Quando bebe uma cerveja, você chega a reparar na cor dela?

A coloração da bebida é diretamente influenciada pelo malte, os grãos que serão usados na receita da cerveja. São eles que sofrem o processo de malteação, que é o grão ser umedecido e germinar, depois secar e torrar. Esse processo ativa a produção de enzimas que vai ajudar, mais à frente, na fermentação. Alguns adjuntos, como as frutas e flores podem modificar a cor inicial mas, de praxe, os cereais é que são os grandes responsáveis.

As cores vão do amarelo palha bem clarinho, dourada, passando por tons amarelos alaranjados, caramelo, cobre, âmbar, traços avermelhados a um marrom bem escuro, preto.

Pra ajudar nesse entendimento, nós fizemos um infográfico bem bonitão sobre isso:

Para aumentar, basta clicar na imagem

Para ler mais sobre cerveja:

Guia cervejeiro para iniciantes

A história da cerveja

Como fazer uma degustação de cerveja

Qual a temperatura ideal para beber cada cerveja

Copos de cerveja para ir além do velho copo americano de boteco

14 cervejas para descobrir como agradar seu paladar

28 curiosidades sobre a cerveja

Mecenas: Adriática

A lendária cerveja puro malte de Ponta Grossa – PR foi relançada, mas apenas em alguns (poucos) bares do Brasil. Feita pelo alemão Henrique Thielen em 1893, a Adriática é uma das primeiras cervejarias do Brasil. 

Bia Amorim

Formada em Hotelaria e pós-graduada em Gastronomia, com especialização em Sommelier de Cervejas. Está no Twitter (<a>@biasamorim</a>) e Instagram (<a href="http://instagram.com/biasommelier">@biasommelier</a>)

Leia também  Das pistas para as ruas: 11 tecnologias que vieram da F1 para nossos carros