Você é Sortudo?

A resposta deve estar na ponta da língua, certo?

A resposta deve estar na ponta da língua, certo? Mas aguarde até o fim do texto pra entender meu ponto de vista sobre a sorte e então tente respondê-la.

Permita-me apenas deixar minha resposta: quanto mais me preparo, mais sorte eu tenho.

O segredo não está só no número de oportunidades que a sorte traz, mas na sua capacidade de percebê-las. A sorte pode estar batendo à sua porta agora mesmo e você insiste em não escutar a campainha. Acontece.

A bola pode estar na sua frente. Mas não vai entrar na caçapa sozinha. Quem dá a tacada é você.
bola-sete

Mas as oportunidades realmente surgem do nada? Isso é ter sorte? Bem, na loteria pode até ser, mas no dia-a-dia, na vida, não é assim não. Felizmente.

Quer entender uma diferença básica de quem tem sorte? Estas pessoas preocupam-se mais com os pontos positivos da sorte, com os amuletos, mantras e superstições que atraem a sorte.

Os que se julgam azarados, por sua vez, preocupam-se mais em escapar dos objetos e superstições que repelem a sorte (quebrar um espelho, por exemplo). Em outras palavras, estes "azarados" preocupam-se mais com o azar do que com a sorte. Consequentemente atraem mais o azar do que a sorte. Quem ainda não leu O Segredo?

Em que grupo você está? Mude de atitude agora mesmo se for um dos "azarados". Aliás, façamos uma pausa para uma curiosidade. Você carrega aquele chaveiro de pé-de-coelho para atrair a sorte, certo? Pois é, ele surgiu da cultura africana, onde carregar o pé deste animal supostamente ajudaria uma pessoa a correr mais do que o próprio bicho em uma caçada.

Prepare-se para correr mais do que o que você pretende alcançar. Mas não adianta só carregar o amuleto se você não tiver fôlego, preparo físico e preparação emocional adequada. Estamos definindo a sorte, percebeu?

Se você anda se sentindo sem sorte, pare por alguns instantes e analise sua relação com ela. Você tem dado chance para que a sorte lhe presenteie diariamente? Traduzindo, você tem cultivado calorosamente suas amizades, seus relacionamentos afetivos e profissionais? Tem se mantido informado, preocupado com as voltas que seu país e o mundo estão dando?

A sorte só aparece e se manifesta para quem está preparado, até porque os despreocupados não notam a diferença entre sorte e azar, preferindo sempre aceitar uma situação negativa a ver nela uma chance de crescer. Sorte é pra quem merece. Não existe dinheiro fácil, amor perfeito ou felicidade enlatada. O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo.

Vamos aos diferenciais para atrair a sorte, segundo meu ponto de vista:

Hora do aprendizado, gafanhoto.
dicas-sucesso

- Aprenda e reaprenda constantemente

Quem não está disposto a aprender e a rever seus conceitos não terá seu lugar neste atribulado terceiro milênio. E não há sorte que resolva isso.

- Cultive suas amizades com dedicação

A sorte se traduz em oportunidades. E as pessoas que têm as melhores oportunidades são as que têm os melhores relacionamentos. Enxergue alguém "sortudo" que conhece e veja se não é verdade.

- Sua prioridade na vida deve ser dada à qualidade de vida

Começando por seu equilíbrio emocional. Se você não se conhecer bem e não estiver tranqüilo não vai ouvir a campainha da sorte tocar.

- Trabalhe pela sorte e ela trabalhará por você

Isto significa a primeira coisa a fazer é dar-se permissão para alcançar a sorte e o sucesso, já que seus maiores inimigos são justamente seus bloqueios.

- Ajude os outros

É a melhor forma de crescer e aprender. Contribua para o crescimento das pessoas que estão ao seu redor. Um dia você entenderá porque fez isso e será recompensado. E quando isso acontecer alguns dirão que foi só a sorte e você vai perceber que, definitivamente, a sorte só aparece aos preparados.

- O Otimismo contagia as pessoas e atrai a sorte

Seja uma pessoa positiva. Não culpe os outros pela sua infelicidade ou falta de sorte. Sai deste cômodo perfil e se comprometa com a sorte. Tenha sempre tempo para tudo que quiser.

- Apaixone-se pela vida

Aprenda a contar suas vantagens e não seus problemas. Não passe os dias se queixando, erga a cabeça e prepare-se para um dia melhor. Esperar que seus problemas se resolvam sozinhos é abusar da sorte. E quanto mais você precisar de sorte, menos vai merecê-la.

Pois é, mesmo com todas essas palavras e o desabafo sobre a sorte, eu ainda não ganhei na Mega-Sena. Nem uma simples rifa eu ganhei até hoje.

Ainda bem que sorte não é só isso. Compartilhei os pontos que fazem meu dia-a-dia ser cada vez melhor e facilitam bastante o surgimento de boas oportunidades. Foi bom pra você?

Além de ser um cara sortudo e um economista muito competente, Conrado Navarro é autor do excelente blog Dinheirama, que vai te ensinar a fazer sua conta bancária crescer. Também é parceiro do Papo de Homem, e atualmente estamos marcando um encontro em Porto Seguro para 2008, quando vamos fumar charutos à beira mar e comemorar os milhões que ganhamos com nossos blogs.


publicado em 15 de Julho de 2007, 06:56
105700e7627ca06f3d54f41734306af4?s=130

Conrado Navarro

Empresário, Investidor, Educador Financeiro, tem MBA em Finanças pela UNIFEI. Sócio-fundador do Dinheirama.com, autor dos livros “Vamos falar de dinheiro?” (Novatec) e "Dinheirama" (Blogbooks). No Twitter: @Navarro.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura