"A Economia do Obrigado", de Gary Vaynerchuk

Empreendedores e a turma do marketing digital conhecem bem o nome complicado do Gary Vay-ner-chuk. Sim, ele ensina a soletrar o sobrenome logo na capa de seu novo livro, The Thank You Economy.

É um vlogger despojado apaixonado por vinhos. Com essa fixação, um pouco de engenho e muito trabalho consistente no seu espaço Wine Library, ele faz o que gosta e recebe muito bem pra isso. Virou celebridade em todos os canais de televisão e foi considerado o primeiro guru de vinhos da "Era YouTube".

Link vídeo | Caso não domine inglês, clique aqui. | Ele fala nessa velocidade normalmente, sem aditivos.

Seu primeiro livro, Crush It: Why NOW Is the Time to Cash In on Your Passion, é de 2009 e as excelentes ideias vistas por lá já são consideradas senso comum. Mas ainda vale a pena ser lido.

O que eu desconfio é que o recém lançado The Thank You Economy será ainda mais importante para nos ajudar a entender as mudanças de uma sociedade conectada, na qual os consumidores possuem cada vez mais poder para boicotar empresas que não sabem trabalhar direito.

O trecho do primeiro capítulo que pode ser baixado de graça indica uma mensagem de postura como um dos temas centrais aos empreendedores. Eles devem resgatar o senso de decência no comércio, como costumava ser na época da lojinha onde o dono tinha um relacionamento de amizade com seus clientes. Tratar o consumidor como algo além de uma carteira com pernas. Sobre a mudança, diz:

"O boca a boca está de volta. Quando a sociedade cortou os vínculos pessoais que existiam nos negócios nas antigas comunidades, as pessoas se tornaram formigas espalhadas em uma mesa de piquenique. Muito ocupadas, muito fortes, mas distantes demais umas das outras para fazer algo em conjunto. Agora a internet amadureceu a um ponto em que o poder das mídias sociais permite que todas essas formigas se juntem abaixo dessa mesa e consigam virá-la, se assim desejarem."

Além do trabalho do Gary, gosto também de acompanhar o podcast do Six Pixels of Separation, que analisa transformações causadas pelo marketing digital.

E você, como se mantém atualizado com as novidades que a tecnologia traz para nossos negócios? Quais leituras têm feito a diferença em seu trabalho?


publicado em 11 de Março de 2011, 09:22
File

Seiiti Arata

Gosta de ajudar pessoas e fazer amigos. E ainda recebe dinheiro pra isso. Fundador da Arata Academy.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura