Com ou sem Copa do Mundo, existem muitos brasileiros que querem, independente dos motivos (social, financeiro, pessoal), dar o fora do Brasil. Ou, sendo bem menos dramático, muita gente quer apenas conhecer novos lugares e tentar a vida em culturas diferentes, novos ares, outros mares, sabe?
Para fazer uma nova jornada em outras terras, importante é perceber o que outras nações podem oferecer de bom. Se a sua ideia é fazer as malas e partir de vez, tem que pensar, então, nos quesitos que contam a longo prazo. O HSBC fez, em 2013, uma pesquisa com 7.000 expatriados (pessoas que moram e trabalham fora de seus países de origem) para classificar os melhores destinos para uma nova pátria de acordo com três critérios: economia, experiência e lugar para criar os filhos.
A pesquisa, The annual Expat Explorer Survey, levou em conta uma série de itens para formar essa tríade decisiva. A nota de economia envolvia salário, rendimentos disponíveis (salário total menos os impostos locais) e o nível de satisfação com o trabalho local. Já a experiência precisou de 29 itens compostos, como chance de fazer amigos, cultura local, qualidade do transporte, oferta de cultura e entretenimento e acesso à saúde. Para fechar, a criação de filhos passou por acesso à escolas e hospitais de qualidade.
Alguns países não entraram na lista por conta de dados insuficientes, como a Suíça, que liderou de longe o quesito economia, mas não tinha informações para formar a nota de criação dos filhos, assim como Brasil, Argentina, Índia e Japão. A Tailândia, que também ficou de fora, foi a mais citada quando o assunto é gastar pouco.
No geral, parece que a melhor ideia é decidir se mudar para a Ásia, continente com mais países na lista.
23. Itália
- Economia: 37º
- Experiência: 28º
- Criação dos filhos: 17º
É um destino tradicional, mas fica complicado no quesito emprego. Quem consegue pode se considerar um sortudo.
22. Reino Unido
- Economia: 32º
- Experiência: 27º
- Criação dos filhos: 19º
O Reino Unido está bem melhor que a Itália e Espanha com a questão do emprego, mas tem o custo de vida mais alto do mundo, sem contar o mau tempo que, para brasileiro, pode ser tragédia ou solução.
21. Kuwait
- Economia: 26º
- Experiência: 34º
- Criação dos filhos: 18º
O que não falta no Kuwait é estrangeiro. Mais da metade dos habitantes do país não nasceram lá e a migração é a terceira maior do mundo.
20. Espanha
- Economia: 34º
- Experiência: 34º
- Criação dos filhos: 9º
Um dos países que mais sofreu com a crise de 2008 e que ainda tem poucas oportunidades de emprego. O custo de vida não é dos mais altos, mas conseguir trabalho é que é o difícil.
19. Arábia Saudita
- Economia: 15º
- Experiência: 37º
- Criação dos filhos: 22
Um país que possui a segunda maior reserva de petróleo (sendo o maior exportador mundial) e a sexta de gás natural certamente vai gerar uma grande procura por emprego.
18. Holanda
- Economia: 28º
- Experiência: 33º
- Criação dos filhos: 14º
Holanda tem a quarta melhor qualidade de vida do mundo. Isso por si só explica muita coisa da procura de um outro país para se morar.
17. França
- Economia: 33º
- Experiência: 21º
- Criação dos filhos: 3º
Falar francês é metade do caminho para conseguir emprego no país que também é destino tradicional imaginado.
16. México
- Economia: 22º
- Experiência: 17º
- Criação dos filhos: 20º
O México é um país cheio de problemas com violência, mas tem muitas qualidades que encantam. A apropriação dos espaços públicos (o que não falta por lá são praças e todas tomadas de gente) é uma delas. Estando nos lugares certos, a experiência de se viver no México pode ser bem proveitosa.
15. África do Sul
- Economia: 30º
- Experiência: 14º
- Criação dos filhos: 5º
Baixo custo de vida, cultura diversificada e falta de mão-de-obra qualificada. Muita gente vai para a África do Sul, mesmo com a alta criminalidade conhecida, para ganhar bem e gastar pouco.
14. Nova Zelândia
- Economia: 29º
- Experiência: 18º
- Criação dos filhos: 4º
Aquelas paisagens de filme, aquela promessa de surfar e esquiar no mesmo dia, fora o fato maravilhoso de estar isolado do resto do mundo. Tirando os terremotos, parece que a Nova Zelândia é, sim, um bom lugar pra se viver.
13. Catar
- Economia: 3º
- Experiência: 29º
- Criação dos filhos: 23º
O país tem a maior renda per capta do mundo e não haveria como ser diferente que pessoas corram para lá atrás de um pedacinho dessa grana toda.
12. Estados Unidos
- Economia: 23º
- Experiência: 23º
- Criação dos filhos: 12º
O sonho americano, reza a lenda, ainda está lá, junto com a maior população de imigrantes do mundo, com quase de 50 milhões de europeus, latino-americanos e asiáticos das mais diversas nacionalidades.
11. Turquia
- Economia: 10º
- Experiência: 22º
- Criação dos filhos: 21º
Depois do sucesso da novela…
Mentira. Ainda pleiteando seu lugar dentro da União Europeia, a Turquia tem um custo de vida relativamente baixo na Europa.
10. Hong Kong
- Economia: 19º
- Experiência: 25º
- Criação dos filhos: 11º
Hong Kong tem uma economia poderosa, mas está entre os custos de vida mais caros da Ásia. Mas sua infraestrutura (saúde e transporte, por exemplo) são ótimos.
09. Emirados Árabes
- Economia: 16º
- Experiência: 26º
- Criação dos filhos: 13º
Além do luxo evidente e das obras faraônicas, um exemplo bom de se ouvir (no caso, ler): em Dubai não há imposto sobre renda ou lucro.
08. Bélgica
- Economia: 25º
- Experiência: 19º
- Criação dos filhos: 6º
Alto padrão de vida, sede da União Europeia e da OTAN, e fincada no coração da Europa. Vai atrair, sempre, pessoas que queiram viver lá.
07. Rússia
- Economia: 20º
- Experiência: 12º
- Criação dos filhos: 10º
Quando ouvimos falar em Rússia, logo imaginamos o frio dos diabos, a barreira da língua, a máfia, o Vladimir Putin. Mas, de acordo com a pesquisa, quem vai pra lá gosta muito do que encontra.
6. Canadá
- Economia: 18º
- Experiência: 16º
- Criação dos filhos: 8º
Em qualquer pesquisa de qualidade de vida e desenvolvimento humano e bem estar você encontrará o Canadá no meio. O que não falta é piadinha com a hospitalidade e tranquilidade e delicadeza desse país.
5. Austrália
- Economia: 17º
- Experiência: 5º
- Criação dos filhos: 7º
Dizem que a Austrália é o "Brasil que deu certo". O clima, a posição no globo terrestre, a história de colonização. O fato é que o país dos cangurus é destino preferido dos brasileiros. Pare e pense quantas vezes você falou ou ouviu conversas que começam com "eu tenho um amigo que foi morar na Austrália e…".
4. Ilhas Cayman
- Economia: 5º
- Experiência: 4º
- Criação dos filhos: 15º
As Ilhas Cayman são um território britânico no Caribe, entre Cuba e Jamaica. Só isso.
3. Cingapura
- Economia: 9º
- Experiência: 6º
- Criação dos filhos: 2º
Cheio de estrangeiros com a guinada econômica de lá, Cingapura pode ser uma ótima pedida. Curioso é que o chiclete é proibido no país, mas, se você não gosta do doce, então tudo ok.
2. Alemanha
- Economia: 7º
- Experiência: 11º
- Criação dos filhos: 1º
Perdeu duas guerras mundiais, perdeu para o Brasil na Copa do Mundo de 2002 e, mesmo assim, se reergueu em todas as vezes e é, mesmo depois da crise na Europa, um país forte de economia robusta e lugar onde qualquer pessoa desse mundo gostaria de morar.
1. China
- Economia: 2º
- Experiência: 3º
- Criação dos filhos: 16º
A bola da vez é a China e seu crescimento econômico absurdo. Na nota, o que pesa bastante é a criação dos filhos, provavelmente pelo regime maluco da republica popular.
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.