Como a felicidade de um povo pode ser representada em números? Será que ela está no número de dias em que o Sol brilha? No número de beijos trocados por hora? No número de crianças que nascem por ano? No número de festas por semana? Não sei.

Com seu novo experimento, entretanto, a Renault acredita que a presença do novo Mégane pode fazer com que uma cidade inglesa, em que esses números são baixíssimos, seja um local mais feliz.

A experiência foi registrada na forma de um documentário dirigido por Henry-Alex Rubin. O vídeo fala por si só.

Link YouTube | Caso não domine o inglês, clique aqui.

Ginsburn representa bem as pequenas cidades inglesas. A cena com os dois velhos dentro do pub, por exemplo, não é nada mais do que o retrato do que realmente são os pubs daqui. É engraçado ver que, no final, quando a mulher ganha o carro, a primeira coisa que ela faz é abraçar e beijar o francês, o que nem de longe é o costume da cidade.

A discussão, no entanto, vai muito além da Inglaterra. Pense onde você vive, nas pequenas cidades que conhece. Você realmente acha que um carro poderia mudar o comportamento de um povo? Ou precisaríamos de alguns caras dispostos assim com muita joie de vivre?

sitepdh

Ilustradora, engenheira civil e mestranda em sustentabilidade do ambiente construído, atualmente pesquisa a mudança de paradigma necessária na indústria da construção civil rumo à regeneração e é co-fundadora do Futuro possível.

Leia também  Como explicar o homem? – Parte 3