Lendo os comentários dos artigos passados notei que o pessoal pedia receita de panquecas. Não especificaram qual variante, então a sugestão de hoje é panquecas ao estilo americano. Sim, aquelas dos filmes e seriados. Ou ao menos a concepção é esta, embora existam diversos outros tipos de panqueca ao redor do mundo.

Engana-se quem acredita que sirva apenas para o café-da-manhã! Pode ser consumida em praticamente qualquer ocasião. Mudando o recheio, por mais que tenha açúcar na massa, ela não fica totalmente doce, sendo neutra o bastante para ser acompanhada de salgados também. Caso queira variar mais para o salgado, retire o açúcar e aumente o sal a gosto.

Serve também como sobremesa: panqueca + sorvete de baunilha + calda de chocolate ou de frutas vermelhas. No lanche da tarde com manteiga ou requeijão e uma boa xícara de café, não precisa de mais nada. Aqui ela foi consumida com maple syrup (xarope de bordo), a calda doce feita com a seiva da árvore maple (gênero Acer). Uma pena que no Brasil o preço não seja nada convidativo.

Outra ideia é com a massa voltada para o sal, fazer a panqueca maior e mais fina, recheá-la com carne moída ou mix de vegetais e amarrar como “trouxinhas” podendo ir ao forno para gratinar. E está pronto um prato para almoço, por exemplo.

Como é extremamente fácil e gera pouca bagunça, dá para pedir ajuda para a namorada ou, para quem já é pai, colocar as crianças para participar também.

panqueca-pdh-vitor-hugo
Panqueca com xarope de bordo (foto do autor)

Ingredientes

Rendimento: 10-15 panquecas.

• 1 ovo (em temperatura ambiente)

• 1 xícara de farinha de trigo

• 1 xícara de leite (em temperatura ambiente)

• 1/2 colher (chá) de sal

Leia também  Um jantar para não esquecer

• 2 colheres (sopa) de açúcar cristal

• 2 colheres (sopa) de óleo

• 2 colheres (chá) de fermento em pó

* Xícara: 200ml.

Modo de preparo

Junte todos os ingredientes numa tigela e bata bem até ficar bem homogêneo. Pode ser feito no liquidificador também, mas na mão com fouet (batedor de arame) funciona bem.

Numa frigideira, em fogo moderado, coloque um fio de óleo e espalhe bem. Se não tiver antiaderente, é necessário untar muito bem com o óleo.

Coloque a massa no centro da frigideira com o auxílio de uma concha – tente fazer um círculo quase perfeito. Deixe cozinhar por 1-1,5 minuto (aproximadamente) e vá desgrudando as bordas. Então vire a panqueca para cozinhar o outro lado pelo mesmo tempo. Repita até acabar toda a massa.

Ao final, sirva com o seu acompanhamento preferido. Geleia, manteiga, presunto e queijo, requeijão, mel, sorvete, calda de chocolate, Nutella…

Vitor Hugo

<strong>Vitor Hugo</strong>, farmacêutico-bioquímico por formação, é cozinheiro e fotógrafo de comida amador. Edita o blog <a>PratoFundo</a> sobre gastronomia em geral."