Se você acha que os cinemas foram invadidos por continuações de filmes intermináveis – Piratas do Caribe, Harry Potter -, por continuações de franquias que há muito tempo pareciam mortas – como Rocky IV, Jurassic Park 4, Indiana Jones, Exterminador do Futuro 4 (confirmado essa semana) – ou ainda por dezenas de filmes de super-heróis dos quadrinhos, você não viu nada.
Hollywood se prepara para a próxima grande onda de filmes que bebem de uma mesma fonte: os videogames.
Mesmo com muitos ainda não levando os videogames a sério, eles são a grande promessa de entretenimento do século 21. Prova disso que, pela primeira vez, no ano de 2006 a indústria de videogames movimentou mais dinheiro do que a de filmes. Ou ainda jogos como Second Life e World of Wacraft ,que juntos chegam a quase 15 milhões de jogadores conectados a estes universos.
E se não estiver convencido, outro exemplo é o estrondoso lançamento de Halo 3 para Xbox360, que em uma semana já vendeu milhões de cópias e já deu mais lucro do que Homem Aranha 3 ou o último filme Harry Potter nos cinemas. Sem falar que tem uma versão cinematográfica esperada para 2009, produzida por Peter Jackson, ninguém menos do que o diretor da trilogia de Senhor dos Anéis.
De olho nesse sucesso, produtores cansados de reviver séries do passado (aguardem Speed Racer o filme em 2008, dirigido pelos irmãos Wachowski, os mesmos de Matrix), estão caindo de boca no filão dos videogames. Posso apostar que a partir de Junho de 2008 ninguém vai aos cinemas sem conseguir deixar de ver um trailer de um filme baseado em um videogame.
Não é de hoje que os videogames invadem o cinema. Para citar alguns, tivemos Mortal Kombat (se você não viu, você é uma mulherzinha); o nem-tão-assustador Silent Hill; Doom, uma péssima adaptação de um jogo excelente, que valeu meu ingresso somente pelos 10 últimos minutos de ação em primeira pessoa.
Wolfestein, Grim Fandango
E se Doom não agradou os fãs, a Id Software anunciou que vai levar às telas o pai de Doom, o avô dos jogos de tiro em primeira pessoa, o sanguinário Wolfenstein, lançado em 1991 sobre o fictício soldado Willian Blazkowicz que tem que invadir o castelo Wolfestein, onde supostamente os nazistas faziam experimentos nada usuais com seres humanos.
Não há data de lançamento para o filme. Chuto alguma data no segundo semestre de 2009 pra frente, embora já esteja certo que o roteiro e a direção ficarão na mão de Roger Avary, vencedor de um Oscar de melhor roteiro por Pulp Fiction. Antes que perguntem: Pulp Fiction foi escrito por Avary em parceria com o Tarantino.
Outro boato é de que Tim Burton estaria cotado a fazer uma versão pros cinemas de Grim Fandango, que se passa em um purgatório Asteca e foi eleito jogo do ano em 1998. Embora não seja certo que o filme aconteça, mesmo com Burton confirmando que recebeu o roteiro para dar uma “olhada”.
Hitman, Postal e Metal Gear Solid
Pros fãs de porrada, sangue, armas e explosões, vários outros jogos entram na onda, como FarCry, Hitman e Postal, embora o mais esperado deles não seja tão sanguinolento e tenha uma caixa de papelão como esconderijo. Sim, Solid Snake, o espião mais famoso dos videogames (se você disse que é o cara de Splinter Cell, você é uma mulherzinha, usando novamente as palavras do Bender) chega às telas em Metal Gear Solid, o filme.
A película será produzida por Hideo Kojima, criador da série.Este já está na minha lista de “filmes que verei na estréia”. Solid Snake deixa James Bond no chinelo.
Soul Calibur, Prince of Persia e Castlevania
Pra quem gosta de ação à moda antiga, há boatos de que Jackie Chan estaria por trás de uma versão cinematográfica de Soul Calibur.
Também teremos Castlevania, o filme, que está sendo filmado no momento na lendária Transilvânia. O filme conta a história de um cavaleiro que busca abrigo em um castelo e logo descobre que este é dominado pelo vampiro Vlad, conhecido popularmente como Drácula. O filme está sendo produzido por Paul Anderson, diretor de alguns clássicos do gênero “Filmes de Videogames” como Mortal Kombat, Resident Evil (todos os 3) e Dead or Alive.
No gênero “luta de espadas”, 2009 também aguarda Prince of Persia nas telas do cinema, uma produção de Jerry Burckheimer, famoso por milhões de coisas, o último filme dele foi Piratas do Caribe. pelo próprio Jordan Mechner, criador da série e já experiente diretor de cinema.
Warcraft, Halo e até The Sims
Outro jogo que está virando filme e já tem uma legião de fãs aguardando é a série Warcraft, que no começo deste ano anunciou a produção de um filme com a produtora de Batman Begins. Outro filme não muito sanguinário que também tem uma adaptação cinematográfica confirmada é The Sims. Podemos esperar um filme que vai contar como… as pessoas arrumam empregos, limpam a casa, brincam na cama e olham pro céu reclamando da barra de comida vazia.
Então aguardem, em 2008 começa a invasão dos filmes de videogame nos cinemas e ela deve seguir até meados de 2010. Mas mesmo assim, ainda pagava pra ver as séries Ilha dos Macacos, Half-life e Fallout nos cinemas. Quem sabe um dia…
Termino o artigo com um vídeo fresquinho dos produtores do filme Halo, em parceria com o Discovery Channel, que fizeram um pequeno curta para anunciar uma nova série do Discovery.
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.