"Solitude? Meu prazer é estar só. Não me identifico mais com meus amigos." | Mentoria PdH #26

Quais suas histórias e como lidam com essa questão da solitude e da não identificação com amigos de longa data e também com a maioria das pessoas?

Pergunta da semana:

"Olá, pessoal do PdH, especificamente do Mentoria.

Meu nome é Lucas.

Bom, o que quero relatar não é, exatamente, um problema, mas uma constatação sobre minhas mudanças de comportamento nos últimos tempos, e que, de certa forma, vem me fazendo refletir muito sobre as razões e os motivos que desencadearam tal situação.

Foto por Julian Hanslmaier

Pois bem, sempre tive muita facilidade em fazer amigos e, modéstia à parte, sempre fui muito bem quisto por todos, convidado para eventos, talvez, pela minha facilidade de interagir, de ser um bom ouvinte, de pronunciar opiniões que acabam influenciando meus interlocutores, mesmo sem a intenção, e de ser alguém, por assim dizer, de bom temperamento.

Gostaria de sublinhar, também, que, nos últimos anos, tornei-me um leitor voraz, uma pessoa extremamente curiosa, com muito interesse em vários temas, e que, conduziu-me à imergir na reclusão e, por fim, na fruição da boa e velha solitude.

É aí que reside o "problema". Nos últimos tempos, não tenho mais paciência de estar envolto de amigos. Até gosto de ir ao encontro deles, mas não consigo mais permanecer mais de "2h" conversando, interagindo, uma vez que essas interações acabam me desgastando muito.

Não me identifico mais com o tipo de assunto, com os interesses expostos.

No último ano, comecei a ter um prazer absurdo em sair sozinho, viajar sozinho. De uma tal forma que, acabo recusando convites de amigos para sair com eles, em detrimento de poder estar só, em um bar.

E, paradoxalmente, sinto-me bem só, já que, assim, tenho oportunidade de conhecer novas pessoas, de flertar com garotas no ambiente que me encontro(Confesso que sair sozinho é melhor do que Tinder..hahaha), de ter a liberdade e autonomia, sem aquela obrigação de "fazer sala" aos amigos.

E percebo que, cada vez está pior, tenho menos vontade de estar com as pessoas. Cada vez me afasto mais. E isso, de certa forma, me assusta bastante, já que pode descambar para algo patológico. Mas, insisto, não é que não goste de socializar ou de sair, pelo contrário, necessito, porém, de uma maneira diferente.

Diante de tudo isso, gostaria de saber de vocês, quais suas histórias e como lidam com essa questão da solitude, da socialização, da não identificação, mais, com amigos de longa data e com a maioria das pessoas. Enfim, relatem. Sou todo ouvidos, ou, no caso, olhos."

— Saulo

Complemento especial sobre solitude:

Aí vai mais um vídeo do Fred Mattos, psicólogo e colunista da casa:

Como responder e ajudar no Mentoria PdH (leia para evitar ter seu comentário apagado):

  • comentem sempre em primeira pessoa, contando da sua experiência direta com o tema — e não só dizendo o que a pessoa tem que fazer, como um professor distante da situação
  • não ridicularizem, humilhem ou façam piada com o outro
  • sejam específicos ao contar do que funcionou ou não para vocês
  • estamos cultivando relações de parceria de acordo com a perspectiva proposta aqui, que vai além das amizades usuais (vale a leitura desse link)
  • comentários grosseiros, rudes, agressivos ou que fujam do foco, serão deletados

Como enviar minha pergunta?

Você pode mandar sua pergunta para posts@papodehomem.com.br .

O assunto do email deve ter o seguinte formato: "PERGUNTA | Mentoria PdH" — assim conseguimos filtrar e encontrar as mensagens com facilidade.

Posso fazer perguntas simples e práticas, na linha "Como planejo minha mudança de cidade sem quebrar? Como organizar melhor o tempo pra cuidar de meu filho? Como lidar com o diagnóstico de uma doença grave?" ?

Deve. Queremos tratar também de dificuldades práticas enfrentadas por nós no dia-a-dia.

Então, quem tiver questões como essas, envie pra nós. Assim vamos construindo um mosaico mais amplo de assuntos com a Mentoria.

Mentoria PdH é foda! Onde encontro mais perguntas e respostas?

Só entrar na coleção Mentoria PdH.

Saulo, um presente pra você:

Vamos oferecer o ebook "As 25 maiores crises dos homens — e como superá-las", produzido pelo PdH.

Se deseja adquirir ou presentear alguém que possa se beneficiar, compre a sua edição aqui.

Para conhecer mais sobre o conteúdo do livro e tudo que vai encontrar lá dentro, leia esse texto.

Ao comprar o livro, você também ajuda a manter o PapodeHomem vivo.

Nosso rendimento com anúncios caiu drasticamente nos últimos dois anos, assim como aconteceu com toda a indústria jornalística, no Brasil e no mundo (a verba agora se concentra no Facebook e no Google). Como o que fazemos é para vocês e não para gerar o maior número de clicks com textos vazios, essa ajuda é essencial para nossa sustentabilidade.


publicado em 23 de Outubro de 2018, 21:35
File

Guilherme Nascimento Valadares

Editor-chefe do PapodeHomem, co-fundador d'o lugar. Membro do Comitê #ElesporElas, da ONU Mulheres. Professor do programa CEB (Cultivating Emotional Balance). Oferece cursos de equilíbrio emocional.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura