Continuando a primeira parte de nossa entrevista com Rafael Slonik, o dono do site Novo-Mundo. Veja se a profissão de blogueiro também é para você.
PapodeHomem: Atualmente, é “cool” se identificar como ProBlogger?
Rafael: Acredito que não mais. O buzz inicial já se foi. E sobre impressionar as garotas com esse termo: até hoje não deu certo. Elas nunca sabem o que isso significa.
PapodeHomem: Muita gente acompanha diariamente dezenas ou mesmo centenas de sites, seja via RSS, Newsletters ou quaisquer outros métodos. Quando uma informação deixa de ser útil e se torna apenas um amontoado de palavras que esquecemos no dia seguinte?
Rafael: A informação é uma coisa muito abstrata. Para mim essa vontade de acompanhar o mundo todo prejudicou minha memória de uma forma violenta. Estou diminuindo muito a quantidade de feeds rss no meu leitor e voltando-me mais para material “off-line”.
Aliás, quem souber de algum material sobre “como melhorar a memória” me avisa.
PapodeHomem: O blog impactou sua vida social para melhor ou para pior?
Rafael: Para melhor. Hoje amigos e familiares comentam comigo sobre coisas que coloco no blog. Isso só aconteceu depois que eles viram que eu estava ganhando dinheiro. Por um lado é estranho, mas o balanço final é um belo e verde sinal de mais.
PapodeHomem: Já pegou alguma garota que conheceu online ou nessa área seu negócio é cara-a-cara?
Rafael: Garota que conheci através do blog ainda não. Este miserável ainda está me devendo isso. Através da internet sim. Acho que isso já é comum, não?
PapodeHomem: O trabalho de ProBlogger o expõe a muitas críticas. No mundo virtual é mais fácil lidar com isso? Na vida real, já saiu no braço com alguém?
Rafael: No mundo virtual eu deixo quieto e pronto. No mundo real a galera nem sabe o que são paraquedistas e toda essa santidade do blog. Como disse, o blog só adicionou à minha vida social.
PapodeHomem: Quais hobbies cultiva atualmente?
Rafael: Nenhum. Se erguessem uma estátua em homenagem ao sedentarismo meu nome devia estar nela. Contudo em algumas semanas estarei novamente morando em Curitiba e pretendo, ao invés de casar, comprar uma bicicleta. Além de fotografar lá pelo Centro.
Talvez meus 2 jogos diários de Fifa07 possam ser considerados hobbies, mas enfim.
PapodeHomem: O Cardoso mencionou que sofreu um grande baque na saúde logo que assumiu a empreitada de ProBlogger. Você faz algo para manter o corpo e a saúde em dia?
Rafael: Escrevi na pergunta anterior que pretendo começar a fazer. Realmente o que o Sir Cardoso disse é verdade: para resultados rápidos, maltratarás seu corpo.
PapodeHomem: Você é o cara que veste a primeira coisa que vê no guarda roupa ou se preocupa com o estilo?
Rafael: Não me preocupo muito com isso. Se eu não estiver chamando a atenção fico bem.
PapodeHomem: O sonho de consumo do Cardoso é a Luciana Vendramini. Você também possui alguma musa inspiradora?
Rafael: Escolhe qualquer uma das atrizes principais de Pé na Jaca (Flávia Alessandra, Deborah Secco, Juliana Paes ou Fernanda Lima), ou todas juntas. Ué, a musa do Cardoso não é a Hello Kitty? Ele ama aquela boneca sem boca.
PapodeHomem: O que fez o Novo-Mundo deixar de ser apenas mais um blog e se tornar um site que recebe 10 mil visitas diárias?
Rafael: Os chamados “hypes”, “assuntos bomba”, “modinhas”, etc. Sempre depois que vem uma enxurrada de visitas diversos leitores fiéis surgem.
Porém a tentativa de escrever melhor aliada a política de atualização diária contribuíram muito.
PapodeHomem: Qual o maior obstáculo que enfrentou na carreira de ProBlogger até o momento?
Rafael: Estabilidade. Os ganhos são como uma montanha russa. Tem dias que vão nas alturas, noutros caem além da média do mês. Mas no geral a tal média vem subindo.
PapodeHomem: Quais 3 sites você recomendaria para o pessoal que ler sua entrevista?
Rafael: Três fontes quase ilimitadas de diversão, postagens, e conhecimento:
– Wikipedia.org
–Desciclo.pedia.ws
– Del.icio.us
PapodeHomem: Muito obrigado pela entrevista, Slonik, foi um prazer tê-lo conosco! Para quem leu até aqui, façam-me o favor de visitar agora o blog do rapaz e deixar um belo comentário por lá: www.novo-mundo.org .
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.