Quando foi a última vez que você parou para pensar no seu futuro, pensar no que quer para sua vida, pensar em seus sonhos e seus objetivos? Nós somos resultado direto de todas as pequenas decisões que tomamos diariamente, somos resultado das respostas que damos para as diversas perguntas que a vida nos faz. Somos o resultado das nossas ações.
Sem dedicar um tempo para pensar em nossa vida, nossas ações são tomadas sem a certeza de que estamos fazendo o melhor para chegar onde desejamos. Se não sabemos sequer onde queremos chegar, como saber quais serão os passos necessários que nos levarão até lá? Como decidir o melhor caminho a seguir se nosso destino é incerto?
Essa necessidade de reflexão vale para todos os aspectos de nossa vida. Em alguns pontos até conseguimos certa competência em traçar nosso destino, basta ver o exemplo das milhares de pessoas satisfeitas com suas carreiras profissionais, mas ao pegarmos este mesmo grupo e analisarmos como elas se encontram em outros setores da vida, é comum vermos várias delas financeiramente frustradas ou emocionalmente instáveis.
Como não poderia deixar de ser, vou comentar a seguir apenas alguns aspectos de sua vida financeira que podem crescer com a reflexão sobre este assunto. Use este novo conhecimento também em outras facetas de sua existência para que seu crescimento pessoal seja o mais completo possível.
Pontes entre hoje e amanhã
Refletir sobre finanças é algo simples. Basta começar pensando como está sua vida atualmente. Você possui dívidas? Tem um carro quitado? Já possui casa própria? Precisa ter esse tipo de coisa? Pense no que você possui, no que gostaria de possuir e no que poderia dispensar. Pense em como seria o seu dia ideal.
Compare o que você tem com o que gostaria de ter. Compare a vida que você leva com a vida que gostaria de levar. Então comece a construir pontes entre a realidade existente e a realidade desejada. Defina uma ação que você pode iniciar hoje que o levará mais próximo do que quer para sua existência.
Na prática
Gosto de dar exemplos práticos, então vamos a um deles. Vamos imaginar que você não possua uma reserva financeira para os imprevistos e que deseje iniciar uma. Qual é a primeira ação a ser tomada? Ação física, daquelas de tirar a bunda da cadeira! Poderia ser abrir uma caderneta de poupança onde você deixará o dinheiro desta reserva. Pronto! Parta para a ação assim que souber qual é o primeiro passo. Escolha um banco próximo de sua casa, caminhe até lá e abra sua caderneta de poupança. Somente depois de ter agido, de ter tornado prática esta primeira ação, pare para pensar nos próximos passos.
As pessoas costumam ficar paralisadas, sem ação, quando a lista do que precisam fazer é muito grande. Mantenha sua lista de tarefas pequena, aja sobre esta lista e vá aos poucos acrescentando novas tarefas, definindo seus próximos passos. Comece pequeno e vá aumentando sua estatura com o tempo. O crescimento vem aos poucos, mas um dia, ao olharmos para trás, descobrimos o quanto somos grandes.
Sua vez, responda nos comentários…
O que você quer que seja diferente em sua vida no mês que vem? Qual o primeiro passo que você dará hoje para alcançar este resultado?
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.