Vamos oferecer um curso de equilíbrio emocional para homens. Começa quinta que vem e ainda há vagas.

Três leituras que vão mudar sua visão de mundo

  • Nossos atuais Mecenas:
  • 130x50 jpg

Leitura é uma das atividades mais importantes e recompensadoras que você pode realizar como ser humano. Nós sempre desejamos ler mais, porém por uma razão ou outra, nunca conseguimos. Eu sempre gostei de ler e como sou muito curioso, mês ou outro estava com livro novo em mãos. Ter um leitor de livros eletrônicos ajudou bastante no começo.

Esse ano, porém, comecei a tratar minha educação com a seriedade que ela merece e elevei muito o volume de leitura. Talvez por sorte, me deparei com algumas verdadeiras jóias ao longo do caminho, compartilhadas na minha lista mensal de recomendações de leitura.

Os três que seguem abaixo foram os melhores com os quais me deparei em 2013, selecionados especialmente por serem livros práticos e que mudam nossa visão sobre assuntos do dia a dia.

1. O Poder do Hábito - Por Que Fazemos o Que Fazemos na Vida e Nos Negócios, por Charles Durigg

Capa O poder do habito.indd
"que título ruim, deve ser mais um daqueles gurus fazendo afirmações vagas"

Eu me arrependi bastante de não ter levado esse livro a sério a primeira vez que o vi. Eu pensei . Não podia estar mais longe da verdade.

Charles, como um excelente jornalista, fez o dever de casa: escreveu um livro muito bem fundamentado cientificamente, com mais de 60 páginas de referências, tornando acessível os resultados de centenas de estudos no campo da formação de hábitos. Ao mesmo tempo, pesquisou a fundo, cobrindo o livro com boas histórias, tornando a leitura bem fluida. Com esse estilo, ficamos o melhor dos dois mundos: rigor científico e bom storytelling.

Falhar em criar hábitos necessários em nosso dia dia, como estudar quando chega do trabalho, ou ir à academia, se deve em grande parte ao fato de não sabermos como formar hábitos em si.

Em primeiro lugar, a maioria de nós nem sabia que isso era ciência, que existem milhares de estudo na área; pensávamos ser questão de força de vontade. Não, há ações que você pode tomar para maximizar sua chance de navegar a vida com bons hábitos e processar os maus, e esse livro te mostra exatamente como.

Se ficou interessado, o Seiiti Arata fez uma boa aula discutindo o livro. Não vai substituir a leitura, mas vai te dar a ideia geral e te permitir a implantar mudanças já.

Link Youtube

2. Escolha Você: Transforme-se Em Uma Máquina De Ideias, Aprenda A Resolver Problemas E Ganhe Dinheiro, por James Altucher

escolhavocê

Você vai ver muitos autores de auto-ajuda na vida. Eles falam e falam, você checa os conselhos para ver se fazem sentido e não passam de afirmações vagas e ambíguas, no estilo do famoso “Segredo”. Esse positivamente não é o tipo de auto-ajuda que você vai ler ao conferir o trabalho do Altucher.

James Altucher é, entre várias coisas, empreendedor, blogger, investidor, conselheiro e referência no mundo das finanças. Já fundou ou cofundou mais de 20 empresas, tendo escrito oito livros no caminho, incluindo best sellers. O que mais chama atenção, porém? Ele era milionário, perdeu tudo e voltou a ser milionário. Perdeu tudo novamente e voltou a se recuperar. O cara é uma máquina e completamente transparente.

Por conhecer os dois lados, a ascensão e a queda, a escrita dele é inestimável. Ele coloca tudo na janela; fala dos problemas que teve com depressão, de quando perdeu a casa, de como salvou a economia mundial em 2008 ou quando negou o convite do presidente do Chile para passar um tanque de guerra sobre cabeça dele. Sério.

Nesse livro, ele conseguiu um bom balanço entre experiência pessoal e escrita fluida. Ele fala como a economia mudou depois da Crise Mundial e como esta serviu para cobrir um fato óbvio: as empresas não precisam mais de tanta gente para funcionar. As demissões? A crise foi só uma desculpa. A expansão tecnológica e a facilidade de outsource de serviços faz a empresa requerer cada vez menos trabalhadores fixos; o mercado em expansão é a de empresas terceirizadas (você já notou, aposto).

Esse palestra curta dá uma boa ideia do que esperar do livro (sem legenda).

Link Youtube

Para se destacar no mundo de hoje? Você tem que cavar seu próprio espaço. Como o subtítulo diz, resolver problemas reais e ser pago por isso. No livro, Altucher conta o método dele, como ele fez para se recuperar de tantas falhas seguidas.

No final do dia? Você tem que ser tão bom que eles não possam te ignorar, como diz o título do livro do Cal Newport. Para dar início nesse processo, é preciso que você Comece Por Você, dos fundadores do Linkedin, e busque para si A Educação dos Milionários.

Aqui tem um resumo do processo.

3. As Armas da Persuasão - Como Influenciar e Não Se Deixar Influenciar, por Robert Cialdini

armas da persuasão

Esse daqui não é estreia, nem mesmo recente. É uma das maiores (se não a maior) referências em marketing no mundo. Então você pergunta: se é um livro técnico, por que é importante para qualquer pessoa, mesmo fora da área do marketing, lê-lo?

Primeiro, o marketing evoluiu seriamente no século passado. Cada pequena nova técnica aplicada é sempre baseada em vários estudos científicos, principalmente em psicologia, mas também em economia comportamental e sociologia. Os especialistas da área fazem uso do funcionamento da mente humana para descobrir a melhor forma de te fazer comprar.

Parece assustador ler isso? Bem vindo à realidade. No entanto, conhecer o que te leva a comprar (às vezes por impulso) e enxergar técnicas de marketing em ação sobre você ajuda a se tornar um consumidor mais consciente. Como o livro também dá dicas para perceber e contornar esses mecanismos universais, você poderá diminuir a influência e julgar melhor suas necessidades reais na hora da compra.

Certo, não dá para evitar. Escolher apenas três no ano inteiro é difícil, então algumas menções honrosas: Nunca Desista de Tentar por Michael Jordan (comentado por Bernardinho, autor do Transformando Suor em Ouro), Cartas a Lucílio por Sêneca (clássico do estoicismo, filosofia voltada para o dia a dia), Perdendo Minha Virgindade por Richard Branson (biografia do empreendedor mais interessante que já vi, não é sobre sexo) e Augustuspor Anthony Everitty (sobre o declínio da República e ascensão do império romano).

Para mais recomendações em 2014, você pode pegar aqui. Se quiser discutir ou tem sugestões, eu adoraria ouvir nos comentários.

Quais foram os melhores livros de 2013 para você?


publicado em 01 de Janeiro de 2014, 15:10
0576829fd67155d597a65066434938b0?s=130

Paulo Ribeiro

Empreendedor e estrategista moderno. Autor do livro Os 7 Pilares do Aprendizado, ajuda as pessoas a aprender melhor e mais rápido através do Aprendizado Acelerado. Escreve no Estrategistas sobre a criação de uma vida mais feliz e significativa e tem uma lista mensal com recomendações de leitura.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: