Quarenta e sete dias consecutivos de chuva. Entre 23 de dezembro de 2009 e 7 de fevereiro de 2010, choveu todos os dias.

Link Vimeo | Jardim Pantanal: 40 dias debaixo d’água (Crédito: issonaoenormal.com.br)

Sem ter para onde escorrer, a água transformou alguns trechos da cidade em verdadeiros piscinões e destruiu casas, derrubou encostas, causou prejuízo material e perdas de vidas. Na Grande São Paulo, essas chuvas de 2009-2010 mataram 44 pessoas – 29 morreram soterradas em deslizamentos de terra, 12 arrastadas por enxurradas, um afogado e um esmagado por uma árvore que caiu sobre seu carro.

E pensar que São Paulo já teve 1,5 mil quilômetros de rios. O que aconteceu com eles?

Foram asfaltados.

Link Vimeo | Rios estão debaixo de muitos do 17 mil quilômetros de ruas (Crédito: issonaoenormal.com.br)

Nesta semana eu encontrei um vídeo interessante sobre este tema. Entre Rios é um curta-metragem feito em 2009 como trabalho de conclusão de Caio Silva Ferraz, Luana de Abreu e Joana Scarpelini no curso em Bacharelado em Audiovisual no SENAC-SP. Nele, estudiosos explicam o que aconteceu com nossos rios e como eles foram ignorados no processo de expansão da cidade.

Link Vimeo |

Vale a pena assisti-lo e refletir: “É tarde demais para fazer alguma coisa?”

Ilustradora, engenheira civil e mestranda em sustentabilidade do ambiente construído, atualmente pesquisa a mudança de paradigma necessária na indústria da construção civil rumo à regeneração e é co-fundadora do Futuro possível.

Leia também  Por que precisamos de mais caos em nossas vidas?