Pedindo licença ao Dr. Cook, venho mostrar pra vocês como fazer um dos pratos mais típicos da minha região, a Torta Capixaba, totalmente tradicional, para o almoço de domingo de páscoa.
Um pouco da história
Como informa o site Folha Vitória:
“A Torta Capixaba é um prato tão presente na história do nosso Estado que até Pero Vaz de Caminha comentou nas cartas sobre o hábito dos índios de comerem uma mistura de frutos do mar com palmito.
Segundo o historiador Adilson Vilaça, a mistura indígena não era a torta como conhecemos agora, mas com certeza foi o que podemos chamar de “tataravô” da atual.
É somente por volta do século IX que a torta como conhecemos começa a tomar forma. Os portugueses já tinham o hábito de comer frutos do mar e com a forte influência que a igreja católica possuía sobre o povo lusitano, o hábito de não comer carne na Semana Santa era seguido à risca.
Foi nessa época que os portugueses tiveram a ideia de acrescentar o marisco e o bacalhau à mistura feita pelos índios. Nascia a Torta Capixaba.”

Os Ingredientes
- 7 ovos ( a quantidade de ovos é proporcional ao tamanho do recipiente)
- ½kg de palmito-doce, tem de ser o doce não pode ser o de conserva de jeito nenhum!
- 200gr de siri desfiado
- 200gr de caranguejo desfiado
- 200gr de camarão
- 200gr de ostra
- 200gr de sururu
- 500gr de bacalhau desfiado
- Cebola, azeite, azeitona, limão, coentro, cebolinha verde (a gosto)

Modo de preparo
O Palmito-doce é necessário cozinhá-lo durante cinco minutos, apenas com água. Após o cozimento pegue um pano de prato branco e seque o palmito, o espremendo ate ficar bem sequinho.
Com o bacalhau é preciso retirar todo o sal, cozinhando previamente para depois desfiá-lo.
O siri, o caranguejo, o camarão, a ostra e o sururu, devem ser feitas pequenas moquecas separadamente. Logo após retira-se todo o caldo, deixando-os o mais seco possível.
Prepare um refogado com a cebola, azeite de oliva, azeitona, limão, coentro, cebolinha verde. Em seguida junte com o palmito e leve ao fogo até que desapareça a água e crie uma certa consistência.
Adicione os mariscos ao refogado e novamente mexa até desaparecer a água. Paralelamente faça clara em neve com 6 ovos. Com o refogado seco e a clara em neve pronta, desligue o fogo para o refogado esfriar um pouco. Enquanto esfria, junte a clara em neve. Adicione agora o bacalhau e misture bastante.
Coloque tudo em uma panela de barro (caso não tenha uma, use um refratário de cerâmica).
Faça uma clara de neve agora com o ovo que sobrou e cubra a torta com ela. Pegue algumas cebolas e algumas azeitonas para decorar a parte superior. Coloque algumas rodelas da cebola e uma azeitona no meio delas (Decoração tradicional).
Leve ao forno até que a espuma esteja bem corada.
Esta receita satisfaz 6 pessoas, perfeitamente.
Deixem suas dúvidas e comentários por aqui. Bom apetite!
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.