Os dias de homens retratados como incapazes de sair do sofá para cuidar dos filhos e das mulheres como únicas responsáveis pelas tarefas domésticas estão contados na publicidade do Reino Unido.
A partir de 2018, de acordo com as novas diretrizes estabelecidas pela Autoridade de Padrões Publicitários (ASA, em inglês) da terra da rainha, anúncios que fomentem estereótipos de gênero ou tentem diferenciar atividades entre “coisas de menino” ou “coisa de menina” estão banidos.
A decisão foi tomada a partir de um processo que começou há dois anos, quando uma propaganda que perguntava "Seu corpo está pronto para o verão?" gerou uma série de protestos.
Guy Parker, diretor executivo da agência reguladora, afirma que “estereótipos de gênero limitam a visão que as pessoas têm de si mesmas e o modo como são vistas pelos outros”. É uma proposta interessante em um momento em que a sociedade vive processos que reivindicam o aumento da representatividade de negros, mulheres e, por que não, de outras maneiras de sermos homens nas comunicações das marcas e em espaços de diálogo.
Será que uma decisão do tipo funcionaria no Brasil? O que você acha sobre a medida: acertada ou corre risco de funcionar como censura?
Mecenas: Natura Homem
Natura Homem acredita que existem tantas maneiras de exercer as masculinidades quanto o número de homens que existem no mundo. Sem modelos a serem seguidos, sem colocar ainda mais pressão sobre os nossos ombros.
As nossas verdades, os nossos ritmos, os nossos jeitos de ser e estar no mundo. Seja homem? Seja você. Por inteiro. Natura Homem celebra todas as maneiras de ser homem.
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