Os seres humanos somos muito engraçados. Algumas semanas atrás começou a pipocar no meu Tweetdeck algumas tuitadas de amigos early adopters querendo vender o iPad deles.

Um early adopter saboreia a epic win em seu habitat natural. 

Me lembrei na hora da Novelty Curve:

O ciclo de uma novidade, ao longo do tempo.

Claro que tem vários usos legais pro iPad. Tem joguinhos, apps disso e daquilo… mas aparentemente isso tudo não foi suficiente para prender a atenção de alguns que não estão encontrando utilidade que justifique ter um iPad.

No dia que eu comprar um, será principalmente para ler livros digitais.

Sou fanático por livros não-ficção de qualidade. Estou planejando uma viagem em breve e já coloquei na minha lista de leitura o The Black Swan do Tassin Taleb que não tem nada a ver com o filme que foi nomeado pra cinco Oscars. E pretendo também ler o 59 Seconds do Richard Wiseman entre um aeroporto e outro – é um livro bem pequeno.

E acho sensacional o potencial que o iPad tem em facilitar a leitura. Imagina abandonar todos os livros e carregar apenas um único aparelho. E para quem não gosta do brilho de tela, o Kindle da Amazon tem feito um excelente trabalho, pelo que ouço dos meus amigos viciados no aparelho que usa tecnologia de e-ink que simula a aparência e contraste de papel.

Mas que tipo de material tem para ler? Um monte. Praticamente qualquer coisa em papel publicado hoje ganha uma versão digital e o mercado para livros digitais está apenas começando. Foi por essas e outras que passei a escrever livros digitais interativos desde o ano passado, e a aceitação tem sido mais do que excelente.

Inclusive recomendo a todos os autores de papel que explorem a tecnologia digital e fico à disposição para trocar experiências, podem me mandar email no arata@papodehomem.com.br .

Leia também  Windows 7 Ultimate PapodeHomem Signature Edition

Uma das provas de que os livros digitais vieram para ficar é a consagrada marca TED Talks, que agora está investindo no mercado de eBooks. Por enquanto existem apenas três títulos para Kindle:

  • Nic Marks: The Happiness Manifesto: How Nations and People Can Nurture Well-Being
  • Juan Enriquez and Steve Gullans: Homo Evolutis: Please Meet the Next Human Species
  • Gever Tulley: Beware Dangerism! Why We Worry About the Wrong Things, and What It’s Doing to Our Kids

Em breve vem muito mais, em vários assuntos e provavelmente vários idiomas.

Pena que algumas das palestras do TED são tão ricas em recursos visuais que não podem ser transportadas para livro.

Quero dizer, não podem no livro de papel. No digital, as possibilidades são infinitas.

Ilustradora, engenheira civil e mestranda em sustentabilidade do ambiente construído, atualmente pesquisa a mudança de paradigma necessária na indústria da construção civil rumo à regeneração e é co-fundadora do Futuro possível.