Se você estava em uma auto-estrada e teve a impressão de ter visto um motoqueiro em alta velocidade com o olho voltado para o PDA fixado no painel da motocicleta indicando a próxima saída para a estrada secundária, talvez você não tenha se enganado.

Se acha que viu o navegador de um automóvel sentado no banco do carona, com um notebook em seu colo cujo monitor aparentemente exibia mapas em que a localização era atualizada em tempo real via GPS, talvez você também não tenha se enganado.

Nesse artigo vamos falar de desbravadores das estradas que, munidos de um punhado de tecnologia, podem estar em qualquer lugar do mundo a qualquer momento. Os Road Warriors. E não estamos falando do Mel Gibson ao volante de seu Interceptor V8 em Mad Max 2!

Road Warrior se refere aos guerreiros das estradas que, normalmente por razões profissionais, cruzam rodovias e céus em longas e freqüentes viagens.

O profissional viajante, que mais passa seu tempo sentado em uma poltrona de avião do que na cadeira de seu escritório, não pode se dar ao luxo de aguardar o fim da viagem e o retorno à empresa para colocar as planilhas em dia. Finalizar seus relatórios ou responder seus emails são tarefas com prazo contado. A estrada é seu escritório, a viagem é seu trabalho.

No intuito de permanecer conectado ao mundo e manter a produtividade no trabalho, independente de onde esteja, o Road Warrior contemporâneo faz uso de muitos gadgets. Acessórios inusitados que teriam tornado a caçada de Mel Gibson muito mais divertida.

Dessa forma, estamos inaugurando com esse artigo uma série de dicas e avaliações de produtos que possam fazer de você um caçador nas estradas. Mais implacável que Mad Max, o verdadeiro Road Warrior.

Para abrir com o pé direito, avaliamos um equipamento que não poderia faltar na mochila de qualquer viajante que se diz online onde quer que esteja: o Notebook.

Dentre as diversas marcas e modelos de computadores portáteis, a HP possui a mais premiada linha dos últimos dois anos graças a versatilidade de seus notebooks. A série Pavilion DV é dirigida ao usuário que precisa de conforto e desempenho, mas que não deseja abrir mão do entretenimento. Dessa forma, os levíssimos HP Pavilion DV possuem uma variedade de periféricos que tornam a experiência de gerenciar e acessar fotografias, vídeos e músicas muito mais interessante.

O modelo que avaliamos é o HP Pavilion DV1540US, que possui nada mais, nada menos que 1 Gigabyte de memória RAM. Ideal para abrir as suas janelas da web, seu player tocando um clipe e o editor de texto. Já que todos os relatórios atrasaram depois que coloquei minhas mãos nessa criança.

O dv1540us possui um disco rígido de 100 Gigabytes, suficiente para armazenar uma grande quantidade de músicas, vídeos e fotografias digitais. Para os hard-users a HP vende separadamente um disco rígido externo com interface de rede e 500GB de espaço pela bagatela de 499U$.

O processador também não decepciona. O Intel Pentium M de 1.86Ghz atende com folga a maior parte das necessidades de trabalho ou de multimídia. São necessários gamers muito exigentes para identificar carência de desempenho nesse chip. Não poderia deixar de mencionar que esse processador vem com um adaptador Wireless 802.11G embutido que, associado à interface Bluetooth, garante uma excelente conectividade e mobilidade ao equipamento.

Leia também  Pequeno manual do sexo virtual seguro

Falando em conectividade, o portátil também traz três bem localizadas (o que é raro em notebooks) portas USB, traz também uma Firewire, uma Ethernet, uma saída de modem e uma saída TV/Vídeo. Além disso, conta com uma saída para monitor externo, um slot PCCARD, um slot de expansão e o muito útil leitor de cartões SD – MS/PRO – MMC – SM – XD.

O leitor de CDs e DVDs também queima DVDs padrões R/RW e +RW. E, para fechar o pacote, o notebook acompanha um controle remoto que pode ser utilizado tanto para controlar seus players de vídeo e música a distância, quanto para comandar sua apresentação na reunião de terça.

O monitor é um convite à videoteca. A tela de 14” Widescreen possui tecnologia WXVGA que intensifica o brilho tornando a imagem agradável aos olhos a partir de qualquer ângulo de visão.

Com o HP Pavilion DV1540US você pode se conectar à internet, em um Hotspot ou Wi-Fi Zone, em qualquer lugar do mundo. Quando não houver rede Wireless próxima, você pode acessar à Web através de qualquer telefone celular modem que possa se conectar ao portátil da HP através de Bluetooth. Isso elimina a necessidade de conectar fios. Combinando essa solução com o Google Maps e o Google Earth, você estará bem localizado em Cairo ou em Bangladesh.

As fotografias digitais da sua viagem também podem ser transferidas com facilidade para o PC através do leitor de cartões, para depois serem organizadas por um software como o Picasa.

E enquanto você monta a apresentação para a reunião de terça, grava seu podcast e prepara o post do seu blog que vai ao ar pela noite, a dica é a seguinte. Ouvir nas excelentes caixas de som embutidas Altec Lansing, a música Cat Scratch Fever, de Ted Nugent, do álbum Harley-Davidson Road Songs.

[youtube]wX_jeky7KIQ[/youtube]

Boa viagem!

Especificações Técnicas do HP Pavilion DV1540US:

* Notebook PC with widescreen 14-inch LCD and 1.86 GHz Pentium M 750 (Centrino) with 2 MB L2 cache, 533 MHz FSB
* 100 GB hard drive, 1 GB of RAM (2 GB max), LightScribe multi-format DVD/CD burner with dual-layer support
* Three USB 2.0, one Firewire, one VGA, one S-Video, one PCMCIA, microphone, headphone
* 10/100 Ethernet; 56K (V.90) modem, 54-Mbps wireless LAN (802.11b/g), Bluetooth wireless
* Windows XP Professional edition, SP2; HP Image Zone Plus
Processor, Memory, and Motherboard
* Hardware Platform: PC
* Processor: 1.86 GHz Intel Pentium M
* System Bus Speed: 533
* Number of Processors: 1
* RAM: 1000 MB
* RAM Type: DDR SDRAM
Hard Drive
* Size: 100 GB
* Manufacturer: Portable
* Type: EIDE
Ports and Connectivity
* Modem: Fax / modem
Cases and Expandability
* Size (LWH): 13.15 inches, 9.24 inches, 1.52 inches
* Weight: 5.33 pounds

sitepdh

Ilustradora, engenheira civil e mestranda em sustentabilidade do ambiente construído, atualmente pesquisa a mudança de paradigma necessária na indústria da construção civil rumo à regeneração e é co-fundadora do Futuro possível.