PapodeHomem em áudio?

Se dá pra melhorar a experiência de absorver um texto, why not?

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Advertisement
    130x250 1 jpg

Há alguns meses descobri que temos um leitor cego no site e que, inclusive, já enviou uma colaboração pra gente. Imaginei ele ouvindo aqueles nossos artigos super profundos e reflexivos com uma voz de robô da mulher do GPS narrando.

Bateu uma deprê.

Me dei conta da quantidade de pessoas que deve “ler” o PdH nessas mesmas condições e juntei a situação com outra lembrança: já chegaram pra gente diversas mensagens de leitores pedindo um podcast do PdH, ou falando sobre o quão limitado é precisar estar sentado, olhando para um monitor ou uma tela de celular, pra poder ler um texto.

Eis que recebo uma mensagem de áudio no meu WhatsApp (vejam só que conveniência) de um tal de Albert perguntando se havia interesse em ter os textos do PapodeHomem narrados.

Fiquei reticente com a ideia só de pensar no trampo todo que seria fazer isso para tudo que já publicamos e vamos publicar, mas dei corda pro assunto e fiz um teste.

Pegamos 5 artigos e colocamos um player no início do texto com uma versão narrada:

As narrações foram feitas através de uma parceria com os caras do Vooozer , uma startup que desenvolveu uma plataforma de áudio gratuita para blogs.

A ideia deles é que cada texto possa ter uma versão em áudio com narração humana (e não com a voz do robô do Google), com  a diferença de que qualquer um pode enviar.

Tenha sua voz no PdH

O Vooozer oferece uma solução colaborativa que achei interessante. Ao se cadastrar, qualquer um podem narrar nossos textos e enviar pra gente aprovar. Se a narração for bacana, vamos publicar ela aqui no Papo de Homem e você poderá mostrar para amigos, família e os demais leitores poderão aproveitar a comodidade do texto narrado.

A partir de hoje as colunas Do Amor e Vida de Pai ficarão abertas para quem quiser nos enviar narrações, amadoras ou profissionais. É tudo bem simples: ao entrar na matéria, você vai se deparar com o player do Vooozer. Basta clicar nele e, caso ninguém tenha gravado ainda, uma mensagem te explicando como narrar vai aparecer. Aí é só seguir o passo a passo!

Vocês poderão narrar tanto artigos novos como antigos, do seu autor favorito, ou aquele texto que te marcou. Mesmo que o player do Vooozer não esteja lá, é so entrar em go.vooozer.com e enviar o áudio pra gente usando o código do PapodeHomem (528307bf) no menu de Enviar Áudio. Se a gente achar legal a narração, aprovamos e ela vai ao ar.

O que acharam da ideia?

Deixem suas impressões nos comentários.


publicado em 07 de Dezembro de 2016, 18:55
Fa6216a91d207a00d48a0f1c69f44eb9?s=130

Rodrigo Cambiaghi

Gerente de atendimento do PapodeHomem, reveza o tempo entre filha, esposa, cão, trabalho, banda, games, horta de casa, cozinha e aulas de canto. No instagram posta fotos da filha, do cachorro, da coleção de games antigos, nerdices e coisas aleatórias.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: