Leia mais de 20 textos sobre masculinidades no canal de Natura Homem no PdH.

Vou ser pai, e agora?

Uma resposta para quem está desesperado

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Advertisement
    130x50 jpg

Se você caiu nesse texto, provavelmente tá passando por uma situação que quase metade dos homens do mundo já passaram ou vão passar.

Sim, ser pai é a coisa mais normal do mundo.

Segundo um estudo do instituto ProMundo e MenCare, 80% dos homens do mundo se tornarão pais biológicos e, tecnicamente, todos os homens do mundo terão algum contato com a paternidade, seja como padrasto, tio, vizinho ou irmão mais velho.

Sim, todo homem que habita o planeta terra e vive em comunidade, de alguma forma, em algum momento da vida, nem que seja por alguns minutos, vai cuidar de alguma criança.

Cerca de metade das gestações no Brasil não foram planejadas, ou seja, metade dos pais do Brasil, passaram ou provavelmente passarão por uma situação como a que você está passando agora.

Eu gosto de comparar a paternidade com a morte, pois ambas são as coisas mais normais do mundo, acontecem todos os dias, com gente de todos os lugares e sem discriminação de raça ou crença. Mas mesmo assim, quando acontece com a gente, a maioria de nós não sabe como lidar.

A boa notícia é:

Boa parte dos homens acaba se saindo bem nessa tarefa.

Segundo a pesquisa do ProMundo, cada vez mais os homens estão querendo se envolver na paternidade, e isso é bom não só para eles, mas também para as mulheres que ficam menos sobrecarregadas. Fora isso, as crianças terão um pai presente e participativo, com quem poderão contar.

Mas, voltando à pergunta: “Vou ser pai, e agora?”

Por enquanto não há muito o que fazer, apenas respirar e se acalmar.

Segundo o dado levantado pelo Neonatologista Mario Burlaccini, cerca de 30% a 40% das fecundações terminam em aborto espontâneo, após a 12ª semana esse índice cai para 5%. Mas caso você de fato vire pai, fique tranquilo.

O fato de você estar aqui, buscando informação sobre o que precisa ser feito e quais são os próximos passos a serem tomados, já mostra que você se preocupa em ser um bom pai.

Isso já é um passo gigantesco. 

***

Nota da edição: Amanhã lançaremos a pré-venda do ebook “As 25 maiores crises do homem (e como superá-las)” , onde abordaremos em profundidade questões como “Estou endividado”, “Não consigo arrumar emprego”, “Traí minha parceira e me sinto culpado”, “Tenho medo de me aproximar das mulheres”.

Ele sai no dia 12 de junho, mas amanhã já disponibilizaremos o link para quem tiver interesse na pré venda.

Links de referências:


publicado em 16 de Maio de 2017, 12:40
Fa6216a91d207a00d48a0f1c69f44eb9?s=130

Rodrigo Cambiaghi

Gerente de atendimento do PapodeHomem, reveza o tempo entre filha, esposa, cão, trabalho, banda, games, horta de casa, cozinha e aulas de canto. No instagram posta fotos da filha, do cachorro, da coleção de games antigos, nerdices e coisas aleatórias.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: