Abrimos as inscrições para o PAI 2021: Os desafios das paternidades atuais. Temos encontro marcado dias 02 e 03 de agosto. Você vem?

Um vídeo sobre transformar as paternidades, no plural, em todo Brasil | PAI 2020

Em meio a pandemia, nos juntamos a dezenas de parceiros com a missão de levar a transformação das paternidades casas de todos os cantos do país.

“Pelo que meu pai me criou, ele sempre dizia que se não fizesse o que ele quisesse fazer, o cassete rolava 9…) Tudo isso veio numa sequência que me oprimiu até minha esposa dizer ‘Eu estou grávida’. Pronto, eu vou querer  para o meu filho coisas boas.”

-Relato do documentário “O silêncio dos homens”

A paternidade é um ponto de transformação dos mais potentes na vida dos homens e nossa missão com o PAI 2020 foi levar conhecimentos, conversas, debates, informações. Sonhamos criar pontes que permitam que mais pais possam se dedicar as paternidades como elas devem ser: presentes, ativas, responsáveis.

Com a pandemia nossos desafios surgiram e com eles, o retrato ainda mais claro da urgência de falar e promover o cuidado paterno. Sentíamos ainda mais pulsante a necessidade de seguir com o evento PAI 2020 e promover a transformação dos homens através das vivências paternas do dia-a-dia.

Um vídeo, muitas emoções:

Clica no play e dá uma olhada nesse vídeo que resume a experiência dos 3 dias de evento PAI 2020: Os desafios das paternidades atuais.

 

Perdeu o evento, mas adoraria ter participado?

O PAI 2020 aconteceu em agosto e agora finalizamos esse vídeo lindo que retrata as emoções e aprendizados do evento. Caso você não tenha acompanhado, aqui você encontra tudo o que rolou e pode assistir aos três dias de evento na íntegra.

Paternidades no Plural

De dentro de nossas casa, vivendo nossos desafios pessoais em meio a pandemia, fomos aprendendo a fazer três dias de evento online e a criar, nessa virtualidade, o mesmo clima de acolhimento e escuta que teríamos cara a cara, com as conversas e contatos no intervalo pro café.

Trocamos o olho-no-olho para ganhar outras batalhas: chegamos, virtualmente, em muito mais casas, em muito mais gente o que conseguiríamos em um único espaço de evento

Queríamos que fosse um evento verdadeiramente para todos. O trabalho era grande e cheio de custos financeiros, portanto, precisávamos cobrir os custos, mas não queríamos que o valor limitasse participações. Contamos com o financiamento coletivo dos Membros PdH, conseguimos patrocínios e, com isso, abrimos bolsas ilimitadas a todos os interessados no tema.

nas palavras do nosso querido Humberto Baltar, que hoje é também parte da nossa equipe como caseiro, mediador do grupo de membros PdH:

“Eu confesso que quando me convidaram para o participar do Evento Pai 2020 eu não esperava muita coisa. Eu ainda não fazia parte da equipe do Papo de Homem e não conhecia o trabalho de perto, então achei que seria mais um evento chamando um preto pra dar um ar de diversidade apenas. 

Mas fiquei maravilhado ao ver que haviam outras pessoas pretas não apenas participando, mas pautando e protagonizando, indo muito além daquele lugar comum da representatividade e inclusão. 

Eu tive a honra de mediar uma mesa de paternidade diversa onde havia outro pai preto, um pai homoafetivo e outro com necessidades especiais. Levar ao maior número de pessoas possível a possibilidade de se ver nas pautas e nos panelistas foi o maior diferencial do evento na minha perspectiva enquanto pai preto. O evento foi em agosto e ainda recebo mensagens elogiando essa pluralidade nas paternidades presentes."

Porque acreditamos e defendemos a importância desse evento:

Nas palavras de Thiago Koch, fundador da iniciativa Homem Paterno e cabeça chave na organização do evento:

“O evento PAI sem dúvidas é uma das coisas mais importantes, mais transformadoras da minha vida. Criamos mais que um evento, criamos uma rede de apoio paterna por todo o Brasil, e isso é indescritível. Me sinto muito honrado por trabalhar com pessoas tão profissionais, tão sensíveis, tão humanas. E muito, mais muito orgulhoso por ter tido a possibilidade de fazer parte dessa história.”

O Felipe Ramos, nosso sócio do PdH, foi o produtor do evento e mobilizou mundos e fundos para fazer com que o evento acontecer, ultrapassando todas as dificuldades que surgiam pelo caminho. 

"A plataforma PAI, Os desafios das paternidades atuais foi criada em 2016, fruto do mapeamento dos 7 gatilhos da transformação dos homens que elenca a paternidade como um dos principais. Desde então já realizamos 4 edições, inicialmente com eventos presenciais e, neste ano, totalmente online em virtude da pandemia.

Os desafios de colocar um evento com esse porte de pé foram inúmeros pois quando se faz transmissões ao vivo, tudo pode acontecer. O imprevisto faz parte do jogo e precisamos trabalhar dobrado para garantir que a qualidade da transmissão fosse análoga à potência dos palestrantes, homens e mulheres, trazendo a diversidade em todas as falas.

Como produtor do evento, posso dizer que me emocionei diversas vezes ao longo dos dias, com relatos que me marcaram muito. Chorei e me senti abraçado muitas vezes e creio que esse foi um sentimento de muitos que participaram.

Uma frase que me marcou muito foi: "Cuidar não é um verbo feminino, cuidar é um verbo humano".

A todos que fizeram parte: Nosso “Muito Obrigado”

O resultado do PAI 2020 é tão bonito porque reflete o trabalho coletivo de quem o fez.

Nos três dias de evento reunimos toda uma equipe competente e engajada de pais, mães e especialistas que deram origem a esse resultado tão valioso.

O Tiago Koch cuidou e embalou o roteiro do vídeo, o Humberto Baltar no concedeu todo o charme e potência dessa voz para a locução e a El Toro é  produtora que tem nos acompanhado e apoiado na realização de vários projetos!

Para que o texto não fique muito extenso (e para não correr o risco de cometer um lapso), vamos seguir com os nossos agradecimentos assim, pra todos: aos palestrantes, artistas, equipe técnica, pessoal da divulgação, aos patrocinadores, aos membros PdH que contribuíram para que este sonho pudesse sair do papel, a todos que indicaram o evento para um amigo e a todos os que estiveram conosco.

Vocês são o nosso ouro!

Quem participou do PAI 2020 levanta a mão aqui nos comentários! 

Quem não foi, conta pra gente se ficou interessado e se quer compartilhar alguma sugestão. 


publicado em 17 de Novembro de 2020, 09:59
Logo pdh png

Redação PdH

Mantemos nosso radar ligado para trazer a você notícias, conversas e ponderações que valham o seu tempo. Para mergulhar na toca do coelho e conhecer a visão editorial do PdH, venha por aqui.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura