Papo de Homem

Dr. Love

Quem é o Dr. Love?

Consultor amoroso e cachorrão nas horas vagas. Dedicado a espalhar amor pelo mundo. Responde todo tipo de pergunta sobre sexo, relacionamentos e putaria. Só não espere conselhos politicamente corretos, no consultório dele não há censura.

Pergunte ao Dr. Love
Dr. Love

Como escrever com autoridade na Web

Publicado por Dr. Love em 27.4.2008 às 14:13

Esse post é parte do Movimento Blog Voluntário, puxado pelo Rafael Ziggy, do Sim Viral. O editor-in-chief do PdH me passou a missão de educar os iliteratos digitais, sob qualquer ótica, explorando os temas web, tecnologia e seus possíveis usos.

Ótimo, gostei. Vou começar ensinando o exército de Roque Júniors do teclado a produzir conteúdo digerível. A seguir, oito dicas para escrever melhor e envolver seu leitor.

1. Feche todos seus programas

As 25 abas do Firefox, o Msn, o Gtalk, e qualquer outra merda que coloque você à disposição dos outros. O máximo que deve permanecer aberto é seu audio player, com alguma trilha sonora que o inspire.

Deixar distrações abertas torna seu raciocínio errático e limitado, fazendo com que tenda a buscar pelas soluções mais fáceis e escreva posts factuais, sem gosto, limitados.

2. Pesquise

A leitura na tela de um computador é 25% mais lenta do que em uma folha de papel, sabiam?

Quando cita alguma informação nova, que atinja o interesse de seu leitor, ele automaticamente vai avaliar todo o resto de seu texto com mais atenção. Leitores fiéis surgem como retorno de um trabalho bem feito. Não espere ganhar os 5 minutos do tempo de alguém caso não esteja disposto a oferecer o seu.

3. Compre um dicionário de sinônimos e antônimos

Faça uso dele, vai expandir seu conhecimento, enriquecer seus textos e elevar o nível cultural de seus leitores.

4. Não use exclamações em excesso!!!

Elas são recursos literários que devem ser usados com moderação, para transmitir sua personalidade e enfatizar os pontos chave de seus textos. O uso desmedido dá a entender que você se empolga com absolutamente qualquer coisa, não tem auto-controle, bom senso e, logo, não é alguém confiável, em posição para discorrer sobre o assunto. A não ser que seu assunto seja a estupidez.

5. Idem acima. Para pontos de interrogação.

Entendeu, pequeno asno???

6. Parênteses costumam ser desnecessários

Assim como ! e ?, vale a prudência. Raramente os parênteses fazem algo que períodos simples não dariam conta de resolver. (o excesso deles transmite um pensamento confuso e hesitante, não aconselhável para quem trabalha com textos envolvendo uma posição de autoridade)

7. Conte histórias, Forrest

Quando comecei a escrever essa coluna, buscava as respostas para as perguntas em experiências próprias, na de amigos, conhecidos, vizinhos, desconhecidos, tudo misturado em uma grande costura. Ao colocar seus posts dentro de um contexto que o leitor possa enxergar, ele será transportado para dentro do tema, vai sentir, ativar as sinapses correspondentes e compreender suas intenções com muito mais facilidade. Fim.

8. Coloque-se no lugar do leitor

Escreva. Releia. Avalie.

Faça isso com todos os seus posts, invertendo seu ponto de vista. Aprenda a sentir as emoções transmitidas pelo texto. O processo chega a ser culinário, cada palavra removida/incluída é um novo tempero.

angry-chick

Não preciso nem comentar o erro mais nojento de todos, que é escrever palavras com a grafia errada. Usem a porra do Aúrélio quando estiverem em dúvida.

Basta, essas 8 já são mais do que a curta capacidade de reter conteúdo recente da maioria das pessoas dá conta de acumular ou sequer colocar em prática. Aproveitem.

Dr. Love, voluntário da web

Foto do autor

Consultor amoroso e cachorrão nas horas vagas. Além de suas respostas na Papo de Homem, o Doc dá atendimento exclusivo em sua Cabana.

Outros artigos escritos por Dr. Love

Aproveite para assinar nossos feeds e visitar nosso fórum

27 comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Imagem do comentarista
    Bob

    Agora sim… tempero

  2. Imagem do comentarista

    Bob, reflexos de participar de um movimento voluntário de ressaca.

  3. Imagem do comentarista

    muito bom… apesar de achar que não é o típo de artigo que o Dr. Love deveria fazer. Up!

  4. Imagem do comentarista
    nunaina

    não concordo com vc JC,ele colocou uma dose de humor e o post ficou legal,não tão didático ou técnico,eu gostei.

    será que o momento de escrever na web não se torna muito soltário,tipo,não quero que ninguém me incomode agora!!!????

  5. Imagem do comentarista

    Ué, qual o problema do Dr. Love escrever isso? O cara também escreve, e bem, logo nada mais justo. Não seria prudente pedir pra uma ameba digital escrever isso :)

    Abraços

  6. Imagem do comentarista

    ok, juro que não faço idéia do porque, mas acho que quem leu meu comentário tá lendo do jeito errado…

    eu simplesmente quis dizer que acho que não é o tipo de assunto que o Dr. Love faria um artigo. Foco, ok? Concordo plenamente com o post ter ficado ótimo, o humor idem, e o Love escrever bem.

  7. Imagem do comentarista
    Calvin

    Boa Dr. Love.

    Prova que não é um “Fachidiot”.

    Senhores, procurem “Fachidiot” no google e comecem seus estudos.

  8. Imagem do comentarista

    Não preciso nem comentar o erro mais nojento de todos, que é escrever palavras com a grafia errada. Usem a porra do Aúrélio quando estiverem em dúvida

    Isso mesmo, Dr. Até porque em 8. Se coloque no lugar do leitor, existe um erro gravíssimo:

    Não se inicia uma frase com um pronome oblíquo.

    Arruma ae!!! (o excesso de exclamações aqui é justificável - e os parênteses também)

  9. Imagem do comentarista
    nunaina

    JC,fofo e querido JC, nesta parte:

    “será que o momento de escrever na web não se torna muito soltário,tipo,não quero que ninguém me incomode agora!!!??”

    eu estou me referindo ao ato de escrever em si, seja na web, ou um livro, ou uma tese, entendeu bemhê?

  10. Imagem do comentarista

    brigado pelo fofo e querido rs… :) mas nu, eu tava falando sobre “não concordo com vc JC,ele colocou uma dose de humor e o post ficou legal,não tão didático ou técnico,eu gostei.” rs…

    e apesar de todos os artigos que falam sobre isso, eu não gosto de silêncio e/ou de me isolar, nem ao menos pra escrever um artigo. Especialmente porque meus artigos são “indicativos”, então geralmente enquanto faço um artigo estou falando com alguém e indicando pra alguém o assunto.

    mas pelo que ando lendo, pra maioria das pessoas parece ser mais fácil/efetivo escrever isoladamente…

  11. Imagem do comentarista

    Bom, eú prefiro me isolar para escrever. Mas, sempre faço rascunhos antes do post final, no velho estilo lápis e papel.

    Enquanto faço os rascunhos, não me inporto com a presença de ninguém, ou de deixar ligada qualquer distração, quase sempre ajuda. Apenas na hora de fazer o texto final meso é que me isolo.

  12. Imagem do comentarista

    quantos erros de ortografia, é o sono

  13. Imagem do comentarista
    Drake

    Herrar é umano

  14. Imagem do comentarista

    Dr. Love eu te amo!

  15. Imagem do comentarista
    Roberta

    Johnny, eu entendi, e concordo contigo, viu?

    O post ficou ótimo. Mas ñ era algo q eu imaginava ser feito pelo Dr. Love rsrs.

  16. Imagem do comentarista
    Guilherme Nascimento Valadares

    Dr. Love, você é um verdadeiro voluntário, obrigado por atender ao chamado do MBV. Ziggy e cia agradecem.

  17. Imagem do comentarista

    Eu deveria receber o Prêmio Nobel da Paz, isso sim. Com bonificação extra em dinheiro.

  18. Imagem do comentarista

    Maldito, valeu pela atenção. Gramática me fode às vezes.

  19. Imagem do comentarista

    Relaxa, Dr… precisando, estamos aí ;)

  20. Imagem do comentarista

    Bem nessa parte eu e o JonnyC nos auto-completamos (sei que isso é meio gay mas…)
    Ele sim PODE como TEM capacidade
    Afinal como poderá um não entendido em se concentrar (que é o assunto deste post dele) para as vezes conseguir criar algumas tiradas dele?
    Precisa de ter tempo, concentração, atenção e claro certo Felling para ser montar alguns dos melhores frases do mundo
    E algumas é sorte mesmo, claro ^^

  21. Imagem do comentarista

    @Drake> Herrar é umano - isso me lembrou uma coisa que recebi por email esses dias…”eu quero ter um irmão chamado Herrar. porque Herrar é o mano.”

    Agro, isso foi desnecessário. Mesmo porque, as tiradas do Love não parecem ser daquelas que alguém tem que sentar pra se concentrar - e se tiver, ele acabou de perder minha admiração! =\

  22. Imagem do comentarista

    valeu a dica, prometo que escrverei melhor daqui pra frente…

    =p

  23. Imagem do comentarista

    Mas enfim
    este post foi muito bom pra mim
    estarei testando esta técnica que foi apresentada

  24. Imagem do comentarista

    Agro> começa a testar essa técnica cortando seu gerundismo horrível!

  25. Imagem do comentarista

    Como abolir o meu gerundismo?
    Isso é um Felling que possuo

    Traduzindo para o povo:
    Vá a merda yuske
    Tu me conhece a tanto tempo e ainda naum acostumou com meu vocabulário superior

  26. Imagem do comentarista

    Isso me deixa feliz
    como escrever melhor meu futuro blog
    por que meu blog atual não rola texto… no máximo umas piadinhas
    apesar que eu quero fazer o mesmo regado a cerveja.

  27. Imagem do comentarista

    Dr. Love,

    Descobri esse blog depois de ver essa espaço anunciado numa matéria chamada “como escrever bons textos para web” na revista http://www.com.br e acredito que você possa me ajudar em minha monografia.

    Estou montando meu projeto de monografia sobre o tema “A Influência dos blogs na crítica cinematográfica impressa” e estou à procura de fontes bibliográficas sobre o assunto. Você conhece alguma obra recente publicada sobre o universo bloguístico ou sobre essa relação blogs e sétima arte? se conhecer, agradeço desde já ajuda.

    P.S: E mais: ganhaste mais um leitor. Pretendo voltar mais vezes aqui. Seu blog é ótimo.

Deixe um comentário




Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.


Visite nosso fórum

Discussão aberta sobre qualquer assunto. Aqui a gente toma Caracu com Catuaba. Ir para o fórum.

Faça sua pergunta



Papo de Homem - Lifestyle Magazine . Conteúdo publicado sob Licença Creative Commons . Anuncie . Política de Acessibilidade . Wenetus