Dia desses, minha namorada me mostrou um artigo muito interessante que saiu no Update or Die sobre Alone Together, livro da pesquisadora americana Sherry Turkle. O livro fala sobre como a comunicação mediada pela tecnologia – emails, tweets, SMS, sabe? – vem nos tornando cada vez mais despreparados para a comunicação face a face.
Aquela real, presencial, na qual não dá pra revisar o texto, não existe a opção “desfazer envio” e você não pode ganhar tempo pra responder dizendo que a culpa é da operadora ou que estava no trânsito quando o telefone tocou.
Link YouTube | Quem nunca?
Mais do que uma indireta – desconfio que se um incêndio começasse no escritório o meu primeiro reflexo seria mesmo mandar um email para os bombeiros e marcar com aviso de leitura –, isso acabou ficando pra mim como um alerta.
Até que ponto nos escondemos atrás das novas tecnologias e do tempo extra que elas nos dão pra resolver os problemas e reagir diante das situações? E o quanto isso pode estar atrofiando as nossas habilidades básicas para trocar ideias com os outros seres humanos?
Fica aqui a reflexão e essa pequena lição de um sábio homem chamado Machete.
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.