


  • #30 - Beth em 27.02.08 at 3:33 pm
  • Gentemmmmmmmmmmm
    eu aprendi a cozinhar com 9 anos…fazer arroz é mamão com açucar…o problema é que as vezes esqueço de colocar sal !!!! Todas essas dicas são velhas conhecidas das donas-de-casa!!!

    Brincadeiras a parte…adorei o espaço de vocês. Indico a leitura do http://www.morandosozinho.net. Nas aventuras e desventuras de um cara que mora sozinho - O Vinicius!!!

    No mais
    que tal uma receitinha de panqueca??? Panqueca eu não sei fazer….


  • #31 - Thiago Oshiro Campi em 27.02.08 at 3:38 pm
  • Beth, por coincidência fiz panqueca nesse final de semana. Ficaram ótimas! Fiz com recheio de carne e de chocolate. Vou tentar me lembrar de separar a receita quando chegar em casa e coloco aqui amanhã (se o Dr. Gourmand não ficar chateado, lógico)


  • #32 - marcel/ em 27.02.08 at 8:08 pm
  • Porra ,mais fácil que aprender a fazer arroz é casar com uma mulher que saiba cozinhar . Afinal que inversão de valores é essa aqui ?

    Eu fazendo arroz ? Nunca . Se eu quisesse cozinhar eu seria chef .

    Francamente me decepcionou .


  • #33 - Beth em 27.02.08 at 10:49 pm
  • Thiago
    manda ai a receitinha da panqueca…afinal nada mais clean e fashion do que homens prendados. E a máxima é que os homens cozinham bem melhores do que as mulheres.

    beijocas
    fofuchos


  • #34 - Vivi em 28.02.08 at 11:19 am
  • Marcel, eu tenho pena de você. Sério.


  • #35 - felipe em 28.02.08 at 1:01 pm
  • pow marcel vc nun mandou bem não ,não conheeci nenhuma mulher até hj q não gostarai q um cara cozinhasse para ela nenhuma e eu ja peguei varias com esse papo dah mole …


  • #36 - Thiago Oshiro Campi em 28.02.08 at 1:04 pm
  • Felipe, por aí você veja que a figura deve ser um “pegador” de primeira… Acho que nem gripe rola.


  • #37 - marcel/ em 28.02.08 at 1:57 pm
  • Vivi vc tem pena a ponto de fazer um favor para mim ?


  • #38 - Marcio em 28.02.08 at 4:50 pm
  • Vou tentar fazer se alguém tiver coragem de comer volto aqui e aviso… Se eu não aparecer é porque não sobrou ninguém para contar a história


  • #39 - marcel/ em 28.02.08 at 9:16 pm
  • felipe , se eu fosse me preocupar com o que as mulheres gostam ou deixam de gostar eu estaria fudido .

    Se você pega as mulheres pelo estômago fico feliz , mas eu não tenho esse dom culinário e nem paciência para passar meia hora preparando algo para eu , ou outra pessoa , comer .

    Thiago fica na sua , minha vida sexual não diz respeito a você . Curiosidade esquisita essa sua .


  • #40 - felipe em 29.02.08 at 12:05 am
  • ahuauhahuahuahuahuhauuhahuahu
    é tipo agente tenta ajudar e tals , mais eu te respeito meu caro marcel como diria o antin ego do ratatuille coisinha não é para todos …
    quem concorda q akele filme é mt bom !?


  • #41 - Adriana em 22.04.08 at 11:07 pm
  • hummmm interessante isso de não lavar arroz, acredito q todo mundo lave.. hj fiz arroz pela 3º vez e é bem pratico mas lavei também e pensando nisso: Porque será q tem q lavar o arroz? será mesmo q ele é sujo? e aki nesse post ensinando a fazer arroz ta escrito uma coisa importante dizendo que perde os nutrientes e as proteinas.. bem q suspeitei.. rs
    legal o post vou futucar o site ..
    Boa sorte com ele!!


  • #42 - Roberta em 23.04.08 at 3:53 pm
  • Thiago Campi, cadê a receita da panqueca? Principalmente a de chocolate ehehehe.


  • #43 - Fred em 06.05.08 at 10:10 pm
  • Já que ele não postou, mando eu!!

    Recita de panquecas:
    Ingredientes
    1 copo de leite frio
    3 colheres (sopa) de farinha de trigo
    1 ovo inteiro
    1 colher (sopa) de queijo ralado
    sal a gosto

    Vc bate tudo no liquidificador, e tá pronto p/ fritar……..

    Frigideira c/ um pouquinho de óleo (se for tefal, melhor ainda)
    num ponha mta massa, quanto menos mais fininha fica!
    Espalha, frita, vira (ái meu fogão kkk), frita mais um pouquinho, pronto.

    Recheio:
    O que eu mais gosto é de carne moída c/ massa de tomate.
    É só por um punhado e enrolar, depois pôe várias numa assadeira e cobre com molho de tomate+queijo ralado (se for ralado na hora fica d+ de bom).
    Por fim dá uma gratinada no forno.

    Dá prá rechear com o que vc quiser:
    Atum c/ uns verdinhos
    Ricota c/ tomate seco (ou não)
    Frango desfiado c/ requeijão
    É só lembrar que não dá pra por nada crú dentro!!!!!!

    Nunca ví de chocolate, mas se vc fizer acho que é só tirar o sal da massa, e rechear com chocolate picadinho e um cereal em flocos, ou um granulado…….

    Alguma sujestão??


  • #44 - martinez em 15.06.08 at 1:06 pm
  • nossa to chorando ate agora detesto picar cebola


  • #45 - Anderson em 07.07.08 at 2:50 am
  • Putz na 1° o meu ficou papa…+ depois de algumas tentativas
    começou a ficar bom…


  • #46 - Sergio em 30.07.08 at 12:01 am
  • Quimei duas panelas de arroz,até chegar nesse site :Parabéns


  • #47 - Miscellaneous (5) | em 05.08.08 at 12:17 pm
  • [...] Tem gente que não sabe e tem gente que ensina, então o Dr. Gourmand ensina o passo-a-passo do preparo do arroz! Porque isso também é Papo de Homem. [...]


  • #48 - Guilherme em 29.08.08 at 5:44 pm
  • o Meu fico meio duro na hora de comer mais fico muito gostoso cara tempero perfeito a cebola e o alho tbm muito bom belo topico.


  • #49 - Leandro em 04.09.08 at 3:11 pm
  • ola pessoal estava vendo esse post e decidi tentar fazer um arroz
    :D,eu acho que naum deu muito certo X__X.ele parece que fico meio papa X_X,naos acho que coloquei agua de mais X__X
    bom vamos ver neh ;) ele esta semi pronto ;) falta uns 20 minutos e vamos ver como ficou ;),gostei muito do site :D

    obrigado pela atençao :D


  • #50 - kairna em 06.09.08 at 8:20 pm
  • ~Não precisa de alho. Não precisa de cebola. Não precisa de água quente. Não precisa fritar o arroz. Isso é tudo coisa de mulherzinha.

    Coloca 1 parte de arroz, 2,5 partes de água fria, sal à gosto, um pouco de óleo e deixa cozinhar até secar (10-15 min).

    Aliás, nem sal precisa.”

    To contigo Bender
    alem do que se eu quiser tempero eu boto tempero pronto!!!
    ja tem cebola e o alho..ahahah
    E olha que eu sou mulher….


  • #51 - JJ em 07.09.08 at 12:17 am
  • hehe adeus arroz quemado re dexava a fumaça na casa toda


  • #52 - Jeam em 23.09.08 at 8:41 pm
  • Ta de parabéns mesmo, muito útil essa dica.
    Favoritei o site, e espero voltar muitas outras vezes.
    Adoro culinária, mas nao sei fazer muitas coisas, vamos ver se aprendo =D


  • #53 - Ingrid em 24.09.08 at 9:47 pm
  • Notas: Primeiro coloque a cebola, depois o alho pq ele doura mais rápido.

    Pra 01 copo de arroz são 02 de água.
    Pra ñ ter erro só adicione a água quando o arroz começar a ficar transparente, quando coloca o arroz com a cebola e olho vc mexe e vai ver que ele muda um pouco de tonalidade, fica com umas partes mais branquinhas/transparentes, beleza, hora da água.

    Depois que coloca a água o melhor é ñ mexer mais, a não ser pra colocar o sal ou desgrudar algusn grãos do fundo da panela. Quando começar a ferver abaixe o fogo e deixe a tampa inclinada, nem fechada nem sem nada….

    Boa sorte!!


  • #54 - Flamarion Jorge em 30.09.08 at 12:54 pm
  • Fino demais, mas eu substitui a cebola e o alho, por um tempero pronto…. e ao invés do sal eu mandei um sazon hehehe, ficou meio marron o arroz, mas funcinou direitinho…..
    E outra se fizer com o arroz parbolizado fica mais show ainda, muito mais facil


  • #55 - Rodrigo em 11.10.08 at 2:13 pm
  • Você salvou o meu dia!


  • #56 - silvana em 15.10.08 at 12:34 am
  • adorei as dicas para fazer arroz,sei fazer preticamente de tdo,mas ñ consigo fazer um arroz,ou fica duro ou papa,mas amanhã mesmo vou tentar as novas dicas,,bjsssss


  • #57 - matheus em 16.10.08 at 1:30 pm
  • da 1° tentativa…o arroz ganhou de mim..
    da segunda…
    ficou até… ‘comível’
    da terceira fico bom
    vlw


  • #58 - Kito em 17.10.08 at 9:56 pm
  • Tudo de bom. Funciona memo. Abraço a todos e fiquem com Deus


  • #59 - Ana Costa em 19.11.08 at 9:51 am
  • Gente, sou iniciante na cozinha e descobri que cozinhar no microondas é muito mais fácil. Faço meu arroz no microondas, seja ele parboilizado ou agulhinha. Faço assim:
    1 xícara e meia de arroz
    3 xícaras de água
    1 colher de sopa de óleo
    2 colheres de sopa de cebola picada ou ralada (no processador ou picador, que é pra não chorar!)
    1 colher de chá de sal
    Coloco no refratário redondo e alto, aberto. Programo o microondas para 18 a 20 minutos na potência alta e vou fazer outra coisa. Quando ele acaba, remexo o arroz, e deixo repousar tampado por 10 minutos. Tá pronto! Pode congelar em saquinhos em porções individuais e descongelar na hora de comer (basta fazer um furinho de 1 cm no alto do saquinho e colocar na potência alta por 1 ou 2 minutos, até ficar descongelado e quentinho). Assim, vocês terão arroz com gosto de fresquinho e sem muito trabalho.
    Adoro a vida prática! Visitem o site http://www.evelinduarte.com.br lá tem muitas receitas e dicas pra cozinhar no microondas e congelar. Isso é muito bom pra quem mora sozinho ou come pouco.
    Beijos pra todos!


  • #60 - RicardoNerd em 23.11.08 at 1:11 pm
  • Essa ai de cima quer fazer arroz no microondas, até que não é má idéia se você quiser deixalo totalmente artificial e um gostinho radioativo delicióso.


  • #61 - Indião em 08.12.08 at 11:42 pm
  • ashuaSHuSAhSUhSAUSHuSHusAhUShsauaHSuasHu
    Sou uma makina de faze arroz agora
    \o/
    puts meu a unica koisa q eu sabia faze eh miojo
    soh q minha mae foi viaja ai eu tive q me vira na net neah
    ashUAHSuaSHuaHus
    flw Dr. do arroz q me encino a receita ^^


  • #62 - otavio em 09.12.08 at 11:25 am
  • perfeitoooo… vlw, aprendi direitinhooo


  • #63 - Júnior em 10.12.08 at 6:49 am
  • Muito bom!
    Já não grudo mais o arroz.


  • #64 - Paulo Proenca em 10.12.08 at 10:57 am
  • Valeu mesmo pela receita de arroz. esta salvou aminha vida.


  • #65 - Alpaixao em 22.12.08 at 12:10 pm
  • olha rapaz fui salvo pelo gongo… tenho 25 anos e nunca fiz arroz na minha vida,,, mamae se mudou e fiquei na mão ,,, mas agora aprendi …. valew ….rsrsr é bem simples mesmo… mas para quem nunca fez…. eu por exemplo deixei queimar o alho rsrsrsrsrsrsrsrsrsr …. mas na segunda saiu perfeito ….
    abços


  • #66 - Ivan em 22.12.08 at 2:08 pm
  • HAHAHA Muito bom.. valeu a dica ae companheirO..

    AbraçO!


  • #67 - Gabriele em 23.12.08 at 12:23 pm
  • Eu acho que devia explicar mais como fazer o arroz , tipo assim : Mostrar o tamanho to copo , mostrar que tanto de cada coisa .


  • #68 - Flavio em 24.12.08 at 12:32 pm
  • o que é refogar??


  • #69 - WASHINGTON em 30.12.08 at 9:58 am
  • AGORA VAI TER ARROZ COM OVO, RSRS


  • #70 - Douglas em 06.01.09 at 8:47 pm
  • Obrigado voce salvou minha noite :D


  • #71 - Juliana em 14.01.09 at 12:18 pm
  • Adorei…

    Meu arroz ficou ótimo! Segui a receita e deu tudo certo!!!
    Muuuuitooo Obrigada!


  • #72 - Henrique em 16.01.09 at 9:01 pm
  • Segui as dicas e ficou perfeito! Soltinho, melhor que de muita mulher por ai! UHSUAHSUAHSUAHSAU


  • #73 - douglas em 18.01.09 at 3:41 am
  • o q e refogar???


  • #74 - Ismael Belmonte em 21.01.09 at 12:54 pm
  • Que bom!
    agora minha família vai saber se é boa a comida do Isma

    hasuashsuahsu

    Brigaduuuu


  • #75 - darci colombo em 26.01.09 at 11:59 am
  • Há muitas formas de cozinhar arroz.Faço assim: 1 copo de arroz lavado( 3 pessoas),2.5 copos de água (pode ser quete ou fria),sal a gosto,2 colheres de óleo,1 ou dois dentes de alho amassados.( Opcional : gotas de suco de limão para ficar mais soltinho).
    Numa panela coloque o óleo e o alho para dourar, acrescente o arroz,deixe fritar um pouco, acrescente a
    água e o sal.Quando começar a ferver baixe o fogo, mantendo a penela sempre tapada.É bom, no final, deixar o arroz desligago do fogo por uns minutos porque ele cozinhar no vapor . Anbraço. Darci


  • #76 - igor em 29.01.09 at 8:57 am
  • obrigado DR agora aprendi afazer arroz….

    xD :D


  • #77 - Janssen em 29.01.09 at 9:01 pm
  • Caraca, era disso que eu precisava, morar sozinho é osso nesses aspectos. Agora sou independente haha. Valeu.


  • #78 - Andrei em 30.01.09 at 10:02 pm
  • Legal… arroz, miojo, bifes, batata frita, saladas, ovo frito, cozido, mexido e gemada (doce)… O bife então é moleza… é só temperar com tempero pronto arisco e tacar na frigideira… sai macio, mal passado e gostoso… se eu quiser mais doq isso vou comer fora…


  • #79 - Diego em 31.01.09 at 12:23 pm
  • Nutricionista não cozinha para ser bom, mas sim para ser eficiente e eficaz. Por isso ela falou que não precisa lavar e também rende mais quando não lavado, dá mais volume.
    Pensa bem, sua mãe, aquela que faz tudo por você, que sempre quis o melhor pra você, sabe muito mais como fazer um arrozinho “daquele jeito”!
    Se você lavar o arroz é mais provável que ele fique soltinho, mais al dente e absorva melhor os sabores no grão. Aí vem a pergunta: Mas porque é um pecado lavar, então, o arroz de risoto? O pózinho branco é amido puro, dá liga, textura ao “creme” do risoto, fundamental pra que seja risoto.
    Outra: Infelizmente o arroz agulinha, “made in brazil” vem sujo, com pedra, gravetos etc… Lavar tira uma parte dessas coisas.
    Lave o arroz rapidamente e não deixe nunca de molho (vira uma gororoba), por mais macho que você seja, ela, delicadamente, agradece.


  • #80 - gabriella em 05.02.09 at 7:22 pm
  • oba meu arroz nao vai ficar mais duro


  • #81 - gabriella em 05.02.09 at 7:30 pm
  • esse burro do flavio refogar e lavar o arroz


  • #82 - Joiiii em 08.02.09 at 10:38 pm
  • vcs sao engraçados so quer comer


  • #83 - Joiiii em 08.02.09 at 10:40 pm
  • esse burro do fabio brito…coloca burro nisso….kkkkkkk


  • #84 - sergei em 13.02.09 at 5:33 pm
  • assim, como que faz pra fazer bolinho de arroz?
    já fiz o arroz e quero saber como faz quele docinho japonês de arroz?


  • #85 - Eduardo Alves em 24.02.09 at 2:13 pm
  • Obrigado pela dica.
    Acabo de fazer e deu certo. Ficou soltinho. Só errei no sal… para menos, calma!
    Abraço, Edu


  • #86 - Claudio Ribeiro em 24.02.09 at 11:38 pm
  • Já tentei fazer arroz seguindo receitas que peguei na net mas não deu certo! A primeira vez ficou muito oleoso, a segunda ficou oleoso e grudou no fundo da panela… agora vou ver se com essa receita consigo fazer alguma coisa que dê pra comer.


  • #87 - Paula em 26.02.09 at 2:09 pm
  • Pooo, valeu! Eu tava sozinha em casa, e morrendo de fome! Salvou minha pele. ^^


  • #88 - mariah em 26.02.09 at 2:52 pm
  • olha deu certo. obrigada


  • #89 - Mansur em 02.03.09 at 1:07 am
  • Minha nossa! Arroz unidos venceremos nunca maissssssssssssss. Um dia depois do arros pronto fui obrigado a falar que nao tava fazendo arroz e sim bolinho de arroz doce. rsrs


  • #90 - Maria Stela em 02.03.09 at 8:37 am
  • Aprenda a fazer arroz sem precisar de ajuda.Na internet tem de tudo.Basta buscar.


  • #91 - danizita em 02.03.09 at 10:29 am
  • Se é pra falar de amor eu sou mesmo assim
    Descomplicado, um completo exagerado
    Do início até o fim
    Se é pra falar de amor, não tenho preconceito
    Apaixonado, sem limite, alucinado
    Eu sou desse jeito

    Tudo isso faço pra te ver sorrir
    Na hora do prazer só você me faz feliz

    Você é uma deusa de mulher
    Em nome do amor, eu faço o que você quiser

    Se é pra falar de amor, se é pra morrer de amor
    Eu rasgo o meu peito, eu faço do seu jeito
    Só pra te ver pedindo bis
    Se é pra falar de amor, se é pra morrer de amor
    Eu saio do limite, amor, acredite, só pra te fazer feliz
    Se é pra falar de amor

    Você é uma deusa de mulher
    Em nome do amor, eu faço o que você quiser

    Se é pra falar de amor, se é pra morrer de amor
    Eu rasgo o meu peito, eu faço do seu jeito
    Só pra te ver pedindo bis
    Se é pra falar de amor, se é pra morrer de amor
    Eu saio do limite, amor, acredite, só pra te fazer feliz

    Se é pra falar de amor, pra morrer de amor
    Eu rasgo o meu peito, eu faço do seu jeito
    Só pra te ver pedindo bis
    Se é pra falar de amor, se é pra morrer de amor
    Eu saio do limite, amor, acredite, só pra te fazer feliz

    Se é pra falar de amor


  • #92 - castelli em 02.03.09 at 11:46 am
  • esta bem pessoal e arroz integral como é que cozinha?


  • #93 - sandra em 02.03.09 at 6:05 pm
  • arroz


  • #94 - kenia em 02.03.09 at 8:10 pm
  • nossa essa receita e bem estranha pois eu sei que pra cada xicara de sao duas de agua e nao tres agua demais empapa o arroz!!
    eu particularmente amo cozinhar e adoraria ensinar receitas caso alguem tenha duvida ..beijos


  • #95 - Paulo Rosas Moreira em 02.03.09 at 9:03 pm
  • O arroz com cêbola é gostoso, nada contra, apenas a sua inclusão favorece e muito em estragá-lo, principalmente nesse calor.
    Experimente fazê-lo sòmente com alho e sal. Não altera em nada seu sabor e o torna menos suscetível às intempéries,conservando-o por mais tempo.


  • #96 - edimara em 02.03.09 at 10:16 pm
  • Olha,essa coisa de fazer arroz é mesmo muito difícil né?
    pois é,tento fazer mais toda fez fica uma meleca as x
    não sei como consigo mais fica pregado e duro pode??
    mais não desisto fácil,uma hora dessas eu aprendo…nem que seja na marra……


  • #97 - Wallace em 10.03.09 at 9:34 pm
  • Cara,
    Estou aqui tentando! Que sufoco!! O que a gente não faz para agradar a esposa!!!!

    Valeu pela dica!


  • #98 - PdH começa o ano com 1000 textos | Revista Papo de Homem - Lifestyle Magazine em 13.03.09 at 2:18 pm
  • [...] não foi só falando de ménage, filmes que ninguém agüenta mais ver,  covers bizarros de rock, como se faz arroz, das pérolas e prezepadas dos sheiks árabes, de clássicos do futebol, de camisinhas, do nosso [...]


  • #99 - Helder Gomes em 13.03.09 at 9:17 pm
  • Ok, acabei de conhecer este site, e claro já está como favorito dos favoritos, minha esposa sempre reclamou de as amigas diziam que os maridos faziam isso, aquilo na cozinha eu não fazia nada, rsrsrs nada agora é passado, já fiz arroz, farofa rsrsrs sou outro homem !


  • #100 - daiana em 18.03.09 at 12:30 am
  • KKKKKK….
    Adorei esses comentarios.. não pela dica do arroz
    pq eu sei fazer….
    mais sim.. pelas risadas que dei.. de tanta graça!!!
    kkkkkkkkkk


  • #101 - fabiano em 24.03.09 at 9:24 pm
  • nunca tinha feito arroz!aprovei sua dica.bjsss.


  • #102 - Marcio Augusto em 25.03.09 at 1:15 am
  • Excelente receita, mas realmente 1 copo de arroz para 2 de água, já fiz umas três vezes e todas ficaram boas.
    Parabéns pela dica.


  • #103 - Marcio Augusto em 25.03.09 at 1:17 am
  • Ah, sim. Água fervendo.


  • #104 - gostaria de saber o que e germen de trigo. em 27.03.09 at 8:25 am
  • gostaria de saber o que e germen de trigo preciso muito deste produto.


  • #105 - Karina em 30.03.09 at 10:30 am
  • Ai gente valeu msmo essa receita nossa kero casar maais não posso casar sem fazer pelo menos o básico né…
    Boas notícias ja sei fazer arroz
    spoapsoasopa


  • #106 - Dj Pet em 03.04.09 at 6:13 pm
  • Aê querem fazer o arroz soltinho?
    a melhor dica é…
    Jogar um por um na panela!…kkk


  • #107 - Dj Pet em 03.04.09 at 6:20 pm
  • Karina, Tudo bem?rs…
    vc ñ sabe só fazer arroz, né?
    sabe fazer, tbm sopa de arroz…
    veja o q vc escrveu:

    “Boas notícias ja sei fazer arroz
    spoapsoasopa” sopa,sopa,sopa…
    hilário né vcs nem repararam…
    mesmo assim boa sorte na culinária,
    muito boas as dicas…
    VLW!


  • #108 - J. em 11.04.09 at 12:44 pm
  • Fiz o arroz e ficou muito bom!


  • #109 - Murillo Gomes Otero em 14.04.09 at 12:09 pm
  • Caaaara ficou muito boa essa receita… foi o melhor arroz que eu já comi na minha vida… e ainda melhor se acompanhar um strogonoff, fica muito bom, serei frequentador assíduo desse site


  • #110 - luma em 28.04.09 at 9:48 pm
  • agora posso fazer uma arroz descente para meu marido….soltinho e bem temperado


  • #111 - ony2005 em 30.04.09 at 2:29 pm
  • Estou tentando fazer aqui, o texto explica muito bem o processo.

    Parabéns pelo site.


  • #112 - Alex Alvarenga em 04.05.09 at 12:07 pm
  • Uffaaaaaaaaa!!
    agora acho que vai dar certo..
    meu arroz ate ontem parecia de hospital ja hoje vamoo ver o q vira.
    Adeus =Panelas queimadas
    Adeus =Comida de Hospital
    Adeus =Miojo
    parabens pelo site.. salvou meu almoço hoje


  • #113 - Tiago em 06.05.09 at 5:36 pm
  • Para todos aqueles que amam um arroz mais uma pequena dica.
    Quando estiver refogando o alho com a cebola, acrescente um tablete de caldo de galinha e refogue junto , depois coloque o arroz e misture até que o tablete dissolva.
    Terminado o arroz , é só servir acompanhado de uma salada. Nem vai precisar de outra mistura


  • #114 - André Felipe em 14.05.09 at 12:05 pm
  • xD
    agora eu posso arroz

    cada dia mais, aprendendo a culinaria

    hahahahahahahahah


  • #115 - Gabriel Garcia em 24.05.09 at 11:09 am
  • Mano quem fez esse site eh um gênio…papodehomem!!! Somos nós que não sabemos p*##@ nenhuma de cozinhar descobrindo com a nossa linguagem…ao inves de: pegue o dente de alho a gosto…pegue sal a gosto…faça como vc faz….assim n adianta nada…
    fui


  • #116 - janaina em 24.05.09 at 1:30 pm
  • meeu arroz acabou de queimar


  • #117 - Vitor em 30.05.09 at 2:23 pm
  • Pois eh…descobri um grande aliado para as pessoas sem habilidade manual para fazer um arroz….
    Arroz pairbolizado…ou algo assim…
    Esse palavrão é um arroz que ja sofre um certo pre cozimento, que fica impossivel errar a mão na hora do preparo…Arroz papa nunca mais….
    Alias…muito bom o site ….me salvou hoje….kkkk
    Obrigado


Deixe um comentário

*opcional

Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.


© 2006-2009 Papo de Homem - Lifestyle Magazine . Conteúdo publicado sob Licença Creative Commons . Anuncie . Política de Acessibilidade