Porsche Boxster S, com fotos exclusivas

Primeiro post de 2008, após a ressaca de primeiro de Janeiro. Então vamos começar em grande estilo para ditar o ritmo do resto do ano. Fiquem - e sonhem - com o Porsche Boxter S.

"De onde vem a nossa paixão pela performance? Vem do desejo de ultrapassar nossas próprias conquistas. Esta aspiração, este ímpeto pelo aprimoramento, está na raiz de tudo o que fazemos.

dsc00773zs5s

O Boxster e o Boxster S

Ambos são resultados deste desejo e compartilham uma alma e energia similares. Isto provém do leve motor boxer, localizado no meio do veículo – a marca de um roadster genuíno. A configuração de seis cilindros contrapostos cria um baixo centro de gravidade – característica marcante de um Porsche. O que resta é escolher entre os 2,7 litros do Boxster ou os 3,4 litros do Boxster S e vivenciar na prática a sua paixão pela performance.

O Boxster possui como item de série caixa de câmbio manual de 5 velocidades, com uma relação de marcha que se adapta às características de seu motor. Já o pacote opcional Sport agrega câmbio manual de seis marchas com PASM (Gerenciamento Porsche de Suspensão Ativa). A caixa de seis velocidades é de série para o Boxster S. Ambas as variantes trabalham com trocas curtas de marcha, proporcionando um modo mais esportivo de condução.

dsc013142s

A embreagem é acionada hidraulicamente e as relações de marcha são especialmente selecionadas para melhorar o desempenho. O mecanismo de acionamento por cabo evita a transmissão de vibrações para a alavanca de câmbio.

Cada modelo de motor utiliza um sistema de fluxo cruzado com canais integrados ao bloco do motor. É um sistema virtualmente sem risco de avarias, uma vez que não há tubos ou flexíveis externos. O fluido é fornecido separadamente a cada cilindro, portanto nenhum deles recebe o material já aquecido.

Ao manter a temperatura interna constante, o sistema também contribui para diminuir o desgaste do motor. Benefícios claros são a confiabilidade do sistema, menor risco de detonação, melhoria no consumo e diminuição nos níveis de emissão de gases e de ruídos.

dsc013108s

O sofisticado sistema de escape do Boxster e do Boxster S evidencia a performance do motor. O distribuidor de fluxo duplo possui uma válvula com dois estágios de regulagem, que se abrem ou fecham em determinadas rotações. A vibração resultante no fluxo de ar interno melhora a eficiência do processo de mistura ar/combustível.

O resultado: maior torque em baixa rotação, maior consistência na curva de torque e maior potência final. O sistema é um dos elementos-chave no inconfundível som do Boxster.

O Boxster combina o prazer de dirigir um conversível com as características de desempenho originalmente desenvolvidas para as pistas de corrida.

Pacote Sport Chrono

dsc0130812s

Para ajudá-lo a explorar todo este potencial, ambos os modelos da linha Boxster podem ser equipados com o pacote opcional Sport Chrono. Compreendendo uma série de alterações, o Sport Chrono propicia modificações no motor e no chassis para aumentar ainda mais o prazer de dirigir.

Quando você ativa este opcional através do botão "Sport" no console central, a resposta ao acelerador se torna mais direta, a limitação de giros é modificada e a dinâmica de funcionamento do motor fica ainda mais parecida com a de um carro de competição. Ao mesmo tempo, o sistema de escape também passa a operar no modo esportivo.

As rodas de generosas dimensões possuem uma grande banda de rolagem para otimizar conforto e performance.

dsc007564s

O Boxster S possui rodas de 18 polegadas. Uma gama de rodas de 18 e 19 polegadas estão disponíveis como equipamentos opcionais.

Todas as rodas de série ou opcionais são equipadas com sistema de proteção anti-furto.

Os modelos da linha Boxster são equipados com pinças de freio monobloco de alumínio com quatro pistões, proporcionando elevada rigidez, dimensões compactas e peso reduzido. A resposta ao pedal é imediata e leve.

A refrigeração dos freios é feita através de dutos de ventilação que conduzem o ar vindo da parte frontal do carro, para cada elemento do sistema. Essa combinação assegura frenagens eficientes e maior durabilidade, mesmo quando o carro é solicitado ao extremo.

dsc0075215s

Ventilados internamente, os discos também são perfurados para promover melhor performance em frenagens com pista molhada, minimizando os efeitos da transferência de peso. As pinças do Boxster tem um acabamento anodizado em preto, enquanto no Boxster S elas são pintadas em vermelho.

Como nada deve se desviar deste princípio, cada detalhe é tratado com total dedicação. A clareza das linhas que distinguem o visual externo prevalece também na parte interna do veículo.

Todos os materiais são selecionados cuidadosamente por suas qualidades visuais e de textura. Juntos, eles criam um ambiente interior único, mesmo quando você está concentrado na direção.

O interior

dsc013169s

O interior de ambos os modelos Boxster combina materiais de alta qualidade com um elegante ar esportivo e atenção excepcional a cada pequeno detalhe. O grupo simétrico de instrumentos arredondados, uma marca da Porsche, integra-se perfeitamente ao design de todo o interior do veículo.

Os mostradores são pretos no Boxster e têm um acabamento em cinza-alumínio no Boxster S. Toda informação-chave pode ser visualizada continuamente, incluindo temperatura exterior, odômetro parcial, quilometragem total e velocidade. Também é possível visualizar uma série de informações adicionais advindas do computador de bordo, como por exemplo, as informações do sistema de som ou autonomia de combustível.

dsc0131213s

Todos os elementos estruturais, de revestimento ou suporte, são produzidos em material 100% reciclável. Ainda assim, é muito improvável que seu carro necessite passar por um processo de reciclagem algum dia. Afinal, mais de 60% de todos os Porsche já produzidos continuam em atividade nos dias de hoje.

Como todo Porsche, os modelos Boxster são inteiramente isentos de compostos como o CFC ou de componentes produzidos com este tipo de material químico.

dsc0076811s

As janelas laterais do Boxster e do Boxster S possuem um eficaz acabamento para repelir a água e poeira. Com isso, elas asseguram melhor visibilidade em situação de mau tempo. Este tipo de acabamento requer renovação ocasional a depender das condições de uso e manutenção do veículo."

As informações acima foram extraídas do site oficial da Porsche, dado a sua riqueza de detalhes.

Ficha Técnica

Motor

Potência: 3.4 Flat-6 295cv a 6200 rpm

Turbo: Sim

Posição do motor: Central

Valvulas: 24-válvulas

Torque: 340Nm a 6000 rpm

Transmissao: 6 marchas (Manual)

Tração: Traseira

_______________________________________________________________

Performance

0-100km/h: 5.4 segundos

0-160km/h: 11.8 segundos

0-200km/h: N/D

Velocidade Maxima: 272km/h

_______________________________________________________________

Características

Peso: 1355kg

Rodas dianteiras: 235/40 ZR18

Rodas traseiras: 265/40 ZR18

Acomodação: 2 passageiros

_______________________________________________________________

Preços

Porsche Boxster S (Manual)

R$ 331.642,00

Porsche Boxster S (Tiptronic)

R$ 346.949,00


publicado em 02 de Janeiro de 2008, 11:19
6ee432f0f499bf9837317a2a7cd8a026?s=130

Guilherme Nascimento

Fotógrafo e editor do blog No Trânsito, especializado em flagras de carros exclusivos com fotos de alta-qualidade. Mora em Florianópolis - SC. No Twitter, @no_transito.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura