Hoje em dia está bem difundido o uso de wireless, hotspots em shoppings, cafés, bares, academias e até no banheiro da sua própria casa.

Você pode estar lendo este texto no sofá, levantar pra pegar uma breja na geladeira, dar uma cagada e sentar novamente, sem interromper a leitura. Basta ter um roteador (que custa entre R$150 – R$900), um notebook e uma namorada que não se importe que você seja leitor de um site que te estimula a se embebedar, defecar e navegar na web simultaneamente.

Agora, seguindo com nosso raciocínio, imagine a seguinte situação: a web caiu na pior hora possível e você precisa urgentemente se conectar. Não tem uma lan house por perto. O que fazer?

Usar a wi-fi do vizinho, óbvio.

Ou um modem 3g, mão de vaca!

Talvez ele tenha pago a conta em dia, talvez seja apenas a lei de Murphy atrapalhando o seu dia, talvez seja apenas o fato de que a grama do outro lado é mais verde. Não importa. Ele tem acesso a internet.

Tá, como faz então? Vou explicar 4 maneiras de como conseguir acesso a internet alheia, indo da mais fácil a mais trabalhosa.

1 – Peça a senha

Meio óbvio isso, mas em tempos urgentes e com uma boa desculpa, seu vizinho vai ter prazer em lhe emprestar a senha dele por algumas horas.

vizinha
Essa aí é a Carlinha, minha vizinha designer. Vários megas de banda larga.

Cordialidade e bom relacionamento podem salvar sua vida nas horas de blackout da conexão. E claro, a etiqueta manda você não torrar toda a banda do cara. Sair baixando pornografia desenfreadamente ou jogar online não só vai deixar lenta a internet pros dois, como vai fechar as portas pra qualquer outra chance de você ter acesso a rede dele.

2 – Procure uma rede sem senha

Nem todos os usuários de internet se preocupam em colocar uma senha na sua conexão. Afinal, quem precisa de internet tem a sua, não? Er… não é bem assim. É fácil identificar uma internet aberta, ao procurar por redes em seu PC (seja ele Windows, Linux ou Mac), a falta do cadeadinho já diz tudo: aqui a farra come solta. Aproveita!

Muito cuidado quando o grátis parece bom demais. Existem vírus que se apropriam da placa de rede do seu PC e fingem ser um ponto de acesso. Se ver algo do tipo:

“Free Public WiFi”,
“US Airways Free Internet Acess” ou similares, desconfie.

Não é nenhum avião com wi-fi passando por cima nem uma obra de caridade!

3- Procure senhas padrão

Assim como existem pessoas que esquecem de por senha para proteger sua internet, existem outras que simplesmente plugam o roteador na tomada e não mudam a senha padrão que vem com aparelho.

roubando-wi-fi
Roubando wi-fi com estilo

Aproveitando a deixa, basta procurar aquelas redes com nome padrão. 90% das vezes remetem a marca do aparelho: dlink, linksys, encore, ddwrt, default, etc.

Leia também  Carro sem piloto e as novas tecnologias automotivas

E quais são as tais senhas padrão? As mais usadas são admin, administrator e root.

Experimente também repetir o nome da rede ou ainda colocar uma senha em branco. Ambas podem funcionar eventualmente.

@#$% – Hackeando a senha (NÃO FAÇA)

Se nada der certo, chuta o pau da barraca, coloque seus escrúpulos na gaveta, sua decência moral na privada e derrube logo a porta.

Há técnicas para hackear senha da maioria dos métodos de proteção de redes. Não existe rede 100% segura, basta ter paciência e conhecimento.

Existem ferramentas capazes de fazer com que um macaco treinado seja capaz de roubar a SUA senha! Já testei alguns dos aplicativos e digo que é relativamente fácil. Gasta-se algo entre 10 minutos a 5 horas pra hackear uma senha (depende do tanto que seu vizinho está usando a internet na hora, relacionado a potência da sua placa de rede).

Não vou entrar nos méritos e explicar pois já existem milhões de guias na internet, só procurar no “olho que tudo vê”. aircrack, airsnort, crack wep wireless e kiscmac são alguns dos programas e maneiras de se chegar na internet do outro lado da parede

E é ilegal?

É muito controversa a discussão sobre ser ou não ilegal utilizar da internet do vizinho. Me arrisco a dizer que é um crime, por utilizar-se de um serviço pago por terceiros. Mas ninguém nunca foi preso por isso.

Teve um caso nos EUA, nos anos 80, que é usado de exemplo pra explicar isso. Um americano saiu discando números aleatórios de telefone até descobrir um que tinha um modem para poder se conectar online (prática conhecida como wardialing). Ele foi pego e processado por se conectar a rede de uma operadora de telefonia. No entanto, foi inocentado pois conectou-se a rede sem forçar sua entrada e também não acessou qualquer tipo de informação lá dentro.

O mesmo pode se aplicar hoje em dia, se você se aproveitar da internet do vizinho, sacanear o computador dele, apagando arquivos, vendo fotos, etc., é crime mesmo.

war-driving
Wardriving. O hobby de todo geek ocioso que se preze.

Existem nos EUA comunidades com mapas indicando pontos de wi-fi em cidades inteiras, todas hackeadas por estudantes e pessoas sem o que fazer que saem dirigindo roubando senhas. Prática chamada wardriving.

Em breve, explicarei como tornar sua internet mais segura e como tornar sua rede quase impossível de se invadir.

E aí, quem já aproveitou uma brecha pra usar a internet do vizinho?

Gus Fune

Hacker de viagens, se tem wi-fi pode ter certeza que ele ainda chega lá se já não foi. Trabalha de qualquer canto cuidando da <a> Epic Awesome</a> e fazendo suas próprias regras."