Papo de Homem

Somos um grupo de caras espalhados pelo Brasil, com gosto por tudo o que a vida oferece de melhor. Relatamos aqui eventos, produtos, ideias e o que mais a imaginação alcançar. Lifestyle Magazine.

Como de fato controlar seu estilo de vida, real por real


Publicado por Fabricio Stefani Peruzzo em 25.3.2009 às 22:58 em Colunas, Dr. Money

chamada (4)

Uma coisa com a qual me preocupo com alguma regularidade é com meu estilo de vida e como ele tem aumentado nos últimos anos. A preocupação não é com o aumento em sí, mas sim em manter esse aumento condizente com a minha realidade financeira.

Quando eu era um estudante com pouco dinheiro e meus amigos também eram todos uns quebrados, era fácil se contentar com umas fatias de pizza requentadas e pegar ônibus para onde quisessemos ir. Mas então vem o trabalho e com ele o dinheiro. E a vida começa a ficar mais confortável com um carro, com deixar a casa dos pais em busca do nosso próprio cantinho, roupas novas, equipamentos eletrônicos diversos. Seja por pressão dos amigos, vontade própria ou simplesmente porque o dinheiro não quer ficar no nosso bolso, com o aumento dos nossos rendimentos vem junto a tendência de aumentar nosso padrão de vida.

cachorro-dinheiro

O numerário que você gasta com bobagem constrói meu patrimônio, pequeno imberbe *

Ao longo da vida profissional já tive muitos períodos de altos e baixos, em grande parte por ter decidido tomar a estrada do empreendedorismo e montar empresas. Não me arrependo desta escolha, muito pelo contrário, mas o aprendizado prático que exige às vezes nos faz cair. Até agora tem sido bom, pois sempre que caí, ao levantar estava um pouco mais alto. Exatamente por saber que essas pequenas quedas podem acontecer de tempos em tempos, há a necessidade de controlar nosso estilo de vida para que ele não se torne maior do que nossos rendimentos possam suportar. A perda de um emprego pode ser uma tragédia sem fim para quem vive do salário, sem nenhuma reserva para as emergências.

As atitudes que tenho tomado para manter meus gastos em níveis adequados e evitar aumentos exagerados no meu estilo de vida são os seguintes:

  • Poupança em primeiro lugar. Você já leu isto antes, mas é porque realmente funciona.Pague primeiro a si mesmo. Se você ganhar um aumento, aumente imediatamente o percentual que já guarda para você, seja num fundo de previdência privada, caderneta de poupança ou como eu faço, investindo em consórcios. Quanto menos dinheiro cair na sua conta corrente normal, menos urgência você terá em gastar este dinheiro.
  • Dívidas em último lugar. Ao contrário do que pensam as empresas de cartão de crédito, ganhar mais dinheiro não significa que você pode pegar mais emprestado. Apesar de possuir limítes de crédito cada vez maiores nos meus cartões, eu nunca considerei usar este crédito para comprar bens que irão depreciar de valor.
  • Viver com uma fonte de renda. Tanto minha esposa quanto eu trabalhamos em tempo integral. Ela em um emprego tradicional e eu com minhas empresas e alguns projetos eventuais. Porém decidimos viver com um valor mensal fixo, independente de quanto estejamos ganhando atualmente. Isso nos permite aumentar os valores que vão para nossas reservas ao mesmo tempo que nos coloca um limite realista de despesas mensais que nos permitirá trabalhar menos e usar nosso tempo para coisas mais importantes, como cuidar pessoalmente de nossos filhos.
  • Comprar um apartamento adequado. Para a maioria das pessoas a maior parte do que ganham vai para a moradia, seja para pagar a casa própria, seja pagando aluguel. Comprar o apartamento adequado não significa pegar o maior valor que o banco lhe permitir! Comprando a maior casa possível você também estará inflando muitas outras coisas. Você terá que decorar cada quarto extra, colocar ar-condicionado neles, pagar mais IPTU. Escolhemos morar em um apartamento enorme e com excelente localização, então procuramos por um já construído há vários anos, para pagar um valor mais adequado. Uma vantagem extra que só notamos depois de já ter comprado o mesmo é que com as peças extras conseguimos fazer um escritório para cada um, dispensando a necessidade de alugar uma sala comercial para minha empresa ou um ateliê para minha esposa.
  • Ser realista em relação aos carros. Provavelmente a segunda maior despesa para todas as pessoas. Eu adoro carros, mas também sei que carros esportivos ou de luxo significam mais do que apenas um valor de compra maior. Significam seguro mais caro, custos de manutenção, maior gasto de gasolina e necessidade de gasolina premium, mais cara. Outra coisa importante em relação ao carro é saber como ele será usado. Quando viajava com regularidade, passando na estrada mais de 50% do tempo em que estava dentro de um carro, subindo e descendo a serra em estradas cheias de caminhões lentos, tinha um carro maior, mais confortável e com motor mais potente para dar segurança nas ultrapassagens. Hoje ando 90% do tempo dentro da cidade, estacionando na rua com frequencia, logo, tenho um carro popular baratinho e econômico acabo de trocar de carro, comprei meu primeiro zero-quilômetro :-)

cagando-dinheiro

Lembrando que, toda regra tem exceções. Se você caga dinheiro, por favor, ignore solenemente tudo dito acima.*

Basicamente eu tento definir um estilo de vida simples, com foco no que é realmente importante para minha esposa e eu. Nos demos conta de que nosso estilo de vida já é maior do que o de mais de 90% da população mundial. Tudo o que compramos vem em resposta a uma necessidade real ou algo que realmente damos valor, não apenas “porque podemos”.

Um exemplo prático: eu mesmo corto meu cabelo porque para manter meu corte atual basta passar a máquina e depois minha esposa supervisiona e acerta algum pedaço em que eu tenha passado errado, normalmente atrás do lado esquerdo. É simples e fácil. Mesmo que fosse multimilionário, ainda assim iria cortar meu próprio cabelo.

E você, sabe o que é suficiente para si mesmo? Já parou para pensar nisso? Responda nos comentários.

Blog Widget by LinkWithin

Foto do autor

Fabricio Stefani Peruzzo é empresário e investidor. Financeiramente independente desde os 35 anos, ajuda as pessoas na trilha da independência financeira e construção de patrimônio. Saiba mais em http://www.peruzzo.org e http://www.investimentoemimovel.com.br

Outros artigos escritos por Fabricio Stefani Peruzzo

61 comentários ↓


  • #1 - Luiz em 25.03.09 at 11:13 pm
  • Parabéns Fabrício pela matéria … principalmente agora em época de recessões / crises , a melhor coisa é manter os pés no chão e administrar teu dinheiro com racionalidade (apesar de muitas vezes sermos irracionais quando o assunto é esse) , sempre pensando numa possível eventualidade que você precise de um dinheiro às pressas … agora , cortar o próprio cabelo pelo menos pra mim não é uma das tarefas mais fáceis rsrsrsrs … abraços


  • #2 - Cleiton (Bill) em 25.03.09 at 11:49 pm
  • Muito legal o post, realmente de se parar pra pensar!
    Eu sinceramente tenho um grande problema, não sei como guardar dinheiro e muitas vezes acabo gastando alem do que eu ganho, mas de tempos pra cá, tenho tentado me reeducar financeiramente…
    Pretendo juntar alguma boa quantia, ate o fim do ano pra poder comprar minha moto a vista!! srs
    Abraço!


  • #3 - Nando em 25.03.09 at 11:57 pm
  • Mais uma vez aproveitando a oportunidade e divulgando a questão dos consórcios e hoje tem a cereja, divulgar o site da esposa.

    ehhhhh, laiaaaaaaaa


  • #4 - Jeremias em 26.03.09 at 12:35 am
  • Gostei muito do artigo!


  • #5 - Kiwi em 26.03.09 at 12:55 am
  • Me sinto mal toda vez que leio os textos do Fabrício. Não faço nada disso


  • #6 - Coelho em 26.03.09 at 1:08 am
  • muito bom para que eu possa refletir minhas atitudes em relação a dinheiro.


  • #7 - Fabriciobr em 26.03.09 at 1:32 am
  • Caraca, xará.. muito bom!

    Já faço isso desde que comecei a trabalhar (poupança) Sempre deposito R$: 100,00 ou as vezes até mesmo R$: 150,00 de meu salário de estagiário (que seria R$: 350,00)

    Hoje já possuo uma boa graninha para poder fazer minha viagem para São Paulo/Rio de Janeiro para um determinado show, apesar de ser estagiário e morar com os pais tenho essa vantagem de ter certas coisas que não preciso pagar (IPTU, etc)

    Mas já está sendo um bom aprendizado a partir de que eu construir minha carreira e já ir economizando para o futuro.

    Um abraço.


  • #8 - Fabrício Carvalho Ribeiro em 26.03.09 at 7:54 am
  • Xará! Muito bom seu post. Hoje minha realidade caminha para o mesmo destino que o seu. Estou começando a pensar em investir num imóvel, estou prestes a comprar um carro (???) via consórcio, e estou começando a guardar aquela grana na poupança. Ou seja, estou no rumo certo porém ainda tenho bastante a aprender, principalmente a economizar nas pequenas coisas. Como o meu primeiro passo vai ser a aquisição de um carro, meu primeiro, estou ancioso no seu post sobre os carros. Se puder dar uma prioridade para este, serei grato. Acho que estou prestes a cometer uma besteira adquirindo um carro de R$ 65.000,00.

    Fico no aguardo!

    Abraço


  • #9 - Douglas & Audrey em 26.03.09 at 8:08 am
  • Grande Fabrício

    Você esta totalmente certo no artigo. Não precisa esbanjar só porque ganhou aumento!
    Divisão do meu salário:
    10% Poupança
    30% Ações
    40% Faculdade
    10% Viagens
    10% Gastos diversos
    Com isso, 50% gasto em mim, 40% com investimentos e apenas 10% em bobagens…


  • #10 - Denilson em 26.03.09 at 8:25 am
  • Realmente dicas muito boas para serem seguidas!


  • #11 - Célio Bomfim em 26.03.09 at 8:25 am
  • muito bom para que eu possa refletir minhas atitudes em relação a dinheiro. [2]

    adorei o post

    jah comprei muitas coisas simplesmente pq podia, mesmo sabendo q o preço era altoo, mas enfim eu queria me dar o prazer de ter aquilo, o problema eh que nao aconteceu apenas 1x, jah me deparei várias vezes falando coisas do tipo “que nada, trabalho o mês todo é pra isso mesmo”
    “dinheiro foi feito pra gastar”
    mas …
    graças ao Dinheirama e as dicas do Fabrício eu tenho me controlado bastante e aprendi a PAGAR A MIM MESMO primeiro ^^

    grande abraço


  • #12 - Thiago em 26.03.09 at 9:16 am
  • Cara muito bom este blog. eu sou novo por aqui. Mas pelas coisa que eu ja li aqui, to gostando muito

    Com relação ao dinheiro, eu to tentando me reeducar, pois, so pra exemplificar, passei um ano como estagiario, (ta certo q o salario era pouco) e não consegui quardar 1 real!!! ainda bem que eu fui contrato efetivamente, se não eu ia sair com uma mão na frente e a outra atraz.


  • #13 - rakellcd em 26.03.09 at 9:28 am
  • Impressionante como esse artigo veio a calhar na minha atual situação: noiva e prestes a casar.
    Já fiz e refiz inúmeros planejamentos orçamentários com meu noivo e vejo que estamos no caminho certo. Amém, rs!
    Obrigada e parabéns!


  • #14 - brenno em 26.03.09 at 9:32 am
  • eu já sou bem consciente disso, e sigo esse estilo de vida… mas eu ainda to na fase de universitário, ganha pouco no estagio e mtas dividas! haha ;/


  • #15 - Gustavo Alencastro em 26.03.09 at 9:34 am
  • O único “exxxagero” que cometi foi comprar um tabela de basquete importada, a grana investida foi um pouco além das minhas posses mas vale cada gota de suor. Na época cheguei a fazer menos cadeiras na faculdade só pra juntar mais em menos tempo. Se eu fosse pedir para o síndico do condomínio onde moro jamais iria praticar o esporte q eu gosto. Quando o valor é alto a compra (bem) tem q ter um motivo q realmente vá dar retorno, ou como já citado no texto, se o cara for cagalionário, pentelionário esqueça e gaste sem miséria.

    Grande e instigante post


  • #16 - edujanu em 26.03.09 at 10:09 am
  • Como sempre, post fera pra caramba


  • #17 - Fabricio Stefani Peruzzo (Autor) em 26.03.09 at 10:25 am
  • Pessoal, dei uma passada rápida para ler os comentários e agradeço de coração a participação de todos. Não vou conseguir responder agora pois estou pegando a estrada para Caxias onde ministrarei uma palestra sobre Construção de Patrimônio, principalmente sobre as motivações para isso e sobre as questões do que é realmente importante para nós. No meu caso, a familia vem em primeiro lugar, então todas as minhas atitudes financeiras privilegiam ter tempo para estar com quem eu gosto.

    Como sei que a maioria dos leitores aqui é de longe da região da serra gaúcha, ministrei essa palestra há vários meses num dos encontros do clube de empreendedores e publiquei os slides e textos no meu Flickr. Quem quiser “assistir”, tem tudo lá.

    Para os críticos do consórcio, desculpem, mas é minha vida atual, faz parte da minha história, seria como pedir para o Steve Jobs dar uma palestra e não falar da Apple, ou o Bill Gates ignorar que é dono da Microsoft. Tento minimizar ao máximo a exposição disso, mas é o que faço, é meu exemplo prático pessoal. Peço paciência e que simplesmente pulem aquelas duas ou três frases e se concentrem no conteúdo do artigo. Notem que não há referência a minhas empresas, por exemplo.

    Na palestra, só falo dos consórcios ao falar da minha trajetória pessoal, nos slides finais. O link é: http://www.flickr.com/photos/fperuzzo/sets/72157605498138428/

    —–

    Fabricio Carvalho Ribeiro: acho que vais fazer uma besteira :-) carro de R$ 65.000 antes do imóvel? Mas cada um tem suas prioridades, não estou aqui pra policiar ninguém, só pra fazer pensar.

    —–

    Desisti, vou responder os que escreveram, um a um, antes de sair para minha viagem…

    —–

    Luiz: é fácil quando só se usa máquina 2 para o corte :-)

    —–

    Nando: espero que tenhas gostado do site da minha esposa. Ela mesma desenvolveu, com vontade e NOTEPAD! É uma dádiva para o nerd que sou :-)

    —–

    Kiwi: não há porque se sentir mal. Basta começar, um passo por vez.

    —–

    Fabriciobr: não importa o quanto tu ganhe, mas o quanto disto tu consegue guardar. Parabéns!

    —–

    Douglas & Audrey! Vou estar hoje na cidade de vocês! Espero ve-los lá na minha palestra, campus central da UCS, auditório do prédio J. Começa as 17h e minha palestra é logo após a abertura. Entrada liberada.

    —–

    Gustavo: a vida é um equilibrio. O bom do dinheiro não é ele em sí, mas o que ele pode nos proporcionar. Que bom que para ti uma destas coisas desejadas já foi conquistada.


  • #18 - Ingue em 26.03.09 at 10:53 am
  • Adorei o modo como escreveu: simples e direto, sem bla bla blás…
    Sigamos sempre em frente, batalhando por nossos objetivos comuns! Parabéns :-)


  • #19 - Luiz em 26.03.09 at 11:08 am
  • Só vc mesmo Fabrício … kkkkkkkkkkkkkkkkk … abraços , parabéns …


  • #20 - Ronin em 26.03.09 at 11:38 am
  • Quando vai rolar uma palestra em BH/MG??


  • #21 - Thiago em 26.03.09 at 11:47 am
  • RakellCD vc tem blog?

    Tô nessa tb, mas tô na de noivar…


  • #22 - Thiago em 26.03.09 at 11:58 am
  • Fabricio,
    Concordo com a postagem, quanto ao corte de cabelo, não troco a tradicional barbearia por nada, é uma tradição, falar sobre política, mulher e futebol com o barbeiro e ter aquele pé e costeleta definidos pela navalha passam o semblante de homem limpo para a mulherada, investimento certo!


  • #23 - Rafa! em 26.03.09 at 12:01 pm
  • Vou ler com mais calma depois mas, só pelo título, senti que o texto foi escrito pra mim… =)


  • #24 - Cassiano em 26.03.09 at 1:04 pm
  • Fabricio, muito legal seu texto. Isso bate certo com algo que estou para escrever no meu blog. Apesar de eu não ser nenhum economista, planejo muito bem meus gastos.
    Estou escrevendo sobre o uso de uma ferramenta que achei na internet para controlar os gastos.
    Na verdade, pesquisei várias ferramentas e vou detalhar a melhor que encontrei.
    Nele você consegue lançar seus gastos, classificar o tipo de gasto (aluguel, alimentação, veículos…) e colocar limites de quanto você vai gastar com cada tipo de despesa.
    Comecei a fazer isso e me ficou claro aonde eu posso cortar e aonde eu posso gastar mais.
    Tanto é que apesar de não ter meu imóvel quitado (60% dele financiado em 15 anos) fiz a aquisição de um terreno em condomínio para pagá-lo em menos de 3 anos (dei 90% de entrada).
    Sou um cara que é apaixonado por carros, porém até hoje nunca tive nenhum carrinho mais esperto, pelo simples motivo de que carro é luxo e não é prioridade.
    Quando eu tiver grana para fazer, irei fazer com muito prazer, mas enquanto não tiver, prefiro usar em imóveis.

    Abraços,
    Cassiano


  • #25 - Cassiano em 26.03.09 at 1:05 pm
  • Aleluia….
    Comentários sem aprovação por email.
    Isso ajuda muito a melhorar a discussão nos posts.


  • #26 - Juliana em 26.03.09 at 1:32 pm
  • No momento estou trabalhando numa empresa onde me pagam muito bem, mas isso e temporário, pois o cargo é comissionado. Quando aceitei a proposta, já tinha em mente que não posso me acostumar com o salário alto, pois sei que não vou conseguir manter o mesmo padrão quando tiver que sair daqui. Com isso resolvi que iria gastar praticamente a mesma coisa que eu já gastava antes e todo o resto seria investido. Por enquanto tá dando certo! E a partir desse abril, vou tentar poupar mais ainda pra, quem sabe, comprar um carro usado.


  • #27 - Cyntia Bravo em 26.03.09 at 2:23 pm
  • Para mim, suficiente é poder fazer minha linda faculdade em paz. Fora isso, ainda estou me contentando com as pizzas fora do ponto. Apesar de estagiar e ganhar meus troquinhos, alguns amigos ainda estão no perrengue. COmo boa amiga que sou, não faço média e acompanho a todos em passeios lights. Amo gastar pouco. Afinal, o que importa é ser feliz. xD


  • #28 - Stéfano Santos em 26.03.09 at 4:20 pm
  • Fabricio, mais uma vez direto e muito racional. Muito bom, parabéns pelas dicas e por compartilhar as experiências…

    PS: Por equanto me encontro no hall das pessoas que conseguem guardar um $ e manter o equilibrio…vamos indo…rs

    Abraços,


  • #29 - Fabrício Xavier em 26.03.09 at 4:33 pm
  • Na teoria é lindo…mas na prática não é tão fácil…
    Brabo é trabalhar 9 horas por dia pra ganhar $1000,00 (na verdade +-$800,00 liquido) gastar 70% disso pra fazer faculdade a noite (poucas matérias pra caber no orçamento) almoçar palstel chines . fazer horas extras nos finais de semana, pra poder sair com a namorada, e ainda sobrar tempo pra estudar pras provas, lavar e passar as roupas, fazer a janta e mercado…pelo menos moro de favor e economizo uma grana forte…mas sobrar…nem 10 centavos….todo mês uma nova correria pra ganhar um troco extra, e continuar a sobreviver….só espero que a vida não seja assim pra sempre…viver pra trabalhar enloquece.
    Espero novos posts, pois sempre mostram uma luz no fim do túnel. Mesmo que num futuro distante.


  • #30 - Monthiel em 26.03.09 at 6:33 pm
  • Olá Fabrício, parabéns pela matéria. Muito bem escrita e de conteúdo muito interessante.

    Eu tenho sérios problemas com a administração do dinheiro, justamente por isso vivo duro e não tenho nenhuma base para caso eu perca o emprego. Tenho muito a aprender ainda.

    Abs
    @monthiel


  • #31 - Rodrigo em 26.03.09 at 6:38 pm
  • Eu tenho uma dica que funcionou comigo com relação a isso, e digo mais, não ganho bem como eu queria mas estou a “viver” muito bem, deixei de ficar “sobrevivendo” e com dívidas pra pagar todos os meses:
    1) ter em mente que, por mais que você ganhe, não deixe de ser simples, não queira ser sofisticado; leve uma vida simples mas confortável, não confunda confortável com coisas caras, seja humilde sempre; quando puder gastar porque está sobrando, gaste, senão não.
    2) procure comprar tudo à vista, evite ao MÁXIMO parcelar qualquer coisa. dependendo do que você vai comprar, por exemplo um celular bonito e novo, isso é futilidade, portanto, vc não precisa disso pra já, lembre-se de que isto pode esperar, junte o dinheiro, guarde na poupança, quando juntar o valor total da coisa almejada vá lá e compre à vista. E lembre-se: peça desconto ao comprar a vista, se não lhe derem desconto, vá em outra loja.
    3) se você é daquelas pessoas gastadoras compulsivas, retire o cartão de crédito da carteira, ande com dinheiro suficiente para você passar o dia pra comprar o essencial; logicamente, para emergências, leve sempre consigo um cartão de débito, por mais que imagine qualquer besteira ao passar por uma loja, com ele você não vai sair parcelando nada como um cartão de crédito, você estará apenas se prevenindo contra qualquer emergência.
    4) reserve um tempo, a noite, que seja 30 minutos; use um caderno, uma planilha no computador, ou mesmo programas como o Microsoft Money, pegue seu extrato e detalhe tudo, some tudo; se você é paciente, em um mês poderá fazer um relatório e ver onde está o gargalo nos seus gastos e com isso, poderá economizar para o mês seguinte. O importante é ter controle de seus gastos e ganhos.
    5) não ache que gastar R$5 aqui, R$10 ali, R$20 lá não vão fazer diferença… faz diferença no orçamento sim, só neste exemplo a soma já é R$35, imagina se vc gasta todos os dias R$3 com uma coxinha e R$2 num refrigerante, no final do mês só com esta besteirinha a conta fica em R$150. Por isso, páre e pense antes de gastar dinheiro por aí à tôa. O mesmo vale para as moedas que agente acha um incômodo carregá-las, mas junte-as todas em algum lugar, nunca as ignore, com um pouco delas da pra ir na padaria todo dia sem usar nenhuma cédula de dinheiro.

    Enfim, aprenda a se controlar tal como comprar qualquer coisa relativamente “barata” a vista (não to dizendo que você não deve financiar um carro, uma casa, etc)… vamos supor, se você ganha R$1000 e quer comprar algo de R$500, experimente guardar todos os meses R$50 reais, ou R$100, quando o montante somar R$500 vá lá e compre e peça desconto!! Você vai ver quanto isso vale a pena. É questão de costume. Não vá dizer que não consegue. Todo mundo consegue. O problema é que as propagandas em geral são muito instigantes nos parcelamentos e nossos desejos sobre os produtos nos levam a estar sempre endividados. Aprenda a ter controle sobre si mesmo.


  • #32 - samir em 26.03.09 at 7:26 pm
  • tb corto meu próprio cabelo, pq além de mais barato é mais prático, pq não preciso sair de casa nem esperar na fila do cabelereiro. mas no resto, faltou disciplina. quando fiz as contas de quanto dinheiro eu ganhei no ano passado, não consigo lembrar pra onde foram uns 50% dessa grana..

    muito bom o post!
    vou tentar por em prática!


  • #33 - Ingue em 26.03.09 at 7:30 pm
  • Rodrigo, muito bem colocado isso! Estas no caminho certo, parabéns!


  • #34 - Edgar em 26.03.09 at 9:50 pm
  • Muito bom o texto.

    Eu já levei dois sustos. Um quando resolvi trocar de empresa, e em acordo recebi uma grana boa, da qual não fiz nnhum investimento. Outro quando fui demitido no começo do ano, quando utilizei quase todos os meus direitos para cobrir dívidas.
    Hoje, estou em um trabalho temporário. E cansado da situação, resolvi mudar o cenário. Tenho agora poucas dívidas legadas. As que eu fiz tem um prazo curto e por motivo válido. Comecei a rastrear meus gastos com disciplina, esse será o primeiro mês que vou conseguir fazer isso. E já estou assustado com algumas coisas que notei.
    Mais tarde vou escrever em meu blog como consegui me organizar.

    Abraços.


  • #35 - Maldito em 26.03.09 at 10:25 pm
  • É um post legal…

    Eu costumava gastar pouco. Aí tudo o que sobrava ia para a poupança. Às vezes, isso que sobrava dava mais de 50% do salário. Aí depois que meu pai e minha mãe se separaram foi só dor de cabeça… ele não pagava a pensão em dia, as contas dela atrasavam, aí ele ficou alguns meses sem pagar, aí como eu tinha de ajudar a repor essas contas, minha conta hoje está fudida.


  • #36 - Gabriel Mesquita em 26.03.09 at 10:38 pm
  • Bom, o importante pra mim é ter uma vida simples.

    Por exemplo, morar em uma casa confortável (não numa mansão), ter 2 cachorros, 4 carros (isso mesmo, quatro), trabalhar, gerir alguns negócios e curtir.

    Os quatro carros são básicos, senão vejamos:

    o primeiro tem que ser um popular, pois é o que eu utilizarei para ir trabalhar, andar na cidade, tendo que estacionar (Brasília só tem vagas pra apenas 20% dos carros em circulação);

    O segundo carro é um mais confortável, para sair à noite, podendo ser um hatch de luxo;

    O terceiro é uma caminhonete, que utilizo para viajar ou ir para locais ermos (fazendas, chácaras, etc.), onde não há asfalto e temos que passar em estradas de barro ou algo similar (pretendo comprar umas terras e começar a plantar soja o mais rápido possível);

    O quarto e último carro, como não poderia deixar de ser é um jipe. Este é o carro que me tira o estress quando estou fazendo minhas trilhas! Sem jipe eu simplesmente não vivo! Portanto é super importante para mim!

    Dos quatro eu já tenho 3 (o popular, a caminhonete e o jipe), no mais, é só eu tomar posse no próximo concurso que passei que iniciarei minhas próximas realizações!

    Att,

    Gabriel Mesquita.


  • #37 - eduardo em 27.03.09 at 1:27 am
  • concordo com vc, soh acho q essa do cabelo eh ser um “pouco” mao de vaca =P


  • #38 - Many em 27.03.09 at 9:44 am
  • Concordo que temos ter controle financeiro, sim.
    Vou tentar seguir alguns dos conselhos aqui dados.


  • #39 - Many em 27.03.09 at 9:51 am
  • ah… escrevo aqui da Africa!
    Bjos


  • #40 - Fabricio Stefani Peruzzo (Autor) em 27.03.09 at 11:02 am
  • Oba! Minha esposa lendo meus textos aqui na PdH!

    —–

    Ronin: nenhuma palestra prevista ainda para BH, mas como acredito no poder de ação das pessoas, lanço um desafio: organiza uma palestra por aí, cobra um ingresso baratinho para viabilizar os custos de viagem e estadia, coloca um monte de gente num auditório e me avisa quando devo aparecer aí. Um amigo fez uma dessas certo dia, numa cidade do interior aqui no RS. Até ganhou uma graninha no final como “organizador de eventos”.

    A melhor maneira de conseguir o que queremos é partindo para a ação. E eu ainda não conheço BH :-)

    —–

    Thiago: teu comentário me lembrou da época em que ia na barbearia perto da casa da minha avó, uma daquelas antigas, com as cadeiras tradicionais de barbeiro, reclináveis. E naturalmente, com o acabamento feito à navalha. Boas lembranças. Valeu.

    —–

    Cassiano: faz um link pra cá no teu texto, quando escrever, que aí aparece nos linkbacks e passo lá para ler. Legal a idéia de falar sobre o programa que tu usas, eu controlo tudo no meu celular, com o SplashMoney, que sincroniza com o PC. Tenho algumas planilhas extras também, mas uma hora escrevo sobre isso mais detalhadamente.

    Tenho a mesma opinião que tu sobre os carros. Os meus (um por vez) sempre foram uma ferramenta, da mesma forma que o computador ou um martelo. Cuido para manter tudo em ordem, mas não sou daqueles neuróticos que lavam o carro toda semana. Um pouco de pó e terra não deixam a ferramenta menos funcional, apenas mostra que ela é usada para o fim que foi concebida.

    —–

    Juliana: já passei por isso e neste momento estou passando de novo. Consciência de onde estamos e o que pode vir pela frente é tudo. E claro, aproveitar estes momentos para adiantar boa parte dos nossos planos.

    —–

    Fabrício Xavier: Os primeiros quilômetros de uma nova estrada sempre são mais difíceis, principalmente quando ainda não estamos acostumados com o sapato. Depois de um tempo a coisa vai ficando cada vez mais fácil e então, para crescer, começamos a procurar estradas mais íngremes.

    —–

    Rodrigo: excelente. Comprar a vista é um dos grandes segredos de fazer boas escolhas. Ao dar um tempo para nossos impulsos, muitas vezes acabamos notando a tempo que aquela compra seria somente impulso mesmo, e não uma real necessidade.

    —–

    Edgar: faz link pra cá no teu artigo, vai ser um prazer ler sobre a tua experiência.

    —–

    Maldito: olho no futuro e bola pra frente. A vida nos surpreende com alguns buracos, mas o segredo é levantar, sacudir a poeira e continuar em frente sempre. Já tive minha série de problemas para resolver, mais do que possa ser imaginado. Sei que outros ainda virão no futuro. O tempo não para.

    —–

    Gabriel Mesquita: o conceito de vida simples é particular para cada um. Gostei do teu, apesar de algumas prioridades serem distintas.

    Minha primeira opção de carro foi popular, justamente por essa questão de andar na cidade, estacionar em qualquer lugar, etc. Para sair a noite, não me fazia diferença que carro ter, já que iria de toda forma deixar o carro na rua na maior parte dos casos. E desfilar de carro nunca foi uma das minhas preocupações, sou um cara que não dá muita bola pra isso.

    Mas então agora troquei de carro e peguei um melhor. Claro que nos primeiros dias dá uma certa apreensão de deixar ele estacionado na rua, mas é só enquanto tem cheiro de novo. Sei que mais uma ou duas semanas ele se “transforma” na ferramenta que é e tudo volta ao normal, só que com mais conforto.

    A camionete, pessoalmente não tenho uso. Tenho um amigo que vai com frequencia a lugares que precisam de tração decente. A opção dele foi comprar uma TR4 por conta disto, mas usa também para o dia a dia. Se bem que a última vez que conversei com ele, estava criando coragem de olhar um Porsche Boxter, para passear nos fins de semana :-)

    E Jipe, já tive dois e com ambos tive as duas felicidades: a de comprar e a de vender :-) não nasci para ser jipeiro. Meu negócio são as motos, Harley-Davidson para ser mais exato.

    —–

    Eduardo: o cabelo não é por economia, é por praticidade. Quando meu cabelo era maior, cortava com o mesmo cabeleireiro da minha esposa pagando quatro vezes mais do que custaria num barbeiro qualquer, mas ia junto com ela e enquanto um cortava e o outro esperava, curtíamos o tempo juntos.


  • #41 - Eduardo em 27.03.09 at 4:24 pm
  • Tava indo bem, até falar que você corta o próprio cabelo.
    Apesar deste detalhe, concordo com o artigo. É isso aí.


  • #42 - Digão em 27.03.09 at 6:33 pm
  • Grande post Fabrício… Eu vinha até bem na administração da minha grana, até decidir comprar um carro zero… foda cara, tinha grana pra pegar um de 35 mil e acabei comprando um de 41!!! Conclusão, estou me f… pra pagar IPVA, seguro e mais o financimaneto que ficou um tanto puxado… Isso pq mudei de emprego e me convenci de que vou pagar a prestação com a diferença do novo salário com o antigo… Só que o que eu ganhava antes já estava apertado e num sobrava nada no fim do mês. Estou fazendo planílha de gastos, tentando prever meus gastos e eu num sei de onde cortar mais grana… o pior é a esposa fazendo mil planos pra viajar, comprar coisas e etc… Só aogra me dei conta de que tenho de sacrificar o tal padrão de vida por um tempo, mas ela não :-|.


  • #43 - RodrigoPaz em 27.03.09 at 6:36 pm
  • Gosto muito dos seus artigos. High five… Achei interessantíssimo essa história do carro popular baratinho pq vive na cidade. Parabéns pelo sucesso.
    \o/

    Gostaria de saber mais detalhes sobre as suas empresas. Como vc começou, a dedicação diária, essas frivulidades e tudo mais…

    Meu pai me pressiona para eu fazer concurso público, mas sinto que o mercado privado me chama, e chama com força e assobios.

    parabéns anyway!!!!


  • #44 - RodrigoPaz em 27.03.09 at 6:42 pm
  • aah! esqueci de contar…
    não tenho um puto no bolso!
    Sou estagiário!

    PS: já li sobre o artigo de guardar dinheiro…vou fzer próximo mes pq nele atingirei o break even point!!!
    aueuaehuaehuaheuaheuhauehuaheuaheu!”!”!”


  • #45 - Maldito em 27.03.09 at 9:59 pm
  • Fabrício, to ligado… não adianta nada ser otimista… não vai dar certo mesmo…

    To brincando… mas eu to correndo atrás…


  • #46 - Fabricio Stefani Peruzzo (Autor) em 28.03.09 at 8:52 am
  • Digão: um erro comum na compra do carro é achar que basta ter o dinheiro para comprar. No teu caso ficou ainda mais apertado por ter pulado para um carro ainda um pouco mais caro.

    Pega uma fórmula básica: o custo mensal de possuir um carro é igual ao valor do carro dividido por 30. Ou seja, um carro de R$ 30.000 te custa R$ 1000 por mês para manter (gasolina, seguro, IPVA, manutenção…)

    —–

    RodrigoPaz: meu pai sempre foi como o teu, pró-concurso público. Mas eu me conhecia bem naquela época e sabia que não iria mergulhar em estudos sobre assuntos inúteis para mim apenas para passar num concurso. Além do mais, e mais importante, o que eu queria era dinâmica, não uma vidinha de fazer sempre o mesmo. Nada contra quem faz a escolha pelo serviço público, minha irmã é uma, mas para mim, sempre soube que não servia.

    Dá uma lida lá em http://www.peruzzo.org que aos poucos vou colocando por lá alguns detalhes da minha história empreendedora.


  • #47 - Jazz em 28.03.09 at 12:28 pm
  • *check*

    concordo, sigo as regras e assino embaixo.

    sou fã desse autor aqui do pdh!


  • #48 - Gustavo em 31.03.09 at 3:49 pm
  • Boas pessoal ,
    eu vos escrevo aqui de Portugal , aqui a realidade é bem outra , ganha-se mais mas gasta-se ainda mais , esta minha geração é puro consumismo , muita gente vive bem acima das possibilidades mas eu nunca consegui fazer isso .Trabalho desde os 16 anos ( já estou com 35 anos) e ganho 1500 eur /mês trabalho na area da qualidade. Gasto apenas 65% do meu salário e consigo fazer uma vida razoavel e feliz , aqui tem a vantagem de haver muitos preços para a mesma coisa , carros já tive vários carros e só compro usados até 1500 euros não é preciso gastar mais aqui , investir dinheiro em carros é deitar dinheiro fora , um carro usado vai onde os novos vão. A unica coisa que comprei a crédito foi o meu apartamento tudo o resto é pago a pronto pagamento , só uso o dinheiro que tenho. Também tenho os meus prazeres , compro roupa de marca , compro tecnologias , vou muitas vezes no restaurante , muita balada também , faço sempre férias fora do país , vou no spa 1 vez por semana , agora não lembro mais…. mesmo assim consigo poupar 525 eur por mês.
    Sei que a vida no Brasil é diferente , mas se conseguirmos poupar um pouquinho que seja é sempre bom. Comprar só o que se pode , fazer dividas é hipotecar o futuro quando é mal calculado.


  • #49 - Jonas Lima em 01.04.09 at 10:09 am
  • Muito inteligente este tópico…

    Esta experiência se parece muito com a minha Fabricio, a diferença é que tenho 24 anos e estou construindo ela ainda, passei muito aperto na época da faculdade, depois de terminá-la, melhorei consideravelmente meus ganhos e padrão de vida em 3 anos…
    Hoje procuro poupar meus centavos, tenho uma previdência privada, guardo mensalmente uma grana na poupança.
    Estou terminando de quitar meu carro, que é 2003, om próximo passo é comprar um zero e pagá-lo em um ano. Depois disto, provavelmente com 26 anos, quero começar a pesquisar sobre moradia própria.
    Inclusive, se você tiver algumas dicas para quem esta se preparando para comprar um apartamento ou casa…ela sera muito bem-vinda.
    Do mais, vamos levando a vida de maneira inteligente!
    Um grande abraço


  • #50 - Fabricio Stefani Peruzzo (Autor) em 01.04.09 at 11:28 am
  • Jazz: sou fã desta comentarista aqui no PdH :-)

    —–

    Gustavo: mudam os países, mudam as moedas, mas as pessoas são as mesmas em todo o lugar. Aqui é a mesma coisa, muita gente vivendo acima do que poderia, hipotecando seu futuro, como tu mesmo escreveste.

    —–

    Jonas: pedir para mim dicas sobre a compra de imóvel é não saber o que tu estás fazendo :-)

    Lê meu site http://www.investimentoemconsorcio.com.br/ e o http://www.moedacorrente.com.br/ a hora de começar é agora.


  • #51 - G.T VIRIA em 02.04.09 at 9:28 pm
  • Fabricio, maravailhoso seu artigo, realmente gastamos muito com coisas superfluas!!!!!


  • #52 - Rafael em 04.04.09 at 1:02 pm
  • Muito bom, ótimas dicas, sempre fui muito impulsivo com meu dinheiro, confiando no cartão de crédito e meu limite bancário, tenho grande dificuldade de guardar dinheiro, mas os posts do pdh e dinherama tem me ajudado a identificar esas situação e tentar me regrar.

    obrigado.


  • #53 - Marco Bianchini em 07.04.09 at 9:54 am
  • Fabricio, estou tentando contato com você fazem alguns dias. Adicionei você no MSN, Skype e mandei e-mail. Gostaria de comprar cartas de consórcio com você, tenho uma certa urgência.

    Meu e-mail é bianchini@hotmail.co.jp
    Aguardo seu contato.


  • #54 - Fique por dentro Estilo » Blog Archive » Como de fato controlar seu estilo de vida, real por real | Revista … em 07.04.09 at 5:18 pm
  • [...] em sí, mas sim em manter esse aumento condizente com a minha realidade … fique por dentro clique aqui. Fonte: [...]


  • #55 - Fique por dentro Estilo » Blog Archive » Como de fato controlar seu estilo de vida, real por real | Revista … em 16.04.09 at 3:18 pm
  • [...] de vida e como ele tem aumentado nos últimos anos. A preocupação não é com o. fique por dentro clique aqui. Fonte: [...]


  • #56 - RegiGuedes em 04.07.09 at 1:43 am
  • Parabéns pelas excelentes dicas, tenho uma renda familiar razoável comparada a maioria dos brasileiros, contudo não tenho a cultura de poupar, não tinha até então, porque a partir de hoje pouparei, no entanto acho que não vacilei muito, já comprei minha casa própria em um bairro muito bom, caro zero tres vezes, popular é claro, minha moto zero que preciso para praticar meus esportes, não quero ostentar nada, longe de mim, apenas dizer que acho não vacilei muito, porque consegui ter o básico necessário para viver.

    Algumas das orientações já seguia, contudo se tivesse o hábito de poupar, certamente teria comprado muitas coisas a vista e assim deixado de pagar muitos juros. Meu carro tem dois anos de uso e estava pensando em trocá-lo, estava disposto até a financiar uma parte do novo carro, mas agora depois de ler tantas dicas interessantes, só vou trocar de carro quando puder pagar a vista, e vou começar a poupar é claro.
    Eu e minha esposa temos 34 anos e somos gratos a Deus por tudo que conquistamos até aqui.
    Valeu, muito obrigado pelas orientações, é as várias experiências por aqui relatadas com as quais aprendi muito e com certeza mudarei muitos hábitos de hoje em diante.


  • #57 - Como de fato controlar seu estilo de vida, real por real em 07.07.09 at 4:07 pm
  • [...] Como de fato controlar seu estilo de vida, real por real. [...]


  • #58 - grazi em 22.07.09 at 12:42 pm
  • Olá peruzzo!!
    Sou fã de seus artigos, apesar de nunca ter comentado nenhum deles.
    Mas agradeço pelas dicas… Tenho tentado praticar, mas… é difícil, hein. Qndo temos uma renda líquida de R$ 600,00 e vivendo em meio a essa crise financeira, tendo sonhos pra conquistar e um estômago pra alimentar (hehe) é mto difícil…
    Preciso de mtas dicas pra continuar na caminhada e buscar um futuro melhor. Moro no interior do Rio e to pensando seriamente em ir pra cidade grande pra ver se consigo algo melhor…
    Tem emprego aí pra mim? hehehe
    Vlw


  • #59 - Ingue em 10.09.09 at 9:35 pm
  • Só agora que li alguns comentários, mas… desculpe para alguns se os frustro, mas não preciso do Fabrício para me promover!
    Que bom que ele se orgulha de mim, ao contrário do alguns medíocres que só olham para o próprio umbigo!
    Deprimente ler alguns comentários venenosos!

    Ciúme ou dor-de-cotovelo é f*!

    hauhauauha

    Beijo a todos… adoro estas interatividades :)

    Sejam melhores, façam ou falem alntes de falar ou agir!

    Just do it!


  • #60 - Lara em 22.12.09 at 9:23 am
  • Nossa, tô gostando demais desses posts sobre economia. Eu gosto muito do tema, na facul eu era uma das poucas entre 62 alunAs (!!) que curtiam a aula. Mas me falta disciplina ainda pra mta coisa.

    Sobre imprevistos,tenho uma experiencia:

    Um as coisa mais tristes, porém com final feliz que me ocorreu até hj foi ter batido meu gol 1.8 ano 92 fedorento estando errada na situação (há controvérsias!) e sem seguro. Bati num lindo Golf novo sem seguro tbm (sabe aquele carro financiando em 72 vezes? aff)
    pqp! Juntei grana uns anos pra pagar meu fedorento a vista e me acontece uma merda dessa.
    A sorte é que pra pagar os 7 mil dos concertos de ambos, já tinha nova reserva que seria usada prum upgrade do 92 ou na troca por um mais novo. Enfim, minha economia foi toda nessa patifaria. Mas pelo menos não precisei fazer emprestimos e etc nem perdi o meu quadradinho.
    Ainda to com ele. epois disso, tive filha, fui morar sozinha e recomeçando tudo de novo. rs
    (ah, pago seguro agora)


  • #61 - Lara em 22.12.09 at 9:30 am
  • ah, faltou uma coisa importante: fiz emprestimo para completar o total da despesa sim, mas familiar.
    Minha mãe me emprestou uma parte da grana, paguei em 6 vezes e não me cobrou juros. Mãe é mãe né?


Deixe seu comentário...

(opcional)

Dê vida ao PapodeHomem. Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou. Leva 2 minutos.

Conheça nossa política de moderação de comentários.


© 2006-2010 Papo de Homem - Lifestyle Magazine . Conteúdo publicado sob Licença Creative Commons . Anuncie . Política de Acessibilidade .