Dia desses, minha namorada me mostrou um artigo muito interessante que saiu no Update or Die sobre Alone Together, livro da pesquisadora americana Sherry Turkle. O livro fala sobre como a comunicação mediada pela tecnologia – emails, tweets, SMS, sabe? – vem nos tornando cada vez mais despreparados para a comunicação face a face.

Aquela real, presencial, na qual não dá pra revisar o texto, não existe a opção “desfazer envio” e você não pode ganhar tempo pra responder dizendo que a culpa é da operadora ou que estava no trânsito quando o telefone tocou.

Link YouTube | Quem nunca?

Mais do que uma indireta – desconfio que se um incêndio começasse no escritório o meu primeiro reflexo seria mesmo mandar um email para os bombeiros e marcar com aviso de leitura –, isso acabou ficando pra mim como um alerta.

Até que ponto nos escondemos atrás das novas tecnologias e do tempo extra que elas nos dão pra resolver os problemas e reagir diante das situações? E o quanto isso pode estar atrofiando as nossas habilidades básicas para trocar ideias com os outros seres humanos?

Fica aqui a reflexão e essa pequena lição de um sábio homem chamado Machete.

João Baldi Jr.

João Baldi Jr. é jornalista, roteirista iniciante e o cara que separa as brigas da turma do deixa disso. Gosta de pão de queijo, futebol, comédia romântica. Não gosta de falsidade, gente que fica parada na porta do metrô, quando molha a barra da calça na poça d'água. Escreve no (<a>www.justwrapped.me/</a>) e discute diariamente os grandes temas - pagode

Leia também  Pokémon GO não está te espionando pro governo