Um vôo de Chicago para Louisville, da United Airlines, estava lotado. Mas quatro funcionários da companhia precisavam embarcar.
Como é padrão em casos de overbooking, a empresa ofereceu compensação a quem se oferecesse voluntariamente a descer do avião. Primeiro, U$400. Ninguém se manifestou. Aumentaram a proposta pra U$800 e, mesmo assim, não tiveram interessados.
Então um funcionário deles entra no avião e usa um computador pra sortear quatro passageiros que deveriam aceitar a proposta, sem opção de recusa.
Suponho que esse sistema não deve ter incluído os passageiros com mais pontos e nem os que pagaram tarifa cheia. Todo modo, os três primeiros escolhidos saíram de modo pacífico.
O quarto, um médico chinês de 69 anos, se recusou.
A equipe do avião, após insistir algumas vezes, chamou a polícia do aeroporto. A situação se tornou cada vez mais tensa, até desembocar no terrível desfecho, registrado em vídeo:
O vôo acabou por atrasar mais de duras horas. O CEO da United pediu desculpas publicamente, enfatizando que o passageiro se recusou em cooperar repetidas vezes e que sua equipe seguiu o procedimento padrão. As ações da empresa caíram em milhões. O oficial que retirou o passageiro à força foi suspenso.
Narramos a sequência dos acontecimentos com base no relato publicado pelo New York Times, que nos pareceu ser o mais fiel e completo deles, já que inúmeros circularam pela mídia.
Links úteis para entender e se defender do overbooking:
- Guia completo do Reclame Aqui! (muito bom)
- O que é overbooking? Isso é legal?
- Quais são os direitos de quem é overbookado?
- Perguntas frequentes dos passageiros brasileiros, respondidas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil)
Como evitar, na prática?
- Faça web-check assim que abrir o vôo (de 72 a 24 horas de antecedência)
- Se vai despachar mala, chegue cedo — os últimos podem ser os primeiros a ser overbookados)
- Prefira a cia. aérea onde você tem status mais alto no programa de fidelidade
- Viaje com crianças ou idosos
Overbooking é normal?
Mais do que gostaríamos. De acordo com o New York Times, a United transportou 86 milhões de passageiros durante 2016.
Foram registrados 66.660 overbookings. 62.895 passageiros aceitaram voluntariamente não embarcar e 3.765 foram impedidos de embarcar contra sua vontade.
A cereja do bolo, como contra-atacar ao ser arrastado:
Vídeo feito por Rener Gracie, neto do lendário Hélio Gracie.
Claro que não incentivamos ninguém a sair no braço com oficiais, em aviões ou fora deles.
Mas a brincadeira de Rener foi ótima! Quem acompanha seu canal de YouTube já conhece seus ótimos vídeos nos quais destrincha situações reais e mostra como podemos nos defender melhor, sempre prezando por posturas ponderadas e evitando violência a todo custo.
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.