Se você tem por volta de 30 anos ou cresceu na década de 1990, talvez não se lembre muito bem do ano de 1991. No entanto, vinte anos depois, a herança de uma geração merece ser revisitada. Não falemos somente do movimento grunge e dos esmagadores sucessos do Nirvana ou do Pearl Jam. O ano de 1991 foi muito mais que amplificadores e camisas de flanela. Aqui estão alguns porquês:
Mundo da Lua
Flávio de Souza e Cao Hamburger se cercaram de uma turma genial (passando por Luiz Tatit e Arnaldo Antunes), marcando a infância de muita gente nos anos 90. Entre os inúmeros programas exibidos pela TV Cultura, frutos da imaginação da dupla, não há como não se lembrar de Lucas Silva e Silva e seu Mundo da Lua.
O seriado estreou em maio de 1991 com um elenco de peso, contando com Gianfrancesco Guarnieri e Antonio Fagundes. O vídeo abaixo vai remexer a memória da garotada daquela época (pule para o minuto 1:31).
Link YouTube | Mundo da Lua – Big Bad Boys.
Tri campeonato de Ayrton Senna
Ayrton Senna já era consagrado por sua técnica e personalidade. Após duas temporadas polêmicas de dentes areados com Alain Prost (1989-90), o piloto brasileiro ainda não havia vencido em Interlagos.
A vitória não poderia ser mais dramática. Com problemas na caixa de câmbio, Senna completou a corrida com apenas duas marchas. Após um colapso muscular, com dificuldades para erguer o troféu, foi responsável por uma das cenas mais marcantes do automobilismo.
Link YouTube | GP Brasil de 1991.
Adeus Freddy Mercury
Enquanto uma geração começava a juntar seu patrimônio cultural, outra se despedia de seu ídolo. Em novembro de 1991, o africano Farrokh Bulsara padecia do mal de sua geração. A voz potente e a presença de palco tornaram Freddie Mercury uma referência artística de alto calibre. Efervescente, Freddie lançara três disco solos. Antes de revelar ao mundo a positividade de seu HIV, ainda gravou um último disco com o Queen, deixando um recado claro: o show não pode parar.
Link YouTube | O show tem que continuar.
Cai a União Soviética
Os soviéticos marcaram o século XX profundamente. Seu antagonismo com o ocidente capitalista, quando não flertou com as vias de fato (Vietnã, Cuba), produziu conflitos intelectuais e esportivos de expressivo quilate. No entanto, a incapacidade do Estado soviético de garantir a liberdade material de seu povo foi aos poucos dilacerando sua esfera política. No natal de 1991, Pedro Bial (quem diria?) noticiou oficialmente assim:
Link YouTube | O fim do Império, ao vivo, na Globo.
Pipoca com Guaraná
É de 1991 um dos mais marcantes jingles da publicidade brasileira. Para ficar na cabeça o resto do dia.
Link YouTube | Pipoca com guaraná.
Ainda tivemos a Portuguesa de Dener e Sinval, a morte de Miles Davis, a morte de Pepê, “Dangerous” do Michael Jackson e um dos maiores jogos para video-game de todos os tempos. Lançado em 23 de junho de 1991, o insuperável Sonic – The Hedgegog (joguinho em Flash).
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.